quarta-feira, 20 de agosto de 2008

ELEIÇÕES 2008: Pesquisa IBOPE para as prefeituras de Juazeiro do Norte e Crato


"EM JUAZEIRO, SANTANA LIDERA COM 55% CONTRA 25% DE SALVIANO"

"O Instituto Brasileiro de Opinião Pública (IBOPE) realizou, no período de 14 a 16 deste mês, a primeira pesquisa sobre a corrida pela Prefeitura de Juazeiro do Norte. A pesquisa estimulada aponta a liderança do candidato do PT, Manoel Santana, com 55% das intenções de votos. Em segundo lugar, aparece o candidato do PSDB, Manoel Salviano, com 25% de apoio dos eleitores. Carlos Cruz (PP) tem 10% das intenções de votos, enquanto Gorete Pereira (PR) ficou em quarto lugar, com 1% de apoio popular. A pesquisa do Ibope foi contratada pela Rádio Vale do Cariri, está registrada no Cartório da 119ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte sob o número 80068/2008.
A pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos) mostra o candidato do PT, Manoel Santana, com 55% dos votos, seguido pelo candidato do PSDB, Manoel Salviano, com 25%. Em terceiro lugar, aparece, com 10% das intenções de votos, o ex-prefeito Carlos Cruz, que disputa a Prefeitura pelo PP. A candidata do PR, Gorete Pereira, é citada em quarto lugar por 1% dos entrevistados. Dos eleitores que foram abordados pelo Ibope, 8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. Na pesquisa estimulada, não houve registro de votos nulos ou em branco.

O candidato do PT, Manoel Santana, lidera, também, a corrida pela preferência dos eleitores na pesquisa espontânea (quando os eleitores citam espontaneamente os nomes dos candidatos). De acordo com os números do Ibope, Santana fica em primeiro lugar com a preferência de 45% dos votos e, em segundo lugar, está Manoel Salviano com 18% de apoio dos eleitores. O candidato do PP, Carlos Cruz, aparece com 7% dos votos, e Gorete Pereira não recebeu citação. Dos entrevistados, na pesquisa espontânea, 29% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder, e 1% disse que anularia o voto ou votaria em branco.

REJEIÇÃO - A pesquisa do Ibope apurou, ainda, a rejeição aos candidatos à sucessão do prefeito Raimundo Macedo (PSDB). O candidato do PP, Carlos Cruz, tem o maior índice de rejeição, 53%, vindo, em segundo lugar, o tucano Manoel Salviano, que tem rejeição de 45% dos eleitores. A candidata do PR, Gorete Pereira, é rejeitada por 41% dos entrevistados, enquanto Manoel Santana, do PT, tem o menor índice de rejeição: 18%. REGISTRO - A pesquisa do Ibope, registrada sob o número 80068/2008 no Cartório Eleitoral da 119ª Zona Eleitoral, foi contratada pela Rádio Vale do Cariri de Juazeiro do Norte, ouviu 301 entrevistados e tem uma margem de erro de 6 pontos percentuais."Fonte:Texto reproduzido do Portal Ceará Agora,com informações do Jornal do Cariri

PESQUISA IBOPE/ CRATO- SAMUEL LIDERA

"Se as eleições fossem hoje o atual prefeito do município do Crato, Samuel Araripe, filiado ao PSDB, seria reeleito com uma expressiva vantagem sobre os seus adversários André Barreto (PV), Waltim (PMDB) e Pedro Felício Neto (DEM). A pesquisa foi contratada ao Ibope pelo Diário do Nordeste e está registrada no cartório da 27ª Zona eleitoral, sob o protocolo nº79206/2008.

Foram ouvidos 301 eleitores entre os dias 15 e 16 deste mês e a margem de erro é de seis pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra, diz o relatório do Ibope. As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, ´devidamente treinada para abordagem deste tipo de público´. Foi feita fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.Pelos números da pesquisa estimulada, aquela que o entrevistador apresenta a relação dos candidatos, Samuel Araripe tem 50% contra 28% de Waltim e 10% de André Barreto. O nome do candidato Pedro Felício constava do ´disco apresentado aos entrevistados, porém não foi citado por nenhum deles´. Já na pesquisa espontânea, quando o entrevistador sem apresentar a relação de candidatos pergunta em que o eleitor votaria, Samuel Araripe tem 43% contra 21% de Waltim e 6% de André Barreto.

No item rejeição o candidato Waltim tem 31% contra 26% de Pedro Felício e 25% dos candidatos André Barreto e Samuel Araripe. Dos postulantes, além de Samuel que tenta ser reeleito, só Waltim foi prefeito da cidade."

BLOG REVIST@ ELETRÔNICA NAS ELEIÇÕES 2008
 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger