Para pensar melhor
Quase todas as produções da Record entraram em férias. Rafael Barreto, o vencedor do “Ídolos”, portanto, não terá muito o que fazer pelo menos até a segunda metade do mês que vem. Descanso forçado. É o mesmo drama de todos os vencedores em programas promovidos pelas emissoras. O cidadão vê e sente o mercado se estreitar à sua frente.
Como se não bastasse, o ganhador do “Ídolos” também precisará divulgar seu primeiro CD, o que poderia acontecer neste propício mês de dezembro, em meio às festas, se o programa tivesse estreado um pouquinho antes. Mas não…Isso no que diz respeito estritamente à Record, porque no mais é o que se sabe.
Dificilmente ele, por maior que sejam as suas qualidades, terá oportunidades no SBT, na Globo, na Bandeirantes e companhia bela.
Andar da carruagem
Não existe outra saída e, quando “Pantanal” terminar, “Revelação” ocupará o seu lugar. Será exibida mais cedo. Diretores do SBT admitem que Silvio Santos até queria, mas não tem como surpreender a concorrência.
Só um detalhe
O capítulo de “Revelação”, na noite de quarta-feira, terminou às 23h54. Quase quinta-feira… Não fossem outros problemas, assim fica difícil essa novela pegar.
É o fim
Já o “SBT Repórter” de quarta, exibido na quinta, chegou a uma marca nunca antes alcançada: perdeu do “Fala que eu te escuto”, da Record. E perdeu feio: 6,1 a 4,3.
Suspense
Marcada para logo mais, no começo da tarde, uma reunião da Hebe Camargo com a sua equipe de produção. Pode ser uma despedida deste ano ou uma despedida do SBT. Estão todos muito apreensivos.
Caso Dolabella
Continua todo esse carnaval em cima do Dado Dolabella, ainda por causa da sua atitude infeliz, impensada, talvez até covarde, quando ainda namorava Luana Piovani. Errou, e errou feio, mas quem nunca errou que atire o primeiro sapato. Está na hora de virar esse disco. Levar até quando?
Olha só
A Record está gravando, por enquanto, só externas do seriado “A lei e o crime”, do Marcílio Moraes, que vai estrear no dia 5 de janeiro. Nas chamadas, meio que tiraram o pé, agora só anunciam janeiro. Nada de estúdios, por enquanto.
Intenção
O objetivo da Record, sem qualquer segredo, é promover a estréia do seu seriado no mesmo dia, 5 de janeiro, que “Maysa”, na Globo. Acontece que a minissérie da concorrente já está totalmente gravada. Agora só recebe os últimos retoques na edição e sonorização, algo que deve estar concluído, mais tardar, até terça ou quarta da semana que vem.
Detalhe
O diretor Alexandre Avancini grava “A lei e o crime” totalmente em HD e vem se utilizando de uma câmera só, tanto agora nas externas como nos trabalhos previstos para os estúdios. Em se tratando de uma experiência nova, isto também pode estar colaborando com o atraso.
Oficial
Madonna, agora em São Paulo, não terá espaço maior na programação da Globo. Nada além de pequenos flashes. A negociação sempre foi complicada em função das muitas exigências daqueles que respondem pela carreira da artista. Consultada a respeito, a Globo informou ontem que o assunto está encerrado. Está bom assim.
Sinal verde
Por outro lado, tudo certo entre Globo e Elton John, que traz para o Brasil a turnê “Rocket man”. Os shows serão no dia 17 de janeiro, no Anhembi, em São Paulo, e no dia 19 no Rio, na Praça da Apoteose. A apresentação carioca, com abertura de James Blunt, terá transmissão ao vivo na Globo.
Meu Deus
O ao vivo, o improviso, sempre foi e parece que sempre será o eterno problema da Globo. Não tem jeito. No “Hoje” de quarta, ao chamar Roberto Kovalic em Nova York, o apresentador Evaristo Costa disse “comprar a prazo e pagar juros quase zero é sonho… de mim”. Pensei logo no bombom, mas que é “sonho de valsa”. É melhor evitar. Põe tudo no teleprompter.
Bate-rebate
…A continuarem assim os bons resultados da “Escolinha”, daqui a pouco erguem uma estátua do Hélio Vargas na porta da Band.
…Claro que a “Escolinha” não é nada disso e nem tem apresentado algo de mais extraordinário, mas é um programa feito por alguém que entende de televisão.
…Que tem alguma noção do que o público quer e gosta de ver.
…Nenhuma novidade. Isto está escrito nas estrelas.
…Na Band dos últimos tempos, o que se viu foi muito tiro no escuro e disparados por pessoas que nunca tiveram condição de ocupar determinados cargos.
…Deu no que deu. E a bomba sempre acaba estourando na raia miúda.
…Parece que acalmou a briga das filhas do Benedito Ruy Barbosa, Edilene e Edmara.
…As duas acabaram se entendendo e o caso foi acomodado.
…A filha da Edilene, Paula, enfim, vai ganhar um papel na novela “Paraíso”.
…Não é o que ela queria, é um menorzinho, mas está bom.
…Mais de seis mil vídeos, de todas as partes do Brasil e também do exterior, foram enviados para a campanha de fim de ano da Globo, que abriu espaço para a participação de seus telespectadores.
…O recebimento de material se encerrou na quarta-feira, e o resultado foi comemorado pela emissora.
Bomba: SBT perde um terço dos telespectadores na década
Embora ainda dispute bravamente a vice-liderança da TV brasileira, e apesar de ter reagido no horário nobre no segundo semestre de 2008, a audiência do SBT cai de forma constante tanto nesta década como nos últimos dez anos, conforme mostra estudo de ibope exclusivo de Ooops!.
Entre 7h e meia-noite, no Brasil, um em cada três telespectadores deixou de assistir à emissora de Silvio Santos desde 2001.
No horário nobre, o mais importante para o caixa de todas as emissoras, o ibope do SBT no Brasil caiu quase que pela metade desde 2001, de 13,3 pontos de média para 7,4 (queda de 44%). E olhem que, apesar disso, 2008 ainda foi um ano melhorzinho do que 2007, quando o SBT teve 6,9 pontos de média.
Na Grande SP, a queda da emissora também é significativa: em 98 a média de ibope do SBT era de 12 pontos no horário nobre, mas dez anos depois ela já está em 7,5 pontos (queda de 37,5%).
A líder Globo
Embora tenha sofrido uma queda acentuada de 25% de ibope apenas nos últimos quatro anos, a atual década e os últimos dez anos não são de todo negativos para a Globo, ainda inatingível líder em qualquer faixa horária –e, especialmente, no horário nobre.
Desde 2001 o ibope da Globo caiu de 32,3 pontos para 29,3 pontos em 2008. Isso representa uma queda de cerca de 9%. Já entre 7h e meia-noite, a queda foi de 5%.
Na Grande SP, nos últimos dez anos, no chamado horário nobre, 2008 de fato será o pior ano da Globo em público (marcou 28,1 pontos até novembro), mas a análise dos últimos dez anos mostra redução de ibope em aceitáveis 6%. Vale lembrar que se trata da década marcada pelo nascimento, explosão e ampliação da internet como veículo de entretenimento.
A vice Record
Graças a investimentos que, como rezam nos corredores da emissora (sem trocadilho), passam de R$ 300 milhões por ano, a Record é, de longe, a grande vitoriosa –tanto da década como dos últimos dez anos corridos.
No Brasil, no horário nobre, a Record subiu de 4,7 pontos de média em 2001 para 10.5 pontos de média este ano (crescimento de 123%).
Na Grande São Paulo, nos últimos dez anos, a Record também foi a que mais cresceu no horário nobre: de 7,9 pontos de média em 1998 para 11,9 pontos em 2008.
Entre 7h e meia-noite, quando a Record tem apenas programação, digamos, laica, a média da emissora passou de 4,6 (em 98) para 8.5 pontos este ano. Um crescimento de quase 85%.
(Fonte: Ricado Feltrin, UOL)