Por Flávio Ricco
colaborou José Carlos Nery
Bronca antiga
O encontro dos autores de novelas com a Direção Geral de Entretenimento da Globo, mês passado, não serenou completamente os ânimos. Esses profissionais ainda reclamam da grande distância existente entre eles e a DGE. A maioria entende que falta alguém para fazer o chamado meio-de-campo, que possa levar mais depressa seus questionamentos ao diretor Manoel Martins.
Os autores, que são o princípio de tudo na Teledramaturgia, também não entendem por que os Diretores de Núcleo possuem tanto poder na emissora – são praticamente os “donos” das produções. Muitas vezes alteram descaradamente os roteiros, limitam ações e não dão satisfações para o autor.
Essa, aliás, é uma bronca antiga, e que já criou vários inimigos na casa. Um exemplo recente, a microssérie “Capitu”. O autor Euclydes Marinho não escondeu a sua revolta devido às alterações impostas pelo diretor Luiz Fernando Carvalho. Se tornaram, segundo se comenta nos bastidores da Globo, inimigos de infância. Esse é o quadro.
TV Tudo
Concorrência?
Enquanto Globo e Record se pegam na luta pelos melhores índices, seus autores continuam cada vez mais unidos. Tanto, que é normal um pedir para o outro escalar parentes, amigos e outros do gênero nos seus próximos trabalhos. Tudo com a maior naturalidade possível. Ninguém vai saber mesmo!
Com jeitinho
Essa troca de “favores” envolvendo profissionais de Globo e Record serve para maquiar um pouquinho o nepotismo que impera nos dois canais. Tem gente que, através do popular jeitinho, consegue empregar a família inteira.
Olho na data
De 26 a 29 deste mês, em Las Vegas, acontece a já tradicional NATP – National Association of Television Program Executives. São aguardados cerca de 400 expositores, das mais importantes redes de televisão do mundo. Os organizadores desta feira esperam receber quase 6 mil visitantes.
A novidade
Conforme antecipado, a Globo irá para a NATPE com duas equipes: uma comandada por Roberto Buzoni, encarregada de comprar formatos, e outra, liderada pela área internacional, que pela primeira vez negociará formatos produzidos pela emissora.
Londres 2.012
A Record coloca no ar hoje sua primeira chamada, visando à transmissão (exclusiva na TV aberta) dos próximos jogos olímpicos.
Adiado
Juca de Oliveira, que pretendia dar a largada neste mês, adiou para março o início de filmagens de “Qualquer Gato Vira-Lata...”.
Água de coco
Fernanda Paes Leme e Thiago Martins, Fernanda Vasconcelos e Camila Rodrigues curtem férias em Fortaleza.
Próxima das seis
Uma equipe da Globo desembarca no Mato Grosso, dia 5, para as primeiras gravações de “Paraíso”, a nova novela das seis.
Próxima das sete
| Entre outros, estão confirmados no elenco de “Caras & Bocas”, substituta de “Três Irmãs”, os atores Flavia Alessandra, Malvino Salvador, Ingrid Guimarães (foto) e Marcos Pasquim. |
Sem rótulo
Marcos Pasquim, confirmado na nova novela de Walcyr Carrasco, finalmente grava uma produção que não leva assinatura de Carlos Lombardi.
Bate–Rebate
...Dia 12, a Globo estréia a nova temporada de “Malhação”.
...O grupo NX Zero assina o tema de abertura da novela.
...Guga Coelho, também integrado a “Malhação”, vem aí com dois documentários, um deles sobre blocos de Carnaval.
...Alessandra Maestrini, a Bozena, continua no elenco do “Toma lá Dá cá”.
...É evidente que ela perdeu um pouco de espaço no humorístico. Puxaram o freio.
...Até porque, as estrelas da produção atendem por Miguel Falabella, Adriana Esteves e Diogo Vilela.
...Cláudia Abreu acha que as brasileiras precisam “querer mais” para se destacar no disputado cinema norte-americana.
...Por enquanto, faz bonito por lá a Alice Braga.
...Dos enlatados adquiridos recentemente pela Rede TV!, nenhum fez barulho.
...Em Salvador, os índices da “Escolinha” superam os da praça paulista, informa a Bandeirantes.
...A emissora continua em festa com o ibope do programa.
C’est fini
É isso: “A Favorita” entra nos seus últimos capítulos, na Globo, e com a vidinha facilitada pela concorrência. O destino de Flora (Patrícia Pillar), é o principal gancho do autor João Emanuel Carneiro. E por hoje chega. Tchau.
Divulgação Rede Record |
|
Novidades no Troca de Família
Com estréia programada para o dia 13 de janeiro, a terceira temporada do reality show “Troca de Família” já está com todos os episódios gravados e aposta em intercâmbios internacionais e famílias bem diferentes. Todas as gravações foram realizadas entre agosto e dezembro de 2008 e a apresentação continua com a atriz Ana Paula Tabalipa. O programa contará com episódios registrados em Portugal e Argentina. Em uma das trocas, quem vai mudar de casa serão os pais, e não as mães. Cada família receberá um prêmio de R$ 25 mil (ou o correspondente em moeda local), mas quem decide como o dinheiro será usado é a mãe substituta.
Divulgação |
|
Última Viagem
O canal AXN estréia no dia 25 de janeiro, às 19h, a última temporada do reality show “The Amazing Race”, vencedor de 11 Emmy Awards. A décima terceira temporada começa no Brasil, tendo Salvador como primeiro destino dos 11 times que irão disputar o prêmio de U$ 1 milhão. Na capital baiana, as equipes vão enfrentar provas no Pelourinho e conhecer um pouco da culinária em uma das lanchonetes mais tradicionais da cidade, o Rei do Pernil. As equipes que permanecerem na competição poderão saber um pouco mais do país, pois o segundo episódio terá as praias de Fortaleza como cenário para os desafios. Nesta temporada, os competidores também irão passar por Bolívia, Nova Zelândia, Camboja, Índia e Rússia. Nos Estados Unidos a estréia da última temporada do reality show foi assistida por mais de 10 milhões de telespectadores.
Kiko Cabral/Rede Globo |
|
Últimos Ajustes na Casa
Parte da equipe de produção do “Big Brother Brasil” trabalhará nesta quinta-feira nos preparativos para a estréia do reality show. Para este ano Boninho criou novidades no programa e promete realizar 4 eliminações já na primeira noite do BBB. A participação do público será ampliada e um grupo defende maior espaço do programa na grade do “Multishow”. Executivos da Globo ligados ao reality show comemoram o aumento no número de venda dos pacotes na TV aa cabo, o que demonstra curiosidade do público. O “Big Brother Brasil” é considerado um dos programas mais bem sucedidos da emissora, já que atrai audiência e tem faturamento elevado, apesar das inúmeras críticas ao formato.
Divulgação SBT |
|
Horário Nobre para RealitysSão grandes as chances de Silvio Santos determinar que os realitys shows “10 Anos Mais Jovem” e “Esquadrão da Moda” ocupem a faixa de horário que vem logo após a novela “Revelação”. Com o fim de “Pantanal”, toda a grade noturna será puxada em pelo menos meia hora. Assim, ficará viável uma linha de show a partir das 23 horas para concorrer com o mesmo gênero da Record. Alguns executivos do SBT acreditam que os realitys shows com edição dinâmica e abordagem moderna são ideais para os horários mais avançados. Silvio Santos desembarca no próximo fim de semana em São Paulo, após mais de 15 dias npos Estados Unidos.
FONTE: JOSÉ ARMANDO VANNUCCI
BAND QUE LORENA
Vida nova para Lorena Calábria em 2009. A apresentadora está se desligando do GNT e vem conversando com a Band. Ela está cotadíssima para co-apresentar, com Patrícia Maldonado e Daniel Bork, uma atração matinal ao vivo, das 8h às 11h30m. Ainda em fase de projeto, o diário está sendo chamada de “Programão” nos bastidores.
E mais
A grade da Band será reformulada a partir de fevereiro. Depois do “Programão”, entrará no ar um jornalístico com Silvia Poppovic. Tudo acontecerá num mesmo estúdio. Um apresentador “passará” o bastão do horário para o outro.
A MÃE DE GRAZI, Cleuza, Patrícia Poeta e a produtora Bia Ronái foram até o Sul para conhecer e gravar o quadro “Anjo da guarda”, do “Fantástico”, com a família da atriz. Estréia dia 4
No hospital
Um dos projetos que a produtora Cuatro Cabezas (a mesma do “CQC”) tem com a Band é uma espécie de reality ambientado num hospital. Chama-se “E-24” (de “emergência 24 horas”).
De Portugal
Chega ao Rio essa semana uma equipe da SIC para fazer a cobertura de “Caminho das Índias”. Sofia Cerveira e seu câmera vão aproveitar para gravar reportagens.
...e mais
Sofia Cerveira também vai entrevistar o elenco e mostrar a cidade cenográfica de “Três irmãs”. A novela estréia em Portugal em janeiro.
Tchau, Ladir
Miguel Falabella pensa em fazer a despedida de seu Ladir (Ítalo Rossi) de “Toma lá, dá cá” num episódio fúnebre-hilariante. A idéia é mostrar o velório dele, cheio de travestis e simpatizantes.
ANÁLISE: ESPECIAIS DE FIM DE ANO E A FAVORITAA Globo caprichou nos especiais de fim de ano. “O Natal do menino imperador” foi delicado, comovente e um dos melhores da safra. “Xuxa especial noviças” surpreendeu: um programa bem-acabado, com texto e direção impecáveis. Só o título merece ser questionado: por que não “Marília Pêra, Fafy Siqueira e Sylvia Massari especial noviças”? Teria sido mais justo.
Mudando de assunto. Uma atriz do elenco de “A favorita” me disse que é grande a diferença entre atuar numa novela realista, como as de Manoel Carlos, e fazer uma história de ação, como esta de João Emanuel Carneiro: “Num texto de Maneco, a personagem $vai a algum lugar aparece se arrumando, depois pegando o elevador etc. Em ‘A favorita’, nada disso importa. O que vale é a ação em si. O autor vai direto ao assunto”. Ela considera um exercício especial poder trabalhar com autores que pedem do ator esforços tão diversos.
Lembrei disso vendo a peruca loura de Manu (Emanuelle Araújo), numa cena recente. Nem no teatro infantil alguém usaria um “disfarce” daqueles. Justamente porque o folhetim não é realista — o autor gosta de frisar que se trata de uma fábula — havia um pouco de autodeboche naquela fantasia de Manu. E não só na dela. $desses, Silveirinha (Ary Fontoura) seguiu Lara (Mariana Ximenes) na rua vestindo uma camisa digna de turista americano, boa para qualquer desfile de carnaval na Rio Branco. Donatela (Claudia Raia) também já apareceu com uma peruca parecida com a de Manu. É a história que sustenta o suspense, assim como as atuações. O toque de humor dos figurinos, quando bem-dosado pela direção, colabora para tornar tudo um pouco mais tenso. A trilha sonora também é uma estrela em “A favorita”, marcando todas as seqüências de perigo e muitas vezes até “ajudando” os atores. E fim de papo.
PATRÍCIA KOGUT