domingo, 15 de fevereiro de 2009
VEJA QUAIS SERÃO AS NOVAS SÉRIES DA GLOBO EM 2009
A programação que a Globo estreia em abril não terá mais série nacional aos domingos, após o "Fantástico". A realização de uma nova temporada de "Faça Sua História", com Vladimir Brichta, foi suspensa neste ano. Oficialmente, a emissora informa que o programa poderá voltar em 2010, mas o mais provável é que não retorne.Fim semelhante terá "Casos e Acasos", com elenco variável, que a emissora exibiu em 2008, após "A Grande Família".
VEJA AS PRINCIPAIS NOVIDADE DAS EMISSORAS DE TV EM 2009!
O 'Programa da Tarde', apresentado por Maria Candida, volta todo reformulado e com novos quadros.
Na Globo, o TV Globinho que divide a liderança das manhãs com o SBT e a Record, vai apostar em seus novos apresentadores: Gustavo Leão, Ícaro Silva, Mariah Rocha e Rafael Almeida (foto) vão se revezar na apresentação do infantil a partir de abril que promete novas atrações (desenhos) e mais interatividade - o que já acontece no 'Bom Dia & Cia' do SBT. Ainda na Globo, as mudanças radicais no Video Show são as mais esperadas. Na nova gestão, Carlos Magalhães, o novo diretor que faz parte do núcleo do Boninho, algumas mudanças já são percebidas: o programa tem mostrado mais bastidores da emissora e tem explorado mais o elenco o que vem garantindo bons índices, além da Vídeo Espiadinha, que é um bloco novo de alguns minutos com a casa do BBB ao vivo dentro do Video Show.
Ana Maria Braga falou sábado sobre as mudanças em seu programa dentro do Caldeirão. Ela vai mesmo para uma casa-estúdio que fica onde estavam os cenários do Sítio do Pica Pau Amarelo. "Inclusive o projeto nosso é ambiental e vai preservar uma área do Projac onde ficava o Sítio. É algo que já estava para acontecer desde a minha mudança para o Rio de Janeiro e agora vai se tornar realidade", disse a apresentadora à Luciano Huck, na tarde de sábado (14).
Na BAND, para brigar com a turma da manhã, acontece uma reformulação geral na grade a partir de março. No dia 23 de fevereiro entra no ar, no lugar do BAND Verão apresentado por Luiza Brunet e que acaba no próximo dia 20, a reprise de Márcia. O 'Bem Familia' será mantido até a estréia do novo programa da manhã que ainda não tem nome, mas já está definido o diretor - Angelo Ribeiro, o Macka, que é diretor do reality 'É o Amor' - e também os apresentadores: Patrícia Maldonado (foto), Lorena Calábria e Daniel Bork. Além disso alguns colunistas estão sendo contratados. "O programa será focado mais na prestação de serviço e tem mais a cara do extinto 'Tudo a Ver', que é um projeto que fiz parte em outra emissora", disse Patrícia. Por conta do novo programa, está sendo preparado um novo jornal pela manhã, que deverá ter duas partes: 7h uma edição nacional e às 7h30 uma edição local. Tudo isso pensando em alavancar a audiência para o novo matinal da BAND. As apresentadoras já gravaram imagens para a chamada e ao que tudo indica, os pilotos já começam a ser gravados na semana que vem.
No SBT, Christina Rocha (foto) e Claudete Troiano estão na disputa pela vaga deixada por Regina Volpato no 'Casos de Família'. As duas gravaram pilotos. Vazaram na internet as fotos da gravação. Algumas pessoas que estavam na platéia falaram sobre o desempenho das duas: "A Claudete foi mais ríspida e parece que ficou mais com cara dos programas apresentados pela Márcia Goldsmitch. Já a Christina Rocha conseguiu emocionar a platéia e parece estar mais à altura do programa que era apresentado pela Regina".
BASTIDORES DA TV
Novela nenhuma pode ser analisada pelos seus 20 ou 30 primeiros capítulos. O bom senso recomenda dar este tempo ao autor, para que a história e os seus diversos personagens possam ser apresentados e convenientemente desenvolvidos. Basta ver o caso de “A Favorita”, para não voltar muito no tempo. Terminou por cima, mas foram muitas as críticas no seu começo. Este é um desenho que se repete e o mesmo deve ocorrer com “Caminho das Índias”, que também tem todas as possibilidades de alcançar os patamares de audiência desejados para o horário. Mas isto não impede de constatarmos, desde agora, diversas semelhanças que vão muito além da história, com trabalhos anteriores da autora Glória Perez. E não é só isso. Muitos dos seus artistas, entre eles Marjorie Estiano, Caco Ciocler e Vera Fischer, também têm desempenhos parecidos com outras novelas que fizeram no passado, sem falar no risco que Letícia Sabatella corre de virar uma outra Flora, guardadas as características de cada uma. Tudo isso sem contar que Juliana Paes e Márcio Garcia, como protagonistas, pelo menos até agora, ainda não deu pra aceitar. Aliás, se alguém souber, por favor me conte: que tanto ela ri?
Ana Paula Arosio (foto) deve permanecer um bom tempo longe das novelas ou seriados da Globo. Não tem nada em vista. Trabalhos no teatro ou cinema, a partir de agora passam a ter preferência.
RESERVADO
A exemplo do que aconteceu no ano passado, também nesta temporada Galvão Bueno só fará transmissões da Fórmula 1 e jogos da seleção brasileira, amistosos ou oficiais. Cleber Machado e Luís Roberto irão se revezar nos regionais e campeonato brasileiro.
OUTRA COISA
A Globo ainda não bateu o martelo, mas trata-se de algo que será resolvido nesses próximos dias, mais tardar, começo de março. Um outro importante nome da narração esportiva deve se juntar à equipe global muito em breve. Ainda se faz silêncio em torno deste nome.
POR OUTRO LADO
Com a compra da Olimpíada e negociações prováveis com a Record, no que diz respeito ao Pan Americano, as emissoras SporTV (1 e 2) também terão suas equipes reforçadas.
RÁDIO
O cantor Sérgio Reis, 68 anos, depois de superar problemas de saúde, está novamente no melhor da sua forma. Todo sábado e domingo, ele comanda o “Raízes do Sertão” na Record AM, e ainda distribui um outro programa para 209 emissoras de rádio de todo país.
TELEVISÃO
Não sei se esse vínculo com a Record, rádio, teve alguma interferência, mas Sérgio Reis não foi lembrado pelo amigo Benedito Ruy Barbosa para participação na nova versão de “Paraíso”, próxima das seis da Globo. Ele trabalhou na edição que foi ao ar em 1982 e seu papel, agora, será feito pelo também cantor Daniel. “Fico feliz com a escolha, ele (Daniel) é um amigo”, declarou.
REQUISITO BÁSICO
O SBT informa às interessadas em participar do seu novo reality show, “Case minha mãe”, que o programa não estará disponível para mulheres em processo de separação. A participante tem que estar realmente livre (solteira, viúva, divorciada). Tá certo. Na verdade, a ordem é evitar problemas com qualquer tipo de marido.
CORES DEFINITIVAS
Qualquer semelhança do novo programa das manhãs na Band com o antigo “TV Mulher”, da Globo, não será nenhuma coincidência. A ordem é essa mesma, com suaves variações e a necessária adaptação para os tempos atuais.
MAIS PARAÍSO
As externas em Poconé (MT) foram concluídas, e as gravações agora seguem em ritmo intenso no Projac. A novela tem previsão para estrear no dia 16 de março. Portanto, a qualquer momento, deve entrar no ar uma chamada da Globo anunciando as “últimas semanas” de “Negócio da China”.
TÍTULO ERRADO
Um autor global, que prefere não se identificar, entende que a emissora também errou no título da atual novela das seis. “Cavalo de Troia” caberia melhor, segundo ele. De fato, o que se anunciava um gigantesco sucesso, não passou de uma brisa. Miguel Falabella ficou devendo, mas a culpa não foi inteiramente dele.
BATE-REBATE
• Como medida de economia, Del Rangel vai disponibilizar apenas uma câmera nas externas da novela “Vende-se um véu de noiva”.
• E falam que o pessoal da edição, na Anhanguera, corre riscos.
• Um deles, porém, é funcionário de confiança da dona Íris Abravanel. Confusão à vista.
• A Globo só irá definir a ordem de seus seriados depois do Carnaval.
• O programa que a Xuxa deveria estrear na Argentina em março foi cancelado.
• Isis Valverde, do elenco de “Caminho das Índias”, será uma das atrações de hoje no “Domingão”.
• A Globo pediu moderação aos participantes do “Big Brother”. O número de palavrões ditos na edição atual é infinitamente superior aos programas passados.
• O exemplo mais recente aconteceu no último “paredão”, quando o participante Max tentava consolar o eliminado Tom. Soltou tudo que tinha direito.
• Aliás, este “BBB” de agora já se caracteriza como o mais escrachado e baixo nível de toda história do programa.
• Em comunicado a executivos da Rede TV!, o vice Marcelo Carvalho colocou cada um no seu quadrado.
• Artístico (Mônica Pimentel) é uma coisa; Operações (Kalled Adid), outra.
C´EST-FINI
Não tenho maiores informações a respeito, mas parece que em função da crise atual e do crescente número de desemprego, dizem que tentam convencer Roberto Justus, em nome do bom gosto, trocar o “você está demitido” por “você está eliminado” na próxima edição de “O Aprendiz”. E é isso. Amanhã tem mais. Tchau!
POR FLÁVIO RICCO
Andréa Beltrão: Cajazeira de 'O Bem Amado'
De peruca loura, Andréa Beltrão interpreta a Cajazeira Dulcinéia, ao lado de Marco Nanini (de cabelo acaju), que viverá o prefeito Odorico Paraguaçu no filme “O Bem Amado”. Dirigido por Guel Arraes, o longa tem ainda as atrizes Drica Moraes e Zezé Polessa, como, respectivamente, as outras duas Cajazeiras, Jucinéia e Dorotéia. A produção, que está sendo rodada em Alagoas, tem no elenco outros nomes de peso como Matheus Nachtergaele, que viverá Dirceu Borboleta, e José Wilker, no papel de Zeca Diabo.
Quer sossego
Longe de ser uma foliã, Gabriela Duarte aproveita o feriado do carnaval para viajar com a família num resort em Comandatuba. “Virei a rainha dos resorts. Com filho pequeno (ela é mãe de Manoela, de 2 anos) não dá mais para ir para uma pousadinha romântica com o marido”.
Comemoração
No ar em “Caminho das Índias” como Ilana, Ana Beatriz Nogueira vai fazer 25 anos de carreira e comemorará no palco. Ela negocia um texto inédito de José Sanchis Sinisterra, autor também de “Leitor por horas”.
Pegou
Mal a novela estreou e a canção de abertura de “Caminho das Índias” está em segundo lugar no ranking dos temas musicais mais comentados na CAT (Central de Atendimento ao Telespectador) da Globo, em janeiro. As músicas instrumentais de “A favorita” lideraram. “Beijinho doce” ficou em oitavo.
Família paralela
Gabriel Braga Nunes posa em Serra Negra, São Paulo, com sua família na novela “Poder paralelo”: Daniela Galli (Marina), João Vitor (Eduardo) e as gêmeas Eduarda e Isadora Teixeira (Alessandra e Grazziela).
Inédita
Marisa Monte vai gravar uma canção inédita para a trilha de “Caras & bocas”.
Chapada com peso
A Globo investiu em “Paraíso”, nova novela das 18h. Ao todo, 80 profissionais viajaram do Rio para a Chapada dos Guimarães para as gravações dos primeiros capítulos. Mais de 40 pessoas foram contratadas lá e sete toneladas de equipamento, produção de arte e cenografia foram levadas para registrar as belezas locais.
Belíssima é cotada para substituir Senhora do Destino
Entretanto, outras alternativas já estão sendo cogitadas, como Alma Gêmea (2005) e Celebridade (2003).
E VOCÊ, QUAL NOVELA QUER QUE SEJA REPRISADA?
NOTÍCIAS DA TV
|
EM MARÇO NO AR
As gravações da novela "Paraíso" estão aceleradas e a ordem é abrir uma boa frente de capítulos prontos para quando o remake de Benedito Rui Barbosa entrar no ar. A previsão de estréia é na primeira quinzena de março e "Paraíso" substituirá "Negócio da China". A história começa com as lembranças de Eleutério, interpretado por Reginaldo Faria. Os pais de Eleutério morreram quando ainda era jovem, nesta fase interpretado pelo ator Marcelo Faria, e se viu obrigado a assumir seu sustento cedo na plantação de cacau. Enquanto esperava a fase a colheira, resolveu abrir um bar na beira da estrada, na Bahia. Devoto de Santo Antônio, Eleutério pôs a imagem religiosa em seu empreendimento e, não se sabe se por milagre ou outros motivos, o comércio prosperou. Pessoas começaram a levar flores, fazer promessas, acender velas para a estátua. Entre as devotas estava Nena e o amor aconteceu à primeira vista.
FRANQUIAS DE CSI
A série "CSI NY" estréia amanhã, às 23h45, na Record. A produção mostra o dia-a-dia do detetive Mac Taylor e sua parceira, Stella Bonasera, que comandam a equipe CSI que desvenda os mais difíceis casos de crimes policiais da cidade de Nova York. No elenco estão Gary Sinise, Melina Kanakaredes, Eddie Cahill, Carmine Giovinazzo, Hill Harper e Anna Belknap. Já na terça-feira, no mesmo horário, estreia a 3ª temporada de CSI Miami, que é inédita na TV aberta. O episódio "Filho Perdido" conta a investigação para descobrir a causa de um acidente de barco, o sequestro do filho do marinheiro e a venda de jóias falsas.
|
A Rede TV! estréia hoje a quinta temporada de "Dr.Hollywood", reality show apresentado por Daniela Albuquerque e protagonizado por Robert Rey. Serão apresentados 13 episódios que contarão com o material original da série e também entrevistas com o cirurgião realizadas por Daniela Albuquerque. Robert Rey é um médico famoso nos Estados Unidos e no vídeo não esconde sua fascinação pelo luxo e riqueza. O dia-a-dia no consultório é mostrado em detalhes, desde o contato com os pacientes na primeira consulta até o pós-operatório, incluindo discussões entre colegas sobre o melhor tratamento para cada caso e trechos das cirurgias.
Ministério Público convoca diretores da Record e SBT na Bahia
O Ministério Público do Estado da Bahia convocou na última quinta-feira (12) os diretores da TV Aratu e Itapoan, afiliadas do SBT e da Record respectivamente.
O motivo da convocação consiste nos excessos que os programas na hora do almoço de ambas as redes estariam cometendo. Cenas como cadáveres e presos em situações constrangedoras teriam ido ao ar no Na Mira e no Balanço Geral em horário em que crianças e adolescentes representam um número notável de telespectadores.
Além do desrespeito com o telespectador, ambos programas estariam ferindo as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente e o direito dos presos. Depois da manifestação do Ministério, as produções da TV Aratu e Itapoan já teriam informado que iriam se esforçar para limar as cenas chocantes e ofensivas que vinham sendo exibidas até então.
NA TELINHA
Sábado: Trama das oito chega à 38 e deve fechar média em 34
O capítulo deste sábado (14) de 'Caminho das Índias' alcançou 38 pontos de pico às 21h54. A novela de Glória Perez oscilou entre 32 e 35, por isso deve fechar numa média de 34 pontos.
Na sexta-feira (13), a novela alcançou 40 pontos de pico e no dia anterior 44 pontos. Mesmo com números inferiores neste sábado, os dados são considerados muito bons. O total de televisores ligados ultrapassou 65% o que garantiu os bons índices.
No momento do pico da novela de Glória Perez, o panorama geral era o seguinte: Record 10, SBT 6, RedeTV e BAND com 2.
Ontem (14), o número de televisores ligados é praticamente o mesmo de sexta-feira (13) no mesmo horário. Mais de 60% dos aparelhos estão ligados na Grande São Paulo, o que pode fazer com que o desempenho de algumas atrações supreenda.
Já na sexta (13), 'Caminho das Índias' chegou à 40 pontos. No dia anterior, atingiu picos de 44. Até agora, a novela de Glória Perez que já terminou um bloco já ultrapassa os 33 pontos. A Record vai de vento em poupa e se estabelece na casa dos dois dígitos oscilando entre 11 e 12 pontos. Já o SBT vem com fôlego e se garante na terceira posição com média de 5 pontos e atingindo picos de 7.
Manoel Carlos ainda está indeciso sobre participação de Taís Araújo em "Viver a Vida"
O produtor de elenco Luiz Antônio Rocha, que recentemente pediu demissão da Record, voltou mesmo para a Globo. Ele será o responsável pela escolha dos atores da próxima novela de Manoel Carlos (incluindo a atriz que fará Helena), prevista para estrear logo após Caminho das Índias, de Glória Perez. O PLANETA TV |
ZAPPING: Diretor da Globo convence Zezé a desfilar
A Portela quase ficou sem Zezé e Luciano, garantia de atração de mídia. Eles não gostam de Carnaval. Aloísio Legey, diretor da transmissão do Carnaval da Globo, teve de intervir. O tema da Portela é o amor e os irmãos se consagraram com "É o Amor". Legey ligou para Zezé e pediu para a dupla desfilar. Zezé topou, mas disse que não usará fantasia. A Portela pediu pelo menos roupas em azul e branco.
Remanejamento
A Rede TV! está fazendo cortes em alguns departamentos, mas contratando outros profissionais para trabalhar em seu site. O projeto é lançá-lo no dia 2 de abril.
Demissões
Houve uma debandada geral nas produções da Rede TV!. Uma parte foi demitida e a outra pediu para sair. O clima é pesado nos bastidores.
Troca
Andréia de Nóbrega, mulher de Carlos Alberto, do "A Praça É Nossa" (SBT), ofereceu projeto de programa para a Rede Brasil. Comenta-se nos bastidores da emissora que foi cogitado o horário em que Nani Venâncio está no ar.
Minissérie
O SBT recusou o convite do ex-assessor de Jorge Lafond para fazer uma minissérie sobre Vera Verão. As conversas começaram com a Record.
Paulistano
Faustão fará hoje seu programa na Globo de São Paulo. Ontem, gravou o de Carnaval.
FOLHA ONLINE
NOVELAS EM FOCO
O ASTRO: UM SUCESSO POPULAR
Globo - 20h
de 6 de dezembro de 1977 a 8 de julho de 1978
186 capítulos
novela de Janete Clair
direção de Daniel Filho e Gonzaga Blota
direção geral de Daniel Filho
6 de dezembro de 1977 estréia um dos maiores sucessos da história da teledramaturgia. O Astro consagrou Janete Clair como a Usineira de Sonhos.
A inescrupulosa escalada social de Herculano Quintanilha, de vidente numa churrascaria à alta direção de um forte grupo empresarial.
Herculano e seu parceiro Neco aplicam um golpe na paróquia de uma cidadezinha do interior e são descobertos. Neco foge com o dinheiro e Herculano, traído, é pego pelas autoridades. Encobertado pelo vigário, Herculano escapa deixando para trás a mulher, Doralice, e o filho pequeno, Alan. Anos mais tarde, Herculano Quintanilha, agora vidente, reencontra Neco na churrascaria onde se apresenta, e passa a persegui-lo.
Do outro lado da história está o clã dos Hayala. O poderoso empresário Salomão Hayala tem como sócios em seus negócios os irmãos Samir, Youssef e Amin, e o amigo Mello Assunção. Casado com a fútil Clô, Salomão deseja que o filho, Márcio, assuma seu lugar nos negócios da família. Mas o jovem idealista é alheio à fortuna e ao poder, só lhe interessando a fé em São Francisco de Assis.
Abandonando a casa do pai, Márcio conhece Herculano e influenciado por ele, resolve assumir sua condição de herdeiro do império Hayala. Mas Márcio leva o amigo consigo para a diretoria das empresas, e é no ambiente dos Hayala que Herculano conhece Amanda, filha de Mello Assunção e com o casamento em crise com Samir Hayala. A paixão entre os dois culmina com o fim da relação de Samir e Amanda e aumenta o ódio dos Hayala pela influência de Herculano na família.
Márcio, por sua vez, em contato com o universo do amigo vidente, conhece e se apaixona pela jovem Lili, cunhada de Neco, uma moça simples e batalhadora que sofre com o marido malandro, Natalício. Os desencontros entre Márcio e Lili são fortalecidos pela família do rapaz, que não aceita Lili e vê na jovem Jôse, irmã de Amanda, completamente apaixonada por Márcio, uma nova maneira de selar a união entre as famílias Hayala e Mello Assunção.
Mas dois fatos desencadeiam uma série de conflitos na vida dos personagens. A morte de Jôse, vítima de uma doença crônica, que deixa o caminho livre para Márcio e Lili. E o misterioso assassinato de Salomão Hayala. Enquanto avançam as investigações acerca do crime, Samir e Herculano, agora casado com Amanda e acionista das empresas Hayala, travam uma batalha para garantir o comando dos negócios.
Acusado de fraudar a empresa, Herculano foge abandonando a mulher Amanda, e refugia-se num pais ditatorial da Amércia Latina, servindo ao presidente desse país como guru e conselheiro. No Brasil, a polícia chega ao assassino de Salomão Hayala: era Felipe Cerqueira, o jovem amante de Clô, um toxicômano que fora humilhado por Salomão e tinha como cúmplice o amigo cabelereiro Henri.
O Astro foi um grande sucesso popular. O país viveu uma espécie de "comoção coletiva" e parou, literalmente, para assistir ao último capítulo, onde se revelava o assassino de Salomão Hayala, uma indagação que permaneceu 5 meses na cabeça dos telespectadores. O personagem de Dionísio Azevedo saiu de cena no capítulo 42, exibido em 23/01/1978.
O Astro obteve índices de audiência superiores aos das transmissões dos jogos da seleção brasileira na Copa da Argentina em 1978 - 80% em média.
Na época em que O Astro foi ao ar, foi assinada a lei que regulamentava a profissão de ator no Brasil. A classe artística foi à Brasília, entre, eles, Daniel Filho, que foi recebido pelo então presidente Ernesto Geisel. O presidente perguntou à Daniel: "Diga uma coisa, quem matou Salomão Hayala?". Ele respondeu: "Isso é segredo de Estado, e disso sei que vocês entendem!".
Janete Clair costumava dizer que quando faltava inspiração, lia jornais. E foi em notícias de jornal que ela construiu seu crime de ficção. Quando O Astro estava para acabar, a imprensa carioca registrava o assassinato da jovem Cláudia Lessin Rodrigues. Os acusados do crime eram um rapaz viciado em cocaína e seu amigo, um cabelereiro. Na novela os assassinos foram Felipe Cerqueira, um toxicômano mau-caráter, e Henri, seu amigo cabelereiro, o cúmplice. Felipe matou Salomão com uma coronhada de revólver na cabeça, durante o capítulo 42.
O último capítulo de O Astro foi manchete de primeira página de jornal. Três dias antes do final da novela, o Jornal do Brasil deu o furo: "o assassino é Felipe", apesar de terem sido gravados 5 finais diferentes para enganar a imprensa. A escolha do amante da mulher da vítima para ser o assassino decepcionou o público pela obviedade: Felipe sempre fora o principal suspeito.
Francisco Cuoco esteve perfeito na pele de Herculano Quintanilha, de vidente de churrascaria à figura importante num governo ditatorial da América Latina.
Destaque também para Tony Ramos, que interpretou Márcio Hayala, um jovem que renega a fortuna do pai, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis. A cena em que ele se despe, joga as roupas no pai, Salomão, e sai à rua nú, é uma das mais marcantes da novela - exibida no capítulo 9, levado ao ar em 15 de dezembro de 1977.
Para a caracterização do vidente Herculano Quintanilha, o ator Francisco Cuoco usava turbante e roupas coloridas. A idéia do turbante surgiu durante as gravações do primeiro capítulo, quando o diretor Daniel Filho achou que faltava algum detalhe para compor o visual do personagem. Pediu então que se cortasse um pedaço da calça de um figurante. Com um alfinete improvisou-se o adereço que viria caracterizar a imagem do protagonista.
A atriz Tereza Rachel (que vivia Clô Hayala, uma das protagonistas) sofreu um grave acidente de carro em junho de 1978, quando a novela estava em sua reta final. O Passat da atriz chocou-se contra a lateral de outro carro, capotou quatro vezes e transformou-se num monte de ferragens. Mas Tereza, surpreendentemente, fraturou apenas o tornozelo e ficou com escoriações generalizadas, retornando às gravações dias depois.
O Astro deu continuidade a uma linha de trabalho mais realista desenvolvida por Janete Clair e Daniel Filho a partir de Pecado Capital - com o diferencial de ter alcançado um sucesso fenomenal que a própria autora não iria mais reeditar nos cinco anos que ainda lhe restariam de vida.
ABERTURA DE O ASTRO