quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Especial 'O ataque das superbactérias'- parte 3


Uma nova geração de pragas resiste aos antibióticos até se tornar invencível. Por que todos nós estamos vulneráveis

Rogério Albuquerque
SOBREVIVENTE
Paula sofreu um grave acidente e ficou em coma durante 22 dias. Uma infecção hospitalar tornou sua recuperação ainda mais improvável. Hoje ela comemora a vitória: “Foi como ganhar na Mega Sena”

Para agravar o quadro, há pouquíssimo interesse da indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos antibióticos. A aprovação de novos agentes antibacterianos pela FDA, a agência que regula medicamentos nos EUA, caiu 56% nas últimas duas décadas. As empresas estão mais interessadas em criar remédios que devem ser consumidos por toda a vida, como os antidepressivos e as drogas contra o colesterol. O custo total da resistência aos antibióticos para a sociedade americana é de US$ 5 bilhões a cada ano. Tratar patógenos resistentes freqüentemente requer drogas mais caras e o prolongamento da estadia no hospital. A cada ano, cerca de 2 milhões de pessoas adquirem infecções bacterianas nos hospitais americanos. Noventa mil morrem. Cerca de 70% das infecções são resistentes a pelo menos uma droga.

Não espere encontrar dados tão objetivos no Brasil. Infecção hospitalar ainda é um assunto tabu. Nem autoridades sanitárias nem microbiologistas ficam à vontade para falar sobre o tema. Faltam informações básicas. O Ministério da Saúde não tem uma estimativa sobre o número de casos ocorridos no país anualmente. Nem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Não existe no país uma definição de critérios do que seja infecção hospitalar. É preciso melhorar esse sistema”, diz Heder Murari Borba, gerente-geral da área de tecnologia em serviços de saúde da Anvisa.

A resistência bacteriana aos antibióticos custa US$ 5 bi por ano nos EUA

Os surtos recentes de infecção por micobactéria servem de amostra do que poderia ocorrer no país caso uma grave infecção como a MRSA atingisse a população brasileira. Mais de 2 mil pessoas foram infectadas pela Mycobacterium massiliensis nos últimos meses em cirurgias estéticas ou feitas por videolaparoscopia. O problema foi provocado por cânulas infectadas. Não houve registro de mortes, mas as vítimas sofreram graves feridas pós-operatórias. A mesma cepa da bactéria já afetou pacientes nos seguintes Estados: Pará, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Paraná. “Parece ser o maior surto já ocorrido no mundo, mas ainda não sabemos qual foi a causa”, diz Borba, da Anvisa. Embora o problema esteja ocorrendo há vários meses, apenas a partir da próxima semana a Anvisa vai passar a exigir a notificação compulsória dos casos. A agência também editará uma norma técnica para padronizar o tratamento e evitar o uso indiscriminado de antibióticos contra essa cepa.

Há pouca informação também sobre o controle das demais infecções nos hospitais. Eles são obrigados por lei a manter comissões de prevenção de infecção hospitalar. Nem todas as instituições mantêm esses grupos funcionando adequadamente. Nem os hospitais mais conceituados, que dispõem de comissões atuantes e competentes, revelam o número de casos de infecção hospitalar que enfrentam a cada ano. Os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, em São Paulo, não aceitaram divulgar esses dados. Ambos alegam que os clientes que fizerem essa pergunta receberão a informação. Portanto, da próxima vez que precisar internar algum familiar em um hospital, faça o teste da transparência. “Conhecer esse índice é um direito do paciente”, diz Borba.

Infecções por bactérias resistentes existem a todo momento e até nos melhores hospitais. “Algumas instituições informam que têm taxa zero de infecção hospitalar”, diz Denise Brandão de Assis, diretora-técnica da divisão de infecção hospitalar do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. “Isso é ruim. É sinal de que o hospital não está investigando direito. Se investigar corretamente, vai encontrar infecção.”

Charges no Blog


SÓ LEVANDO - 1ª TEMPORADA - 6º EPISÓDIO

21º capítulo de "Pecado de Mulher"


21º CAPÍTULO DE “PECADO DE MULHER”- 12/11

CASA DE ISADORA

Heitor já chegou no Rio de Janeiro ele está próximo da casa de Isadora quando de repente ele vê o Delegado Amaral saindo da casa de Isadora. Ele fica pálido e se esconde rapidamente, porém o Delegado Amaral não o vê.

Delegado Amaral: Até mais Isadora.
Isadora: Até mais.

Heitor: Isso só pode ser um pesadelo..esse cara aqui! Na casa da Beatriz...ele deve está atrás do Camilo! Claro! Esse delegado não desiste mesmo..eu vou ficar e esperar a Beatriz.

Ele fica horas a espera de Beatriz.

Heitor:
Droga! Será que a Beatriz não está mais morando com a mãe dela?

CASA DE BEATRIZ

Beatriz: Adelaide...Adelaide!!!!
Adelaide: Oi dona Beatriz...
Beatriz: Você é surda ou o que?
Adelaide: Desculpa..é que eu tava...
Beatriz: Tá bom não precisa de tanta explicação! Você vai no supermercado fazer algumas compras...e quando chegar eu te digo o que preparar para o jantar. Agora vai rápido e vê se não fica com fofocas com as outras empregadas do prédio porque vocês quando se juntam meu bem, sai de baixo!
Adelaide: Com licença.

Beatriz meche em uma coisas num baú..e se depara com uma foto de Heitor. Ela fica um tempo observando e rasga a foto.

ALGUMAS HORAS DEPOIS...

Rogério chega.

Rogério: Como foi seu dia?
Beatriz: Normal..tô pensando em ir na casa da minha mãe, já faz algum tempo que não a vejo...mesmo com os nossos problemas ela é a minha mãe...
Rogério: É meu amor,,você tem razão..mas vai sozinha, a sua mãe não vai com a minha cara.

Heitor já está quase desistindo eis que surge Beatriz.

Heitor:
É ela...é Beatriz...meu amor...

Beatriz: Oi mãe...
Isadora: Beatriz...
Beatriz: Posso entrar?
Isadora: Entra.

Isadora: Como vai seu casamento com o Rogério?
Beatriz: Melhor não poderia está.
Isadora: Que bom...mas toma cuidado com esse homem Beatriz...você sabe mais do que ninguém do que ele é capaz.
Beatriz: Eu já avisei a ele...ele nem pense em mim passar pra trás...
Isadora: Olha Beatriz eu te desejo muita felicidade no seu casamento na sua vida..mas eu tô morrendo de dor de cabeça e...
Beatriz: Eu já tô indo mãe...adeus.
Isadora: Adeus.

Beatriz sai da casa da mãe muito triste e se depara com Heitor.

Beatriz: Heitor?...Não pode ser...
Heitor: É Beatriz, sou eu mesmo..eu voltei!

FIM DO CAPÍTULO 21
AUTOR: Marcos Alves

Resumos de Novelas


A FAVORITA
Copola e Irene lembram os velhos tempos. Augusto pede a Diva/Miranda que não conte a Donatela sobre o beijo. Donatela convida Halley para comer um bolo e os dois conversam. Flora diz a Silveirinha que vai dar um jeito de Gonçalo descobrir que Irene foi a Paraty com Copola. Halley revela a Donatela que ama Lara. Cassiano resolve contar a Lara que Halley é o pai do filho de Céu. Iolanda fica chocada quando Flora diz que Irene viajou para Paraty.

TRÊS IRMÃS
Bento expulsa Violeta de casa, e ela ameaça revelar segredos de Dora. Virgínia tem um pressentimento ruim quando Xande se despede para se operar. Jerry dá a Gregg uma passagem para o campeonato de surfe no Hawaii. Valéria combina com Vidigal e Chuchu o golpe na cirurgia de Xande. Bento é capturado por Anacleto e outro capanga. Laila/Duda beija Paulinho. Valéria afirma para Violeta que o plano deu certo. Xande se desespera ao acordar e não ver Bento.

NEGÓCIO DA CHINA
Edmar não perdoa Maralanis pela mentira. Diego conta a Júlia que é o herdeiro de uma fortuna. Adriano resolve ir ao Rio conhecer Diego. Heitor aconselha Edmar a perdoar Maralanis. Lívia livra-se de Ramiro quando ele tenta roubar-lhe um beijo. Tozé pede a Diego para não brigar com Celeste. Evandro convida Diego para trabalhar à frente do escritório dos Fontanera. Aurora revela a Belarmino que ouviu Semíramis dizer que Tamuz é filho dele.

MALHAÇÃO
Angelina diz a Bruno que ama Gustavo. Débora sugere a Bruno que ele argumente que Gustavinho está sendo maltratado por Gustavo para pedir a guarda do filho. Joaquim diz a Rita que não desistirá de acertar as contas com Félix. Bruno e Débora roubam a chave do carro de Gustavo. Débora suborna a funcionária da creche, sai com Gustavinho e o tranca no carro de Gustavo. Os freqüentadores do shopping ficam indignados ao ver Gustavinho esquecido no carro.

OS MUTANTES
Valente e Gabriela dão de cara com uma blitz policial. Juli aceita a proposta de Metamorfo de mandar informações sobre os bebês. Marcelo e Maria ficam perplexos ao saber da explosão da bomba em São Paulo. Cléo, Perpétua, Noé e Carvalho têm pesadelo e acreditam que estão cegos. Sandra grita por socorro. César dá um beijo apaixonado em Irma. Bram revela que foi pago por João para matar Batista. O vampiro fica prestes a morder Batista.

CHAMAS DA VIDA
Lipe diz que não pode ser preso. André cai. Pedro e Cazé seguem atrás de Lipe. Manu se declara para Marreta, que está em coma. Na cadeia, Antônio se descontrola ao saber o que aconteceu com Vivi. Pedro e Cazé ficam revoltados diante do corpo de André. Demorô, preso no barraco, pede socorro. Guilherme diz a Docinho que nunca imaginou que teria o vírus da aids. Pedro corre atrás de Lipe, consegue agarrá-lo e diz que vai matá-lo.

PANTANAL
Zefa tem uma crise de choro ao contar para Filó o que aconteceu entre ela e Tadeu. Zé Lucas convida Irma para um passeio de barco. Os dois conversam bastante e Irma fica impressionada com sua vocação política. Na volta ele diz ao pai que quer ler a carta do presidente, mas Zé Leôncio não permite. Filó pede explicações o filho sobre aconteceu entre ele e Zefa, e fica furiosa quando ele responde que não pretende se casar com ela. Cansada com o árduo trabalho doméstico, Zuleika já se sente a própria bruaca e se pergunta o que está fazendo naquele lugar. Filó, preocupada, conta para Zé Leôncio o que aconteceu e fica nervosa ao ver que o marido aprova a atitude do filho. Guta e Marcelo dizem para Zuleika que querem ter esse filho e estão dispostos a enfrentar a situação. Marcelo aproveita o momento e insiste com a mãe para que conte quem é seu pai biológico. Zuleika fica muito nervosa mas decide dizer a verdade.

ÁGUA NA BOCA
Luca diz que o bebe de Dani é seu filho e que ele vai provar. Dani conta para Jean-Paul que Alex a seqüestrou e maltratou. Akemi conta que Akira deixou um recado dizendo que Artur está vivo. Akemi vê a foto de Artur, seu pai, e se lembra do dia em que ele a ajudou no parque. O delegado da Policia Federal diz para Philippe que a primeira intimação não foi anulada. Reizinho tenta ligar para Mari, mas ela deixa o celular desligado. Dani diz que seu filho vai se chamar Luca.

BOMBA: Acaba o casamento de Susana Vieira

Susana Vieira expulsou Marcelo Silva de casa, anteontem. A amante do ex-policial, Fernanda Cunha, de 24 anos, ligou para a atriz e revelou o caso que estava tendo com ele. Marcelo e Fernanda se conheceram na Praia da Barra, há sete meses, e desde então mantiveram uma relação extra-conjugal.

Segundo a própria, com o fim do casamento, Marcelo procurou a estudante de nutrição e a agrediu. Fernanda esteve na 14 DP, do Leblon, no domingo, porém, acuada, preferiu não prestar queixa com medo de mais uma ação violenta de Marcelo. “Eu traí a confiança dele. Acho que vou ter que fazer uma plástica no nariz, meu olho está roxo...”, afirmou Fernanda para a coluna, ontem, pelo telefone.

Depois da suposta briga, a estudante voltou para a casa dos pais, em Goiânia. Marcelo rompeu com a amante. Resultado: ficou sem as duas. “Vagabundo merece isso. Ele ainda acha que volta para ela, acredita?”, ironizou Fernanda.

A coluna vem publicando notas referindo-se ao caso, mas sem dar o nome de Susana Vieira. A primeira delas, publicada no dia 4 de outubro, dizia que o marido de uma atriz veterana foi visto aos beijos com uma loura publicamente. Após esta notícia, Fernanda procurou a “Retratos da vida” e revelou detalhes da intimidade com o ex-policial. Tudo foi devidamente gravado. Fernanda, inclusive, enviou fotos dos dois juntos. Fernanda morava em um apartamento na Av. Sernambetiba e mudou-se para um apart-hotel, o Transamérica, que fica no mesmo bairro. Os horários em que os dois se encontravam eram sempre na parte da noite.

Marcelo e Fernanda

Segundo a estudante, ele dizia para Susana que ia às reuniões do NA (Narcóticos Anônimos), mas, na verdade, ele desviava o caminho para o apê da loura. Tentando ser discreto, Marcelo chegava ao apart de moto. Ainda segundo Fernanda, o ex-policial fazia juras de amor pelo rádio para a ela, porém, dizia que não tinha como se separar da atriz. A coluna procurou a assessoria de imprensa da atriz, porém, Susana Vieira não foi encontrada. Segundo fontes da coluna, ela tem ficado reclusa em casa e deve embarcar para o exterior e encontrar com o filho, Rodrigo.

Susana Vieira e Marcelo Silva se conheceram pouco antes do carnaval de 2006. Ela era madrinha de bateria da escola de samba Grande Rio e ele trabalhava como segurança da agremiação. Com algumas semanas de namoro, Marcelo se mudou para a casa de Susana e no mesmo ano se casaram.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger