terça-feira, 30 de setembro de 2008

Saúde em Foco



Distúrbios alimentares – como identifica-los

A saúde física e mental da mulher pode ser abalada pela obsessão de ter o corpo perfeito ditado pela mídia. Daí decorrem os distúrbios alimentares, mais comuns entre mulheres adolescentes.
A anorexia se caracteriza pela recusa a se alimentar. A adolescente tem uma auto-imagem distorcida, se vê gorda no espelho mesmo estando muito abaixo do peso ideal para a idade e estatura.
Já a bulimia é um transtorno alimentar que se manifesta pelo sentimento de culpa em relação à comida. Os bulímicos costumam ter grandes acessos de gula. Esse acesso vem seguido de paliativos para por fora o que ingeriu em excesso. É comum o doente provocar vômitos, tomar laxantes ou diuréticos, fazer longos jejuns ou se exceder em exercícios físicos.
Pode-se reconhecer o problema se observar que o peso da adolescente está muito abaixo do ideal e se ela continua se achando gorda. Mas nem sempre a mulher revela como se sente. Então, alguns sinais podem ser observados:

Falta de apetite
Recusa em usar roupas que exponham o corpo
Idas freqüentes ao banheiro logo após as refeições
Compra de produtos como laxantes e diuréticos
Pouco interesse pelo contato físico e sexual
Obsessão com o peso
Busca de dietas muito radicais
Longos jejuns
Tanto a anorexia como a bulimia exige um acompanhamento psicológico e alimentar para a garantia do tratamento eficaz.

Teste do pezinho identifica problemas que afetam a vida do recém-nascido

Todo recém-nascido deve fazer o Teste do Pezinho na sua primeira semana de vida. Ele é feito com as gotinhas de sangue que são coletadas do pezinho do bebê, após as primeiras mamadas. Geralmente, as maternidades disponibilizam o exame para todos os recém-nascidos.
Várias doenças que podem interferir na qualidade de vida criança são detectadas precocemente com o teste do pezinho, daí a importância desse procedimento. O teste básico, que é obrigatório, identifica problemas como Fenilcetonúria e o Hipotireoidismo Congênito. Através das gotas de sangue, são analisadas as dosagens de PKV (Fenilalanina) e os hormônios TSH e T4 Neonatal. O teste completo é capaz de pesquisar 23 outras doenças, utilizando a mesma técnica de coleta de material.

2 comentários:

Mateus M. disse...

Vamos fazer uma parceria?? Like o meu site aqui q eu linkerei o seu!

Site: http://www.malhacaobr.teusite.net/

Rodolfo Carvalho disse...

Oii..

eu gostaria de fazer parceria..

http://tvnoibope.blogspot.com/

TV NO IBOPE

flw

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger