sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ELEIÇÕES 2008: Pesquisa para a prefeitura de Juazeiro do Norte


O PT ganharia a sua primeira grande Prefeitura do Interior cearense, Juazeiro do Norte, se as eleições fossem hoje

Manoel Santana (PT), hoje, com uma significativa diferença de votos, segundo a pesquisa contratada pelo Diário do Nordeste ao Ibope, seria eleito prefeito do município de Juazeiro do Norte, uma das três mais importantes cidades do Interior cearense, caso as eleições acontecessem hoje.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 16 últimos, com 301 eleitores, maiores de 16 anos, divididos por sexo, grupos de idade, instrução e atividade. A margem de erro é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos. Nas entrevistas pessoais foram utilizados questionários elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.

A equipe de entrevistadores contratada pelo Ibope foi devidamente treinada para abordagem do tipo de público ouvido. Aproximadamente 20% dos questionários foram fiscalizados e a pesquisa está registrada no cartório da 119ª Zona, em Juazeiro do Norte, sob o nº 99699/2008.

Números

Na pesquisa estimulada, aquela em que o entrevistador apresenta a lista de candidatos e faz a clássica pergunta:´Se a eleição para Prefeito de Juazeiro do Norte fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o (a) sr (a) votaria?´ O candidato Dr. Santana, que é o mesmo Manoel Santana, teria 52% das intenções de voto contra 25% de Manoel Salviano (PSDB), 10% de Carlos Cruz (PP) e 3% de Gorete Pereira (PR). 2% dos eleitores anulariam ou deixariam o voto em branco e 7% disseram não saber.

Em relação à parte da pesquisa em que, sem mostrar a lista dos candidatos e é perguntado em quem o eleitor votaria se as eleições fossem hoje, de modo espontâneo 49% disseram votar em Dr. Santana, 22% apontaram o nome de Manoel Salviano, 7% citaram Carlos Cruz e 2% nominaram Gorete Pereira. 7% dos entrevistados anulariam ou deixariam o voto em branco, 13% disseram não saber em quem votar.

Rejeição
Ainda foi perguntado aos eleitores, mostrando a lista de candidato à Prefeitura, ´em qual ou quais o (a) sr (a) não votaria de jeito nenhum para Prefeito de Juazeiro do Norte?´ 35% citaram Carlos Cruz, 34% apontaram Gorete Pereira, 22% falaram o nome de Manoel Salviano e 19% indicaram Dr. Santana. 65% do eleitorado de Juazeiro afirmam que o Dr. Santana será o próximo prefeito e 23% apontam Manoel Salviano, 2% Carlos Cruz e 1% Gorete Pereira.

Município
Juazeiro do Norte, localizado na região do Cariri, vive um momento atípico nestas eleições municipais. É que há uma disputa entre o atual prefeito Raimundo Macêdo (PSDB) e um ex-correligionário seu, o candidato a prefeito pelo PSDB, Manoel Salviano, quem tem um filho como vice-prefeito da cidade.

Por conta de ter sido preterido na convenção municipal que aclamou Salviano como candidato tucano, em detrimento do atual prefeito, que poderia concorrer à reeleição, Macêdo decidiu prestar apoio à candidatura petista de Manoel Santana, e ainda se desligou do PSDB, partido pelo qual foi eleito para prefeito daquele município em 2004.

Além de Santana e Salviano, completam a lista de candidatos a prefeito, a deputada federal Gorete Pereira (PR) e o ex-prefeito Carlos Cruz (PP). Das lideranças que estão envolvidas no processo de sucessão daquela cidade, três já participaram de um mesmo projeto político. Manoel Salviano, Raimundo Macêdo e Carlos Cruz formavam um bloco político liderado pelo ex-deputado federal e então prefeito da cidade, Mauro Sampaio, que tinha como líder o ex-governador e ministro César Cals de Oliveira Filho. A briga entre eles começou e perdura em razão dos interesses pessoais pelo comando da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

O município reúne um total de 151.199 eleitores, no maior colégio eleitoral do Interior do Estado. Maiores do que Juazeiro, em termos de população apta a votar, apenas os municípios de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e a própria Capital cearense.
 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger