domingo, 18 de julho de 2010

Ministério da Justiça interfere nas novelas e autores reclamam


Bosco Brasil tendo que reescrever uma pá de cenas da última semana de Tempos Modernos, rifando até um soco que o vilão Niemann levaria na luta corporal com uma das atrizes do núcleo central. Elizabeth Jhin ficando com as mãos atadas sem ter como aprofundar algumas polêmicas de Escrito nas Estrelas, novela que escreve com relativo sucesso às 18 horas. A autora vem sendo orientada a retratar com todo esmero a separação do casal Guilherme e Judith e o caso do médico com a moça Mariana. Não é para haver trauma para os atores-mirins que interpretam seus filhos nem para as crianças e adolescentes que assistem. E foi uma cena de agressão verbal do vilão Gilmar contra seu bastardo irmão negro Alex que rendeu reclassificação a esta novela para 10 anos, obrigando a autora a deixar para adiante a abordagem do preconceito racial com a devida conduta ética e uma retratação do antagonista.

Muitos telespectadores pensam que as novelas atuais caíram de produção com menos ação ou polêmica, mas é bom entender que os autores ousam, mas acabam esbarrando no que agora pora pode e o que não pode ser mostrado. Duca Rachid garante que a vilã Verônica poderia ter aprontado o triplo se a trama Cama de Gato fosse apresentada mais tarde. "A pressão no horário das seis está enorme e o vilão ficou fadado mais à teoria que à prática", frisa uma das autoras da novela.

Desde que o Ministério da Justiça passou a monitorar com mão de ferro a classificação indicativa, os folhetins das 18 e 19 horas têm acompanhamento redobrado podendo a qualquer momento sofrer reclassificação. Caso haja recorrência, a emissora leva notificação para trocá-los horário. Foi o quase aconteceu com a novela Cobras & Lagartos, de 2006, época em que a Globo ainda "peitava" o MJ e alterou pouco seu enredo maquiando ajustes em seu percurso. Devido de cenas de desvirtuamento ético, nudez, violência, agressões físicas e morais, os censores enquadraram a novela para 12 anos e desaconselharam-na de ser reprisada à tarde.
 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger