segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Especial 'O ataque das superbactérias'- parte 1


MOSAICO VIVO
Coloridas artificialmente, as bactérias que mais ameaçam a humanidade são até fotogênicas. Mas não se engane: elas podem ser fatais

Você pode não perceber, mas é um ecossistema ambulante. Noventa trilhões de micróbios habitam seu corpo – na maioria das vezes, harmonicamente. Só existe saúde e energia onde existem muitas, muitas bactérias do bem. Uma pop star como Madonna, por exemplo, não teria músculos invejáveis nem seria capaz de dar tantas piruetas se não estivesse colonizada por exércitos desses microorganismos. Em seu corpo bem cuidado, Madonna carrega 2,4 quilos de bactérias. Quer saber qual é a população que mora em você? Basta dividir seu peso por 20. Os habitantes invisíveis ocupam a pele, a boca, o estômago, os genitais – o corpo todo.

Desempenham inúmeras funções, entre elas vencer bactérias maléficas. Nos últimos anos, no entanto, a vida das bactérias do bem tem ficado mais ameaçada. O uso irracional de antibióticos levou ao surgimento de uma nova geração de bactérias do mal capaz de resistir a todas as armas. Essas superbactérias matam as bactérias benéficas e não podem ser contidas pela maioria das drogas. Às vezes, por nenhuma delas. Infecções causadas por bactérias resistentes podem afetar qualquer um – os jovens e os velhos, as pessoas saudáveis e as cronicamente doentes.

As superbactérias costumam ser encontradas primordialmente nos hospitais. É um ambiente propício a elas porque lá os organismos em que vivem (nossos corpos) estão debilitados por doenças e, portanto, são menos capazes de lutar contra elas. Além disso, o ambiente fechado favorece a contaminação – apesar dos cuidados extremos de limpeza. O problema, agora, é que elas deixaram de ficar restritas aos hospitais. Nos Estados Unidos, já foram identificadas em ginásios de esporte, academias, universidades, prisões. Os surtos provocados por uma única bactéria, a Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), afetaram centenas de milhares de pessoas e mataram 19 mil no país apenas em 2006. O ataque das superbactérias continua.

O mesmo pode ocorrer no Brasil? A resposta, simples e direta, é sim. O Brasil está preparado para enfrentar uma praga como essa? A resposta, dura e realista, é não. “Há dez anos, quase todos os casos de MRSA ocorriam nos hospitais. Agora ela está em todos os lugares”, disse Robert Moellering, professor da Harvard Medical School, à revista The New Yorker. A bactéria destrói a membrana dos glóbulos brancos, danificando as defesas primárias do corpo contra o micróbio. Surgem erupções na pele e inúmeras inflamações internas. O que no início pode parecer um simples resfriado revela-se uma doença fatal, capaz de matar a vítima por infecção generalizada em poucos dias. Cerca de 50% dos infectados atendidos no Hospital da Criança da Universidade de Chicago morrem. Quando o microorganismo não é sensível à meticilina, à oxacilina e a outras drogas semelhantes, os médicos têm uma única opção. É a vancomicina, uma droga intravenosa considerada como último recurso. Ela pode salvar o doente. Mas o custo total de tratamento de um paciente nessas condições pode chegar a US$ 40 mil.

Recentemente foram relatados vários casos de MRSA parcialmente resistente até mesmo à vancomicina. E o pior: há no mundo pelo menos sete casos documentados de total resistência à droga. Essa bactéria resistente parece ter saído dos hospitais pegando carona nas mãos e nas roupas de médicos e visitantes. Pacientes dispensados do hospital e tratados da infecção em casa também podem disseminar a bactéria.

Mais de 2 mil casos de infecção por MRSA adquirida fora dos hospitais foram registrados no Uruguai. Alguns casos esporádicos já foram relatados em cidades gaúchas próximas à fronteira. “Ninguém pede passaporte para as bactérias. Se vou ao Uruguai e troco um aperto de mão com uma pessoa infectada, posso trazer a bactéria comigo na volta ao Brasil”, diz Flávia Rossi, diretora do laboratório de microbiologia do Hospital das Clínicas em São Paulo.

Nem todas as pessoas que têm contato com a bactéria adoecem. O risco é maior em crianças e idosos porque eles costumam ter o sistema imune menos fortalecido. Pela mesma razão, outros grupos podem adoecer gravemente se forem infectados: portadores do HIV, pessoas em tratamento contra o câncer, transplantados ou doentes crônicos, como diabéticos.

Outro exemplo é a Klebsiella pneumoniae. Ela tem formato oval e uma camada externa dura e cheia de açúcar. Essa cápsula dificulta o trabalho dos glóbulos brancos, que não conseguem engolfá-la e destruí-la. Pessoas saudáveis podem viver muito bem com a bactéria. Os que estão debilitados, no entanto, costumam adoecer gravemente. Em 2000, uma cepa da bactéria foi isolada de um paciente da UTI do hospital da Universidade de Nova York. Ela resistia à maioria dos antibióticos. Nem amônia e desinfetantes poderosos conseguiam eliminá-la das instalações do hospital. Vários pacientes foram infectados. Além de pneumonia, sofreram infecções sanguíneas e no trato urinário provocadas pela Klebsiella. Dos 34 pacientes infectados no hospital naquele ano, quase metade morreu.

AMANHÃ, NÃO PERCA, A SEGUNDA PARTE DA REPORTAGEM!

19º capítulo de "Pecado de Mulher"


19º CAPÍTULO DE “PECADO DE MULHER”- 10/11

Aline sai da casa de Isadora, anda pouco metros e de repente é abordadas por dois bandidos que ordenam que ela entre no carro.

Aline fica desesperada.


Aline: Por favor, levem meu celular, minha carteira...mas me deixem ir embora...(ela chora)

O Delegado Amaral, que estava rondando a casa de Isadora vê toda aquela cena e não pensa duas vezes, entra no seu carro e segue os bandidos.

UMA ALUCINATE PERSEGUISÃO TOMA CONTA DAS RUAS DO RIO DE JANEIRO!

O delegado Amaral liga para a polícia que monta um cerco contras os bandidos. Eles param o carro e descem com uma arma na cabeça de Aline.

Bandido: Se vocês não colaborarem..a mocinha aqui morre...a gente quer uma carro e dois coletes. É isso ou a morte dela!
Delegado Amaral: Calma...vocês vão ter isso...mas baixa essa arma.

Por muitas horas a polícia tenta convencer os bandidos a soltar Aline. A imprensa toda já noticia o caso.

CASA DE BEATRIZ

Telejornal: Uma moça é mantida refém por bandidos na Zona Oeste do Rio vamos até lá com o nosso repórter...

O rosto de Aline aparece na TV, Beatriz se surpreende.

Beatriz: É a Aline...ela tá sendo mantida refém...
Rogério: Nossa...
Beatriz: Foi você não foi...
Rogério: Alguma coisa deu errado.
Beatriz: E esses caras abrirem o jogo pra polícia? Dizer que foram contratados por você pra fazer isso?
Rogério: Eu não sou burro meu amor..é claro que não fui eu que contratei esse caras...
Beatriz: Mas a Aline merece isso...ela mexeu com fogo, agora que agüente as conseqüências.

A essa altura a polícia decide agir, eles entregam o carro e os dois coletes a prova de bala. Os bandidos libertam Aline, entram no carro e numa ação rápida a polícia atira nos pneus do carro que capota, os bandidos são presos.

Aline: Se não fosse o senhor eu não sei o que seria de mim...eu lhe devo minha vida...
Isadora: É mesmo...
Delegado Amaral: A senhora é mãe dela?
Isadora: Não..mas ela é como se fosse uma filha pra mim.

As duas se abraçam.

CASA DE ISADORA

Isadora: Mas me conta uma pouco mais de você...de onde você veio...
Delegado Amaral: Eu sou do Ceará...estou de licença das minhas funções de delegado e resolvi visitar uns parentes aqui no Rio de Janeiro.
Isadora: Que bom, é sempre bom viajar...
Delegado Amaral: E a senhora, é casada?
Isadora: Não...eu sou divorciada, já faz alguns anos...
Delegado Amaral: Agora eu tenho que ir...já está ficando tarde...
Aline: Muito obrigado...eu não sei como agradecer.
Delegado Amaral: Não precisa agradecer. Até mais.

Amaral sai.

Aline: Simpático ele não é?
Isadora: É...!

Isadora esboça um sorriso.

Aline: Percebi hein... Dona Isadora...
Isadora: Percebeu o que menina...?
Aline: A troca de olhares com o delegado...
Isadora: Que troca de olhares o que? Tá maluca?
Aline: A Dona Isadora a senhora é jovem. Bonita e ele também além disso os dois são descompromissados...
Isadora: Ai Aline vai dormir vai esse seqüestro não te fez bem.

ESTADOS UNIDOS

Heitor: Eu acho que já ta na hora de voltar...eu já despachei o Carlos, aquele delegado intrometido tá podre de rico e já deve ter me esquecido...Brasil aí vou eu!

FIM DO CAPÍTULO 19
AUTOR:
MARCOS ALVES

Charges no Blog


Série 'Só Levando' - 1ª temporada - 4º episódio

Culinária: Esfiha de peito de galinha


Ingredientes
  • 2 colheres de fermento seco para pão
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara de amido de milho
  • 4 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Recheio:
  • 1/2 xícara de bacon picadinho
  • 1 dente de alho amassado
  • 2 colheres (sopa) de cebola picadinha
  • 2 tomates sem peles e sementes picadinhos
  • 1 lata de milho verde
  • 2 colheres de amido de milho
  • Sal, salsinha picadinha a gosto
  • Gema para pincelar
Modo de Preparo
  1. Misture o fermento, o açúcar, 1 1/2 xícaras (chá) de água morna e reserve
  2. Quando o fermento crescer na água misture aos poucos todos os ingredientes, amassando até obter uma massa uniforme
  3. Reserve
Recheio:
  1. Cozinhe o peito, deixe esfriar e desfie-o
  2. Frite o bacon na própria gordura
  3. Acrescente o alho, a cebola e deixe até dourar
  4. Pegue o peito já desfiado frite-o ao pouquinhos junto com o bacon, acrescente os outros ingredientes, misture bem e deixe esfriar
  5. Faça bolinha e abra a massa com as mão, modele as esfihas fechando-as como um triângulo, ou como desejar
  6. Querendo substitua o recheio, a massa fica deliciosa com qualquer recheio pois fica muito macia

Resumos de Novelas


A FAVORITA
Cilene diz a Donatela que não sabia que Halley era seu filho quando o pegou para criar. Ela ainda revela a Donatela que Lara não é filha de Marcelo, mas de Dodi. Augusto expulsa Diva/Miranda de casa, mas ela o enfrenta. Norton revela a Flora que Gonçalo e Amélia foram amantes por muito tempo. Céu desafia Halley a contar a verdade a Lara. Flora conta a Irene que Gonçalo e Amélia foram amantes. Diva/Miranda beija Augusto.

TRÊS IRMÃS
Susana devolve a Xande o anel de noivado. Sandro fica feliz quando Eros o chama de pai. Dora e Bento se reconciliam. Nelson e Glauco tentam tirar o profeta Beleza da pracinha. Pacífico pede Florinda em casamento. Virgínia revela a Gregg que Beleza se chama Dr. Andrade e é padrinho da Duda. Excelência percebe que sua mala foi roubada e fica furioso. Gregg diz a Duda que descobriu que ela é Laila. Alma flagra um abraço de Duda e Gregg.

NEGÓCIO DA CHINA
Edmar pressiona Suzete para dizer quando viu Maralanis grávida. Júlia avisa a Diego que Evandro Fontanera avisou que está indo ao Rio comprovar se é avô dele. Edmar manda Zuleika trazer a certidão de nascimento de Edmarzinho. Celeste conta a Carminda e Tozé que foi convidada para trabalhar como modelo no Japão. Diego repreende Celeste pelas fotos da campanha de lingerie. Evandro e Matilde chegam ao Parque das Nações.

MALHAÇÃO
Os amigos recebem Bruno festivamente. Bruno pega Gustavinho no colo. Andréas diz a Gordofredo que precisa reconquistar a confiança da turma. Angelina revela que está morando com Gustavo. Bruno se sente traído. Domingas se irrita com Fernandinho. Gustavo reconhece um faxineiro no shopping como o capanga de Félix e Joaquim resolve ir atrás do capanga. Débora fica feliz ao saber que Bruno pediu que Gustavo se afaste de Angelina.

PANTANAL
Joventino e Juma continuam vivendo em lua de mel. Mariana insiste com Irma para que continue fazendo o pré-natal. Mariana diz para Zé Leôncio que assim que os apartamentos ficarem prontos pretende voltar para o Rio de Janeiro com sua filha. Maria diz para Alcides que está muito preocupada com ele e lembra o peão do que seu marido é capaz. Tenório conversa com Zuleika e os filhos e diz que precisam fazer economia de guerra pois está com suas contas bloqueadas. Joventino e Juma passam a noite na tapera. Durante a cantoria, Zaqueu fica chateado com a brincadeira dos peões. Assustada com toda a situação, Zuleika diz a Tenório que tem medo dele e do que ele é capaz. Guta e Marcelo pensam no que vai acontecer quando Tenório souber da gravidez e não conseguem encontrar uma saída. Irma confessa para Zé Lucas que houve um momento que ficou muito interessada por ele e acreditou que pudessem ter um relacionamento. Zé Lucas confessa para Irma que não nasceu para ser peão de comitiva e está tentando encontrar o seu caminho. Tenório entra no quarto da filha e por pouco não flagra Marcelo com ela. Zé Lucas fala com o pai sobre seus planos e pede seu apoio para entrar na política. Joventino diz a Juma que vai viajar e quer levá-la com ele.

CHAMAS DA VIDA
Lipe diz para Miguel não matá-lo. Guga chega e distrai Miguel. Lipe dá um soco em Miguel e foge. Guilherme chora ao ver que o exame deu positivo. Vivi chega em casa amparada por Telma, Júnior e Guga. Júnior conta tudo para Pedro. Vilma diz a Carolina que recebeu Walter como amiga e não queria atrapalhar seu casamento. Na cadeia, Antônio diz a Beatriz que não quer mais ficar com ela. Pedro deixa Vivi com Júnior e Guga e diz que vai matar Lipe.

OS MUTANTES
Ferraz aponta arma em direção a Nati, mas não atira por ela estar atrás dos agentes. Juli e Metamorfo se recuperam, tentam fugir, mas dão de cara com os policiais. Tufão leva Bianca em um redemoinho. Cléo, Carvalho, Noé e Perpétua se disfarçam de reptilianos e entram no laboratório. Maria e Marcelo caem numa armadilha e são presos por uma rede. Luna, Gaspar, Ísis e Vavá chegam ao camping e encontram tudo destruído. Tarso conta que foi ao local da explosão da bomba.

ÁGUA NA BOCA
Lulu vai à casa dos Cassoulet para saber de Dani. Françoise demite Zeca e lhe oferece um cheque para que ele suma. Camila fica incrédula com o noivado de seu pai e Aurora. Lulu estapeia Philippe e diz que ele não vai afastá-la de Dani. Mari vê uma foto de sua próxima vítima na Internet. Severino tenta beijar Miquelina, mas ela morde a língua dele. Alex avisa Philippe e Françoise que o bebê de Dani está na UTI. Remi pede um beijo de Duni como prova de amor.
 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger