quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Caso Maitê Proença e portugueses. Confira!

Um vídeo feito por Maitê Proença para o "Saia justa" está causando polêmica em Portugal desde que foi exibido esta semana na SIC. No filme, ela faz piada de alguns traços culturais lusitanos. A atriz e apresentadora conta que o vídeo foi gravado há quatro anos para o GNT. Chateada, Maitê pede desculpas se ofendeu alguém, e diz que tudo não passou de uma brincadeira.

- Só quem não vê o "Saia justa" poderia levar isso a sério. No programa, a gente ironiza até o presidente Lula. E isso que eu falei dos portugueses, a gente fala dos paulistas, que são estressados porque trabalham demais, ou do jeito devagar do baiano... E eu me considero uma portuguesa, porque meu avô, Augusto Galo, era português, era inclusive patrono do Clube Ginástico, tem até uma estátua em homenagem a ele lá na entrada do clube - diz Maitê. - Eu já fui a Portugal umas 20 vezes. Alguém realmente acha que eu não gosto de Portugal? Agora realmente se eu ofendi algum português com isso, peço desculpas. Mas acho que está faltando humor nas pessoas.




Maitê ganha defensor português ilustre.

O vídeo de Maitê Proença em Portugal continua repercutindo. Amigo da atriz, o escritor Miguel Sousa Tavares, autor de "Equador" e "Rio das Flores", (na foto com ela) defendeu a amiga nos jornais portugueses (leia aqui), dizendo que foi ''uma reação provinciana dos portugueses. Somos um povo sem capacidade de humor e autocrítica. Há algum português que vá ao Brasil e não goze?".

Na embaixada brasileira em Lisboa, a ministra conselheira Carmen Moura deu entrevista ao "Expresso" dizendo que "entende que os portugueses estejam zangados" (leia aqui).


Maitê escreve carta pedindo desculpas aos portugueses.

Maitê Proença escreveu, com exclusividade para o blog, uma carta em que pede desculpas aos portugueses. A atriz causou polêmica em Portugal depois que a SIC exibiu esta semana um vídeo em que ela faz piadas com os moradores de lá. O vídeo foi gravado para o "Saia justa" em 2007.

"Aos portugueses

Antes de mais nada peço perdão a quem possa ter ofendido. Aquele é um video caseiro, artesanal, produzido entre amigos num dia de folga enquanto estive em Portugal em março de 2007, há dois anos e meio. Excursionei por um mês ao longo do país levando uma peça de teatro de minha autoria, e, à volta da
viagem, o vídeo foi exibido no "Saia justa", pois este é um programa - em que sou uma das apresentadoras - que compreende o humor; nós ali brincamos com o papa, com o presidente Lula, com nossas mazelas pessoais. O brasileiro aliás, via de regra é assim, irreverente. Nós brincamos com aquilo pelo que temos carinho. Tenho um avô português, Augusto Gallo, patrono benfeitor do clube português do Rio de Janeiro, o Clube Ginástico (há no saguão de entrada um busto de bronze figurando meu avô). Pelo lado da mãe tenho o avô Proença. Sou tambem portuguesa e sinto, que como tal, que posso brincar com os meus. Exatamente como os portugueses fazem ao dizer piadas dos brasileiros.

Aqui um exemplo de como é bom e saudável o humor de mão dupla. Os Gatos Fedorentos, queridos, me convidaram para uma sátira às novelas brasileiras - foi naquela mesma época em 2007 - participei encantada."

Veja o vídeo em que ela aparece em cena com o grupo português Os Gatos Fedorentos.



2 comentários:

E disse...

Estão a tentar branquear o caso:

Ela cuspiu num monumento nacional e da Humanidade (UNESCO), que por acaso é um lugar sagrado (Mosteiro), monumento nacional e lugar onde se encontram as sepulturas de alguns dos nossos maiores antepassados como D. Manuel I, Vasco da Gama, Camões e Fernando Pessoa.

Aquela fonte era dentro do Mosteiro dos Jerónimos!

Ácido Cloridrix HCL disse...

Pessoalmente, eu até gosto dos brasileiros, mais ainda de brasileiras, já que a minha companheira e futura esposa é brasileira. Não generalizemos no entanto, há bons e maus em todos os países e culturas, e uma grande diferença de mentalidades, posturas e elevação cultural dentro do próprio Brasil, país enorme,,, diferenças como também existem em Portugal, apesar de bem pequenino em comparação,,, como diferenças entre alentejanos, nortenhos, alfacinhas, saloios e até alguns mouros que temos por lá.
Se comparares brasileiros do sul, Gaúchos por exemplo, onde eu me encontro, com os Cariocas, Paulistanos, Mineiros e Baianos irás decerto encontrar enormes diferenças a todos os niveis. No caso particular da Maitê, ela "borrou o pé", ou "cagou a pata" em bom Português, mais com o pedido de desculpas do que com o próprio video que gerou a polémica, não achas???? Ts-ts, que vergonha, e aconselho-te uma visitinha ao site da própria e que observes os comentários, muitos impróprios e descabidos, que por lá proliferam.
Um abraço, luso-brasileiro, e aparece no nosso espaço sempre que te der na gana!!!! HCL

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger