terça-feira, 1 de setembro de 2009

Jornal Nacional: Evolução dos cenários em 40 anos de jornal

1969
Imagem
Na estreia do Jornal Nacional, em 1º de setembro de 1969, a televisão ainda era em preto e branco. O JN foi o primeiro programa em rede nacional gerado no Rio e transmitido para todas as emissoras da rede. No primeiro dia, os apresentadores eram Hilton Gomes e Cid Moreira. O cenário ainda tinha a antiga logomarca da Rede Globo.

1972
Imagem
O ano de 1972 foi marcado pela chegada da cor na televisão brasileira. O cenário do JN também ganhou uma cara nova. Aparece pela primeira vez o mapa-múndi a o lado da logomarca do Jornal Nacional.

1979
Imagem
O enquadramento dos locutores do Jornal Nacional, em 1979, passou do close para o chamado plano americano, passando a mostrar o apresentador até a cintura. O cenário ganhou mais uma parede, o que possibilitou o jogo de câmeras e maior movimentação dos apresentadores.

1985
Imagem
Em 1985, o cenário ganhou telas ao fundo, que permitiam a exibição de imagens relacionadas à reportagem chamada pelo apresentador.

1989
Imagem
O novo cenário, em 1989, traz o fundo em tons de azul mais encurvado, para dar impressão de profundidade. Havia dois cenários, um fixo e outro móvel. O fixo era composto por uma bancada de acrílico iluminada por luz néon vermelha. O móvel era composto por desenhos feitos em computador, com imagens diferenciadas para cada reportagem.

1995
Imagem
A identidade gráfica da bancada, em 1995, mantém-se a mesma do cenário anterior, mas com modificações nas cores e no logotipo do Jornal Nacional estampado no fundo.

1996
Imagem
A bancada e a logomarca do JN são um pouco modernizadas no novo cenário de 1996, com cores mais vivas e bancada mais arredondada.

2000
Imagem
O jornal sai do estúdio e passa a ser apresentado de dentro da redação, em 2000. O telespectador pode ver a equipe envolvida na realização do telejornal. No fundo, o globo terrestre em três dimensões.

2005
Imagem
No novo cenário, de 2005, o globo terrestre mantém-se tridimensional, mas a bancada dos apresentadores é trocada. Fica um pouco mais alta, e com um lugar para cada apresentador.

2009
Imagem
E foi assim que ficou o novo cenário, inaugurado nesta segunda-feira, 31 de agosto, com o globo terrestre em movimento, uma bancada ergonômica e com um telão ao fundo, que vai mostrar imagens das cidades de onde os correspondentes estiverem, além de ilustrações complementares às reportagens do JN.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger