domingo, 25 de janeiro de 2009

Folhetim com sotaque: novelas ajudam a divulgar costumes de outros países

Relembre emocionantes histórias ambientadas fora do Brasil

Os costumes da religião hindu, os casamentos arranjados, as belas roupas de cores fortes. Desde a estreia da novela Caminho das Índias, no dia 19 de janeiro, na Rede Globo, os brasileiros estão conhecendo um pouco mais sobre a exótica cultura indiana.

Assim como a autora da nova novela das oito, Gloria Perez, outros escritores da Rede Globo também preferiram viajar, além das fronteiras nacionais, para contar uma história. Da Grécia aos Estados Unidos, as mais diversas culturas já foram retratadas na telinha.

Listamos para você algumas dessas viagens que, ao longo dos anos, foram dando um sotaque estrangeiro às novelas da Globo.

Amsterdã foi cenário de um belo romance em Páginas da vida

Nanda passeia pelas ruas de Amsterdã

Em Páginas da Vida (2006-2007), de Manoel Carlos, o cenário escolhido para contar a história de amor dos personagens Nanda (Fernanda Vasconcellos) e Léo (Thiago Rodrigues) foi a bela Amsterdã, na Holanda. Os canais que cortam a cidade, as construções seculares, as praças e os museus da capital holandesa serviram de cenário para os capítulos iniciais da novela. O parque Keunkenhof, onde são cultivadas tulipas das mais variadas cores e espécies, e o Zaanse Schans, uma típica vila holandesa onde são encontrados os moinhos e alguns dos mais antigos diques do país, também fizeram parte da paisagem da novela.

A beleza da Grécia encantou o público em Belíssima

TV GLobo/ Divulgação/TV Globo

Júlia e Nikos: casamento na Grécia

Em Belíssima, exibida entre 2005 e 2006, parte da história é ambientada na Grécia, onde vivem os personagens Vitória (Cláudia Abreu), Pedro (Henri Castelli), a filha do casal, Sabina (Marina Ruy Barbosa), e o irmão de Vitória, Tadeu (Thiago Martins). O grego Nikos Petrarkis (Tony Ramos), também faz parte do núcleo. A ideia de gravar na Grécia foi do autor Silvio de Abreu, que tinha a intenção de mostrar ao público um pouco da beleza e da história do lugar que foi berço da civilização européia, um dos maiores patrimônios históricos da humanidade.

América mostrou um pouco da vida dos brasileiros em Miami

TV GLobo/ Divulgação/TV Globo

Deborah Secco protagonizou América

Em América (2005), de Gloria Perez, a protagonista Sol (Deborah Secco), menina pobre do Rio de Janeiro, sonha ir para os Estados Unidos com esperança de conseguir trabalho e dinheiro. Depois de ter o visto de entrada negado, ela decide entrar em terras americanas fazendo a travessia ilegal pela fronteira com o México. Após entrar em solo americano, ela vai trabalhar como dançarina em uma boate de Miami. A saga de Sol é o mote para mostrar a situação dos imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos e da já disseminada cultura norte-americana.

O Clone foi até Marrocos para contar a história de Jade e Lucas

Também da autora Gloria Perez, O Clone, sucesso em 2001-2002, viajou até Marrocos para contar a história de amor de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício). Os dois são impedidos de ficar juntos por causa dos costumes muçulmanos, defendidos com rigor pelo tio de Jade, o patriarca Ali. (Reveja o final feliz de Jade e Lucas no vídeo ao lado) A novela mostrou ao público aspectos da cultura marroquina como a religião islâmica, os papéis masculino e feminino na sociedade, a dança, a língua e a culinária árabe, as cerimônias religiosas e a poligamia.

Duas novelas mostraram um pouco da Itália dos séculos XIX e XX

TV GLobo/ Divulgação/TV Globo

Giulianna e Matteo

O país do cineasta Federico Fellini e da musa Sophia Loren foi retratado por Benedito Ruy Barbosa na novela Esperança (2002-2003). Toni (Reynaldo Gianecchini) e Maria (Priscila Fantin) vivem na cidade italiana de Civita, na década de 30. Os dois se apaixonam e se mudam para São Paulo em busca de uma nova vida, já que os pais da moça impedem o romance.


Já em Terra Nostra (1999-2000), também de autoria de Benedito Ruy Barbosa, a Itália do fim do século XIX foi o primeiro cenário. A novela tratou da imigração italiana e de sua importância para a evolução da sociedade brasileira a partir do romance de Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda).

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger