terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Autores discutem a dificuldade de escrever uma novela

Não há como negar que novela sempre renda um bom papo em qualquer lugar. E, sem dúvidas, isso não seria diferente em uma roda composta por três escritores nacionais, Lauro César Muniz, Silvio de Abreu e Walter Negrão.

Eles se reuniram em São Paulo, neste fim de semana, e falaram sobre o quanto é difícil e, às vezes, engraçado escrever uma novela e colocá-la no ar.

A escolha dos atores e os problemas de “última hora”, como morte e doença, são alguns dos itens da lista que causam preocupação aos escritores. Walter Negrão, que escreveu novela como Desejo Proibido e Top Model, disse que já enfrentou diversas vezes estes probleminhas.

- Eu sou bem azarado. Isso sempre acontece nas minhas novelas. Uma vez, em uma trama,o ator que fazia o herói era gay e a heroína também era. Não tinha química entre eles. O beijo não dava certo. Eu precisei mudar tudo. Não rolava.

Entre os apuros que os escritores passam, há que ter também bom senso e saber correr riscos. O autor da próxima trama das oito, Silvio de Abreu, disse que teve que tomar decisões difíceis durante o desenrolar da história, e que em suas novelas só trabalha com atores que gosta.

- Em Guerra dos Sexos, Paulo Autran se afastou para colocar pontes de safena. Eu não poderia matá-lo na trama. Seria de um extremo mau gosto. Então, apostei que ele ficaria bem e deu certo. Nos meus trabalhos, eu só trabalho com quem gosto.
Por isso, eu primeiro faço o elenco e depois escrevo.

Imagem

Como as novelas são feitas para o público, não há como negar que as pesquisas de audiência e as opiniões influenciem o rumo das histórias. Negrão afirma que um exemplo foi a “troca de Márcio Garcia por Rodrigo Lombardi” como mocinho de Caminho das Índias.

Lauro César Muniz, autor de Poder Paralelo, da Record, confessa está sempre em sintonia com que se comenta na internet.

- Eu sempre pergunto para meu filho o que estão falando sobre minha novela no Orkut. Não há como negar de que estamos o tempo todo sendo bombardeados pela opinião do público.

Já Silvio de Abreu diz que nunca mudou suas tramas por causa de pesquisa de audiência. Ele acredita que se pode mudar a maneira de transmitir uma ideia, como a interpretação dos atores, a iluminação e o figurino, e não modificar a história.

3 comentários:

Andréa Carmo disse...

"Sou daquelas que acredito em novelas que nos fazem sonhar, mas o desempenhos de grandes atores ainda faz a grande diferença, muitas vezes o texto não é bom mas o ator o faz,como Osmar Prado, Lima Duarte,Tony Ramos etc...Esta novela das 9 horas não veio boa e não vai ficar, a sua história é muito deprimente, estamos precisando de mais alegria e bom humor na televisão. Não necessariamente uma comédia, mas um pouco mais de poesia. A verdade é que os autores de novela não são poetas e nunca recorrem a eles para escreverem, estão repetitivos e vaidosos. Um pouco de humildade vai mudar a cara a telenovela brasileira.

João Felipe de Oliveira G. de Amorim. disse...

Olá pesoal do blog revista eletrônica, aqui quem fala é o Felipe de Oliveira. Eu gostaria de saber
qual é o programa ou site que vocês usam para criar os logotipos das WEB-NOVELAS desse blog !
Me manda um recado pelo Orkut eu já adicionei o
dono do blog o José Marcos ! Eu não tenho MSN e
por vafor me dêem essa chace de publicar a minha WB-NOVELA nesse blog que eu gosto tanto ! Ou então me respondem pelo mesmo veículo em que eu estou me comunicando com vocês nos comentários do
blog ! OBS: O blog está demais !

João Felipe de Oliveira G. de Amorim. disse...

Olá pesoal do blog revista eletrônica, aqui quem fala é o Felipe de Oliveira. Eu gostaria de saber
qual é o programa ou site que vocês usam para criar os logotipos das WEB-NOVELAS desse blog !
Me manda um recado pelo Orkut eu já adicionei o
dono do blog o José Marcos ! Eu não tenho MSN e
por vafor me dêem essa chace de publicar a minha WB-NOVELA nesse blog que eu gosto tanto ! Ou então me respondem pelo mesmo veículo em que eu estou me comunicando com vocês nos comentários do
blog ! OBS: O blog está demais !

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger