terça-feira, 30 de setembro de 2008

Saúde em Foco



Distúrbios alimentares – como identifica-los

A saúde física e mental da mulher pode ser abalada pela obsessão de ter o corpo perfeito ditado pela mídia. Daí decorrem os distúrbios alimentares, mais comuns entre mulheres adolescentes.
A anorexia se caracteriza pela recusa a se alimentar. A adolescente tem uma auto-imagem distorcida, se vê gorda no espelho mesmo estando muito abaixo do peso ideal para a idade e estatura.
Já a bulimia é um transtorno alimentar que se manifesta pelo sentimento de culpa em relação à comida. Os bulímicos costumam ter grandes acessos de gula. Esse acesso vem seguido de paliativos para por fora o que ingeriu em excesso. É comum o doente provocar vômitos, tomar laxantes ou diuréticos, fazer longos jejuns ou se exceder em exercícios físicos.
Pode-se reconhecer o problema se observar que o peso da adolescente está muito abaixo do ideal e se ela continua se achando gorda. Mas nem sempre a mulher revela como se sente. Então, alguns sinais podem ser observados:

Falta de apetite
Recusa em usar roupas que exponham o corpo
Idas freqüentes ao banheiro logo após as refeições
Compra de produtos como laxantes e diuréticos
Pouco interesse pelo contato físico e sexual
Obsessão com o peso
Busca de dietas muito radicais
Longos jejuns
Tanto a anorexia como a bulimia exige um acompanhamento psicológico e alimentar para a garantia do tratamento eficaz.

Teste do pezinho identifica problemas que afetam a vida do recém-nascido

Todo recém-nascido deve fazer o Teste do Pezinho na sua primeira semana de vida. Ele é feito com as gotinhas de sangue que são coletadas do pezinho do bebê, após as primeiras mamadas. Geralmente, as maternidades disponibilizam o exame para todos os recém-nascidos.
Várias doenças que podem interferir na qualidade de vida criança são detectadas precocemente com o teste do pezinho, daí a importância desse procedimento. O teste básico, que é obrigatório, identifica problemas como Fenilcetonúria e o Hipotireoidismo Congênito. Através das gotas de sangue, são analisadas as dosagens de PKV (Fenilalanina) e os hormônios TSH e T4 Neonatal. O teste completo é capaz de pesquisar 23 outras doenças, utilizando a mesma técnica de coleta de material.

Resumos de Novelas


A FAVORITA
Flora manda Dodi não gastar sua parte do dinheiro, avisando que Zé Bob está desconfiado dele. Silveirinha vê que Dodi ficou com quase todo o dinheiro e fica furioso. Flora diz a Silveirinha que ele não precisa se preocupar, pois ela tirará muito mais dinheiro de Gonçalo. Flora se muda para a casa que era de Donatela no rancho. Donatela lembra do passado e chora. Augusto César a abraça. Gonçalo agradece a Silveirinha por sua lealdade e diz que vai atender a qualquer desejo dele. Silveirinha pede para voltar a trabalhar no rancho. Pedro afirma para Zé Bob que Dodi está por trás do seqüestro e o incentiva a investigar. Zé Bob confessa para Pedro que a cada dia sente mais saudades de Donatela. Donatela teme magoar Augusto César e pensa em ir embora de vez, mas ele a convence a ficar. Os manifestantes invadem a casa de Romildo e saqueiam tudo. Alícia distribui os pertences de Romildo. Rita se sente culpada por ter ido morar na casa de Romildo. Romildo diz à imprensa que os manifestantes estão ali porque ele os convidou para morar em sua casa. Iolanda critica a maneira como Catarina mima Mariana. Catarina se sente humilhada por estar morando de favor e ser obrigada a escutar o que Iolanda diz. Leonardo pede que Catarina volte para casa, mas ela continua resistindo. Dodi afirma para Manu que vai comprar uma mansão para ela. Flora diz a Silveirinha que só falta conquistar Zé Bob para que ela se torne dona de tudo que era de Donatela.

TRÊS IRMÃS
Xande acusa Suzana de o estar traindo e vai embora, furioso. Suzana fica arrasada. Alma pede que Gregg lhe dê um tempo para entender tudo o que está acontecendo. Gregg afirma que vai esperar o tempo que for preciso. Violeta diz a Dora que, se ela continuar a namorar Bento, contará a Marquinho como Artur morreu. Dora diz que revelará para todos que Violeta teve um caso com Augusto se ela falar sobre o acidente com o filho. Sandro comenta com Liginha que Eros é muito metido. Liginha lembra ao marido que ele era igual quando jovem. Bento descobre que Guga não vai à escola e fica preocupado. Suzana conta para Bento que Rafinha está sofrendo com seu namoro com Dora. Valéria chega em Caramirim. Alma sugere que Natália chame Pedro Henrique para vir com ela nas consultas médicas. Leonora se insinua para Nélson. Eros e Gregg se encontram na Praia Azul. Eros comenta com o amigo que está sem dinheiro. Carlinhos/Duda ouve e sugere que Eros peça um emprego a Galvão. Pacífico diz a Gibo que ele precisa esquecer o futebol, pois jamais conseguirá ganhar dinheiro com o esporte. Galvão se apresenta para Alma e finge ser generoso para reconquistá-la. Gregg vê tudo. Waldete liga para Polidoro, que lhe diz que os crimes do processo prescreveram e que ele terá de encontrar outra saída. Bento e Dora convencem Pacífico a deixar que Gibo vá ao baile em homenagem ao time de futebol. Alma encontra Valéria no baile e fica atônita ao vê-la.

CIRANDA DE PEDRA
Virgínia resolve ir com Natércio, pedindo a Laura e Daniel que confiem nela. Natércio diz a Laura que ela pode voltar para casa se quiser ficar com Virgínia. Cícero diz a Conrado que o isqueiro com as iniciais F.F. é uma pista do assassino. Guerra observa. Natércio diz a Virgínia que vai mandá-la para um internato. Virgínia fica resignada. Elzinha manda construir um muro para separar a casa dos Cassini da mansão de Natércio. Virgínia conta a Elzinha que está obedecendo Natércio para poupar Laura. Virgínia diz que planeja se desvencilhar de Natércio quando completar a maioridade. Letícia treina para o campeonato de tênis. Guerra conta a Afonso sobre o isqueiro encontrado por Natércio. Bruna e Otávia pedem a Virgínia que revele o que está tramando para Natércio. Ferdinando fica na fila para ser atendido por Daniel e some repentinamente. Daniel estranha. Frau Herta tem uma crise e pensa que é Laura. Frau Herta dá ordens a Rosa delicadamente e aconselha Virgínia à maneira de Laura. Natércio avisa a Ferdinando que ele fará apenas mais um serviço e depois deixará o país.

MALHAÇÃO
Angelina hesita. Bruno insiste e avisa que já marcou a data com o juiz de paz. Luana e Débora começam a discutir sobre quem é melhor para Gustavo. Bruno dá a Angelina um tempo para ela pensar sobre o casamento. Raiden fica apreensivo ao escutar as estratégias que Tony usará para conquistar Chiara. Débora e Luana se solidarizam uma com a outra ao serem dispensadas por Gustavo. Angelina confessa para Domingas que ainda não esqueceu Gustavo. Tony convida Raiden e Chiara para ir a uma festa. Angelina revela a Domingas que prometeu que ficaria com Bruno caso ele se salvasse do acidente. Débora ouve. Bodão pergunta a Bruno se ele quer se casar por causa de Gustavinho. Bruno responde que quer se casar por Angelina e também pelo filho. Débora garante a Yasmin que Gustavo voltará para ela ao ver Angelina e Bruno se casando. Domingas aconselha Angelina a ouvir seu coração antes de tomar a decisão. Débora mente para Angelina, dizendo que vai doar sua coleção de CDs para cumprir a promessa que fez para Gustavinho ser encontrado. Débora avisa a Angelina que uma promessa descumprida pode acarretar males às pessoas próximas. Angelina escreve sobre suas aflições em seu diário. Raiden diz a Chiara que não poderá ir à festa e a incentiva a ir sozinha com Tony. Angelina diz a Bruno que aceita o pedido de casamento.

MULHERES APAIXONADAS
Helena explica que tentou evitar o encontro. Ele garante que era melhor que não houvesse acontecido, pois a ferida ainda não cicatrizou. Marcinha e Paulinha interrompem o duro diálogo. Helena precisa ir para a reunião e se despede de César, que garante que a sua ferida ainda sangra. Marcinha convida Helena para almoçar, mas ela não aceita. Eleonora e Marcinha se irritam, quando vêem Fred e Raquel juntos. Helena decide ir ao restaurante. César olha surpreso quando ela chega. Marcinha fica feliz com a chegada de Helena. César se surpreende ao saber que a filha a convidou. Marcinha se levanta para cumprimentar Rafaela e Clara. César comenta que Helena deve ter acertado no casamento, afinal demorou bastante a escolher entre dois homens. Helena reclama que ele se tornou amargo. Eleonora observa Fred e Raquel na piscina. Lorena leva Expedito para mudar o visual. Margareth e Roberto reclamam do cardápio; Clara e Rafaela só se entreolham. Eleonora faz perguntas a Fred sobre Raquel e não gosta de vê-los indo embora juntos de bicicleta.

OS MUTANTES- CAMINHOS DO CORAÇÃO
As tropas reptilianas abrem fogo contra Marcelo, Maria, Tati, Melquior, Bianca e Leonor. As mães são atingidas. Maria e Tati criam um campo de energia e refletem os raios dos reptilianos. Os raios se voltam contra os soldados. Kídor ordena o cessar fogo e a retirada da tropa. Marcelo usa o soro da cura instantânea para curar as mães. A Liga do Bem se preocupa por estar presa dentro do laboratório. Kídor liga o gás no corredor onde se encontra a Liga. Noé e Luciano se materializam no subterrâneo. Luciano e Noé seguem em direção ao laboratório. O gás invade o ambiente onde a Liga do Bem está. Maria resolve atravessar a parede e Leonor lhe entrega o manto da invisibilidade. Kídor olha no monitor e percebe que Maria sumiu. De repente, os soldados reptilianos são atingidos por golpes e desmaiam. Kídor puxa o manto de Maria e ela fica visível. Os dois lutam. Maria usa ondas mentais contra Kídor e exige que ele diga como parar o gás. Ela interrompe o vazamento e sopra o pó mágico do sono no rosto do comandante. Maria liberta a Liga do Bem e beija Marcelo. Bianca recebe uma mensagem telepática de Juno e descobre que os bebês estão sendo levados para São Paulo num disco voador. Kídor e os soldados reptilianos se recuperam e decidem fugir. Eles se preparam para se teletransportar, quando a Liga do Bem chega. Marcelo aponta a arma para eles e questiona sobre os bebês. Kídor e seus homens se teletransportam. Gabriela diz que é melhor Nati dormir trancada no quarto, para segurança dela e de Valente. A médica se mostra interessada em Valente, mas ele fica dividido. Luciano e Noé entram no laboratório e encontram a Liga do Bem. Maria descobre através de suas ondas mentais que o laboratório está cercado por tropas reptilianas. Zulu e Hiromi trocam tiros com os reptilianos. A Liga Bandida usa o apartamento de Cassandra como esconderijo. Ágata resolve voltar para sua antiga casa com Teófilo. Simone, Érica e Batista tentam convencê-la de que pode ser perigoso. Teófilo grita com Simone e diz que ela é uma reptiliana disfarçada. Simone começa a chorar com o tom agressivo de Teófilo. Toni desperta e reconhece Ari, Cléo e Danilo. Ele avança contra os reptilianos e luta para proteger sua família. Aquiles e Telê encontram Draco. Aquiles diz que talvez o comandante Kídor tenha novas ordens para eles. Draco e Telê se preocupam com a possibilidade de ficar na ilha. Gabriela diz que admira muito o amor que Valente tem por Nati. Valente faz um carinho em Gabriela e Nati chega ao exato momento. Nati tem um ataque de ciúmes e diz que odeia os dois. Miguel e Aline comentam que Beto está no hospital em coma induzido. Cris consegue fugir da cela do Depecom e surpreende Miguel e Aline. Ernesto, Carvalho e Perpétua pousam de helicóptero na ilha. Eugênio pega seu rádio e tenta se comunicar com alguém da Liga do Bem. De repente, uma voz estranha fala no rádio e Eugênio desconfia de que seja de um extraterrestre. Ernesto vê uma nave espacial sobrevoar o mar e decide dispensar os helicópteros do Depecom. Ernesto, Carvalho e Perpétua olham para céu. A nave espacial emite um raio em direção aos helicópteros e eles explodem.

CHAMAS DA VIDA
Antônio diz que foi ao encontro para provar que não tinha nada a ver com o incêndio. Suelen diz para Ivonete que vai tomar conta da cabana de Miguel para ver se Vilma vai visitá-lo. Ivonete diz para Suelen que vai dizer que o filho dela é de Pedro e, por isso, tem que arranjar um jeito de transar com Pedro. Pedro diz para a polícia que armou tudo por conta própria. Beatriz diz que tem tudo gravado. Antônio diz que Walter é o incendiário e tentou matá-lo. Carolina paga a fiança de Beatriz e Antônio. Vilma diz para Tomás que foi Pedro que articulou a cilada. Walter pergunta para Vilma como foi o encontro. Ela diz que ficou com medo e não foi. Arlete diz para Walter que é estranho Vilma dizer que ia ao encontro e depois mudar de idéia. Ivonete bajula Rafa, que estranha. Guga conta para Miguel que flagrou Lipe tirando fotos de Vivi. Miguel diz que sempre achou Lipe estranho. Ivonete recebe Pedro carinhosamente. Carolina conta para Vilma o que aconteceu no armazém. Vilma finge não saber de nada. Pedro consola Vivi. Guga chega para falar com Pedro sobre Lipe. Mas Vivi não deixa os dois conversarem. Vivi discute com Guga porque não quer que ele conte nada para Pedro. Os presos na cadeia encaram Diego, que chora em um canto da cela. Walter diz para Carolina que Vilma sabia do bilhete, mas que desistiu de ir. Carolina diz que acha que era ele dentro do carro. Walter diz para Carolina nunca mais chamá-lo de pai. Carolina chora e pede uma explicação para ele não estar no carro. Walter manda Carolina embora de casa. Arlete fala com Eurico, que diz que os indícios contra Walter são fortes. Arlete pede para Eurico confiar em Walter. Andressa diz para Roberto e Demorô que vai contar para Rose que é prostituta. Andressa diz para Roberto que eles precisam se separar. Eurico diz que não tem provas contra Vilma. Arlete pede para Eurico apenas considerar a questão. Vilma pede para Beatriz voltar para casa. Antônio e Pedro discutem. Antônio diz para Pedro que no enterro de Wallace disse que era inocente. Antônio diz que não é mau. Pedro diz que sabe. Os dois se abraçam. Arlete diz que sabe que não era Walter no carro. Walter diz que não suporta mais Carolina o ameaçando e sendo manipulada por Pedro. Walter conta para Arlete que expulsou Carolina. Antônio pergunta se Pedro vai continuar a namorar Carolina. Pedro diz que o namoro não vai bem. Antônio diz para Pedro avisar quando Carolina vier para a casa deles, que ele sai fora. Pedro chega na sala e vê uma mala com Carolina. Carolina diz que não tem para onde ir porque Walter a expulsou de casa e pergunta se pode ficar uns dias na casa de Pedro.

PANTANAL
Zuleika assume os afazeres da casa. Marcelo previne os irmãos sobre os perigos do Pantanal. Filó prepara um chá para Irma e faz um comentário sugerindo que ela pode estar grávida. Trindade diz para Joventino que Zé Lucas fez de tudo para tirar a Juma de seu coração. Zé Lucas diz a Juma que a ama. Maria passa de chalana pela fazenda do marido e vê Tenório e Zuleika na beira do rio. Joventino sai de barco e encontra Guta. Irma continua se sentindo mal e diz à mãe que tem certeza que está grávida .

ÁGUA NA BOCA
Gina pergunta sobre Dani e deixa Luca irritado. Françoise diz que tem orgulho de Philippe. Gina estranha que Luca e Dani estão separados e fala que não vai deixar que ele se case com Érika. Philippe vai até o hotel onde Kátia está hospedada para se encontrar com ela. Alex consegue comprar um partido nanico somente para aumentar o tempo de Cido no horário eleitoral no rádio e na TV. Lulu aguarda Philippe no quarto do hotel.
 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger