domingo, 25 de janeiro de 2009

Folhetim com sotaque: novelas ajudam a divulgar costumes de outros países

Relembre emocionantes histórias ambientadas fora do Brasil

Os costumes da religião hindu, os casamentos arranjados, as belas roupas de cores fortes. Desde a estreia da novela Caminho das Índias, no dia 19 de janeiro, na Rede Globo, os brasileiros estão conhecendo um pouco mais sobre a exótica cultura indiana.

Assim como a autora da nova novela das oito, Gloria Perez, outros escritores da Rede Globo também preferiram viajar, além das fronteiras nacionais, para contar uma história. Da Grécia aos Estados Unidos, as mais diversas culturas já foram retratadas na telinha.

Listamos para você algumas dessas viagens que, ao longo dos anos, foram dando um sotaque estrangeiro às novelas da Globo.

Amsterdã foi cenário de um belo romance em Páginas da vida

Nanda passeia pelas ruas de Amsterdã

Em Páginas da Vida (2006-2007), de Manoel Carlos, o cenário escolhido para contar a história de amor dos personagens Nanda (Fernanda Vasconcellos) e Léo (Thiago Rodrigues) foi a bela Amsterdã, na Holanda. Os canais que cortam a cidade, as construções seculares, as praças e os museus da capital holandesa serviram de cenário para os capítulos iniciais da novela. O parque Keunkenhof, onde são cultivadas tulipas das mais variadas cores e espécies, e o Zaanse Schans, uma típica vila holandesa onde são encontrados os moinhos e alguns dos mais antigos diques do país, também fizeram parte da paisagem da novela.

A beleza da Grécia encantou o público em Belíssima

TV GLobo/ Divulgação/TV Globo

Júlia e Nikos: casamento na Grécia

Em Belíssima, exibida entre 2005 e 2006, parte da história é ambientada na Grécia, onde vivem os personagens Vitória (Cláudia Abreu), Pedro (Henri Castelli), a filha do casal, Sabina (Marina Ruy Barbosa), e o irmão de Vitória, Tadeu (Thiago Martins). O grego Nikos Petrarkis (Tony Ramos), também faz parte do núcleo. A ideia de gravar na Grécia foi do autor Silvio de Abreu, que tinha a intenção de mostrar ao público um pouco da beleza e da história do lugar que foi berço da civilização européia, um dos maiores patrimônios históricos da humanidade.

América mostrou um pouco da vida dos brasileiros em Miami

TV GLobo/ Divulgação/TV Globo

Deborah Secco protagonizou América

Em América (2005), de Gloria Perez, a protagonista Sol (Deborah Secco), menina pobre do Rio de Janeiro, sonha ir para os Estados Unidos com esperança de conseguir trabalho e dinheiro. Depois de ter o visto de entrada negado, ela decide entrar em terras americanas fazendo a travessia ilegal pela fronteira com o México. Após entrar em solo americano, ela vai trabalhar como dançarina em uma boate de Miami. A saga de Sol é o mote para mostrar a situação dos imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos e da já disseminada cultura norte-americana.

O Clone foi até Marrocos para contar a história de Jade e Lucas

Também da autora Gloria Perez, O Clone, sucesso em 2001-2002, viajou até Marrocos para contar a história de amor de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício). Os dois são impedidos de ficar juntos por causa dos costumes muçulmanos, defendidos com rigor pelo tio de Jade, o patriarca Ali. (Reveja o final feliz de Jade e Lucas no vídeo ao lado) A novela mostrou ao público aspectos da cultura marroquina como a religião islâmica, os papéis masculino e feminino na sociedade, a dança, a língua e a culinária árabe, as cerimônias religiosas e a poligamia.

Duas novelas mostraram um pouco da Itália dos séculos XIX e XX

TV GLobo/ Divulgação/TV Globo

Giulianna e Matteo

O país do cineasta Federico Fellini e da musa Sophia Loren foi retratado por Benedito Ruy Barbosa na novela Esperança (2002-2003). Toni (Reynaldo Gianecchini) e Maria (Priscila Fantin) vivem na cidade italiana de Civita, na década de 30. Os dois se apaixonam e se mudam para São Paulo em busca de uma nova vida, já que os pais da moça impedem o romance.


Já em Terra Nostra (1999-2000), também de autoria de Benedito Ruy Barbosa, a Itália do fim do século XIX foi o primeiro cenário. A novela tratou da imigração italiana e de sua importância para a evolução da sociedade brasileira a partir do romance de Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda).

PLANTÃO BBB: Ana diz para Fran que vai imunizar Leo

A pedido de Leo, ex-miss ABCD pergunta à catarinense quem vai receber o colar do anjo

Ana vai imunizar Leo

Leo diz que não queria que Ana fosse para o paredão, o que pode acontecer caso Vovó Naná seja imunizada, e pede para Francine perguntar à catarinense para quem ela vai dar o colar do anjo. A loira conta que não vai imunizar Naiá, mas sim Leo.

"Ana, você vai imunizar a Vovó Naná?", pergunta Fran, enquanto a catarinense lava suas roupas sozinha. "Não", ela responde. "Vai dar para quem?", insiste a ex-miss ABCD. "Leo", conta.

Francine volta para a cozinha e conta a Leo: "É você. Você merece." O brother comemora: "Mais uma semana". Mas a gaúcha conta que a loira não está bem com a decisão. "Ela não está muito feliz, não", diz. "A Vovó Naná vai ficar louca", completa a professora gaúcha.

DE OLHO NO BBB

[DE+OLHO+NO+BBB9.jpg]

Mirla diz não gostar das atitudes de Nonô

'É chato uma pessoa ficar jogando indireta', conta a paraense

Na cozinha da casa pequena Alexandre, Naiá e Mirla conversam sobre o ex-grupo B. "Leo disse que se arrependeu do que ele fez, mas ele não disse o que é", diz Naiá.

Já Mirla reclama de Norberto. "Não gosto das indiretas do Nonô, ele disse que eu não enxergo não escuto. Não gostei", diz a paraense. "É chato uma pessoa ficar jogando indireta. Ele quer mexer com nosso psicológico", completa Mirla.

Newton sobre Ana: 'Ela me deu um presente de grego'

Líder acredita que a catarinense teve má intenção ao dar castigo do anjo

Newton diz que Ana deu presente de grego a ele

Newton senta na mesa de almoço do grupo B e Norberto pergunta se o líder acha que Ana Carolina deu o Monstro a ele de propósito.

"Pela avaliação que eu fiz dela depois da votação no paredão passado, ela não é burra. Para mim, foi desonestidade na Prova do Anjo e ela deu isso aqui para a gente porque ela quis dar. Ela me deu um presente de grego", diz Newton.

'Não sei se Ton é meu namorado', diz Josi

Mineira diz que já teve uma decepção amorosa com o divórcio

Na conversa da cozinha, as sisters conversam sobre o caso de Josi e Newton. "Não sei se Ton é meu namorado. Eu tenho medo de me entregar demais e depois sofrer", admite Josi. "Você já sofreu uma decepção e não quer uma segunda", comenta Ana se referindo ao divórcio da loira mineira. "Mas te entrega um pouco, dá uma chance para o Ton", pede a Anjo Ana Carolina. "Eu estou me entregando", confessa Ana.

Milena diz que vai votar em Mirla

Assessora não gostou de atitude da paraense na Prova do Anjo

Milena dá a entender que vai votar em Mirla

Milena diz que não pensa em indicar Ana Carolina para o paredão, mas o seu voto vai para uma pessoa que teve uma atitude que ela não concorda na Prova do Anjo. Francine insiste para a assessora de imprensa falar e, após relutar um pouco, Milena acaba contando.

"Meu voto vai para uma coisa que aconteceu na Prova do Anjo. A Mirla escondeu o coelho de Leo e ele estava ajudando todo mundo, inclusive ela", explica Milena.

Newton diz que a atitude de Mirla foi "coisa do jogo", mas não convence a manauara. "Eu não faria isso", diz.

'Não quero mais escondido, não', diz Max sobre beijos em Fran

O artista plástico conversa com Flávio sobre 'caso' com ex-miss

BIG BROTHER BRASIL 9/Globo.com

Max quer que Fran não esconda os beijos do casal

Max conta para Flávio que só vai voltar a ficar com Francine se ela não esconder mais seus beijos. "Não quero mais escondido, não. Fica feio para mim", diz o artista plástico para Flávio.

Líder conta para brothers que a sua indicação é do grupo perdedor

Ele deixa a dúvida no ar e não revela o nome do emparedado

Brothers do grupo perdedor conversam na varanda sobre a quantidade de camas no quarto da xepa. "Não tem problema! Terça-feira sai uma pessoa e será do nosso grupo", diz o líder deixando todos pensativos.

Max batendo no bumbum de Fran: 'Tenho que cuidar do que é meu'

O artista plástico limpa a calça da ex-miss

Depois de dizer mais uma vez que Francine está uma "delícia", Max percebe que a sisters está com a calça suja e pede para ela virar de costas para ele. Batendo no bumbum de Fran, para tirar a sujeiira ele brinca: "Tenho que cuidar do que é meu".

Noite de Pri e Emanuel: Flávio diz que foi dormir com Nonô

Brothers comentam as carícias dos dois no Quarto dos Sonhos

"Acordei com uma vontade de te arrebentar. Você com esse sorrisinho", diz Max brincando para Emanuel.

Priscila conta que nada aconteceu e pergunta para Max: "Você estava lá?". O carioca responde sarcástico. "Só as ovelhinhas malvadas estavam lá", diz ele se referindo aos desenhos de ovelhas no Quarto dos Sonhos. "Peguei meu travesseiro e fui para a cama do Nonô", conta Flávio

Escolinha da Band demite humoristas

Nesta semana, os atores Miclei D'Queiroz e Iran Lima foram demitidos da "Escolinha Muito Louca", da Band, cujo professor é o cantor Sidney Magal. Eles interpretavam os personagens Eloy Motoboy e Candido Manso, respectivamente. A emissora já havia dispensado, há duas semanas, a atriz Camila Silva, que fazia Sandra, no trio Sandra Rosa Madalena. Ela faltava às gravações, o que deixou a direção do programa irritada. Já os outros dois humoristas foram demitidos porque seus personagens não emplacaram junto ao público. A Band diz que trocar personagens é uma estratégia da emissora. O programa dá média de cinco pontos no Ibope. (Miguel Arcanjo Prado)

Boas relações

Sonia Braga, que está de volta a Nova York, faz questão de dizer aos amigos mais chegados que tem boa relação com o casal Clinton.

Recado

A atriz até mandou boa sorte para Hilary, futura secretária de Estado dos EUA.

Bruxa solta

As falhas técnicas do "Globo Esporte", que agora é feito na sede paulistana da Globo, têm causado mal-estar nos bastidores da emissora. Áudio atrasado, problemas de comunicação ao vivo com repórteres e reportagens que não entram são as mais comuns.

Orkut

A comunidade da Record no Orkut, com 524 mil membros, está mais popular do que a da Globo, que tem 245 mil.

Juntos

Diogo Vilela e Miguel Falabella, que dividirão o palco na peça "Gaiola das Loucas", estarão juntos no Carnaval. Eles já confirmaram presença no Camarote da Brahma, no Rio.

NOTA 10 & NOTA 0


Para "Caminho das Índias", novo folhetim de Glória Perez, que traz um elenco de peso com nomes como Tony Ramos, Laura Cardoso, Lima Duarte, Elias Gleizer, Osmar Prado, Nívea Maria, entre tantos outros. É um time que já deixa o público com vontade de assistir à novela das oito


Para o canal Sony, que continua com os "apagões" no som de sua programação. Só na semana que passou, em "Seinfeld", os diálogos sumiram duas vezes. Os fãs de "Scrubs" também enfrentaram o mesmo problema. Volta e meia a série fica sem som nenhum. É para o assinante aprender a fazer leitura labial

POR PATRÍCIA KOGUT

Nachtergaele: TV e cinema

Matheus Nachtergaele, que voltará ao ar em “Decamerão”, esteve em Juazeiro da Bahia para filmar “Na quadrada das águas perdidas”. Seu novo longa será quase um cinema-mudo. “O protagonista, que será vivido por mim, aliás único ator do filme, dirá apenas algumas exclamações”, conta Matheus, que tirou uma foto com uma coruja. “Passei dias na caatinga”, diz o intérprete, que está em Maceió filmando “O Bem Amado”. Ele será Dirceu Borboleta.

'BBB'
A polêmica divisão da casa do “BBB” em dois lados (lado A e lado B) agradou Pedro Bial. Veja o que ele diz: “Achei sensacional. Quebrou as ‘estratégias’ de quem chegou com scripts prontos ao jogo. Tornou inevitável a formação de laços fortes dentro dos grupos. Em resumo, o jogo começou a esquentar mais rápido e a dinâmica própria do ‘BBB’ decolou cedo”.


Mudanças
Lúcio Mauro começará a filmar “Dilúvio em tempo de seca”, de Marcelo Pedreira, no meio do ano. Em tempo: o intérprete do malandro Sabiá, de “A favorita”, comprou um apartamento novinho em folha em São Conrado.

Carnaval
A atriz baiana Emanuelle Araújo estará no Camarote da Seda — evento pré-carnavalesco — no próximo dia 28, em Salvador.

Mais folia
Galã de “Malhação”, Caio Castro desfilará na ala da diretoria da Grande Rio.

Rainha
A ex-miss, apresentadora e atriz Natália Guimarães será a rainha do baile do Copacabana Palace. Ela também ocupará o cargo (disputado) de rainha de bateria da Vila Isabel.

Tchau, Silveirinha
Assim que gravar sua participação em “Caras e bocas” (seis capítulos iniciais), Ary Fontoura segue para a Europa de férias. “Nesta novela, serei um sujeito muito rico, dono de minas de diamantes na África”, diz o ator sobre o personagem, que em nada lembrará o Silveirinha, de “A favorita”.

Entrevista
Bárbara Paz estará no Rio esta semana para participar do “Cenas de um ator 2” . Ela entrevistará Suely Franco, no Solar de Botafogo.

Olga
O ator Caco Ciocler vai gravar o audiobook de “Olga”, obra que virou filme do qual ele fez parte.

POR PATRÍCIA KOGUT

VÍDEOS ENGRAÇADOS DO YOU TUBE

http://i43.tinypic.com/28as4n4.jpg

PEGADINHA- DENTISTA LOUCO

NOVELAS EM FOCO: TOP MODEL

http://i42.tinypic.com/2wnydnb.jpg

HOJE A COLUNA "NOVELAS EM FOCO" VAI FALAR DO GRANDE SUCESSO DAS 7 QUE FOI A NOVELA "TOP MODEL".

Globo - 19h

de 18 de setembro de 1989 a 5 de maio de 1990

197 capítulos

novela de Wálter Negrão e Antônio Calmon

colaboração de Vinícius Vianna e Rose Calza

direção de Mário Márcio Bandarra e Fred Confalonieri

direção geral de Roberto Talma

Duda é uma top model de sucesso. Ao ser contratada para desfilar os modelos da confecção Covery, entra em contato com os irmãos Kundera - Alex e Gaspar - proprietários da empresa. Gaspar é um hippie remanescente de sua geração - um surfista quarentão que mora em frente à praia e cuida dos jovens filhos (Elvis, Ringo, Jane, Olívia e Lennon) que teve com mulheres diferentes, numa relação de amor, compondo uma família harmoniosa, mesmo com a ausência das esposas que o abandonaram. Ele não consegue enxergar o amor platônico da atrapalhada Naná, a amiga de todas as horas que passa a disputá-lo com Marisa. Esta última é a mãe do filho mais novo de Gaspar que um dia trocara ele por seu irmão, Alex. Já Alex é um representante dos yuppies dos anos 80. O cérebro da Covery, ele desenvolve uma relação de ódio com a mãe Morgana e nutre um ciúme doentio de Gaspar. Alex se apaixona por Duda. Mas ela ama o grafiteiro Lucas, que está no Rio de Janeiro fugindo da polícia paulistana por ter-se envolvido num crime. Além disso, Lucas procura por seu pai desconhecido, sem saber se ele é Alex ou Gaspar.

Um grande sucesso do horário das sete. Top Model atingiu índices pouco vistos com média geral de 64 pontos no Ibope. Top Model foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo entre 14 de janeiro e 5 de julho de 1991, as 13h30, em 125 capítulos. O sucesso foi tanto, que apenas 8 meses, após seu término, a novela já estava de volta, ostentando assim o título de maior audiência no ranking das reprises do Vale a Pena Ver de Novo, com média geral de 48 pontos no horário. Seu maior capítulo teve média de 81 pontos, superando a então, novela das 20 horas, Tieta, que no mesmo dia marcou 74 pontos. Seu Primeiro capítulo registrou 64 pontos, com 69 de pico e 72% de share. 3 pontos a mais que sua antecessora, Que Rei Sou Eu?. A média mais baixa registrada foi na semana do reveilóon de 1990, registrando um índice de 48 pontos. Ainda assim, muito alto para os padrões da época. Top Model manteve a audiência conquistada por, Que Rei Sou Eu?, com conteúdo inverso da antecessora, que também foi um estouro de audiência, com média geral de 64 pontos no horário. Seu último capítulo registrou impressionantes 73 pontos de audiência, 77 de pico e 86% de share. Em 1991, durante sua reprise, no Vale a Pena Ver de Novo, registrou a maior média da história do vespertino. Sua média geral na reprise foi de 48 pontos. Espetacular para o horário da tarde. O último capítulo da reprise atingiu um dos maiores índices já vistos, com 59 pontos de média, 64 de pico e 75% de share.

A trama fez grande sucesso entre os jovens. Os filhos de Gaspar eram uma atração à parte, pois viviam todas as situações típicas da idade, em histórias que divertiam e emocionavam. Entre amores, dúvidas, medos e descobertas, eles lidavam com situações como a primeira menstruação, masturbação e gravidez na adolescência, tudo temperado com muito humor. Zezé Polessa e Drica Moraes foram as grandes revelações da novela, vivendo as engraçadas Naná e Cida. A novela contou com algumas participações especiais: Marília Pêra, como a mãe de Lucas, e Regina Duarte, Susana Vieira e Rita Lee, como mães de filhos do Gaspar. Top Model marcou a estréia de vários atores que fariam boas carreiras na TV: Zezé Polessa, Gabriela Duarte, Adriana Esteves, Drica Moraes, Marcelo Faria, Flávia Alessandra. A trilha sonora nacional marcou época com canções inesquecíveis, como À Francesa de Marina, Hey Jude de Kiko Zambianchi, e Oceano de Djavan. As cenas externas da casa de Gaspar, um dos principais cenários da novela, foram gravadas na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

ABERTURA DE "TOP MODEL"



VEJA COMO FOI A AUDIÊNCIA NA PRIMEIRA SEMANA DE "CAMINHO DAS ÍNDIAS"


Depois do sucesso de “América”, Glória Perez retorna ao horário nobre com “Caminho das Índias”. A autora tem uma capacidade de inovar nos seus trabalhos e já abordou temas como clonagem humana, imigração ilegal para os Estados Unidos, crianças desaparecidas e barriga de aluguel. Em “Caminho das Índias”, ela manterá a tradição. O eixo principal da trama envolve a paixão entre Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Marcio Garcia), inspirada na cultura indiana.

Os primeiros capítulos da nova novela das oito mantiveram os índices do horário. De acordo com os números preliminares do Ibope, a trama fechou em uma média de 36 pontos, superando a antecessora “A Favorita” e empatando com “Duas Caras”. Veja as médias da primeira semana das últimas produções:

Páginas da Vida – 46
Paraíso Tropical – 36
Duas Caras – 36
A Favorita – 33
Caminho das Índias – 36

É normal que todas as novelas de qualquer horário sofram queda de audiência na semana de estreia. Os números só podem ser avaliados a partir da terceira semana, onde se pode verificar a sua estabilidade.

HORÓSCOPO DO DIA



Domingo, 25 de Janeiro de 2009
Período tudo de bom para fazer bons contatos e aumentar a sua popularidade. Sua simpatia estará nas alturas. Cor: tons escuros.
Procure ajudar as pessoas. À noite, saia de casa e procure se divertir. Excelente astral nas paqueras e conquistas. Cor: verde.
Os astros deixam você mais realista, prática e, ao mesmo tempo, cautelosa. Com o garoto, você estará mais liberal. Cor: vinho.
Procure a companhia dos amigos e familiares para afastar a solidão. Na paquera, invista em novidades e surpresas. Cor: vermelho.
Excelente dia para cuidar do seu corpo e da saúde. Se depender da Lua, você não vai querer desgrudar do gato. Cor: marrom. Não fique trancada em casa: vá se divertir! A dois, estará mais dedicada e fará qualquer coisa para ajudar seu amor. Cor: branco.
No período da tarde, a Lua vai ingressar no seu paraíso astral, trazendo uma injeção de ânimo para a paixão. Cor: azul. A comunicação será seu maior trunfo: explore um bom papo para envolver o gato. A convivência em família será gostosa. Cor: pink.
Contatos com amigos, familiares e o cara de quem gosta serão favorecidos. Que tal reunir todo mundo numa festa? Cor: lilás. Entre em contato com quem gosta, mesmo que seja por e-mail ou telefone. Cresce o desejo de ficar junto do gato. Cor: creme.
Descanse um pouco a fim de recarregar suas energias. No amor, dará sinais de um maior distanciamento emocional. Cor: rosa. Suas amizades irão movimentar e agitar o dia. Na paixão, porém, a Lua pode reprimir seus desejos e suas emoções. Cor: azul.

DE OLHO NO BBB- EDIÇÃO DE DOMINGO

[DE+OLHO+NO+BBB9.jpg]

A sedução reina na pista

Ton e Josi protagonizam cenas quentes

Mesmo pagando a prenda dada pelo anjo, Josi e Ton não deixam a desejar no quesito sedução. Os dois não param de dançar um minuto. Os passos são cada vez mais sensuais.

Emanuel pega Priscila no colo

Clima de sedução continua entre os dois

BIG BROTHER BRASIL 9/Globo.comEmanuel pega Pri no colo

Emanuel pega Priscila no colo e a morena fica com as pernas entrelaçadas ao corpo do rapaz. O clima de sedução continua com uma troca de olhares. "Vai ficar nisso, vai ficar nisso? Então vou descer", pergunta a sul-mato-grossense. "Você está ansiosa demais", responde o catarinense. A morena desce do colo e sai de perto de Emanuel.

Newton e Josiane discutem

Gaúcho reclama que sister conversa com Ralf

O casal Newton e Josiane discute no quarto do lado B. Newton reclama que Josi estava conversando com Ralf. "Eu só fui falar para ele que às vezes não consigo te entender", explica a sister. O gaúcho reclama ainda que a cantora se distanciou dele na festa.

De volta à festa, o assunto continua. "Mas tu entende que não é o que eu gostaria? Isso é uma opção sua não fazer", diz Newton. "Você está certo", responde Josiane.

Ana Carolina pede desculpas à Francine por Prova do Anjo

Professora ouve justificativa, mas não responde nada

Ana Carolina chama Francine para conversar sobre a Prova do Anjo. "Queria ter uma chance para ganhar. Não é que eu não queria que tu ganhasse. Eu só queria ter mais chance para ganhar", diz a loira. "Tu é uma das gurias que eu mais me identifico. Desculpa se eu te magoei, não era a minha intenção. Só queria ganhar o anjo", continua.

"E você ganhou", diz Francine, saindo da sala.

Ana vai conversar com Naiá, que estava ao lado das duas no sofá: "é muito difícil as pessoas entenderem que eu estou em um jogo que tem R$ 1 milhão e todo mundo quer ganhar."

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger