terça-feira, 11 de novembro de 2008

Especial 'O ataque das superbactérias'- parte 2


Uma nova geração de pragas resiste aos antibióticos até se tornar invencível. Por que todos nós estamos vulneráveis

O retorno à era pré-antibióticos está se tornando realidade em várias partes do mundo

O mesmo tem acontecido com muitas outras bactérias (confira a ilustração na pág. 5). “Há cada vez mais relatos de infecções causadas por microorganismos contra os quais não existem opções terapêuticas adequadas”, escreveu recentemente o microbiologista Christian Giske, do Hospital da Universidade Karolinska, em Estocolmo. Ele e outros colegas publicaram em março um levantamento sobre a ameaça global das bactérias multirresistentes na revista científica Antimicrobial Agents and Chemotherapy. “O retorno à era pré-antibióticos está se tornando realidade em várias partes do mundo”, escreveu Giske.

Por que chegamos a esse ponto? A resistência das bactérias aos remédios existe desde que os antibióticos foram inventados. Alexander Fleming, o descobridor da penicilina, ganhou o Prêmio Nobel em 1945 por sua enorme contribuição, até hoje considerada uma das mais importantes da medicina. Em seu discurso, Fleming ressaltou que o uso inadequado de penicilina iria torná-la ineficaz. O perigo, ele explicou, era usar uma dose insuficiente para matar as bactérias mas suficiente para ensiná-las a resistir à penicilina.

O alerta foi dado, mas não impediu o uso incorreto da medicação. O primeiro caso de resistência à penicilina foi registrado em 1947, apenas quatro anos depois de o remédio começar a ser produzido em larga escala. Nas décadas seguintes, verificou-se que o problema se repetia em todas as novas gerações de antibióticos. As bactérias aprendem a resistir aos remédios e passam a informação até mesmo para colegas de outras espécies (confira como elas fazem isso na ilustração da pág. 5).

A única forma de evitar a resistência é usar antibióticos apenas quando eles são estritamente necessários. Estima-se que metade das prescrições de antibióticos seja desnecessária. Durante a consulta, o médico não tem condições de saber se a infecção é causada por uma bactéria ou por um vírus. Um exemplo: sete de cada dez casos de pneumonia são causados por vírus. Mas o médico não pode esperar a chegada dos exames (o que pode demorar até dois dias) para tomar uma decisão. Há outras razões. Muitos médicos prescrevem os remédios quando examinam um bebê com febre e uma dolorosa infecção de ouvido. Racionalmente eles sabem que o remédio pode ou não fazer efeito. Mas a receita é uma forma de acalmar os pais. No Brasil, onde os antibióticos são vendidos sem receita e a automedicação é uma mania nacional, a situação pode ser ainda mais grave.

Outro fator que contribui para a resistência bacteriana é abandonar o tratamento quando os sintomas começam a desaparecer. Apesar da falta de sintomas, em geral ainda há muitas bactérias vivas, e a interrupção do tratamento pode fazer com que elas se tornem resistentes. “Quando uma pessoa toma um antiinflamatório de forma inadequada, o problema é dela. Quando faz isso com um antibiótico, o problema é de todos nós”, diz Flávia Rossi, do HC de São Paulo. “As mudanças que essa pessoa provocou na flora bacteriana dela serão transmitidas aos outros.” Evitar o consumo irracional de antibióticos é fundamental para preservar as bactérias boas. Onde há bactérias boas, as ruins não entram porque elas competem pelo mesmo espaço.

O uso indiscriminado de antibióticos na pecuária também ajuda a explicar a crise atual. Estima-se que 70% de todos os antibióticos usados nos Estados Unidos estejam nas fazendas. As drogas não são usadas para curar animais doentes, mas para evitar que eles fiquem doentes. Além disso, baixos níveis de antibióticos parecem acelerar o crescimento dos animais. A idéia é matar bactérias intestinais para reduzir a competição por energia. Com isso, o animal absorve mais energia da comida e cresce rapidamente. Bactérias resistentes a antibióticos são encontradas no ar e no solo das fazendas, na água, na carne e no frango processados. As bactérias são levadas para a cozinha e contaminam outros alimentos.

Charges no Blog


"Só Levando" apresenta o mundo da nada convencional família Bezerra, que vive numa favela – Morro do Lamento – que poderia existir em qualquer grande cidade brasileira.

"Só Levando" é uma criação de Maurício Ricardo, com direção de arte de Fernando Duarte e desenhos e animações de Maurício, Fernando e Léo Morbeck. A trilha sonora é assinada por André Henriques e foi gravada no estúdio A Voz da América.

Conheça os personagens:

José Bezerra (Bezerra)
Desempregado, vive fazendo "bicos" pra cuidar da família. Pai amoroso, coração sensível, mas sem muito senso de moralidade.

Maria Bernadete Silva Bezerra (Bernadete)
Vive com Bezerra o que o casal chama de "casamento aberto". Só aparece em casa pra trazer problema.

Suelen Silva Bezerra (Suelen)
Jovem bonita, fogosa e inteligente, finge para os pais e vizinhos que é estudante de Medicina, mas na verdade trabalha como prostituta numa clínica de relaxamento masculino.

Johan Silva Bezerra (Johan)
Seu nome de batismo é Johan Hutter Schneider. Seus pais biológicos eram um casal de traficantes alemães, que foram assassinados no Morro do Lamento. Apesar de ser loiro de olhos azuis, Johan está convicto de que tem sangue negro nas veias. Adora rap e costuma se expressar cantando. Gosta de ser chamado de MC Zulu.

Otoridade
Morador do Morro do Lamento. Otoridade é um ex-policial militar, expulso da corporação por mau comportamento. Como a polícia de verdade quase nunca se atreve a subir o morro, Otoridade ganha a vida como "guardião" da comunidade, cobrando uma taxa mensal dos moradores para "manter a ordem", com o aval do crime organizado.

Juke e Box
Irmãos gêmeos, eles são tudo o que Johan sempre sonhou ser: negros, bonitos, cheios de atitude e rappers de mão cheia. Eles gostam de Johan, mas às vezes se impacientam com a mania que o garoto tem de considerar-se negro e seus planos mirabolantes para que o trio chegue ao estrelato.

Dona Geralda
É a eterna vítima da comunidade. Tudo de ruim acontece com ela, que reage aos infortúnios com um gritinho de espanto. Tadinha da dona Geralda...

20º capítulo de "Pecado de Mulher"


20º CAPÍTULO DE “PECADO DE MULHER”- 11/11

ESTADOS UNIDOS

Heitor: Eu acho que já ta na hora de voltar...eu já despachei o Carlos, aquele delegado intrometido tá podre de rico já deve ter me esquecido...Brasil aí vou eu!

SÃO PAULO

Heitor vai até a casa onde Beatriz morava.

Heitor: A Beatriz...não mora mais aqui?
Dona da casa: Não...eles se mudaram já faz um bom tempo...
Heitor: Você não sabe onde ela tá morando?
Dona da casa: Bom..pelo o que os vizinhos falam parece que ela tá morando no Rio..mas eu não sei te informar o endereço.
Heitor: Tá certo..muito obrigado.

Heitor: Então quer dizer que a Beatriz tá morando no Rio. Eu vou ter que conseguir o endereço...ir até lá, ela é a mulher da minha vida...não sei se ela já esqueceu com o que eu fiz...mas eu sei qeu ela me ama.

Heitor consegue o endereço de Beatriz com uma vizinha.

Heitor: Agora eu vou para o Rio em busca da minha amada!

RIO DE JANEIRO

Aline: Eu tenho que descobrir algum podre da Beatriz...ela não é santa eu sei que mais cedo ou mais tarde ela vai acabar traindo o Rogério...mas eu tenho q ter uma informante dentro da casa dela...uma empregada seria perfeito...empregada sabe de tudo...e as empregadas geralmente odeiam a Beatriz sempre foi assim.

CASA DE BEATRIZ

Beatriz e Rogério tomam café da manhã.

Beatriz: o Adelaide esse seu café tá pra cachorro! Vai fazer outro...essas empregadas são todas umas inúteis mesmo hein? Uma pior do que outra.
Adelaide: Sim senhora. Com licença.
Rogério: Você vai sair?
Beatriz: Vou fazer algumas compras...coisas básicas que estão faltando aqui em casa.
Rogério: Hoje eu vou chegar tarde...tenho muito trabalho...
Beatriz: Olha Rogério eu tô de olho em você hein..eu te conheço muito bem e sei que você gosta de “pular a cerca” e eu meu amor não nasci pra levar chifre!
Rogério: Eu sei meu amor...eu seria incapaz de fazer isso com você!
Beatriz: Assim espero...
Adelaide: Aqui tá o café patroa.
Beatriz: Eu não vou querer, demorou demais!Vou sair e só uma coisa vê se lava essas roupas melhor..elas tão imundas. Inútil!

Aline espera que Beatriz e Rogério saiam de casa. E vai até lá. Quem atende a campainha é Adelaide.

Aline: Oi
Adelaide: A dona da casa não tá
Aline: É com a senhora que eu quero falar...
Adelaide: Comigo?
Aline: É..posso entrar?

Aline: Bom...eu tive alguns problemas com a Beatriz e quero que ela pague pelo que fez...
Adelaide: E o que eu tenho haver com isso?
Aline: Eu quero que a senhora seja minha informante aqui dentro dessa casa...fique de olho na Beatriz, ela não é flor que se cheiro e eu tenho certeza que ela tem algum podre...a senhora vai ser bem recompensada.
Adelaide: Tá certo...é um bom negócio...
Aline: Fique de olho...depois a gente se fala...até mais.
Adelaide: Até.

CASA DE ISADORA

Heitor já está no Rio de Janeiro ele está próximo da casa de Isadora quando de repente...

FIM DO CAPÍTULO 20
AUTOR: Marcos Alves

Você Sabia?


FATOS DO DIA

1930
A Constituição de 1891 foi substituída pela Lei de Organização do Governo Provisório. Todos os governadores, exceto o de Minas Gerais, foram destituídos e criaram o interventor federal dos estados.

1973
Egito e Israel assinaram um acordo de cessar-fogo e iniciaram as discussões para a prática do pacto.

2004
O líder palestino Yasser Arafat morreu aos 75 anos, vítima de uma falência múltipla dos órgãos. Ele passou 13 dias internado no hospital militar Percy, em Paris (França), com a saúde bastante debilitada. Os médicos pensaram se tratar de leucemia, mas depois de realizarem uma série de exames declararam que o político tinha uma anomalia sangüínea não identificada.

CURIOSIDADE DO DIA

Na Tailândia, o "Dia dos Gêmeos" é comemorado hoje. A escolha é simbólica: é o décimo-primeiro dia do décimo-primeiro mês (11/11), ou seja, a data possui dois pares de números idênticos representando as características dos gêmeos. A data comemorativa foi instituída em 1987.

PERGUNTA CURIOSA
De onde vem a expressão "banho-maria"?
É uma alusão à alquimista Maria, possivelmente irmã de Moisés, o líder hebreu que viveu entre os séculos XIII e XIV a.C. Foi ela quem inventou o processo de cozinhar lentamente alguma coisa mergulhando um recipiente com a substância em água fervente. Ou também pode se uma referência à Virgem Maria, símbolo de doçura, pois o termo evoca o "o mais doce dos cozimentos".

Os brasileiros antes da fama
Agildo Ribeiro
telefonista
Ailton Graça
camelô e cobrador de ônibus
Alessandra Scatena
vendedora de cosméticos
Alexandre Pires
funcionário de lavanderia
Ângela Maria
inspetora numa fábrica de lâmpadas
Angelina Muniz
secretária, balconista, embaladora de sabonete e vendedora de óculos
Ary Fontoura
cantor de churrascaria
Beatriz Segall
professora de francês
Carlos Manga
bancário
Carolina Ferraz
professora de dança
Chico Buarque
topógrafo
Cláudia Jimenez
professora de jardim de infância
Cláudio Heinrich
paquito

Moda & Estilo: Os 10 mandamentos da cintura alta


Depois de passar décadas escondidinho no fundo do armário, o cós nas alturas voltou com tudo. Confira as regras de ouro para investir, na medida certa, nessa tendência!

Destaque da Matéria

"Nunca pensei que cintura alta vestisse tão
bem. Estou adorando essa moda", diz a
cantora Wanessa Camargo


Desde que a cintura baixa invadiu as ruas e passarelas, o cós alto - mania nas décadas de 70 e 80 - foi posto de lado. Mas agora está de volta e veio com força total. Saiba que:

· A tendência é perfeita para modelar a cintura de quem não tem curvas.

· Para acertar, combine a peça com regata básica e sandália ou peep toe (sapato aberto na frente) de salto alto.

· A moda alonga as pernocas - ideal, portanto, para quem tem pernas curtas e tronco longo.

· Quem possui seios fartos deve optar por peças que não ultrapassem a linha do umbigo.

· Se o seu bumbum é grande, parecerá ainda maior! Mas nem por isso você está impedida de usar esse corte - desde que opte por modelitos largos. Justos da cintura para baixo, nem pensar!

· Tem quadril largo? Nada de cores claras na parte de baixo - regra óbvia, mas vale reforçar!

· Como a peça de baixo já chama atenção, combine-a com regatas, blusas e camisas sequinhas e mais justas ao corpo, usadas por dentro da calça, da saia, do short!

· Para não perder a ilusão de alongamento oferecida por essa moda, evite contrastar cores nas peças e acessórios.

· Moças com barriguinha saliente devem escolher peças largas, soltas no corpo - assim, elas alongam e ainda ajudam a disfarçar a gordura localizada.

· Apesar de "democrática", a tendência cai melhor nas magras - e, de preferência, altas!

Resumos de Novelas


A FAVORITA
Augusto fica horrorizado e demite Diva. Irene chora ao perceber que não conhece o marido. Donatela conta a Diva que descobriu que o filho dela está vivo. Irene faz as malas, despista os seguranças e viaja sozinha. Gonçalo passa mal ao saber. Leonardo culpa Stela pelas mudanças de Catarina. Dedina encontra Damião, enquanto Greice compra remédios para ele. Elias destrata Dedina. Irene encontra Copola em Paraty.

TRÊS IRMÃS
Florinda aceita o pedido de casamento de Pacífico. Bento sugere a Dora que eles juntem a família em um dia na praia. Suzana beija Eros. Juliana e Jerry se declaram e se beijam. Natália se sente mal e se preocupa com a possibilidade de perder o bebê. Valéria, Chuchu e Vidigal dividem o dinheiro. Gregg recebe a passagem para o Hawaii e cogita que seja uma armação. Suzana conta a Virgínia que Xande vai operar. Violeta discute com Dora.

NEGÓCIO DA CHINA
Evandro observa Diego enquanto os dois conversam. O Liu falso pergunta a Lívia sobre o colar com o pingente de dragão igual ao de seu anel. Diego se emociona quando confirma que o código de Adriano era ¿Vermelho 2274¿. Antonella fica feliz ao saber que Adriano é o pai de Diego. O Liu verdadeiro se exercita no cativeiro. Semíramis diz que vai contar a Tamuz que Belarmino é o pai dele. Aurora ouve. Maralanis confessa a Edmar que Edmarzinho é seu filho com outro.

MALHAÇÃO
Angelina diz a Bruno que ama Gustavo. Débora sugere a Bruno que ele argumente que Gustavinho está sendo maltratado por Gustavo para pedir a guarda do filho. Joaquim diz a Rita que não desistirá de acertar as contas com Félix. Bruno e Débora roubam a chave do carro de Gustavo. Débora suborna a funcionária da creche, sai com Gustavinho e o tranca no carro de Gustavo. Os freqüentadores do shopping ficam indignados ao ver Gustavinho esquecido no carro.

OS MUTANTES
Draco e Telê usam seus poderes e matam os traficantes. Valente e Gabriela fogem. Gór e Metamorfo se preparam para fugir com os bebês. Ari conta a Irma que Samira, irmã gêmea de Maria, está na mansão. Kídor diz que irá implantar chips de obediência em Maria e Marcelo. Tufão agarra Bianca. Cléo, Carvalho, Noé e Perpétua são surpreendidos pelo Homem-Pesadelo. Sandra e Batista namoram. De repente, Drácula e Bram invadem a casa.

CHAMAS DA VIDA
Pedro pede que Júnior avise Cazé e Guilherme sobre Lipe. Cazé se revolta. Tomás e Ivonete se encontram. Lourdes fala para o pessoal da pensão que Lipe deve estar envolvido no seqüestro de Demoro. Suelen diz que vai ligar para Andressa. Júnior e André resgatam Miguel. Arlete e Carolina chegam para visitar Vivi. André encontra Lipe diante de um precipício. Os dois lutam. André cai do precipício e pede para Lipe ajudá-lo.

PANTANAL
Guta se sente culpada pela gravidez e pede desculpas a Zuleika. As duas pensam em como vão resolver a situação e temem pela reação de Tenório. Zé Leôncio conversa com Mariana e se diz surpreso com a mudança de seu filho, Zé Lucas. Irma e Zé Lucas se tornam grandes amigos e saem para passear de barco. Filó desconfia que está "pintando um clima" entre eles. Joventino viaja sem a Juma. Zuleika vive um grande dilema com a guinada que teve a sua vida, começa a se arrepender da decisão que tomou e já se sente como uma bruaca. Tadeu se desentende com Zaqueu e tenta agredí-lo. Alcides compra a briga e começa uma grande confusão. Zé Leôncio aparece para apartar a briga e chega à conclusão que Zaqueu está apaixonado pelo peão, Alcides. Mariana fica chocada quando Zé Leôncio comenta o que aconteceu e o que está pensando do mordomo. Zefa usa o perfume que ganhou de Irma para seduzir Tadeu e deixa o peão louco de desejo.

ÁGUA NA BOCA
Lulu estranha as acusações de Dani contra Alex e conta para Renée. Homens da Polícia Federal fecham o Paris. Dani tenta contar a verdade para a enfermeira, mas ela não entende nada. Duni quer que Remi vá morar com ela. Dois homens da Policia Federal levam Philippe preso sob várias acusações. Lulu pressiona Alex e quer saber o que ele fez com Dani. Mari pronta para dar mais um golpe. O homem, Roberto, diz que é muito velho para ficar o ela e vai embora.
 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger