quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CRÍTICA: Chega ao fim mais uma Fazenda


Acontece nesta quarta-feira às 22h15 a grande final da 2ª edição de A Fazenda, maior reality e carro-chefe da programação atual da Rede Record. Após o sucesso retumbante que foi a 1ª edição do programa, a emissora se empolgou e jogou no ar com pouquíssimo espaço de tempo a 2ª temporada e o resultado todos viram, um grande fracasso em todos os sentidos.

A Fazenda 2 simplesmente não aconteceu. Não são apenas os números do Ibope que mostram isso – o programa ficou com audiência média de 10 pontos – mas principalmente o pequeno espaço da mídia e, mais do que isso, a falta de interesse do público pela atração que quase nunca foi comentada, nem nos corredores, nem entre amigos, nem na internet, em lugar algum se ouvia falar de A Fazenda.

Uma queda livre desse porte não estava prevista nos planos da Rede Record, é óbvio, mas deveria ser, já que toda a produção do programa e a cúpula da emissora cometeram diversos erros. A começar por colocar no ar uma 2ª edição tão próxima da 1ª o que acabou por cansar o formato – sim, o BBB também fez isso em suas duas primeiras edições, porém a Globo tem uma audiência muito mais alta que segura esse tipo de loucura e, depois, o erro foi consertado. Outro erro por parte da produção foi na escolha dos participantes. A princípio, a impressão que dava era que eles poderiam causar ainda mais que os queridos participantes de A Fazenda 1, ledo engano. A diferença de carisma, de química acabou ficando gritante e não houve a menor graça em assistir o Reality.

Sem interesse nos participantes fica quase impossível assistir a um Reality Show, já que o foco principal desse tipo de prgrama está justamente no carisma e na capacidade de cada um dos participantes. Não houve identificação do público com as subcelebridades (porque celebridade mesmo não havia nenhuma) e, sem identificação, sem interesse porque os participantes não era tão famosos, a fórmula se desgastou sozinha e o público simplesmente se afastou.
Mas o maior erro da produção e da cúpula foi a mania de grandeza que persegue a Record. A audiência de A Fazenda 2 já não era grande, mas ainda não era totalmente um fiasco até o início de 2010, mas bastou começar o BBB10 para o público fazer sua escolha. Aliás, com méritos porque o Big Brother Brasil é infinitamente superior a A Fazenda em todos os sentidos, muito mais nessa edição que o diretor do Reality está incrivelmente inspirado e os participantes foram muito bem selecionados, isso mostra que foi suicídio colocar o Reality rural no mesmo período que o Reality global.

Bem ou mal, A Fazenda 2 chega a seu final nesta quarta-feira e a expectativa da direção da Record é que, ao menos na final, a audiência seja um pouco satisfatória – é muito difícil repetir ou ao menos se aproximar da ótima média da final da 1ª edição – o que também não será muito fácil, já que em boa parte da noite o programa irá disputar audiência com a abertura da Taça Libertadores da América que costuma dar audiência para a Globo.
O fim de A Fazenda será como o início discreto, mas muito mais do que isso, tende a ser melancólico, muito melancólico.

Escrito por Daniel César

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger