quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Portais se unem contra R7. Entenda o caso.

Três dos maiores portais do país (UOL, Terra e Globo) decidiram notificar a Rede Record por divulgação de dados de audiência da internet de maneira distorcida.

No último dia 17/01, o programa “Domingo Espetacular” apresentou dados de audiência que mostravam o portal R7, da Record, como o segundo maior do Brasil em páginas vistas (page views) e o quarto se levados em conta os visitantes únicos (unique visitors). Uma matéria intitulada “Portal R7 comemora sucesso depois de cem dias no ar”, com as mesmas informações, chegou a ser veiculada no site.

Para chegar a esses índices de audiência, a Record misturou dois critérios: comparou o total da audiência do seu “Brand” (ou marca) com números de subdomínios de outros portais (ou seja, a audiência parcial dos concorrentes). Como o Ibope não autoriza esse tipo de comparação de dados gerais com dados de subdomínios, a Record apresentou ao público um ranking inexistente para o Instituto.

O Portal IMPRENSA teve acesso às medições de unique visitors de dezembro de 2009 da categoria Notícias (News & Information) -levando em conta acesso em residências e em local de trabalho- que mostram que o R7 (só o noticiário) está em nono lugar, com 1,885 milhão de visitantes únicos.

À frente dele, estão Globo Notícias (tudo da Globo, incluindo G1, site do jornal O Globo, Jornal Nacional, SPTV, Bom Dia Brasil etc.), com 13,5 milhões de visitantes únicos; UOL Notícias (noticiário do UOL e da Folha Online), com 10,8 milhões de visitantes únicos; Terra Notícias, com 8,47 milhões; IGNews/Último Segundo, com 4,15 milhões; Estadão, com 3,64 milhões; Yahoo News, com 2,73 milhões; e MSN News, com 1,97 milhão de visitantes únicos em dezembro.

Considerado na íntegra (todas as categorias), o R7 teve em dezembro 4,822 milhões de visitantes únicos, menos que o UOL, que teve 26,445 milhões, o Terra, que teve 21,709 milhões, e Globo.com, que teve 20,518 milhões no mesmo período.

Em páginas vistas, o UOL teve 3,845 bilhões em dezembro, contra 2,172 bilhões do Globo.com, 1,674 bilhão do Terra, e apenas 166 milhões do R7 no mesmo período.

No ranking geral do Ibope brasileiro, misturando portais de qualquer natureza, o R7 ficou em 34º lugar em unique visitors e em 38º lugar em páginas vistas no mês de dezembro.

Na notificação, Globo, Terra e UOL pedem que a Record deixe de utilizar as informações distorcidas, sob pena de enfrentar medidas judiciais, pois a divulgação dos dados causa danos à imagem dos concorrentes.

Procurada pela reportagem de IMPRENSA, a Rede Record afirmou, por meio de sua assessoria, não ter recebido qualquer notificação.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger