quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Prévia de Viver a Vida dessa quinta, 31.
VIVER A VIDA - 19.7 com pico de 22.
BOMBA: Viver a Vida está abaixo dos 20 pontos!
REAL TIME às 21h51:
Alguns números do último dia do ano...
Panorama do último dia de 2009, por Pedro Reis.
Ranking aponta os telejornais de maior audiência no Rio
Saiu no Rio de Janeiro um ranking dos telejornais com maior audiência entre os meses de janeiro e outubro de 2009.
Em primeiro lugar, apareceu o "RJTV 2ª Edição", da Globo. O jornalístico atingiu neste período uma média de 30 pontos. Logo em seguida, apareceu a versão da hora do almoço do RJTV, com 14.
RJTV apresentou novidades para recuperar audiência na guerra com SBT e Record
Já o "SBT Rio" garantiu a terceira colocação neste ranking. De janeiro a outubro, o telejornal comandado por Luiz Bacci registrou uma média de 9 pontos.
Nas posições seguintes, apareceram o "Radar RJ", da Globo, e o "RJ Record", com 8; o "Bom Dia Rio", da Globo, com 7; o "RJ no Ar" e "A Record e Rio", da emissora de Edir Macedo, e o "Jornal do Rio", da Band, com 5 pontos; e o "RJ Notícias" e "RJ Acontece" com 1 ponto.
O "Balanço Geral", apresentado por Wagner Montes na Record, não está na lista pois ele é considerado programa e não telejornal.
Solange Couto grava primeiras cenas em sua nova emissora
A atriz Solange Couto deu início a suas primeiras gravações na Record, vinda da Globo. Sua última novela na emissora carioca foi “Três Irmãs”, em 2008.
Solange Couto e José Dumont enfrentam forte sol durante as gravações
Ela estará em “Ribeirão do Tempo”, trama de Marcílio Moraes que substituirá “Poder Paralelo” a partir de fevereiro na Record. Na cena, a atriz, que interpreta Sancha, atua ao lado de José Dumont, que vive seu marido Romeu.
As primeiras gravações com a participação de Solange foram realizadas em um cemitério debaixo de um forte sol.
Com informações do Jornal Extra.
"Viver a Vida": Alinne Moraes e Mateus Solano gravam cena na praia
Os atores Mateus Solano e Alinne Moraes gravaram na última quarta (30), a cena em que Miguel leva Luciana para ver o mar.
As gravações foram realizadas na Praia de São Conrado, que estava vazia devido ao mau tempo que atinge o Rio de Janeiro neste fim de ano. Com isso, o elenco e a produção ficaram mais a vontade para gravar as cenas.
Na trama, após passar a festa de réveillon na casa de seu pai, Marcos (José Mayer), Luciana pedirá a Miguel que a leve para a praia. Mesmo com a preocupação de Tereza, o rapaz levará a modelo. Quando chegar à praia, Luciana pedirá para que ele a leve até o mar, para que possa sentir a água salgada.
A cena está prevista para ser exibida na noite de amanhã (1).
Com informações do jornal Extra.
Daniele Suzuki é resgatada por Thiago Lacerda de enchente no Rio
O carro de Daniele Suzuki foi coberto por água na noite desta quarta-feira, 30, no Rio. Com a forte chuva que caía na cidade, a atriz se desesperou e teve que resgatada pela janela pelo colega Thiago Lacerda e por um produtor da novela, Bruno.
"Ontem fui levada pela enchente na saida do Projac. Meu carro ficou coberto de água. Em meio ao desespero fui resgatada pela janela. O Thiago Lacerda e o Bruno da produção me salvaram...chorei muito. Meu carro ficou lá...coberto de água. Deus me ajudou e tive um resgate rápido...foi horrivel", relatou no Twitter.
Atriz relata momentos de desespeto em seu Twitter
Prévias desta quarta
Prévia de A Fazenda (30/12): 8.0 pontos de média, com pico de 13.4, contra 7.0 do SBT. Participação de 13.8%.
Prévia de Viver a Vida (30/12): 28.8 pontos de média, com pico de 32.3. Participação de 49.6%.
Prévia de Caras e Bocas (30/12): 29.3 pontos de média, com pico de 32.2. Participação de 52.3%.
Prévia de Cama de Gato (30/12): 24.0 pontos de média, com pico de 26.4. Participação de 44.6%.
Prévia de Malhação (30/12): 19.0 pontos de média, com pico de 22.8. Participação de 37.4%.
Prévia de Alma Gêmea (30/12): 20.3 pontos de média, com pico de 22.5. Participação de 48.6%.
Jornal da Record: 7.1 contra 4.7 do SBT
Prévia de Bela, a Feia (30/12): 11.3 pontos de média, com pico de 12.8. Participação de 20.3%.
Prévia de Poder Paralelo (30/12): 12.6 pontos de média, com pico de 14.5. Participação de 24.0%. No Rio deu 17 de média com picos de 19, share de 31%
Retrospectiva 2009 consegue 42% de participação
O especial de fim de ano da Globo, Retrospectiva 2009, exibido nesta quarta-feira (30/12) entre 22h03 e 23h38 registrou 23 pontos de média para a Globo, ficando na liderança absoluta neste horário com 42% de participação. O especial comandado por Sérgio Chapelin recordou as principais notícias do Brasil e do mundo que ocorreram neste ano. Entre elas estavam a morte de Michael Jackson, o Rio de Janeiro sendo sede dos Jogos Olímpicos de 2016, a conquista do Emmy de Caminho das Índias, o apagão ocorrente no Brasil, as loucuras do clima e da Natureza, as eleições da América Latina, os Estados Unidos com o governo do presidente Obama, o Campeonato Brasileiro de 2009, a pandemia da gripe A H1N1 e muitos outros fatos marcantes no ano. No mesmo período, a Record marcou 12 pontos e o SBT, 5 pontos, ficando em terceiro lugar.
Fonte: TVAqui.com
Na mira da Déh Especial
Olá gatinhos e gatinhas que acessam o Revista Eletrônica no último dia do ano! Hoje a nossa coluna está especialíssima! Vamos relembrar as 10 notícias mais marcantes do ano no mundinho dos famosos!
A morte de um grande ídolo, o aparecimento de uma cantora escocesa, o namoro de um modelo brasileiro com uma das maiores divas do pop. Este é o mundo das celebridades em 2009. Confira aqui as notícias mais marcantes deste ano que se encerra!
1. Morre Michael Jackson
No dia 25 de junho de 2009, o mundo perdeu um de seus maiores - e mais polêmicos - artistas. Michael Joseph Jackson morreu aos 50 anos, em decorrência de overdose de medicamentos, caso que ainda está sendo julgado pelos tribunais norte-americanos. Mas fato é que, apesar de sua frágil saúde anunciada ao longo dos anos, poucos eram os fãs que poderiam prever este próximo passo em sua carreira. Ainda mais às vésperas de uma retomada que iria acontecer com a execução de uma série de apresentações em Londres, cujos ingressos já estavam, inclusive, vendidos.
2. Estreia Lua Nova
Fenômeno. Filas e mais filas de adolescentes embevecidas pelo charme e o poder de sedução característico dos vampiros migraram em direção às portas dos cinemas no dia 20 de novembro último. O motivo? O segundo filme da saga que havia se iniciado com Crepúsculo. no ano anterior, e que marcou a ascenção de um dos maiores astros masculinos do cinema atual - Robert Pattinson. O longa-metragem alcançou a marca de faturamento de 72.7 milhões de dólares só no primeiro dia, passando na frente do antigo recordista, Batman - O Cavaleiro das Trevas, com 67.2 milhões.
3. Mamãe Gisele Bündchen
Foram quase seis meses sem qualquer confirmação oficial. Mas a barriguinha começava a crescer, os compromissos profissionais tornavam-se mais raros. Gisele Bündchen estava grávida, de seu marido, o jogador de futebol Tom Brady. O segredo em torno do assunto não foi nenhuma surpresa. A modelo brasileira de fama internacional havia armado o mesmo suspense com seu casamento, em fevereiro. E depois, com uma segunda cerimônia, em abril. No dia 8 de dezembro, nasceu o novo membro da família Bundchen. Suspense novamente: o nome do pequeno não foi confirmado à imprensa, mas muitos garantem que seja Gabriel.
4. Madonna e Jesus Luz
No começo, ninguém acreditou muito. Madonna veio ao Brasil, se apresentou para milhares de pessoas, acabou fotografando um ensaio por aqui e agora estava mesmo namorando um dos modelos que conheceu nestas fotos? Parece roteiro de filme em Hollywood. Pois o casal do ano acabou não se revelando Pitt e Jolie ou Clooney e Elisabetta. Um ano depois, a diva do pop está firme com Jesus Luz, o modelo brasileiro.
5. Susan Boyle
De um dia para o outro, a revelação do mundo da música em 2009 se revelou uma dona de casa solitária do interior da Escócia. Em sua primeira apresentação na frente das câmeras do Britain's Got Talent, uma senhora de recém-completados 58 anos superava a timidez e o visual desgrenhado e soltava a voz para que o mundo a ouvisse. Sua performance de I Dreamed a Dream, transmitida pelo reality show no dia 11 de abril, foi vista por milhões de pessoas, e se tornou um dos vídeos virais mais bem-sucedidos do ano.
6. Caso Rihanna e Chris Brown
Chris Brown era uma das principais atrações do Grammy na noite do dia 8 de fevereiro deste ano. Mas não apareceu. O que aparentava ser um capricho de artista virou o caso policial do ano. O rapper estava na delegacia, após ter agredido sua namorada, Rihanna, e provocado fortes hematomas na moça. Desde então os dois se separaram, voltaram, deram entrevistas bombásticas um sobre o outro. Ah, é! E se revelaram o principal cruzamento entre página policial e coluna social de 2009.
7. Gugu deixa SBT
A dupla Augusto Liberato e Sílvio Santos, depois de mais de 20 anos marcando o horário nobre o SBT, já fazia parte daquele seleto grupo de entidades televisivas, que deve incluir mais meia dúzia de profissionais das telinhas. Mas em junho deste ano, Gugu assinou contrato com a Record, deixando as tradicionais tardes de domingo da emissora do patrão para assumir o mesmo lugar no canal de Edir Macedo.
8. Kanye West e Taylor Swift
Tudo parecia correr bem no Video Music Awards 2009 até que Kanye West não concordou com o resultado de uma das premiações. Ao invés de escolherem Beyoncè, a preferida do rapper, para a categoria de Melhor Videoclipe Feminino, os jurados optaram por Taylor Swift. No meio do discurso da cantora country, Kanye subiu ao palco e professou o discurso repetido inúmeras vezes na mídia: Hey, Taylor, eu estou muito feliz por você, e já vou te deixar terminar. Mas a Beyoncè fez um dos melhores clipes de todos os tempos!
9. A Fazenda
Depois de empreender a viagem de Karina Bacchi e Ticiane Pinheiro pelo mundo rural, a Record teve uma idéia que mexeu com o mundo do entretenimento brasileiro em 2009. A Fazenda seria uma mistura entre o Mudando de Vida, o Big Brother Brasil e o Casa dos Artistas, colocando famosos morando juntos, mas no campo, executando tarefas rurais. Daí saíram assuntos comentados exaustivamente, como as loucuras de Théo Becker, o favoritismo de Dado Dolabella, a apresentação de Britto Jr., a infância de Carlinhos. Audiência que rendeu uma segunda edição para o programa, no ar atualmente.
10. Baby Sangalo
Marcelo Sangalo Cady. É o nome do novo folião baiano, que já deve engatinhar atrás do trio elétrico nos próximos carnavais. Em 2009, Ivete Sangalo conseguiu o que queria há tempos. Engravidar, aos 36 anos, de seu primeiro filho. Ao lado do namorado, o estudante de nutrição Daniel Cady, a cantora deu à luz ao pequeno libriano em Salvador, no dia 2 de outubro.
Retrospectiva 2009- Dança dos microfones na televisão brasileira
Junho foi um mês e tanto para a televisão brasileira. O mês dos namorados coincidiu com o final feliz de muitos flertes, a começar pela contratação de Gugu Liberato pela Rede Record. Assim como ele, Eliana, Roberto Justus, Marcos Mion e João Gordo também mudaram de casa.
Depois de 35 anos de SBT
A negociação foi longa. Em janeiro deste ano, Gugu Liberato iniciou uma série de conversas com a Rede Record. Insatisfeito com o SBT – ele estava na casa há 35 anos -, o apresentador bateu o martelo com a emissora de Edir Macedo em 25 de junho, quando assinou um contrato milionário de oito anos com a Rede Record.
O salário de Gugu saltou de R$ 2 milhões para R$ 3 milhões mensais, mais as participações em merchandising.
A Record tentou tirar Gugu Liberato do SBT por diversas vezes, desde meados de 2002, mas só conseguiu fechar a histórica contratação sete anos depois.
Nada mais que “Justus”
Já sabendo que perderia Gugu para seu concorrente, o SBT se adiantou e contratou Roberto Justus em 20 de junho. O então apresentador de “O Aprendiz” assinou com a emissora de Silvio Santos por quatro anos, com salário de R$ 500 mil mensal.
Justus ganhou um programa semanal no horário nobre, o “Um Contra Cem”, e deve apresentar mais uma atração em 2010.
O retorno de Eliana
Dois dias depois de contratar Roberto Justus, o SBT anunciou o retorno de Eliana à emissora. Sucesso de audiência na Rede Record com o “Tudo é Possível”, a apresentadora ganhou no SBT uma atração dominical que leva seu nome. O salário dela é especulado em R$ 600 mil mensais.
Eliana começou no SBT na década de 90 e passou sete anos comandando programas infantis. Em 1998 mudou de endereço e assinou com a Rede Record. Lá, conquistou as famílias brasileiras.
Legendários
Marcos Mion se despede da MTV em 2009 e estreará na Rede Record em meados de 2010. Em agosto, ele assinou com a emissora de Edir Macedo para apresentar uma atração voltada para o público jovem.
Com esse novo contrato, Marcos Mion volta a Record após três anos. Em 2006 ele havia atuado em “Bicho do Mato”, na pele do vilão Emílio.
Nesta nova fase, Marcos Mion comandará “Legendários”, atração que também terá João Gordo – sim, ele mesmo -, como apresentador. A contratação de Gordo por três anos foi confirmada no início de dezembro.
Confira 20 lançamentos do cinema que você não pode perder em 2010
Em 2009, Hollywood teve grandes lançamentos, como "Lua Nova", "Harry Potter e o enigma do príncipe" e "Avatar", e também viu surgirem surpresas, como "Se beber não case" e "500 dias com ela". Mas 2010 promete não ficar para trás, com um calendário de lançamentos aguardados a caminho, tais como "Homem de Ferro 2", "Alice no país das maravilhas", de Tim Burton, e "Shrek para sempre", o quarto filme da série.
O cinema nacional também prepara um ano cheio de novidades, que já será aberto por "Lula, o filho do Brasil", com estreia na sexta-feira (1), e ainda terá a sequência de "Tropa de elite" e a adaptação do livro de Bruna Surfistinha, protagonizada por Deborah Secco.
O G1 preparou a lista abaixo com 20 filmes que você não pode perder em 2010, organizados por data de estreia. Eleja os seus favoritos e programe-se. Lembrando que as datas previstas podem ser alteradas pelas distribuidoras.
1º de janeiro
'Lula, o filho do Brasil', de Fabio Barreto (veja o trailer)
O diretor de "O quatrilho" conta a história da infância e da juventude do presidente Lula, em uma produção com orçamento de cerca de R$ 12 milhões. Glória Pires está no elenco, no papel da mãe do protagonista.
8 de janeiro
'Sherlock Holmes', de Guy Ritchie (veja o trailer)
Robert Downey Jr. encarna o famoso detetive numa adaptação moderninha da obra de Conan Doyle. Jude Law e Rachel Adams também integram o elenco.
15 de janeiro
'Onde vivem os monstros', de Spike Jonze
O cineasta indicado ao Oscar por "Quero ser John Malkovich" faz uma ousada adaptação do clássico da literatura infantil de Maurice Sendak, que encanta gerações de crianças há cerca de quatro décadas.
22 de janeiro
'Amor sem escalas', de Jason Reitman
Estrelada por George Clooney, a comédia já inicia o ano como uma das mais esperadas, já que é líder em indicações ao Globo de Ouro, participando da disputa em seis categorias. O diretor é o mesmo de "Juno", de 2007.
'Nine', de Rob Marshall (veja o trailer)
O musical, que concorre ao Globo de Ouro em cinco categorias, reúne um elenco de beldades, com Nicole Kidman, Penelope Cruz, Kate Hudson e Marion Cotillard, sob o comando do diretor do premiado "Chicago".
29 de janeiro
'Invictus', de Clint Eastwood
Morgan Freeman encarna o líder sul-africano Nelson Mandela nesse drama baseado em fatos reais. Matt Damon também está no elenco.
5 de fevereiro
'Um olhar do paraíso', de Peter Jackson
O cineasta da série "O senhor dos anéis" retorna às telas com uma fantasia sobre uma menina que tenta se comunicar com a família depois que é brutalmente assassinada. Com Mark Wahlberg, Rachel Weisz e Susan Sarandon.
12 de fevereiro
'O lobisomem', de Joe Johnston (veja o trailer)
O terror de época traz Benicio Del Toro como um homem que se transforma em monstro depois que é atacado por lobos. A superprodução traz efeitos especiais prometem impressionar e, de quebra, a atuação do veterano Anthony Hopkins.
19 de fevereiro
'Um homem sério', de Joel e Ethan Coen
Vencedores do Oscar por "Onde os fracos não têm vez", os irmãos Coen retornam com essa comédia de humor negro ambientada nos anos 1960.
5 de março
'Ilha do medo', de Martin Scorsese (veja o trailer)
Depois do premiado "Os infiltrados", Leonardo DiCaprio volta a trabalhar com o diretor veterano nesse filme policial. Mark Ruffalo e Ben Kingsley também integram o elenco.
2 de abril
'Alice no país das maravilhas', de Tim Burton (veja o trailer)
Com projeção em 3D, a superprodução faz uma adaptação pop do clássico de Lewis Carroll, misturando atores com animação. Com Johnny Depp e Anne Hathaway.
30 de abril
'Homem de Ferro 2', de Jon Favreau
Robert Downey Jr. interpreta novamente o herói Tony Stark nessa sequência da aventura, que traz como novidade Scarlet Johansson no papel da Viúva Negra.
14 de maio
'Robin Hood', de Ridley Scott
Russell Crowe volta a trabalhar em parceria com o diretor de "O gladiador" nessa refilmagem. Cate Blanchett também está no elenco.
28 de maio
'Sex and the city 2', de Michael Patrick King
A versão cinematográfica da série ganha uma continuação. A trama, com Sarah Jessica Parker e companhia, ainda é guardada em segredo.
18 de junho
'Bruna Surfistinha - O doce veneno do escorpião', de Marcus Baldini
Deborah Secco protagoniza a história da menina de classe média que virou garota de programa, transformada em livro de sucesso.
25 de junho
'Toy Story 3', de Lee Unkrich
O estúdio Pixar retorna às suas origens ao dar sequência à série que revolucionou a história da animação e dá um passo à frente ao investir na projeção 3D.
30 de junho
'Eclipse', David Slade
Na terceira parte da saga "Crepúsculo", lobisomens e vampiros devem trabalhar juntos para expulsar um grupo de vampiros maus das redondezas. Robert Pattinson e Kirsten Stewart repetem seus papéis no romance.
9 de julho
'Shrek para sempre', de Mike Mitchell
O ogro mais famoso do cinema ganha um quarto longa-metragem, em que Shrek se vê nostálgico, com saudades dos tempos em que tinha uma vida mais simples.
13 de agosto
'Tropa de elite 2', de José Padilha
O fenômeno do cinema nacional ganha continuação, com Wagner Moura de volta ao papel de Capitão Nascimento. A trama começa 15 anos depois do final do primeiro filme e mostra o crescimento do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio (Bope) e a formação das milícias na cidade.
20 de agosto
'Os mercenários', de Sylvester Stallone
Com cenas rodadas em diversas partes do Rio, o longa-metragem de ação traz Stallone como protagonista e a atriz Giselle Itié no elenco.
Feliz Ano Novo!
2010 está chegando e nós do Revista Eletrônica desejamos a você um ano cheio de paz, saúde e realizações!
Coluna "Outro Canal"
João Miguel Jr./TV Globo
MINISSÉRIE MOSTRA PARTO DE DALVA
No 1º capítulo da nova minissérie da Globo, Dalva de Oliveira (Adriana Esteves) dá à luz Pery, no cortiço onde morava; o nome foi escolhido numa votação de rádio; no ar na segunda
Para exportação, Globo faz novela das sete virar série
A medida é inédita: pela primeira vez uma novela da Globo será transformada em série e oferecida ao mercado externo.
O projeto piloto será feito com "A Lua Me Disse" (2005), escrita por Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa.
O título foi escolhido porque tem linguagem ágil e vários enredos paralelos, que podem ser suprimidos, permitindo a redução dos 143 capítulos originais. O número final de capítulos do formato destinado ao mercado externo ainda está sendo definido pela emissora.
Além de "A Lua Me Disse", "Som & Fúria" também terá uma versão para exportação. No original, a minissérie -exibida em julho passado-teve 12 capítulos. Cortada, terá apenas dois, de uma hora cada um.
Os dois produtos integram o pacote que a Globo levará à Natpe, feira de TV em Las Vegas, no final de janeiro. Além deles, das novelas e dos formatos de "Profissão Repórter" e "Retrato Falado", a emissora aposta nas vendas internacionais do "Globo Doc" -uma linha de documentários feita exclusivamente para exportação.
São sete títulos, inéditos no Brasil, das categorias Vida Selvagem, Cultura, Ciência e Tecnologia e Personalidades. Vão da vida e obra do arquiteto Oscar Niemeyer e do cientista Miguel Nicolelis a festas nacionais, com o Carnaval e São João. Record e SBT também vão à Natpe, mas o cardápio das emissoras não está decidido.
ONIPRESENTES
Quem decidir sintonizar na TV aberta hoje à noite tem enormes chances de dar de cara com a dupla Victor & Leo. Os sertanejos estarão no "Show da Virada" (Globo), no "Show Pós-Virada" (SBT) e no "Réveillon da RedeTV!". Tudo gravado.
SEM BOICOTE
Os também sertanejos Zezé di Camargo & Luciano-que não autorizaram a Record a usar sua apresentação no "Ressoar"-estarão domingo no "Tudo É Possível". Vão reproduzir, ao vivo, uma cena inspirada no filme" 2 Filhos de Francisco". Sem boicote.
PORTIOLLI EM ALTA
Desde a estréia de Celso Portiolli no comando do "Domingo Legal", em 30 de agosto, a audiência do programa cresceu 26%, e o faturamento, 5%.
ANO ELEITORAL
Vai mudar o personagem de Chico Anysio no "Zorra Total". Em 2010, ele deixará de aparecer como Alberto Roberto e vai incorporar o corrupto deputado Justo Veríssimo.
HUMOR NEGRO
Um dos ingredientes cômicos da trama de Marcílio Moraes, que estréia na Record em 23 de fevereiro, será a praça do Enforcado, um ponto turístico de "Ribeirão do Tempo". A praça faz referência a um imaginário cobrador de impostos assassinado pelo povo enfurecido.
com CLARICE CARDOSO
Retrospectiva da TV 2009
Convidamos você a viajar por 2009, o ano das grandes mudanças na televisão brasileira, parcerias que acabaram, contratações bombásticas e uma agitação que há muitos anos não se via.
Janeiro
5 de janeiro- A Rede Globo estreia a minissérie Maysa- quando fala o coração. Escrita por Manoel Carlos e estrelada por Larissa Maciel a minissérie contou a história de uma das mais brilhantes cantores do Brasil. Foi um grande sucesso de público e de crítica.
No mesmo dia, a Rede Record estreava a série policial A Lei e o Crime. Escrita por Marcílio Moraes e inspirada na novela Vidas Opostas a série foi um grande sucesso e pode gerar um filme em 2010.
13 de janeiro- Estreia a nona edição do reality-show Big Brother Brasil, na Globo. Esta edição trouxe muitas surpresas e chegou ao fim no dia 7 de abril. Max levou o prêmio de 1 milhão de reais.
Chega ao fim a reprise da novela Pantanal, no SBT. A novela conquistou ótimos índices de audiência e reergueu a audiência do horário nobre da emissora.
16 de janeiro- É exibido o último capítulo da novela A Favorita, um grande sucesso de João Emanuel Carneiro. A novela consagrou a atriz Patrícia Pillar que interpretou a vilã Flora.
19 de janeiro- Estreia a novela Caminho das Índias. Escrita por Glória Perez a trama mostrou os costumes e tradições da Índia.
Fevereiro
28 de fevereiro- Após 4 anos no comando do Casos de Família, Regina Volpato afirmou que não renovaria o contrato por motivos pessoais, e assumiria o programa até o final de seu contrato com a emissora, que venceu no dia 28 de Fevereiro de 2009.A partir da decisão de Regina Volpato de deixar o programa, o SBT foi em busca de uma nova apresentadora para o programa e fez uma série de pilotos com as apresentadoras Claudete Troiano, Márcia Dutra, Olga Bongiovanni, Christina Rocha e outros apresentadores. Christina Rocha acabou sendo escolhida pela emissora e pelos donos do formato e assumiu a apresentação. Durante a gravação dos pilotos, programa entrou em um período de férias e deixou de ser exibido durante os meses de Março e Abril de 2009.
Março
16 de março- Estreia Paraíso. A novela das seis estreou com a difícil missão de levantar a audiência depois do fracasso de Negócio da China. A missão foi cumprida e a novela foi um grande sucesso.
23 de Março- O programa "Olha Você" sofreu uma reformulação, a apresentadora Claudete Troiano e Alexandre Bacci davam lugar a Izabella Camargo,Guilherme Arruda,Ellen Jabour,Roberta Peporine e Eloy Nunes.Uma semana depois foi retirado do ar dando lugar aos programas "Nada Além da Verdade" e "Ô Coitado".
24 de Março- Estreava na Rede Record a ultima novela de Tiago Santiago, com o titulo de "Promessas de Amor". Era a terceira fase da trilogia iniciada em 2007. Porém, desta vez não houve sucesso e a novela amargou baixa audiência.
Abril
13 de abril- Estreia a novela Caras & Bocas que se tornou o maior sucesso do ano de 2009. Escrita por Walcyr Carrasco a trama conseguiu reerguer o horário das sete.
No mesmo dia estreia a programação 2009 da Globo.
14 de abril- Na Record, estreava Poder Paralelo. De autoria de Lauro César Muniz a trama fala da máfia italiana. A novela foi censurada pela direção da emissora que cortou cenas de sexo isso gerou muita polêmica entre os atores.
Maio
4 de maio- O SBT estreia uma nova programação. Com a volta do Casos de Família, agora comandado por Cristina Rocha, Programa do Ratinho, a estreia do Show da Gente com Netinho e também de novas séries.
31 de Maio- Estreou o reality-show “A Fazenda” sob o comando de Brito Júnior, o programa que começou mal, acabou atendendo as expectativas de emissora, teve Dado Dolabella como vencedor.
Junho
16 de junho- Estreia a novela Vende-se um véu de noiva, no SBT. A trama, baseada na obra de Janete Clair, manteve os baixos índices de Revelação, cerca de 5 pontos.
19 de Junho- O empresário e apresentador Roberto Justus troca a Rede Record pelo SBT para comandar o programa "1 contra 100". No dia 22 de Junho foi a vez de Eliana trocar de emissora, a apresentadora deixa a Rede Record para comandar os domingos da emissora.
Esse era apenas o começo da guerra entre Record e SBT...
O dia 25 de Junho sem duvidas será guardado na memória como a grande surpresa do ano, o apresentador Gugu Liberato deixa o SBT e assina com a Rede Record para dar início ao "Programa do Gugu" aos domingos as 20h00.
Julho
7 de julho- Estreia a minissérie Som & Fúria. Apesar de aplaudida pela crítica amargou baixos índices de audiência.
12 de julho- Celso Portiolli passa a apresentar o Domingo Legal. E Ana Hickman passa a comandar o Tudo é Possível.
10 de Julho- O autor responsável pelos maiores sucessos de audiência da Rede Record troca de emissora. Tiago Santiago chega ao SBT com 4 anos de contrato e com estréia prevista para março com a adaptação de “Uma Rosa com Amor” de Vicente Sesso.
Semanas depois outras saídas também foram confirmadas como a troca de emissora do jornalista Roberto Cabrini, o biólogo Richard Rasmussen, e vários diretores de alto escalão da emissora de Edir Macedo.
Agosto
4 de agosto- Estreia a novela Bela, a feia. É a primeira adaptação após a parceria da Record com a Rede Televisa. Tem como protagonista Gisele Itiê. A trama vem amargando baixos índices de audiência a explicação é que a história já está saturada no Brasil.
30 de Agosto- Estrearam em horários diferentes no SBT e Record, respectivamente, Eliana e Gugu Liberato, ambos foram bem e garantiram seus maiores índices de audiência.
Setembro
12 de setembro- Vai ao ar o último capítulo de Caminho das Índias.
14 de setembro- Estreia Viver a Vida. A trama de Manoel Carlos estreou bem, com 43 pontos de audiência, porém, não conseguiu manter os índices.
No mesmo dia o SBT mudou sua grade de programação. Na faixa das 21 hrs. Estrou a série O Mistério da Ilha, depois estrearia Sobrenatural. Já o jornal SBT Brasil foi para o horário das 19:30 hrs.
16 de Setembro- No SBT, estreou o Programa "1 Contra 100" de Roberto Justus, o programa até o prezado momento não atingiu o que se era esperado pela emissora em Ibope, apenas em faturamento.
Outubro
5 de outubro- Estreia a novela Cama de Gato. As autoras Duca Rachid e Telma Guedes surpreenderam a todos com uma trama ágil e eletrizante.
Novembro
9 de novembro- Estreia “Malhação ID”.
23 de Novembro- A Rede Globo ganhava pela primeira vez o Emmy Internacional de melhor novela em Nova York. A Premiação veio com a novela "Caminhos das Índias" de Glória Perez.
Dezembro
2 de Dezembro- o Brasil perde sua voz, morre Luis Lombardi Neto o locutor oficial de Silvio Santos nos últimos 40 anos.
O Domingo 6 de Dezembro de 2009 certamente entrou para a História com a primeira vitória de Silvio Santos sobre seu antes substituto Gugu Liberato, Silvio venceu por 11 x 10 e houve muita comemoração na emissora e uma grande irritação por parte do diretor de Gugu, o diretor Homero Sales.
8 de dezembro- Estreia na Globo a minissérie Cinquentinha, de Aguinaldo Silva.
Troféu Os Melhores de 2009
Vamos conhecer os vencedores da 2ª edição do Troféu Os Melhores do Ano. Em 2009 foram 20 categorias. Conheça agora os vencedores!
Destaque de 2009
Isabelle Drumond, pela Bianca de Caras & Bocas. 114 (64%)
Glória Perez, pela autoria da trama Caminho das Índias. 35 (19%)
Record, pelo reality A Fazenda 29 (16%)
Revelação de 2009
Mateus Solano (Viver a Vida) 74 (51%)
Larissa Maciel (Maysa - Quando fala o coração) 52 (35%)
Adriana Birolli (Viver a Vida) 19 (13%)
Melhor cena de 2009
Acidente de Luciana (Viver a Vida) 70 (42%)
Macaca Kate (Xico) demonstra emoção por Marcos Pasquim (Caras & Bocas) 68 (41%)
Acidente de Palermo (Poder Paralelo) 27 (16%)
Melhor apresentadora de 2009
Fernanda Lima, da Globo. 61 (38%)
Eliana, do SBT. 49 (31%)
Angélica, da Globo. 48 (30%)
Melhor apresentador de 2009
Luciano Huck, da Globo 93 (55%)
Sílvio Santos, do SBT 46 (27%)
Gugu, da Record 28 (16%)
Melhor programa de 2009
Caldeirão do Huck, da Globo 94 (59%)
Programa Sílvio Santos, do SBT 37 (23%)
Programa do Gugu, da Record 28 (17%)
Melhor tema de novela
Você não vale nada, mas eu gosto de você (Calcinha Preta) 85 (53%)
Deus e eu no sertão (Victor e Léo) 41 (25%)
Shimbalaiê (Maria Gadú) 32 (20%)
Melhor revista eletrônica de 2009
Fantástico, da Globo 88 (58%)
Hoje em Dia, da Record 36 (23%)
Domingo Espetacular, da Record 27 (17%)
Melhor comediante de 2009
Katiuscia Canoro, da Globo 66 (45%)
Leandro Hassum, da Globo 41 (28%)
Danilo Gentil, da Band 37 (25%)
Melhor minissérie de 2009
Maysa - Quando fala o Coração, da Globo 67 (41%)
Cinquentinha, da Globo 54 (33%)
A Lei e o Crime, da Record 39 (24%)
Melhor reality show de 2009
Big Brother Brasil 9, da Globo 99 (64%)
A Fazenda, da Record 45 (29%)
A Fazenda 2, da Record 9 (5%)
Melhor humorístico de 2009
A Grande Família, da Globo 59 (39%)
Pânico na TV!, da Rede TV 51 (33%)
CQC, da Band 41 (27%)
Melhor atriz coadjuvante de 2009
Dira Paes, de Caminho das Índias 82 (57%)
Bárbara Paz, de Viver a Vida 55 (38%)
Natália do Valle, de Viver a Vida 6 (4%)
Melhor ator coadjuvante de 2009
Bruno Gagliasso, de Caminho das Índias 109 (74%)
Petrônio Gontijo, de Poder Paralelo 21 (14%)
Elias Gleizer, de Caminho das Índias 17 (11%)
Melhor par romântico de 2009
Dafne e Gabriel, de Caras & Bocas 76 (53%)
Maria Rita e Zeca, de Paraíso 49 (34%)
Rose e Gustavo, de Cama de Gato 18 (12%)
Melhor telejornal de 2009
Jornal Nacional, da Globo 89 (70%)
Jornal da Globo, da Globo 23 (18%)
Jornal da Band, da Band 14 (11%)
Melhor abertura de novela de 2009
Caminho das Índias 78 (55%)
Caras & Bocas 39 (27%)
Cama de Gato 24 (17%)
Melhor novela de 2009
Caras & Bocas, de Walcyr Carrasco 76 (47%)
Caminho das Índias, de Glória Perez 58 (36%)
Poder Paralelo, de Lauro César Muniz 25 (15%)
Melhor atriz de 2009
Alinne Moraes, de Viver a Vida 63 (43%)
Flávia Alessandra, de Caras & Bocas 44 (30%)
Letícia Sabatella, de Caminho das Índias 37 (25%)
Melhor ator de 2009
Rodrigo Lombardi, de Caminho das Índias 71 (48%)
Tony Ramos, de Caminho das Índias 50 (34%)
Marcelo Serrado, de Poder Paralelo 26 (17%)
Coluna Canal 1, por Flávio Ricco
O 2010 que amanhã começa indica que a televisão terá -muito provavelmente- a sua temporada mais movimentada dos últimos tempos.
Ano atípico, com Copa do Mundo e eleições.
Se num evento apenas duas grandes redes estarão diretamente envolvidas, no outro todas terão a necessidade e obrigação de participar, através dos seus noticiários, promoções de debates, reportagens e programas especiais. Não tem como escapar.
As perspectivas são as mais interessantes, embora desde já nada indique qualquer alteração no "topo da tabela".
A liderança da Globo não deve em nenhum momento ser incomodada. Ao contrário. Durante todo este 2009, que agora termina, a sua direção soube ser sensível e competente no ataque aos problemas existentes.
Basta verificar a recuperação das novelas, especialmente nos horários das 18h e 19h, além dos bons resultados alcançados pelo jornalismo, compreendendo o esporte, e a linha de shows. O "Fantástico", rigorosamente, é o único que vira a temporada ainda como pedra de tropeço. Precisa melhorar.
SBT, Record e Bandeirantes, não necessariamente nesta ordem, prometem uma briga das mais interessantes pelo segundo e terceiro lugares. É o que desde já se verifica, como movimentação de bastidores, para que cada uma ocupe lugar de maior destaque ao longo da nova temporada.
Impossível apontar algum favoritismo.
Para a televisão este 2010 é um ano que promete.
Bem cotado
Entre as novidades que a Globo pode apresentar neste novo ano está o seriado "A Vida Alheia", escrito por Miguel Falabella.
Cláudia Jimenez, se o projeto receber a necessária aprovação, será a editora de uma revista de fofocas.
De qualquer jeito
A Bandeirantes anunciou na sua convenção da Bahia, mas depois fez silêncio sobre uma nova temporada do "Zero Bala".
De uma forma ou de outra, neste programa ou em outro, está certo e confirmado que Daniella Cicarelli será aproveitada de alguma maneira.
Volta ao passado
Os autores da Globo, nos últimos tempos, passaram a ter a última palavra em tudo nas produções das suas novelas.
Decidem sobre elenco, locações e, em alguns casos, até mesmo as músicas que compõem as trilhas sonoras.
Mas nem sempre foi assim. Os trabalhos eram mais divididos com os diretores, principalmente os diretores de núcleo.
Esta, segundo se informa, é uma fórmula que aos poucos será retomada, e se possível, com a mesma harmonia e elegância do passado.
Sacrifício
A atriz Fernanda Vasconcellos fechou literalmente a boca nos últimos tempos.
Às vésperas de estrear em "Tempos Modernos", substituta de "Caras & Bocas" na Globo, faixa das 19 horas, ela perdeu exatos 10 kg.
E tudo a custa de muita ginástica e um regime bem orientado.
Não estranhe
Pleno verão, temperaturas batendo ou ultrapassando a casa dos 30 graus no horário e a Luciana Gimenez invariavelmente tem aparecido com um manto nas costas no "Superpop" da Rede TV!.
Há uma explicação lógica: antes de viajar, ela deixou todos os seus programas prontos e gravados com o ar condicionado do estúdio batendo na casa dos 16 graus.
Como não houve jeito de aumentar -parece que a maquininha emperrou- foi assim mesmo.
Não deixou de ser um preparativo para o friozinho que a apresentadora agora está enfrentando nas suas férias em Nova York.
Na paz
Hiran Silveira, número 1 da teledramaturgia da Record, esclarece que as relações com a parceira Televisa são, e sempre foram, as mais cordiais possíveis.
Segundo ele, como toda e qualquer relação entre duas empresas, às vezes, existem posições diferentes e até conflitantes, mas sempre discutidas e esclarecidas no seu devido tempo.
Ordem das coisas
A Bandeirantes informa que só irá exibir dois trabalhos da HBO neste começo de ano.
O primeiro deles, a série "Tsunami", entre os dias 4 e 5 de janeiro.
A outra, "A Paixão de Cristo", na Semana Santa. Nada além disso.
Faz parte
Carolina Dieckmann trocou a cor do cabelo. Está mais escuro e com um penteado diferente. Não por acaso.
Toda essa mudança faz parte ou já é uma composição da sua personagem em "Passione", do Silvio de Abreu, novela que vai substituir "Viver a Vida" na Globo.
São Silvestre
Hoje, Globo e Gazeta, cada uma com as suas próprias equipes, transmitem logo mais, a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, diretamente das ruas de São Paulo.
Uma tradição.
C´est fini
No instante em que completamos os trabalhos de 2009, um agradecimento especial a todos que nos acompanharam ao longo deste ano.
Hora de trocar o calendário e pensar positivo para um 2010 muito feliz. A todos. Obrigado por tudo.
Cinquentinha vira sucesso em repercussão
A minissérie Cinquentinha, apresentada neste mês de dezembro de 2009, na TV Globo, virou um verdadeiro sucesso em se tratando de repercussão, tanto que o cabelo frisado de Marília Gabriela é um dos mais procurados até hoje, mesmo com o fim da trama de Aguinaldo Silva. Segundo o colunista Flávio Ricco, a emissora carioca deseja uma segunda temporada do projeto para abril de 2010, ao estrear a sua nova programação. O elenco continuará o mesmo: Susana Vieira, Betty Lago, Marília Gabriela e Maria Padilha como as protagonistas.