A sensibilidade de mudar
Novela é uma coisa curiosa. Por ser uma obra aberta, oferece ao seu autor toda condição de, o tempo todo, medir a temperatura do seu público. Saber o que está ou não está agradando e daí fazer mudanças às vezes radicais no rumo da história.
Não aconteceu outra coisa com “A Favorita” e com o seu autor João Emanuel Carneiro. Ele entrou por um caminho e, ao constatar a resistência do telespectador, medida pela queda de audiência logo no primeiro mês, alterou quase por completo o destino de vários personagens. Teve esta sensibilidade e a capacidade de mexer certo, o que é facilmente demonstrado pela boa audiência de agora.
Focou todas as suas ações no núcleo principal, e mesmo com o pecado de esquecer ou não dar a devida atenção ao restante do elenco, conseguiu prender a atenção do grande público, o que naturalmente deve acontecer até a exibição do último capítulo.
Em seu final, graças às mudanças realizadas, “A Favorita” deve apresentar um saldo amplamente positivo. O seu autor, principalmente, soube reconhecer a necessidade da mudança. Foi aí que se deu bem. Pena que nem todos pensem e procedam da mesma forma.
TV Tudo
Teatro
Alcides Nogueira, autor da versão de “Ciranda de Pedra” que teve Ana Paula Arosio como estrela, está a caminho de Portugal. Viaja agora, no meio do mês, para Portugal, uma vez que a peça "Pólvora e Poesia" será montada em Lisboa. Depois do Carnaval, ele começa a montar sinopse de sua próxima novela na Globo.
Bailarino
Por causa do seu personagem em “Caminho das Índias”, novela da Glória Perez, Stênio Garcia vem tomando aulas regulares de dança de salão.
Parece que não sei
Tem diretor de televisão que fica bravo e manda – sempre por terceiros – recados mal criados quando daqui partem algumas críticas. Curioso é que quando há elogios, acham que é obrigação.
Trilha sonora
“Caminho das Índias” virá, logo após sua estréia, com os costumeiros cds nacional e internacional da novela. A novidade é que haverá um outro só com músicas indianas.
Voando
Adriane Galisteu resolveu esperar a chegada do Ano Novo com o namorado na África do Sul. Só por causa disso deu um tempo nos ensaios de “Um casal aberto, ma non troppo”, que estréia dia 9 de janeiro no Rio.
Está fora
Ítalo Rossi não volta ao “Toma lá, Dá cá” nem no ano que vem. A despedida do programa aconteceu no especial de Natal. O ator tem planos diferentes para a sua carreira.
Tudo certo
Xuxa está nos Estados Unidos, em férias. Lá, ela recebeu a confirmação dos seus programas que serão gravados para a televisão argentina em fevereiro.
Lei do silêncio
Walter Negrão deve viajar nos primeiros dias de janeiro, para iniciar em Fortaleza as primeiras pesquisas da sua próxima novela. Projeto em parceria com o diretor Marcos Paulo. Os dois, no entanto, não entram em maiores detalhes a respeito.
Tirar o atraso
O turbulento começo de “Paraíso”, escolhida para substituir “Negócio da China”, assustou um pouco setores da Globo, principalmente o desentendimento das irmãs Edmara e Edilene, responsáveis pela adaptação da novela. A trégua natalina serviu para serenar os ânimos. Parece que agora os trabalhos devem ganhar o desejado embalo.
| Taís Araújo deixa o Brasil depois de “A Favorita”. Vai passar uns tempos estudando na Europa. |
Bate–rebate
...O “Zorra Total” também não pára com as férias. Vai continuar com programas inéditos.
...Depois de uma personagem tão marcante e que ainda dá muito trabalho, Patrícia Pillar deve ficar um ano fora do ar na Globo.
..A morta da Flora, sua personagem, como não poderia deixar de ser, só vai acontecer no último capítulo da novela.
...Flora será executada pelo Silveirinha (Ary Fontoura). No ar, dia 16 de janeiro.
...No fim, ele, o mordomo, como não poderia deixar de ser, é quem irá revelar todos os segredos da história.
...O autor Silvio de Abreu ainda não tem nada resolvido, em termos definitivos, sobre a sua próxima novela.
...A Record admite que o próximo “Ídolos” passará por alguns ajustes.
...A ordem, ao que parece, é criar novos e maiores atrativos nas fases eliminatórias.
...Alice Braga, premiada no cinema, é um dos alvos da nossa tevê.
...O “Programa da Tarde” da Record deve usar outros formatos de fora na sua volta ao ar em 26 de janeiro.
Contagem regressiva. Como sempre acontece, Globo e Gazeta transmitem a tradicional prova de São Silvestre na tarde do dia 31. Provas feminina e masculina. Ítalo Rossi saiu, mas Arlete Salles vai continuar no “Toma lá , Dá cá” no ano que vem.