quarta-feira, 23 de julho de 2008

Notícias da TV



Bom dia & cia conquista liderança por mais de uma hora

Nesta Terça(22/07), o programa Bom dia & cia teve média de 7 pontos e pico de 10. Alcançou a liderança por 83 minutos. No mesmo horário, a Globo registrou média de 8 pontos e a Record, 5.

Benedito Ruy Barbosa não cansa e entra na justiça novamente contra SBT e será julgado nesta quinta-feira

A guerra entre o autor de Pantanal, Benedito Ruy Barbosa, e o SBT pode ter um novo capítulo nesta quinta-feira (24), quando o Tribunal de Justiça de São Paulo julgará o recurso de agravo do processo. Os advogados do autor Benedito Ruy Barbosa entraram com um recurso no dia 30 para retirar do ar a novela Pantanal, atualmente reprisada pelo SBT. Segundo José Carlos Costa Netto, um dos advogados de Benedito, como o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Osasco (Grande São Paulo) recebeu a medida cautelar, e considerou que não havia fundamento exigir documentação do SBT, para comprovar o direito de exibição pela emissora, os advogados decidiram recorrer da decisão. Exibida desde o dia 9 de junho, a partir das 22h, na grade do SBT, Pantanal, transmitida pela primeira vez em 1990 na extinta TV Manchete, tem dado ao SBT a ótima média de 15 pontos de audiência. O SBT alega que possui as cópias em VHS da novela, adquiridas durante um leilão da massa falida do ex-canal dos Bloch, e teria o direito de exibição. Já os advogados de Benedito afirmam que a simples aquisição das fitas originais da massa falida (Manchete), não confere direitos de transmissão. Os advogados já entraram duas vezes com o pedido, para impedir a exibição.

Gianecchini passa mal e cancela peça

O que era apenas uma infecção na garganta, se tornou um grande transtorno para Reynaldo Gianecchini. A assessoria do belo contou à reportagem que, por conta do problema, ele precisou tomar antibióticos, que provocaram uma reação alérgica.
Embora a assessoria não confirme, o ator procurou um hospital, onde foi orientado pelos médicos a permanecer em repouso.
"Ele procurou os médicos, e já está bem. Foi apenas um problema passageiro, mas já está completamente resolvido", disse a assessora.
Ainda segundo ela, por conta disso, o espetáculo Doce Deleite, protagonizado por ele e a atriz Camila Morgado, vai ficar fora de cartaz neste final de semana. Mas, é por pouco tempo.
"Na próxima semana, ele já estará pronto para voltar ao trabalho. A peça só vai ficar fora de cartaz neste final de semana. Na próxima, tudo volta ao normal", finalizou ela.

AUDIÊNCIA DA TV

CARROSSEL ANIMADO
A atração do SBT teve média de 7 pontos com 9 de pico, liderando por 14 minutos ontem terça feira

CHAVES SEMPRE INCOMODA

O "Chaves", transmitido das 07h às 08h, dividiu a liderança com a Rede Globo com 4 pontos e registrou pico de 6,5.
22/07: 4 PONTOS

O JOGADOR GARANTE 2º LUGAR

"O Jogador", da Rede Record, conquistou 11 pontos de média, pico de 20, consolidando o segundo lugar isolado em sua faixa de exibição, das 23h38 às 00h29.
22/07: 11 PONTOS

Autor antecipa entrada de extraterrestres em "Os Mutantes"

O autor Tiago Santiago antecipou a entrada dos extraterrestres na novela "Os Mutantes", exibida pela Record. Nesta semana, no capítulo que vai ao ar na quinta-feira, dia 26, a cientista-vilã Juli (Babi Xavier) conta a Gór (Juliane Trevisol) que sua ciência foi adquirida de um povo de outro planeta e revela que a chefia oculta é um extraterrestre. Curiosa, Gór pede para conhecer um extraterrestre, e Juli admite que ela é uma extraterrestre.
Na véspera da estréia de "Os Mutantes", o autor havia revelado que os extraterrestres poderiam entrar na história. "Durante a trama, os personagens se perguntarão se 'eles' estão entre nós", contou. "Mas só mostraremos a verdade sobre esses possíveis extraterrestres mais para o final da novela", disse na ocasião. A revelação de Juli acontece no 39º capítulo. A novela deve ter pelo menos 180.
Em "Os Mutantes", além de criar seres mutantes, como já fazia em "Caminhos do Coração", Tiago Santiago também criou um novo mundo. Foi incluído na trama o Reino de Agarta, no centro da Terra. A novela também tem exércitos de homens-formiga, liderado por uma Rainha Formiga, que domina regiões subterrâneas.

Preta Gil não aceita participar do "Simple Life"

Preta Gil não aceitou participar do reality show da Record Simple Life - Vida Simples, informa a coluna Zapping do jornal Agora.
A atriz, que atuou em Caminhos do Coração, da Record, tem receio de que emissoras, como a Globo, fechem suas portas para ela aparecer cantando.
Preta deve lançar um disco em breve e quer se dedicar a carreira musical.
Em sua primeira edição, ano passado, Simple Life - Vida Simples mostrou o cotidiano de Ticiane Pinheiro e Karina Bacchi em uma fazenda no interior de São Paulo.

Vem aí Rídiculos no Show do Tom

O Show do Tom, exibido em novo horário, às 23h, apresenta mais uma das suas novidades para o segundo semestre. Ridículos, a nova produção do humorístico da Record, estréia no domingo, dia 27.
O quadro que faz uma brincadeira com o reality show Ídolos, produzido também pela emissora, vai procurar o Ridículo do ano. Artistas anônimos selecionados pela produção vão passar por surpresas e situações engraçadas para conquistar o título. Além de reunir esses personagens pra lá de esquisitos, o programa contará com um cenário totalmente diferente. Os candidatos se apresentarão em um palco suspenso e quem for reprovado será absorvido pelo cenário.
Os jurados do quadro: João Canabrava, Alexandre Frota, Mendigo e Tiririca, vão “mandar para o saco” os participantes que não agradarem a bancada julgadora.

Recuperando aos poucos:: Sbt garante vice no período da manhã desta terça

Nesta terça-feira, o SBT garantiu a vice-liderança de audiência das 06h às 13h15, com vários momentos de liderança. Seguem os números:
Jornal do SBT Manhã (das 06h às 07h01) Média de 3 pontos e pico de 4. Liderou a audiência por 5 minutos. No mesmo horário, a primeira colocada registrou 5 e a terceira, 1.
Chaves Matutino (das 07h01 às 08h01) Dividiu a vice-liderança com a concorrente com 4 pontos e registrou pico de 6,5. A emissora líder obteve 8 pontos.
Carrossel Animado (das 08h01 às 08h59) Média de 7 pontos e pico de 9. A atração liderou por 14 minutos. No mesmo período, a primeira colocada marcou 8 e a terceira, 6.
Bom Dia e Cia (das 08h59 às 12h45) Média de 7 pontos e pico de 10. Alcançou a liderança por 83 minutos. No mesmo horário, a primeira colocada registrou média de 8 pontos e a terceira, 5.

SP Record conquista o segundo lugar

Na noite de terça-feira, dia 22/07, o telejornal apresentado por Reinaldo Gotino conquistou o segundo lugar isolado no ranking de audiências. No horário de exibição, das 17h39 às 19h01, o SP Record registrou 9 pontos de média, 16% de share e 12 pontos de pico.

‘Malhação’ continua superando Ibope de ‘Ciranda de Pedra’

A novela ‘teen’ Malhação continua superando Ciranda de Pedra no Ibope. Ontem(22/07), por exemplo, Malhação marcou 23 pontos de média, contra 22 pontos da novela das seis. O fracasso de audiência de Ciranda de pedra fez com que a Globo cancelasse as novelas de época no horário das seis da tarde, a substituta de Ciranda de Pedra será escrita por Miguel Falabella, e tem nome provisório de ‘Negócio da China’.

Casseta e planeta continua com audiência baixa

Nos bastidores da Globo, não é mais surpresa os baixos índices do ‘Casseta & planeta’. O humorístico que já marcou audiência acima dos 35 pontos, hoje como toda a linha de programas especiais da Globo, sofreu queda significativa no Ibope. Ontem, 22/07, Casseta e planeta registrou 25 pontos de média, índice considerado baixo para o programa.

Pantanal com 15 pontos

O ultimo capítulo de Amor e Intrigas na Record, exibido as 22h30, não atrapalhou o bom desempenho de Pantanal, do SBT. A novela de Benedito Ruy Barbosa cravou 15 pontos de média, segundo dados consolidados do Ibope.

Chacrinha é o homenageado em Por Toda a Minha Vida

O Por Toda a Minha Vida, da Globo, de quinta-feira (24) homenageará Abelardo Barbosa, o Chacrinha. O programa, apresentado por Fernanda Lima, apresentará a trajetória de um dos maiores comunicadores e apresentadores do país, famoso por bordões como: “Quem não se comunicam se trumbica”, “Teresinha!” e outros tantos. O ator Hélio Vernier viverá o Velho Guerreiro e Ana Clara Gründler será Angélica, pequena. Já o famoso Russo, atualmente assistente do Caldeirão do Huck, viverá ele mesmo, o eterno assistente de Chacrinha. A atração é dirigida por Pedro Vasconcellos e vai ao ar após Casos e Acasos.
Chacrinha
Abelardo Barbosa nasceu em Surubim, em 30 de setembro de 1971. Depois do rádio, estreou na televisão, em 1956, com o programa Rancho Alegre, na TV Tupi, na qual começou a fazer também a Discoteca do Chacrinha. Depois de uma rápida passagem pela TV Rio, Chacrinha foi contratado pela Rede Globo, em 1970. Chegou a fazer dois programas semanais: a Buzina do Chacrinha (no qual apresentava calouros, distribuía abacaxis e perguntava “Vai para o trono, ou não vai?”) e Discoteca do Chacrinha. Dois anos depois, voltou para a Tupi. Em 1978, transferiu-se para a TV Bandeirantes e, em 1982, retornou à Globo, onde ocorreu a fusão de seus dois programas num só, o Cassino do Chacrinha, que fez grande sucesso nas tardes de sábado. As frases mais famosas do Velho Guerreiro são: “Teresinha!”, “Vocês querem bacalhau?”, “Eu vim para confundir, não para explicar!” e “Quem não se comunica, se trumbica”! Chacrinha faleceu de infarto, aos 70 anos, em 30 de junho de 1988, no Rio de Janeiro.

O Jogador garante pico de 20 pontos

Nesta terça-feira, o sétimo episódio de O Jogador conquistou 11 pontos de média, pico de 20 e share de 24%, consolidando o segundo lugar isolado em sua faixa de exibição, das 23h38 às 00h29. A atração, comandada por Ana Hickmann e Britto Jr., recebeu como convidados alguns ícones que marcaram a época da Jovem Guarda. O grande vencedor da noite foi Marcio Antonucci, que levou o prêmio de R$ 50 mil.

"Cheguei a duvidar de mim", diz Marjorie Estiano

"Me achava autoconfiante, mas cheguei a duvidar de mim, durante a novela (Duas Caras)", disse Marjorie Estiano, em Paris, na França, para a revista Caras desta semana.
Logo foi convencida pelo autor, Aguinaldo Silva, e pelo diretor Wolf Maya de que estava bem e tinha que se acostumar às críticas.
De férias, Marjorie passeia pela capital francesa com o namorado, André Aquino - eles estão juntos há 2 anos e meio.
Ela contou à publicação que é ciumenta. "Não só de namorado, mas dos amigos e da família", disse.

Último Capítulo de "Amor e Intrigas" não consegue bater recorde de audiência

Amor e Intrigas, exibida ontem, dia 22, marcou 18 pontos de média, 20 de pico e 29% de share. A novela escrita por Gisele Joras e dirigida por Edson Spinello foi ar das 22h24 às 23h38 e ficou por seis minutos na liderança.
Com o resultado a novela garante o segundo lugar isolado no ranking das audiências, mas não consegue bater o recorde de audiência que foi de 20 pontos.

Vendetta: Paloma Duarte pode ser protagonista

Lauro César Muniz está em busca dos protagonistas de sua próxima novela na Record, Vendetta. Depois de tentar com Rodrigo Santoro, o que não deu certo, agora ele quer encontrar um novo nome para o papel.
Já a atriz está definida. De acordo com a coluna de Flávio Ricco desta terça-feira, dia 22, Paloma Oliveira será a aposta de Lauro. Os dois trabalharam juntos em Cidadão Brasileiro e agora ele pediu para que a intérprete fosse escalada para a nova produção.
Paloma teria sido escolhida durante uma longa conversa entre Muniz e os comandantes da Record. Procurada pelo Estrelando, aliás, a assessoria de imprensa da emissora não confirmou a informação. (Fonte: Estrelando)

GLOBO: Mocinha ou Vilã?



Era o Cid Moreira de sempre. Terno impecável, topete no cabelo grisalho como em todo Jornal Nacional. Ele olhou para a câmera e disse: "Tudo na Globo é tendencioso e manipulado. Não reconheço à Globo autoridade em matéria de liberdade de imprensa, e basta para isso olhar a sua longa e cordial convivência com os regimes autoritários e com a ditadura de 20 anos que dominou o nosso país."

A fala histórica foi ao ar ao vivo, na noite de 15 de março de 1994. Não era um pedido público de demissão. O apresentador transmitia um direito de resposta concedido pela Justiça ao ex-governador Leonel Brizola, que redigiu o texto após ser a acusado, no Jornal Nacional, de "declínio da saúde mental" e "deprimente inaptidão administrativa" por tentar proibir a transmissão do Carnaval. Naquele dia, milhares de brasileiros devem ter se deliciado com o texto de Brizola, lido no programa jornalístico que com média de 68% dos televisores ligados é, proporcionalmente, o mais assistido do mundo. Pessoas que como eu, e talvez você, cresceram fazendo lição-de-casa diante da Sessão da Tarde, jantando com a novela das 7 e indo dormir depois dos dramas de Regina Duarte na novela das 8. Após 40 anos como líder da televisão no Brasil, a Globo se tornou uma paixão nacional – mas uma paixão tão grande quanto a de falar mal dela.

Todos os anos, cada brasileiro passa em média 700 horas assistindo à Globo. Sem William Bonner, Xuxa ou Sinhozinho Malta, nossas roupas, jeito de falar, famílias e a imagem que temos do lugar em que vivemos seriam diferentes. "Tire a televisão de dentro do Brasil e o país desaparece", diz Eugênio Bucci, presidente da Radiobrás, co-autor do livro Videologias e ex-diretor de redação da SUPER. Exagero? Nas páginas seguintes, você verá como a Globo inventou o Brasil.

O Brasil sem a Globo

Na década de 1950, quando a televisão começou por aqui, o país escutava Tonico e Tinoco, ria de Mazzaropi e tinha 70% das pessoas morando no campo. Na cidade, ter um televisor era mais chique que home theater nos dias de hoje. As famílias deixavam de ir à ópera para assistir ao "teleteatro" em casa – e depois ligavam para o camarim cumprimentando os atores. E como não existiam satélites, cada cidade tinha sua programação, com celebridades, piadas e notícias locais.
Nos anos 1960, esse Brasil rural passou por um banho de loja cultural. Até o início dos anos 1970, o número de livros impressos passaria de 43 milhões para 191 milhões, a venda de discos cresceria 800% e a televisão viraria profissional, com antenas mais potentes, tecnologia para gravar programas e um aumento de 500 mil casas com televisores por ano. Percebendo a reviravolta, um grupo de comunicação resolveu se modernizar para virar empresa. Em 1963, contratou quase 100 funcionários num só dia – entre eles Chico Anysio e Gianfrancesco Guarnieri – e começou a fazer novelas diárias. Não, essa empresa não era a Globo. Era a TV Excelsior.
A Excelsior tinha tudo para dar certo, menos um item – isenção política. Com o golpe militar de 1964, foi boicotada pelos militares. Seu proprietário, Wallace Simonsen, que usava abertamente a televisão para apoiar o presidente João Goulart, sofreu retaliações financeiras. A emissora fechou em 1969. A outra grande TV da época, a Tupi, do magnata Assis Chateaubriand, dado a negociatas e ameaças políticas, entrou em declínio até falir em 1979. O trono estava vago para uma nova dinastia. "Os militares queriam uma empresa com visão moderna e que fosse parceira da expansão da televisão pelo país", afirma a psicanalista e estudiosa de televisão Maria Rita Kehl. É aí que entra Roberto Marinho.
Em 26 de abril de 1965, 3 anos após ganhar a concessão do então presidente Goulart, o dono do jornal O Globo levou ao ar o canal 4 do Rio de Janeiro. Em poucos meses deu para ver as novidades. A grade de atrações era conhecida do público e não mudava de repente, como na Tupi, na Excelsior ou na Record. Outra inovação: os anúncios publicitários, que apareciam ao longo do dia todo, mas em breves intervalos. Em resumo, igualzinho ao que assistimos hoje. Foi a Globo que implantou esse formato no Brasil.
Por trás do arrojo da Globo estava quem mais entendia de televisão na época: o grupo Time-Life, dos EUA. Um contrato assinado em 1962 previa que a Globo desse aos americanos 30% de seus lucros em troca de dinheiro para investimentos e experiência. O acordo virou escândalo nacional. A lei proibia que grupos estrangeiros fossem sócios de empresas de comunicação. Uma CPI foi instalada para apurar o caso e o governo podia até ordenar o fechamento da emissora – mas como uma legítima CPI brasileira, tudo terminou em pizza. Em 1969, insatisfeita com a rentabilidade do negócio, a Time-Life desistiu do contrato.

A Globo é o Brasil

Em 1969, uma casualidade mudou os rumos da TV Globo. Um incêndio destruiu a sede da emissora em São Paulo e, com os estúdios destruídos, a cidade teve de assistir à programação que ia ao ar do Rio. Surpreendentemente, a audiência na cidade não caiu. O que começou como estratégia de emergência, virou a maior vantagem da Globo, que se tornou a primeira emissora nacional do país. E uma rede que alcançasse o país inteiro era tudo o que os militares queriam. "Acreditava-se na época que o território nacional só estaria livre da ameaça estrangeira se as fronteiras estivessem em contato com o centro", diz o jornalista Gabriel Priolli, da PUC-SP e autor do livro A Deusa Ferida. Essa mentalidade fez nascer megaprojetos, como a estrada Transamazônica e a instalação de um sistema nacional de torres de televisão. Em muitos países, esse investimento foi feito pela iniciativa privada. Aqui, o estado bancou tudo. E ainda abriu linhas de crédito para qualquer pessoa comprar um televisor sem juros. O resultado foi um país unificado na tela da televisão.
Você já parou para pensar o que um descendente de alemães do interior gaúcho, um paulistano e um ribeirinho da Amazônia têm em comum? Eles falam português, ainda que um português bem diferente, descansam nos mesmos feriados e têm uma carteira de identidade que diz: brasileiro. Até 1969, era só isso. Mas depois que a Globo se tornou uma rede nacional, todos passaram a ter um enorme universo em comum. O mesmo sonho de conhecer o Rio, os mesmos bordões como "Não, Pedro Bó", o mesmo desejo de comer pizza com guaraná. "A televisão igualou o imaginário de um país cuja realidade é constituída de enormes contrastes, conflitos e contradições", afirma Eugênio Bucci.
Um estudo do pesquisador Luiz Augusto Milanesi, da USP, sobre a chegada da televisão a Ibitinga, interior de São Paulo, deixa claro os efeitos desse fenômeno. Assistindo a atores e jornalistas, os moradores descobriram que palavras como "compreto" e "frauta" estavam erradas. Mas, sem certeza do quanto já tinham se enganado, acabaram também trocando as letras em palavras corretas – "freira" virou "fleira". E se "paia" virou "palha", "meia" passou a ser "melha".

A Globo governa

Ok, a política de integração nacional deu ao país uma cara moderna e uma rede de telecomunicações de primeiro mundo. Mas o avanço também serviu como espaço de propaganda política. O programa Amaral Neto, o Repórter, por exemplo, se dedicava a noticiar os feitos milicos. No resto da programação, a censura encrencava com a roupa das chacretes e investigava até se Tom & Jerry tinha mensagens revolucionárias subliminares.
Além disso, a televisão rendeu cartadas no jogo de poder. Um estudo da pesquisadora Susy dos Santos, da Universidade Federal da Bahia, mostrou que pelo menos 40 afiliadas da Globo pertencem a políticos locais, todos ex-aliados dos militares. Os Magalhães, na Bahia, os Sarney, no Maranhão, os Collor, em Alagoas. O clima de paz e amor com o governo era tanto que, em 1972, o presidente Médici chegou a dizer: "Fico feliz todas as noites quando assisto ao noticiário. Porque, no noticiário da Globo, o mundo está um caos, mas o Brasil está em paz".
Mesmo após 1976, com o fim da censura prévia, o noticiário da Globo continuou sem farpas contra os militares. "Quando o país começou a se democratizar, a resistência da Globo às mudanças ficou clara", diz Valério Brittos, professor da pós-graduação em ciências da comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Foi assim durante as greves do ABC, entre 1978 e 1980, que mal foram mencionadas pela emissora, e na campanha pelas eleições diretas em 1984 (leia quadro na página 57). Esse comportamento fez surgir nos muros e passeatas o lema "O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo". "Na prática do jornalismo, como em qualquer outra atividade, erros podem acontecer", diz Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação. "O importante é ter humildade para corrigir rumos e agir com transparência."
Nos últimos anos da ditadura, o poder de Roberto Marinho era de espantar mesmo. Para tentar diminuir sua força, o governo abriu concorrência para novas concessões de TV, em 1980. O Jornal do Brasil e a Editora Abril, que edita a SUPER, estavam no páreo, mas a disputa acabou ganha por Adolpho Bloch, que fez a Manchete, e Silvio Santos, do SBT. Enquanto esses canais engatinhavam, Roberto Marinho decidia os rumos do país. "Eu brigo com o papa, com a Igreja Católica, com o PMDB. Só não brigo com o doutor Roberto", disse o presidente eleito Tancredo Neves, em 1985, a Ulysses Guimarães, que estava indignado com a indicação de Antonio Carlos Magalhães para o Ministério das Comunicações. ACM não foi o único ministro que Roberto Marinho nomeou ou demitiu nessa época (leia quadro ao lado).

Revolução dos costumes

Para muitas pessoas, a história da Globo acaba aqui. A emissora só chegou aonde chegou graças a barganhas políticas e ponto final. É aí que esses críticos quebram a cara. A Globo não se fez apenas apoiando militares e jogos. "Estamos diante de um caso de talento artístico. Nenhuma emissora do mundo domina tão bem a produção técnica em vídeo quanto a Globo. Melhor que ela, só a produção em película de Hollywood", diz Gabriel Priolli. Hoje, não é só líder no Brasil: é a maior produtora de televisão do mundo. "Em 2004, produzimos 2 546 horas de programação, o que equivale a mais de 1 000 longas-metragens", afirma Erlanger, da Globo. Neste momento, 62 países estão assistindo a programas que você viu meses atrás.
Foi combinando alcance nacional e capacidade técnica acima da média mundial que a Globo protagonizou a construção da identidade brasileira. E esse talento se concentrou principalmente nas novelas. Para escrevê-las, foram chamados os melhores dramaturgos. Muitos deles vieram de jornais e grupos de teatro de esquerda da década de 1960, como Benedito Ruy Barbosa, Dias Gomes e Aguinaldo Silva. "Os autores disseminaram em cadeia nacional novos estilos de vida", diz o pesquisador Cláudio Paiva, da Universidade Federal da Paraíba. Em vez das velhas histórias da moça virgem que tinha um pai carrancudo e fora enganada por um homem, trama típica do dramalhão latino-americano, aparecem os adolescentes que transam sem culpa, o homem que chora, a mulher separada, o gay. "O Brasil tem costumes mais modernos que o restante da América Latina também porque nossas novelas são mais realistas que as mexicanas", diz Priolli.
Em 1994, a pesquisadora Anamaria Fadul, da Universidade Metodista de São Paulo, montou a árvore genealógica de 33 novelas da Globo produzidas entre os anos 1970 e 1990. Apenas duas mostravam famílias com mais de 2 filhos. "Não se pode fazer uma relação de causa e efeito, mas ficou claro que as novelas da Globo anteciparam o modelo da família atual em 2 décadas", diz Anamaria. "Há quase 30 anos a Rede Globo promove o reexame das relações homem e mulher", afirma o filósofo Renato Janine Ribeiro, autor do livro O Afeto Autoritário. "Os movimentos feministas iniciaram esse questionamento, mas a rede Globo assumiu a causa e não a abandonou." 2 produções dessa linha marcaram época:
• Dancin’ Days (1978), que mostrava a vida de Júlia (Sônia Braga), ex-presidiária que luta para retomar a vida ao lado da filha, criada pela irmã milionária.
• Malu Mulher (1979), em que Malu (Regina Duarte) é uma socióloga que decide se separar depois de ser traída pelo marido. A minissérie questionava tabus como aborto e virgindade, narrando os dramas da mulher madura que passa a ter de sustentar a filha. Malu Mulher foi sucesso na Inglaterra e na Holanda – e censurada em países da América Latina.
No caldo sem-gracinha do melodrama, também entraram pitadas de sátira, que parodiavam a política brasileira. "O Jornal Nacional mostrava políticos, em geral nordestinos, que depois de servir a todos os ditadores haviam se reciclado com a volta da democracia. Apareciam como grandes homens da República. Meia hora depois, a principal novela da mesma Globo expunha clones deles como emblemas do que há de pior em nossa sociedade", diz Renato Janine. Você deve se lembrar de algumas dessas novelas:
• Roque Santeiro (1985), que tinha 36 capítulos gravados quando foi censurada pela ditadura, em 1975. Regravada 10 anos depois, mostrava como protagonista Sinhozinho Malta (Lima Duarte), um típico coronel nordestino.
• Que Rei Sou Eu? (1989), passada no reino de Avilan, país imaginário da Europa do século 18 que vivia crises comuns às do Brasil de 1989: inflação, planos econômicos furados, moedas que mudavam de nome. Sem falar nas falcatruas e negociatas políticas.
• O Bem-Amado (1973), onde a cidade fictícia de Sucupira era palco de diversos tipos brasileiros – não exatamente os melhores. Exemplo de como a novela transformada em minissérie retratou o país é a fala do general Golbery do Couto e Silva, braço-direito do presidente Geisel, que ao deixar o cargo de chefe da Casa Civil disse aos repórteres: "Não me perguntem nada. Acabo de deixar Sucupira".

A vida começa aos 40

E hoje? E o futuro? É difícil que, daqui pra frente, um canal de TV tenha tanta importância para o imaginário de Sucupira, ops!, do Brasil. "É uma tendência mundial as grandes televisões perderem audiência para outros canais ou tipos de mídia", diz o professor Valério Brittos. "Mas, dentro dessa segmentação, a Globo vai seguir como uma das principais produtoras do mundo."
O maior baque de perda de público aconteceu na década de 1990. A audiência média de 49% dos televisores ligados, em 1979, baixou para 37% em 1997. Record e SBT aproveitaram o barateamento da tecnologia de produção e lançaram programas populares. Também apareceu o controle remoto, arquiinimigo das líderes de audiência. Mas o susto passou rápido: a novela Terra Nostra, de 1999, recuperou antigos índices de audiência e provou que o modelo "sanduíche" de um jornal entre novelas, marca da Globo instituída em 1968, não estava acabado. Até programas típicos de emissoras B no resto do mundo, como o Big Brother, viraram atração global. "A capacidade de inovar e adaptar que a Globo tem é incomum em empresas tradicionais", diz Valério Brittos.
Essa inovação, porém, foi um tiro pela culatra no que se refere à televisão a cabo. Quando partiu para a transmissão por assinatura, a Globo teve, desta vez, de tirar do próprio bolso os custos de instalação da rede. O grupo que controla a emissora fez uma dívida que, com a crise do real, em 1999, virou uma bolha de 1,3 bilhão de reais. "A empresa pode até sanear essa dívida, mas terá dificuldades se precisar fazer mais investimentos em novas tecnologias", diz Brittos.
A tecnologia mais nova do pedaço, a TV digital, pode mudar todo o jeito de ver TV hoje. Se a transmissão de dados por computador se popularizar, em poucos anos você poderá escolher entre ler seu e-mail, escutar música ou assistir aos Simpsons enquanto espera o ônibus (pois é, os ônibus devem continuar os mesmos). Especialistas dizem que a tecnologia pode tornar obsoleto o sistema de concessões de canais usado hoje em dia.
Isso significa o fim da Globo? Será que a televisão generalista, que todos vêem ao mesmo tempo, é coisa do passado? A interatividade da internet fez de qualquer pessoa uma potencial emissora de conteúdo – e mudanças como essa, que cindem a idéia de uma sociedade uniforme, tem força para inaugurar uma nova idade histórica. Por isso, é difícil prever o futuro da emissora que deu uma cara ao Brasil – "aguarde e confie", diria Didi Mocó. Já é possível, no entanto, julgar seu papel nos últimos 40 anos. Sim, em muitos momentos a Globo foi mesmo porta-voz dos militares. Mas também não faltam motivos para tratá-la como agente modernizante e um orgulho do talento nacional. A Rede Globo tem uma grande dívida com o Brasil. Mas o Brasil também deve muito à Rede Globo.

A GLOBO ATRASOU A ENTRADA DO CONTROLE REMOTO NO BRASIL
FALSO. O velho boato que circula entre faculdades e sites anti-Globo é desacreditado por especialistas. Desde os anos 1960 já havia televisores com controle remoto no Brasil. "O problema é que ele encarecia muito o televisor", diz o jornalista Gabriel Priolli. Os aparelhos com controle remoto eletrônico só se popularizaram na década de 1990.

ROBERTO MARINHO ESCOLHIA ALGUNS MINISTROS
VERDADEIRO. Antes de assumir o Ministério da Fazenda, em 1988, Maílson da Nóbrega conversou por 2 horas com Roberto Marinho. "Era como se eu estivesse sendo sabatinado", contou Maílson para a revista Playboy. 10 minutos após a conversa, o Jornal da Globo dava o furo: ele era o novo ministro da Fazenda.

A GLOBO FEZ DO FLAMENGO O TIME MAIS POPULAR DO BRASIL
FALSO. A popularização da TV no Norte e Nordeste aconteceu nos anos 1980, quando o Flamengo foi campeão brasileiro, sul-americano e mundial. Seus jogos eram exibidos sem parcimônia. Hoje, o clube é o que tem mais torcedores no país, mas 80% deles fora do Rio. Efeito Globo? Nem tanto. Mesmo antes da TV o clube já era o grande time da capital federal. "O Flamengo representava o Brasil", afirma o escritor Ruy Castro, autor de Flamengo – O Vermelho e o Negro.

A Globo democrática
Diretas sim
Na véspera da votação das emenda das Diretas, a Globo burlou a censura e transmitiu ao vivo imagens do comandante militar do Planalto reprimindo uma manifestação. No Jornal da Globo, o comentário de Jô Soares sobre a repressão ao protesto foi ficar 30 segundos em silêncio – alguns repórteres optaram por vestir amarelo, cor ligada ao movimento pelo retorno da democracia.

Adeus, Collor
Com a inflação anual em 1 000% e denúncias de corrupção, a Globo captou o espírito dos caras-pintadas e noticiou intensamente as passeatas contra Collor. Também exibiu a minissérie Anos Rebeldes, sobre jovens que lutaram contra a ditadura, e mostrou ao vivo as 6 horas de votação do impeachment do presidente.

Sem-terra na novela
Em 1996, 2 meses após a morte de 19 sem-terra em Eldorado dos Carajás (PA), o MST entrou para a trama da novela O Rei do Gado. O movimento era apoiado pelo senador Caxias (Carlos Vereza), morto durante uma invasão. "A novela ajudou a fazer as pessoas nos olharem de maneira diferente. Nos deu status de cidadãos", disse na época o presidente do MST, João Pedro Stédile.

A Globo manipuladora
Greve, que greve?
Entre 1978 e 1980, as greves do ABC foram quase ignoradas pela Globo, que cobriu o assunto com notas sem entrevistas e som ambiente. Armando Nogueira, então diretor de jornalismo, afirmou que a emissora tinha ordens dos militares de cobrir o evento "de leve".

Diretas não
Passeatas em Curitiba, Vitória, Salvador e Campinas pelas eleições diretas não mereceram menção nos jornais da Globo. Mas ao contrário do que muita gente acredita, a grande manifestação paulistana de 25 de janeiro de 1984, na Praça da Sé, foi, sim, noticiada pela emissora. O conteúdo da reportagem, no entanto, misturava o pedido por Diretas Já e o aniversário da cidade.

Lula também não
Após o debate entre Collor e Lula, na eleição presidencial de 1989, as pesquisas de opinião apontavam vitória de Collor. Mas o Jornal Nacional exagerou na dose. Durante 3min34s, mostrou Collor enfático e seguro. Lula mereceu 2min22s e trechos em que aparecia trocando a palavra "seca" por "cerca". 2 dias depois, Collor, que começara a semana com 1% de intenção de votos acima de Lula, ganhou a eleição com vantagem de 6%.

Turismo no Nordeste
Em 1994, a novela Tropicaliente, apoiada pelo governo do Ceará, mostrou como é linda a praia de Porto de Dunas, em Fortaleza. Resultado: os hotéis do estado ficaram lotados e o movimento nos principais pontos turísticos do Nordeste aumentou 30%.

Imperialismo brasileiro
A Globo exporta para o mundo seu jeito de falar. Em Portugal, lançou expressões como "bater um papo", "que droga" e "Oi, tudo bem?". Em Cuba, restaurantes caseiros são chamados de "paladares", por causa da Rede Paladar, que Raquel (Regina Duarte) criou em Vale Tudo. Na Rússia, a palavra "fazenda" entrou no vocabulário por causa da novela Terra Nostra.

Trajes globais
A primeira vez que a Globo lançou moda foi na novela Dancin’Days, em 1978, que difundiu discotecas e popularizou as meias "lurex". "Tomamos um susto com o poder das novelas", diz Marília Carneiro, figurinista da emissora. Outros sucessos: mais de 200 mil dos anéis-pulseiras usados por Jade (Giovanna Antonelli) em O Clone vendidos. E aumento de 85% na produção de perucas no Brasil por influência de Sinhozinho Malta (Lima Duarte), de Roque Santeiro.

A FAVORITA: Gonçalo é o assassino de Marcelo!


Nem Flora (Patrícia Pillar) nem Donatela (Claudia Raia), muito menos Silveirinha (Ary Fontoura). O verdadeiro assassino de Marcelo (Deco Mansilha) é Gonçalo (Mauro Mendonça), o pai do rapaz, em “A favorita”. Ficou boquiaberto? Então, senta que lá vem muita história.

Na noite do crime, o empresário descobriu que Marcelo não era seu herdeiro, mas sim filho de Irene (Glória Menezes) e Copola (Tarcísio Meira). Desapontado, ele foi à casa de Donatela para conversar com ela, mas deu de cara com Marcelo. A nora tinha ido às compras.

O resultado desse encontro foi explosivo. Marcelo, que esperava a mulher para comunicar a ela que iria ficar com Flora, fez uma revelação estarrecedora: disse saber que o pai e Donatela tiveram um caso e que o filho que ela teve, na verdade, era de Gonçalo, não dele.

A discussão entre os dois cresceu e Silveirinha, que estava no interior da casa, ouviu tudo. O mordomo ligou para Flora, contou sobre a confusão na casa e pediu que ela fosse para lá. Descontrolado, Marcelo pegou a arma e apontou para Gonçalo, que tentou desarmar o filho. Marcelo, então, foi atingido acidentalmente.

Desesperado, Gonçalo fugiu do local. Flora chegou em seguida, mas não o viu. Ela tentou socorrer Marcelo e, num impulso, pegou a arma. Neste momento, Cilene (Elizângela) apareceu. Logo atrás veio Donatela. As duas presenciaram a cena e a socialite se atracou com Flora e tirou a arma dela. A tragédia só não foi maior porque Cilene interferiu.

Essa revelação será feita no próximo mês para o público, mas os envolvidos na história ainda vão continuar na dúvida entre as “viúvas”. Mauro Mendonça, que não recebeu ainda os capítulos, ficou surpreso com a história:
— Gonçalo sente por Donatela um amor paternal. Não acredito em outro tipo de sentimento. Ele a defende porque acredita que ela não é assassina.

Notícias da TV



Foi lindo o último capítulo de Amor e Intrigas e selou definitivamente o nome de Gisele Joras na teledramaturgia Brasileira. Na noite de ontem a novela chegou ao fim de uma forma simples, sem os exageros que são comuns de fim de novela, sem aberrações e de forma bastante criativa, com destaque para a atuação de atores como Heitor Martinez e Francisca Queiroz. Os diálogos finais de Alexandra e Jurandir foram o ápice da novela, assim como a Jassira de Gorete Milagres que trajava roupas e adotava um visual de sua ex patroa Walquíria, e até a atuação desastrosa de Otaviano Costa não fez com que a trama perdesse seu brilho. Parabéns a Rede Record pelo belo trabalho

Enquanto isso na Rede TV:

Luciana Gimenez e um time de sub-celebridades tentavam decifrar qual dos apresentadores da televisão brasileira ofereceu o valor de R$80 mil reais para fazer um programa com a poposuda Moranguinho, impossível parar o controle remoto e observar mais detalhes daquele espetáculo.

Na Rede Globo:

O que foi o capítulo de ontem de A Favorita? Que show João Emanuel está nos proporcionando todas as noites no horário nobre. A seqüência de cenas onde Donatella descobriu a traição de Silveirinha foram perfeitas, e nos resta aguardar o espetáculo de hoje quando a ricaça vai bater boca com o mordomo e Flora, com cenas que percorrerão desde palavras de baixo calão até cuspida na cara. Chegou a hora do Brasil reconhecer que está no ar uma das melhores telenovelas de todos os tempos.

Bizarrice:

Talvez a Record e Thiago Santiago não planejem, mas o futuro de Os mutantes é cair na rotina e ser rejeitada pelo público, a trama todos os dias inventa algo diferente e inusitado, agora chegou a vez de Fadas, gnomos e extraterrestres, o que mais falta?

Coincidências:

Me chamou a atenção as coincidências entre a personagem de Ana Paula Tabalipa em Chamas da Vida e a Darlene de Deborah Secco em celebridades, ambas eram espevitadas e tinha uma certa tara por bombeiros. E por falar na nova trama da Record, também não pude notar o dialogo entre Juliana Lohman e Dado Dolabella onde entre carinhos e afagos seu personagem dizia que queria “comer a sobremesa” da namorada.

Pantanal:

Pantanal é sem dúvidas uma das melhores novelas da Tv Brasileira, mas só revendo a trama em que se pode ver os erros cometidos pela direção de Jayme Monjardim, é impossível não se confundir com os personagens de Cláudio Marzo, que com a mesma idade representa pai e filho, porém esse detalhe não apaga o brilho da novela que é recorde de audiência e responsável pelo despertar do SBT.

Dúvida na Record:

Depois do termino de Amor e Intrigas a emissora dos bispos recorrerá ao filem Huck para segurar a audiência no horário, porém, o que substituirá a novela nos próximos dias?

Quem matou Marcelo?

Depois de o Jornal do Dia apontar Silveirinha como o assassino de Marcelo é a vez do EXTRA dar seu palpite e dizer que quem matou o filho de Irene foi o próprio pai, Seu Gonçalo, sendo que este não seria o pai biológico do pai de Lara e sim Copola, o ex amor de sua esposa, sabendo disso o empresário mata-o acidentalmente. Surpresas á parte seria no mínimo inédito ver um pai matando um filho em horário nobre.

AUDIÊNCIAS DA TV

Uau, Pantanal e Os Mutantes já estão com os mesmo índices, 15 pontos. Isso mostra que uma novela se é boa (Pantanal), consegue excelentes índices, e este mérito não é do SBT, e sim da Machete, porque é muito fácil simplismente pegar uma coisa pronta e dar um play e ganhar audiência alta, quero ver quando a novela acabar...
Tiago Santiago prometeu que a novela ganhará mais fôlego nos próximos capítulos, com a entrada de ETs, e a revelação que a doutora Jule também é um extraterrestre, segundo o autor, a novela ainda vai subir.

Confira a média-dia das emissoras em 22/07/2008:

Globo - 13,5 pontos
Record - 6,9 pontos
SBT - 6,1 pontos
Band - 1,7 pontos
Rede TV! - 1,6 pontos
Cultura - 1,1 pontos
Gazeta - 0,8 pontos

Confira a média de alguns programas em 22/07/2008

RECORD

SÃO PAULO NO AR 4
SP RECORD 9
PROGRAMA DA TARDE 5
JORNAL DA RECORD 14
OS MUTANTES 15
CHAMAS DA VIDA 16
AMOR & INTRIGAS 18

GLOBO

MALHAÇÃO 23
CIRANDA DE PEDRA 22
BELEZA PURA 29
A FAVORITA 38
CASSETA E PLANETA 25
TOMA LÁ DÁ CÁ 22
PROFISSÃO REPÓRTER 21

SBT

PANTANAL 15

Diretor Jacques Lagoa promete uma câmera nervosa em Revelação

Diretor da novela "Revelação", Jacques Lagoa promete uma câmera nervosa, com muita ação na nova trama do SBT. Os "takes" que vão fazer o telespectador se segurar no sofá serão protagonizados pela guerra travada entre o bando do traficante Maçarico (Felipe Cardoso) e a polícia de Tirânia. Revelação marcará a voltas de tramas 100% brasileiras produzidas pelo canal de Sílvio Santos. A estréia da mesma ainda é um grande mistério.

Destaque

O "Zorra total" de sábado foi bem no Ibope. Deu 25 pontos de média, 12 a mais que a Record, segunda colocada no horário. A direção da casa, via cumprimentos internos, reconhece este crescimento e a melhora que o humorístico observou em suas últimas apresentações. Justas e merecidas as referências e elogios aos novos quadros. Na verdade, o programa, tão criticado em outros tempos, ganhou um formato mais atual, engraçado e interessante.

O quadro "Marido do futuro" é uma prova da sua renovação. "Kate Lúcia" continua com o bordão de maior sucesso do ano ("Tô pagaaando") e personagens antigos se reciclaram, ficando melhores do que eram. Casos do Juninho Play e Doutora Lorca. Apesar de algumas escorregadelas apelativas (a ativista peladona, por exemplo), a solidez do programa hoje é uma fonte de tranqüilidade para a TV Globo.

Vamos combinar?
A Globo ainda não chegou a uma conclusão sobre o título do seu programa. Nas chamadas aparece escrito "Por toda minha vida", mas o seu locutor fala "Por toda a minha vida". E eu fico com ele.

Equipe completa
Não se confirmam as notícias, segundo as quais vários redatores teriam deixado a equipe do "Casseta". Isto não aconteceu. Todos continuam trabalhando normalmente.

Ponto 1
Curiosa essa situação. Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia, ainda não admite que "Beth, a feia" será produzida na Record. Pior que vai.

Ponto 2
Do outro lado, providências internas são tomadas com vistas à produção da "Beth". O diretor escolhido, por exemplo, é o Edson Spinello. Como é que o Hiran não sabe disso?

Depende do dono
O SBT já possui 32 capítulos fechados de "Revelação", prontos para exibição. Grava, nesta semana, cenas do de número 60. Na Anhanguera, sobram datas para o lançamento, mas nada oficial até agora.

Possibilidade
Fala-se agora em 5 de agosto, como a data mais provável para o lançamento da novela de Íris Abravanel. No entanto, um pezinho atrás é sempre bom. Todo mundo conhece o SBT e sabe como as coisas mudam por lá.

É aquilo - 1
"Esquenta", fusão de game e tomador de dinheirinho, comandado por uma ex-bbb, Flávia Vianna, na Rede TV!, apresentou problemas na edição de sábado. Saiu do ar em alguns momentos.

É aquilo - 2
No mesmo dia, falhas no "Rede TV! News". Rita Lisauskas e Flávia Noronha, apresentadoras, conseguiram a muito custo levar o principal telejornal da emissora, "100% digital", até o fim. À distância, pelo jeitão da coisa, falha no "tp".

Chacota
O "Guerra e paz", da Globo, perdeu na audiência novamente - para a Record. Piada dentro do Projac diz que enterraram uma caveira de burro no horário e, se fizerem um exame de D.N.A., verão que o esqueleto é de quem aprovou os últimos seriados que estrearam ali.

Talento
A convite de Glória Perez, Laura Cardoso entra em "Caminho das Índias", a substituta de "A favorita".

Bate-Rebate

...Estranho esse silêncio na Globo em torno da Xuxa. Tiraram o programa do ar, alegando problemas outros e nunca mais falaram dele.
...Só alguém que está muito acima de nós pode explicar: Dercy num dia, Casé no outro.
...Está ampliado o horário do "SP Record", que tem a boa apresentação do Reinaldo Gottino. Agora vai das 17h30 às 19h.
...Faz por merecer. É um dos telejornais com melhor ritmo da nossa tevê. Experiência do rádio conta.
...O SBT apresenta - e há muito tempo - o seriado "Um maluco no pedaço", com Will Smith. ...Agora, a Record vem aí com "Um maluco na TV" ("30 Rock"), com Alec Baldwin e Tina Fey. ...SBT e Record continuam ligadíssimas... Uma na outra. Só isso pode justificar tamanha coincidência.
...Lobão grava nesta sexta-feira a sua participação no "Astros do SBT".
...Ana Maria Braga está na Itália. Volta no sábado ao Brasil.
...O ator e diretor Raul Netto também está no novo comercial das Havaianas, contracenando com Lázaro Ramos.

Último capítulo de Amor e Intrigas registra excelente audiência

Amor e Intrigas, exibida ontem na Record, dia 22, marcou 18 pontos de média, 20 de pico e 29% de share.
A novela escrita por Gisele Joras e dirigida por Edson Spinello foi ar das 22h24 às 23h38 e ficou por seis minutos na liderança.
Com o resultado a novela garante o segundo lugar isolado no ranking das audiências.

Autor de A Favorita escreveu quatro desfechos para o assassinato de Marcelo

O autor João Emanuel Carneiro escreveu quatro desfechos para o mistério de A Favorita. Quem matou Marcelo?
Segundo o jornal Diário de São Paulo, para evitar que o ponto forte da novela vaze na imprensa, o autor conta que além de Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), existem mais dois personagens que podem ter assassinado Marcelo.
Hoje o jornal Extra divulgou mais um nome: Gonçalo (Mauro Mendonça). Além de Silveirinha (Ary Fontoura) que também já foi dado como o assassino de Marcelo.
A revelação irá acontecer no capítulo do dia 18 de Agosto. Na próxima semana, em A Favorita, a justiça reabrirá o caso sobre a morte de Marcelo.

VIVA MAIS: Saúde & Bem Estar


Conservando as vitaminas

As vitaminas hidrossoluveis (C, complexo B) são solúveis em água, ou seja, não são acumuladas no organismo, pois são eliminadas através da urina. Por esse motivo necessita ser reposta quase diariamente em nosso organismo.Essas vitaminas são também muito sensíveis ao cozimento e se perdem facilmente na água em que as verduras e legumes são cozidos.Para diminuir essa perda, ferva a água inicialmente e só depois coloque os alimentos. Dessa maneira, o cozimento será mais rápido e a perda bem menor.


Contra o mau hálito

O Cravo da Índia combate a cárie porque ajuda a eliminar a bactéria streptococcus mutans, a principal responsável pelas cáries. Por sua ação bactericida, o cravo também combate o mau cheiro da boca, provocado pelo acúmulo de microorganismos (mau hálito). A salsinha e o hortelã (menta pipetita), por sua vez, também auxiliam no tratamento contra mau hálito. O juá é outro aliado no combate ao mau hálito. Ele é extraído da árvore do juazeiro e as propriedades naturais de limpeza de sua espuma são usadas há muitos anos para limpar os dentes, que ficam protegidos, fortes e saudáveis.Ferva 1 copo de água e despeje sobre 1 Cravo da Índia. Deixe em infusão, tampado, por aproximadamente 15 minutos. Deixe esfriar e faça bochechos após escovar os dentes.

Ervas que curam

Receitas naturais e fáceis de preparar combatem celulite, dor de estômago, gripe, micose, caspa... Chás para......

PROBLEMAS NO FÍGADO

1 litro de água 1 colher (sopa) de folhas de alcachofra
1 colher (sopa) de folhas de jurubeba
1 colher (sopa) de folhas de pariparoba
1 colher (sopa) de folhas de carqueja
1 colher (sopa) de folhas de boldo

DOR DE ESTÔMAGO, GASES E GASTRITE

1 litro de água
1 colher (sopa) de folhas de espinheira-santa
1 colher (sopa) de folhas de hortelã
1 colher (sopa) de folhas de casca de zedoária
1 colher (sopa) de folhas de camomila 1 colher (sopa) de folhas de funcho

Depois de ferver a água, desligue o fogo e despeje as ervas. Tampe por cinco minutos. Após esfriar, coe. Tome uma xícara (chá) quatro vezes ao dia: antes do café-da-manhã, do almoço, do jantar e de dormir.

GRIPE

1 litro de água
1 colher (sopa) de folhas de eucalipto
1 colher (sopa) de folhas de sabugueiro
1 colher (sopa) de folhas de alfavaca
1 colher (sopa) de folhas de hortelã
1 colher (sopa) de folhas de guaco
1 colher (sopa) de folhas de poejo Mel

DOR DE GARGANTA

1 litro de água 1 colher (sopa) de folhas de alcaçuz
1 colher (sopa) de folhas de alfavaca
1 colher (sopa) de casca de sucupira
1 colher (sopa) de mastruço
1 colher (sopa) de folhas de sálvia
1 colher (sopa) de folhas de tanchagem
1 colher (sopa) de folhas de jequetiba
1 colher (sopa) de folhas de malva-branca Mel Ferva a água.

Em seguida, acrescente todas as ervas e deixe ferver por mais 15 minutos. Desligue o fogo, abafe e deixe amornar. Coe e adoce com mel a gosto. Beba 1 xícara (chá) de quatro a cinco vezes ao dia.

COLESTEROL ALTO

1 colher (sopa) de folhas de alcachofra
1 colher (sopa) de sementes de urucum
1 colher (sopa) de folhas de carqueja
1 colher (sopa) de folhas de graviola
1 litro de água Leve a água ao fogo até ferver.

Em seguida, despeje uma xícara (chá) das ervas misturadas e deixe ferver por mais cinco minutos. Desligue e tampe por 20 minutos. Beba uma xícara (chá) quatro vezes ao dia.

CÓLICA DE TPM

Ingredientes:

1 litro de água
1 maçã inteira cortada em cubinhos
1 colher (sopa) de folhas de hortelã
1 colher (sopa) de folhas de funcho
10 folhas de louro
1 colher (sopa) de folhas de camomila
1 colher (sopa) de folhas de erva-de-são-joão

Após ferver a água, desligue o fogo, despeje a maçã e as ervas, tampe e deixe descansar por 20 minutos. Tome uma xícara (chá) cinco vezes ao dia, com intervalos de, no mínimo, 1h30 entre cada ingestão.

CELULITE

Ingredientes:
1 litro de água
1 xícara (chá) de folhas de sene

PREPARO E CONSUMO Quando a água levantar fervura, desligue o fogo, junte a erva, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Beba ao longo do dia. Mulheres grávidas não devem tomar o chá.
Xaropes para...


ASMA E BRONQUITE

1/2 litro de água
1/2 kg de açúcar cristal
10 g de folhas de hera
5 g de brotos de xaxim
10 g de folhas de alcaçuz
10 g de folhas de cambará
10 g de folhas de pulmonária
1/2 cálice de conhaque

TOSSE

1 litro de água
1 kg de açúcar cristal
10 g de folhas de guaco
10 g de folhas de assa-peixe
10 g de folhas de mastruço
10 g de folhas de eucalipto
100 g de folhas de agrião
1 xícara (chá) de conhaque

Ferva a água e o açúcar. Jogue as ervas e deixe ferver por mais 20 minutos. Desligue, misture o conhaque, tampe, deixe esfriar e coe. Beba 1 xícara (chá), quatro vezes ao dia. Os xaropes podem ser consumidos em até 60 dias.

Soluções para...

CONJUNTIVITE

20 g de camomila
1/2 litro de água

Ferva a água, desligue o fogo e acrescente a camomila. Tampe e deixe descansar por 20 minutos. Depois de filtrar e esfriar, banhe os olhos com algodão embebido na mistura várias vezes ao dia.

CASPA

300 ml de água
10 g de gel de babosa (retire o líquido com uma colher)

Bata tudo no liqüidificador até ficar homogêneo. Uma vez ao dia, passe nos cabelos e deixe agir por uma hora.

MICOSE DE UNHA

500 ml de água
30 g de folhas secas de arruda
100 ml de álcool líquido

Ferva a água, desligue o fogo e misture os outros ingredientes. Esprema as folhas, coloque tudo em um frasco e reserve por uma semana. Três vezes ao dia – de manhã, à tarde e à noite – despeje um pouco no líquido até penetrar embaixo da unha.

Resumos de Novelas


VEJA O QUE VAI ACONTECER NAS NOVELAS NESSA QUARTA, 23 DE JULHO DE 2008:

A FAVORITA, REDE GLOBO: Donatela revela a Silveirinha e Flora que sabe da cumplicidade deles. Dodi fala para Salvatore mudar seu depoimento sobre a morte de Marcelo, ou vai contar seu segredo a todos. Donatela afirma para Gonçalo, Irene e Lara que Flora está morando com Silveirinha. O mordomo diz para Irene e Gonçalo que as acusações que Donatela lhe fez não têm fundamento. Donatela despeja Silveirinha do apartamento. Silveirinha diz a Flora que sabe como fazer Cilene mudar seu depoimento.

BELEZA PURA, REDE GLOBO: Joana, Klaus e Dominique ficam radiantes ao verem Sônia acordada. Rakelli e Felipe partem para a primeira viagem promocional da pasta. Dois meses se passam. Sônia revela a Joana que a deixou no orfanato quando estava fugindo do pai dela, que se chama Inácio. Depois, conta que ele é um bandido e pede que Joana não o procure. Renato pede Joana em casamento e ela aceita. Helena fica arrasada ao saber. Suzy tem uma filha, Maria.

CIRANDA DE PEDRA, REDE GLOBO: Daniel diz a Natércio que ele o obrigou a não assumir a paternidade de Virgínia. Laura acusa Daniel e Natércio de egoístas. Laura abraça as filhas e diz que vai protegê-las sempre. Julieta comenta com Laura que acha que Letícia está grávida de Arthur. Frau Herta vai até o consultório de Daniel fingindo ter enxaqueca. Natércio demite Rogério. Julieta e Laura vão para a metalúrgica. Julieta dirige em alta velocidade. Faísca não vê o carro de Julieta vindo em sua direção.

MALHAÇÃO, REDE GLOBO: Bruno abre os olhos, como quem escutou a promessa de Angelina. Fernandinho e Peralta seguem Bodão para descobrir o que ele anda fazendo. Débora pede uma sacola de papel pardo a Pedro para guardar o vestido. Ela diz a Pedro que não quer mais circular com sacolas de lojas chiques para não chamar a atenção. Débora rouba mais um vestido e Paulo a flagra. Angelina diz a Gustavo que resolveu ficar com Bruno.

OS MUTANTES- CAMINHOS DO CORAÇÃO, REDE RECORD: Uma mulher reconhece Ari e diz que ele é o culpado pela criação dos mutantes. Taveira e Eric ouvem sirene da polícia e saem em disparada. Guiga ajuda Marcelo a fugir da clínica. Janete leva Ágata e Aquiles ao apartamento de Simone. Janete e Simone se emocionam por causa do falecimento de Lucas e Mauro. Toni é dominado pelos homens-formiga e a Rainha levanta Cléo pelo pescoço. Bianca recebe uma mensagem de Juno dizendo que Juli quer ser a nova mãe dos bebês.

CHAMAS DA VIDA, REDE RECORD: Carolina diz para Walter que não vai se afastar de Pedro. Vivi convida Carolina para ir à casa dela. Vivi e Rafa chegam em casa e contam para Pedro que comeram na pensão porque Ivonete os mandou embora de casa. Beatriz convida Leo para ele trabalhar na produtora. Manu e Antonio invadem a casa. Paulo, pai de Manu, aparece com uma arma. Paulo acende a luz, tira o capuz da ¿assaltante¿ e vê que Manuela, sua filha, está ferida no chão.

PANTANAL, SBT: Zé Lucas desconfia do interesse de José Leôncio sobre sua vida. Zé Leôncio continua puxando conversa e pergunta ao peão se alguma vez ouviu falar o nome de Joventino. O peão conta tudo sobre sua mãe e sua avó. Os dois conversam longamente e Zé Leôncio chega à conclusão que Zé Lucas é seu filho. Zé Leôncio é informado, pelo rádio, que o estado de saúde de Tibério piorou e ele precisou passar por outra cirurgia. Tenório, sem imaginar o perigo que corre, acolhe Levi em sua fazenda. Levi conta a Alcides que a "muda" pediu a ele mate Tenório e acaba descobrindo que o peão também pretende se vingar do patrão. Zé Leôncio conta para Filó e Irma que Zé Lucas é seu filho. Maria bruaca leva café para Levi e se interessa por ele. Jove comenta com Juma que quer sair em comitiva. Maria bruaca convida Levi e Alcides para almoçar com ela. Tenório chega e fica furioso.

ÁGUA NA BOCA, BAND: Dani, Luca, Alex e Érika se encaram. Carlo mostra para Luca as bolsas roubadas por Mari. Renée encontra uma câmera fotográfica no armário de Érika. Françoise pede que Alex e Dani morem com eles depois do casamento. O policial retorna à casa de Cido para conversar com Reizinho. Manoela diz a Carlo que não vai ao cursinho. Akemi pergunta a Camila se ela sabe como parar uma gravidez.

Cenas que Marcam: Senhora do Destino


Hoje na coluna "Cenas que marcam" vamos rever uma cena antológica da novela "Senhora do Destino", exibida em 26 de outubro 2004. Nela, a protagonista Maria do Carmo (Suzana Vieira) dá uma surra na vilã Nazaré (Renata Sorrah), que havia roubado a sua filha.
A cena rendeu uma alta audiência à Rede Globo com picos de 66 pontos de audência e quase 90% de share.




ESSA CENA MARCOU A HISTÓRIA DA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA!

Horóscopo do Dia



Áries - 23/07/2008
Sinta o poder da transformação da lua em Áries. Este é um momento especial de esforço e companheirismo para tornar a vida mais feliz.

Touro - 23/07/2008
Você pode se sentir mais sábio/a hoje, com a lua em Áries. Há uma reverência ao antigo e ao passado que está trazendo um equilíbrio maior para sua mente.

Gêmeos - 23/07/2008
Tente transformar sua vida diária. Perceba pontos de estagnação e use sua criatividade para estimular boas reformas.

Câncer - 23/07/2008
Mudanças repentinas de humor e até de direção de vida poderão surgir hoje, com a lua em Áries. Celebre cada momento como sendo único e cheio de oportunidades.

Leão - 23/07/2008
Às vezes, precisamos sacrificar o presente em nome de um futuro mais amplo e feliz. Desapegar-se significa abrir espaço para o novo.

Virgem - 23/07/2008
Você estará especialmente competente hoje, dando valor à sabedoria antiga e colocando-a em prática. Você vai preferir os valores permanentes aos transitórios com a lua em Áries.

Libra - 23/07/2008
Procure se aprofundar nas relações e nos seus sentimentos. Preste atenção às suas necessidades, e procure sua satisfação pessoal.

Escorpião - 23/07/2008
Seu mundo interior está pródigo de recursos e pronto para distribuir seus benefícios. Você saberá dirigir a energia excedente com sabedoria hoje, com a lua em Áries.

Sagitário - 23/07/2008
Participe da vida além das necessidades de sua individualidade. Expresse seu coração nas atitudes que tomar. Pode encontrar ocasião para proteger alguém, ou mesmo, de ser protegido/a.

Capricórnio - 23/07/2008
Bom dia para fazer um retiro espiritual e se conhecer melhor. A lua em Áries pode fazer com que você mude velhos valores, que já estão caducos.

Aquário - 23/07/2008
Bom dia para dar asas à sua imaginação. Às vezes, é através de uma boa dose de faz de conta que chegamos aos sonhos mais difíceis.

Peixes - 23/07/2008
A Lua, no decorrer do dia, ativa sua área familiar e lhe dá vontade de ficar quieto no seu lar. Na verdade, você gostaria mesmo de ter alguém que lhe servisse um delicioso banquete e cuidasse bem dos seus desejos.
 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger