quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A trajetória de Patrícia Poeta: A nova apresentadora do Jornal Nacional


Em uma noite de novembro de 2000, a previsão do tempo no Jornal Nacional foi apresentada por uma jornalista de 24 anos, gaúcha, que dividia com Chico Pinheiro o comando do telejornal local em São Paulo, o SPTV. Foi a primeira participação de Patrícia Poeta no telejornal que, 11 anos depois, passa a tê-la na bancada, ao lado de William Bonner.

Hoje com 35 anos, um filho, uma passagem de quatro anos pela Globo em Nova York e uma bagagem de quase cinco anos no Fantástico, Patrícia assumirá um dos postos mais importantes do jornalismo brasileiro. "O desafio é encontrar a melhor forma de adaptar o estilo pessoal às necessidades e características do Jornal Nacional. Eu estou em um programa de variedades, uma revista. O Jornal Nacional é noticiário do dia, mais objetivo e direto", disse.

Sua carreira começou no Rio Grande do Sul, o estado natal. Formada em jornalismo pela PUC-RS, Patrícia atuou um ano como repórter e apresentadora na TV Bandeirantes de Porto Alegre.

Em 2000, a jornalista bateu às portas da TV Globo paulista com uma fita debaixo do braço. Mostrou seu trabalho e, um mês depois, assumia o posto de apresentadora da previsão do tempo. Nos dois anos seguintes, passou pela bancada do SPTV 2ª edição e fez reportagens. Uma das mais importantes foi em 2002: uma série sobre os dez anos do massacre do Carandiru.

Aos sábados, apresentava o Jornal Hoje.

Em 2003, transferiu-se para Nova York e iniciou o trabalho de correspondente em telejornais da Rede Globo e em programas da Globo Internacional. A jornalista abordou assuntos ligados à política norte-americana pós-11 de Setembro, mostrou postos de alistamento para a Guerra do Iraque e consequências dos ataques ao World Trade Center, como os bebês abaixo do peso de mulheres que tiveram contato com a poeira dos prédios derrubados por terroristas.

Ficou no país até 2007. Relatou o apagão de 2003 em Nova York, cobriu o Oscar e entrevistou brasileiros em evidência nos Estados Unidos, como o cientista Miguel Nicolelis, sobre o uso da força da mente para movimentar um braço mecânico.

Nesse período como correspondente internacional, fez entrevistas com cantores, atores e diretores de cinema para o Fantástico. Na lista, estão Steven Spielberg, Tom Hanks, Leonardo Di Caprio, Ben Affleck, Julia Roberts, Cate Blanchet, Meg Ryan, Tom Cruise, Mick Jagger e Sting. Aproveitou também a passagem pela cidade para fazer pós-graduação em cinema na Universidade de Nova York, a NYU.

Na Copa do Mundo de 2006, entrevistou o tenor Plácido Domingo.

Na volta ao Brasil em 2007, tornou-se repórter do Fantástico. Fez reportagens de comportamento e entrevistou artistas, como Rodrigo Santoro.

Em janeiro de 2008, assumiu como apresentadora titular do programa, ao lado de Zeca Camargo e Tadeu Schmidt.

Mesmo na nova função, ela não deixou o trabalho de repórter. Em novembro de 2008, foi a Santa Catarina e mostrou as consequências das fortes chuvas que devastaram parte do estado.

E fez muitas entrevistas. Conversou com um engenheiro da Eletrobrás atacado por Índios, falou com o jogador Ronaldo sobre a polêmica com travestis, ouviu Bruno Senna no início da carreira e Neymar, sobre o filho.

Na lista de artistas entrevistados, estão Tom Cruise, Reynaldo Gianecchini, sobre o câncer recém-descoberto, e Roberto Carlos, que chorou ao falar de Erasmo Carlos.

Em março de 2009, teve uma conversa marcante com Ana Carolina Oliveira sobre a morte da filha, Isabella Nardoni, um ano antes.

Em setembro deste ano, entrevistou Dilma Rousseff nos palácios da Alvorada, onde a presidente mora, e do Planalto, onde trabalha.

"Confiança é a base de uma boa entrevista. Se a pessoa que está na sua frente não confiar em você, a entrevista não vai a lugar nenhum. Todo o resto depende disso", diz.

Neste ano, Patrícia deu uma notícia histórica. Ao lado de Zeca Camargo, logo após o fim do Fantástico do primeiro domingo de maio, ela informou a morte de Bin Laden, o terrorista mais procurado do planeta.

BOMBA: Fátima Bernardes deixa o 'JN'; Patrícia Poeta divirá bancada com Bonner


As jornalistas Fátima Bernardes, Patrícia Poeta e Renata Ceribelli, ao lado do editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, e do diretor geral de Jornalismo e Esporte da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder, apresentaram na manhã desta quinta-feira (1), no Rio, novidades na programação da emissora. Após quase 14 anos, Fátima Bernardes deixará o JN para, segundo suas próprias palavras, realizar um novo sonho: fazer um programa que já tem seu formato definido e que entrará na grade da TV Globo em 2012. Sua substituta no telejornal será Patrícia Poeta, que está no Fantástico há quase cinco anos. No lugar de Patrícia, assumirá a jornalista Renata Ceribelli, que já apresenta ocasionalmente o Fantástico.

Fátima apresentará o JN até segunda-feira (5), quando haverá uma edição especial. Após a apresentação das notícias do dia, Patrícia Poeta será chamada à bancada por Fátima e Bonner. Na edição especial, serão exibidos vídeos sobre a carreira das duas jornalistas. A partir de terça (6), Patrícia Poeta assume a bancada ao lado de Bonner.

"Era um sonho antigo", disse Fátima sobre o novo programa que vai comandar, durante a entrevista desta manhã, realizada em um hotel na Zona Sul do Rio. O projeto está sendo mantido sob sigilo e, segundo ela, não é parecido com nenhum outro que está no ar. "Eu pensava: será que um dia eu vou conseguir encaixar um novo programa na grade da TV Globo? Então essa ideia virou um desejo enorme. A partir de terça, vou mergulhar nesse programa. Era um sonho antigo. Estou com o coração leve e feliz", declarou Fátima.

Patrícia Poeta disse que levou um "susto" ao receber o convite para apresentar o Jornal Nacional. "Depois que o convite foi feito, que o susto passou e que a ficha caiu, fiquei muito feliz. Vou sentar naquela cadeira, que foi ocupada 14 anos pela jornalista mais querida do Brasil. Estou muito animada. Vou caprichar para fazer um bom jornal", declarou.

A jornalista Renata Ceribelli fez questão de parabenizar e desejar sucesso às colegas antes de comentar seu próprio desafio. "Estou muito feliz pelo convite. Por mais que eu tenha sido uma apresentadora eventual nesses 12 anos, na hora em que você assume o posto oficial de apresentadora é claro que tem um peso e um gostinho muito especial", disse. "É um desafio maravilhoso e eu estou superfeliz. Esse desafio é bacana porque é muito a cara do Fantástico. É um programa que se renova e se recria. Apresenta novidades para quem assiste e quem trabalha nele. Estou muito feliz e pronta para encarar mais esse desafio".

O projeto
De acordo com Carlos Henrique Schroder, Fátima o procurou para falar do novo projeto pela primeira vez há quatro anos. "Em 2009, ela foi mais incisiva: 'Vamos marcar uma data?' Em 2010 foi fácil mantê-la conosco, porque foi ano de Copa do Mundo e de eleições. Mas em abril deste ano ela me apresentou ideias mais concretas. E percebemos que não seria mais possível ela se dividir fazendo as duas coisas", disse Schroder, lembrando que a jornalista já havia deixado de apresentar o Globo Notícia.

"Quando a gente percebeu que a coisa era séria, evidentemente começamos a pensar sobre substituição. O que me deixou satisfeito foi que vimos que tínhamos várias possibilidades dentro da Globo. E o nome de Patrícia Poeta surgiu como um consenso dentro do jornalismo."

Sobre a substituição no Fantástico, Schroder disse que foi algo "natural". "Renata era a candidata natural. Não só por estar no programa, mas pelas qualidades e a história de sucesso que ela tem", disse o diretor.

William Bonner se disse "emocionado" com as mudanças. "É um momento especial para o telejornalismo da TV Globo, para o telejornalismo brasileiro. Estou muito emocionado, porque não é a toda hora que isso acontece". Ele falou ainda sobre como lidou com a decisão. "Óbvio que eu tomei um susto absurdo, mas sei que quando a Fátima põe uma ideia na cabeça, não é algo fácil de mudar depois. E essa ideia entrou na cabeça e no coração da Fátima de tal maneira que o tempo foi passando e as menções ao projeto novo foram se tornando cada vez mais frequentes. E o projeto em si se tornando cada vez mais concreto, bonito e mais interessante", disse.

Globo.com

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger