segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Número de TVs desligadas bate recorde

Imagem

Caiu para 56% a média de televisores ligados na Grande São Paulo no horário nobre (entre 18h e 24h) em novembro. Foi um recorde negativo para esse mês. À exceção de dezembro de 2002 e de dezembro de 2007, nunca se viu tão pouca TV aberta na maior metrópole do país.

O número de televisores ligados em novembro caiu quatro pontos em relação ao mesmo mês do ano passado (60%). Mais dois pontos e isso equivaleria à audiência do SBT, a terceira maior rede do país, no horário nobre.

O número de televisores ligados no horário nobre caiu de 66% na média anual em 2000 para 59% neste ano, no acumulado até 21 de novembro, um desabamento de sete pontos percentuais (mais dois pontos e daria uma Record, a única das grandes que cresceu nos últimos anos).

Mas a TV aberta não vem perdendo público apenas para o botão vermelho do controle remoto. Os telespectadores, principalmente os da Globo e do SBT, também fugiram para o DVD e para o que o Ibope chama de “outros canais” _que vão de pequenas emissoras em UHF a circuitos internos de vídeo.

No horário nobre, o índice de televisores sintonizados nos chamados “outros aparelhos” (DVDs, videocassete, videogame e PC) era de 0,6% em 2001. Na parcial deste ano, já atingiu 3,8% _o equivalente a mais do que a audiência da quarta maior rede aberta, a Band. O total de TVs sintonizadas em “outros canais” foi de 3% em 2001. Subiu para 5% neste ano.

Isso quer dizer que as grandes redes abertas, além de terem perdido sete pontos para o botão “off” do controle remoto, perderam mais dois para os “outros canais” e mais três para os outros aparelhos. Ou seja, doze pontos, ou quase a metade da audiência da Globo no Grande São Paulo em novembro, no horário nobre (26 pontos).

São vários os possíveis motivos pela queda da atratividade da TV aberta. O desinteresse do público pela programação, o crescimento da internet e o fácil acesso ao DVD figuram entre os principais.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger