quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Retrospectiva da TV 2009

[Retrô+2009.png]
Convidamos você a viajar por 2009, o ano das grandes mudanças na televisão brasileira, parcerias que acabaram, contratações bombásticas e uma agitação que há muitos anos não se via.

Janeiro

5 de janeiro- A Rede Globo estreia a minissérie Maysa- quando fala o coração. Escrita por Manoel Carlos e estrelada por Larissa Maciel a minissérie contou a história de uma das mais brilhantes cantores do Brasil. Foi um grande sucesso de público e de crítica.

No mesmo dia, a Rede Record estreava a série policial A Lei e o Crime. Escrita por Marcílio Moraes e inspirada na novela Vidas Opostas a série foi um grande sucesso e pode gerar um filme em 2010.

13 de janeiro- Estreia a nona edição do reality-show Big Brother Brasil, na Globo. Esta edição trouxe muitas surpresas e chegou ao fim no dia 7 de abril. Max levou o prêmio de 1 milhão de reais.

Chega ao fim a reprise da novela Pantanal, no SBT. A novela conquistou ótimos índices de audiência e reergueu a audiência do horário nobre da emissora.

16 de janeiro- É exibido o último capítulo da novela A Favorita, um grande sucesso de João Emanuel Carneiro. A novela consagrou a atriz Patrícia Pillar que interpretou a vilã Flora.

19 de janeiro- Estreia a novela Caminho das Índias. Escrita por Glória Perez a trama mostrou os costumes e tradições da Índia.

Fevereiro

28 de fevereiro- Após 4 anos no comando do Casos de Família, Regina Volpato afirmou que não renovaria o contrato por motivos pessoais, e assumiria o programa até o final de seu contrato com a emissora, que venceu no dia 28 de Fevereiro de 2009.A partir da decisão de Regina Volpato de deixar o programa, o SBT foi em busca de uma nova apresentadora para o programa e fez uma série de pilotos com as apresentadoras Claudete Troiano, Márcia Dutra, Olga Bongiovanni, Christina Rocha e outros apresentadores. Christina Rocha acabou sendo escolhida pela emissora e pelos donos do formato e assumiu a apresentação. Durante a gravação dos pilotos, programa entrou em um período de férias e deixou de ser exibido durante os meses de Março e Abril de 2009.

Março

16 de março- Estreia Paraíso. A novela das seis estreou com a difícil missão de levantar a audiência depois do fracasso de Negócio da China. A missão foi cumprida e a novela foi um grande sucesso.

23 de Março- O programa "Olha Você" sofreu uma reformulação, a apresentadora Claudete Troiano e Alexandre Bacci davam lugar a Izabella Camargo,Guilherme Arruda,Ellen Jabour,Roberta Peporine e Eloy Nunes.Uma semana depois foi retirado do ar dando lugar aos programas "Nada Além da Verdade" e "Ô Coitado".

24 de Março- Estreava na Rede Record a ultima novela de Tiago Santiago, com o titulo de "Promessas de Amor". Era a terceira fase da trilogia iniciada em 2007. Porém, desta vez não houve sucesso e a novela amargou baixa audiência.

Abril

13 de abril- Estreia a novela Caras & Bocas que se tornou o maior sucesso do ano de 2009. Escrita por Walcyr Carrasco a trama conseguiu reerguer o horário das sete.

No mesmo dia estreia a programação 2009 da Globo.

14 de abril- Na Record, estreava Poder Paralelo. De autoria de Lauro César Muniz a trama fala da máfia italiana. A novela foi censurada pela direção da emissora que cortou cenas de sexo isso gerou muita polêmica entre os atores.

Maio

4 de maio- O SBT estreia uma nova programação. Com a volta do Casos de Família, agora comandado por Cristina Rocha, Programa do Ratinho, a estreia do Show da Gente com Netinho e também de novas séries.

31 de Maio- Estreou o reality-show “A Fazenda” sob o comando de Brito Júnior, o programa que começou mal, acabou atendendo as expectativas de emissora, teve Dado Dolabella como vencedor.

Junho

16 de junho- Estreia a novela Vende-se um véu de noiva, no SBT. A trama, baseada na obra de Janete Clair, manteve os baixos índices de Revelação, cerca de 5 pontos.

19 de Junho- O empresário e apresentador Roberto Justus troca a Rede Record pelo SBT para comandar o programa "1 contra 100". No dia 22 de Junho foi a vez de Eliana trocar de emissora, a apresentadora deixa a Rede Record para comandar os domingos da emissora.
Esse era apenas o começo da guerra entre Record e SBT...

O dia 25 de Junho sem duvidas será guardado na memória como a grande surpresa do ano, o apresentador Gugu Liberato deixa o SBT e assina com a Rede Record para dar início ao "Programa do Gugu" aos domingos as 20h00.

Julho

7 de julho- Estreia a minissérie Som & Fúria. Apesar de aplaudida pela crítica amargou baixos índices de audiência.

12 de julho- Celso Portiolli passa a apresentar o Domingo Legal. E Ana Hickman passa a comandar o Tudo é Possível.

10 de Julho- O autor responsável pelos maiores sucessos de audiência da Rede Record troca de emissora. Tiago Santiago chega ao SBT com 4 anos de contrato e com estréia prevista para março com a adaptação de “Uma Rosa com Amor” de Vicente Sesso.

Semanas depois outras saídas também foram confirmadas como a troca de emissora do jornalista Roberto Cabrini, o biólogo Richard Rasmussen, e vários diretores de alto escalão da emissora de Edir Macedo.

Agosto

4 de agosto- Estreia a novela Bela, a feia. É a primeira adaptação após a parceria da Record com a Rede Televisa. Tem como protagonista Gisele Itiê. A trama vem amargando baixos índices de audiência a explicação é que a história já está saturada no Brasil.

30 de Agosto- Estrearam em horários diferentes no SBT e Record, respectivamente, Eliana e Gugu Liberato, ambos foram bem e garantiram seus maiores índices de audiência.

Setembro

12 de setembro- Vai ao ar o último capítulo de Caminho das Índias.

14 de setembro- Estreia Viver a Vida. A trama de Manoel Carlos estreou bem, com 43 pontos de audiência, porém, não conseguiu manter os índices.

No mesmo dia o SBT mudou sua grade de programação. Na faixa das 21 hrs. Estrou a série O Mistério da Ilha, depois estrearia Sobrenatural. Já o jornal SBT Brasil foi para o horário das 19:30 hrs.

16 de Setembro- No SBT, estreou o Programa "1 Contra 100" de Roberto Justus, o programa até o prezado momento não atingiu o que se era esperado pela emissora em Ibope, apenas em faturamento.

Outubro

5 de outubro- Estreia a novela Cama de Gato. As autoras Duca Rachid e Telma Guedes surpreenderam a todos com uma trama ágil e eletrizante.

Novembro

9 de novembro- Estreia “Malhação ID”.

23 de Novembro- A Rede Globo ganhava pela primeira vez o Emmy Internacional de melhor novela em Nova York. A Premiação veio com a novela "Caminhos das Índias" de Glória Perez.

Dezembro

2 de Dezembro- o Brasil perde sua voz, morre Luis Lombardi Neto o locutor oficial de Silvio Santos nos últimos 40 anos.

O Domingo 6 de Dezembro de 2009 certamente entrou para a História com a primeira vitória de Silvio Santos sobre seu antes substituto Gugu Liberato, Silvio venceu por 11 x 10 e houve muita comemoração na emissora e uma grande irritação por parte do diretor de Gugu, o diretor Homero Sales.

8 de dezembro- Estreia na Globo a minissérie Cinquentinha, de Aguinaldo Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger