segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Um novo e disputado domingo na TV

[eliana_gugu_repr560.jpg]
Tudo que se esperava de novidade na televisão, neste final de semana que passou, se resumiu às estreias de Eliana no SBT e Gugu na Record. No mais, nenhuma surpresa. A Globo, líder absoluta, continuou tocando a sua vidinha, como se nada estivesse acontecendo nas duas concorrentes mais próximas.

Coube ao "Domingo Legal", sob o comando de Celso Portiolli, abrir os trabalhos do dia. Fora do horário mais acirrado de disputa, o programa cumpriu a sua tabela de sempre. Não apresentou nada de excepcional em relação ao seu passado, mas dentro de limites bem conhecidos, fez o que dele pode se esperar. E nada mais que isto.

Os momentos que antecederam à estreia do programa Eliana, no SBT, também. Como se tivessem combinado que o público alvo era o infanto-juvenil, Globo e Record escalaram grandes animações do cinema, respectivamente, "Shrek e "A Era do Gelo". Enquanto isso, fazendo sala de espera e se preparando para passar o bastão, a emissora de Silvio Santos apostava no quadro "Construindo um Sonho", no "Domingo Legal", com Celso Portiolli.

Na Record, o "Tudo é Possível" anunciou Ana Hickmann como "a dama de vermelho" e o programa começou com a exibição "dos vídeos que estão bombando na internet", todos também na direção do telespectador juvenil - e, com problemas de resolução. Não era boa a qualidade de imagem. Além de números de mágica, a "Fazenda", representada pelos seus finalistas Dado Dolabella e Danni Carlos, não poderia faltar.

Todos as atenções, do meio da tarde em diante, continuaram no SBT para o primeiro programa da Eliana e com um diferencial que acaba jogando diretamente contra ele: tudo gravado. Nada ao vivo. Isto, num domingo de briga, pode significar um prejuízo de pelo menos dois pontos na sua audiência.

O público foi levado a se acostumar que, programa bom no domingo, tem que ser ao vivo.

Anunciada para as 3 da tarde, Eliana entrou 15 minutos antes, muito provavelmente para surpreender Globo e Record. Lamente-se que, quando assim procedem, em suas estratégias de programação, as emissoras esqueçam de avisar quem está em casa.

A menina Maisa, até então proibida pelo dono Silvio Santos de participar de qualquer outro programa que não fosse o seu , foi a primeira convidada. Apareceu em casa, no palco e gravando o seu CD. Depois foi emendada pelo esmerilhado, mas convincente na audiência, "Calypso".

Muito se falou do cenário da Eliana, que realmente é bonito. Foge do usual no SBT. Para o seu fundo laranja não foi encontrada a luz ideal. Em várias oportunidades a apresentadora teve a sua pele avermelhada.

À noite, na Record, finalmente, a estreia do Gugu.

Sabe aquele jogador que quando entra em campo obedece fielmente as orientações do seu treinador, tem uma regularidade e se destaca? E nem por isso pode ser considerado óbvio? É o caso de Gugu Liberato, que estreou na Record também neste domingo (30). Há uma tática previamente decidida. Para ser mais claro: com uma nota de dois reais, a Record mobilizou milhares de pessoas no país, levou o Blue Man Group ao palco e também artistas do seu elenco; mas a principal ferramenta de Gugu continua sendo a emoção aliada a doses de entretenimento. É a sua praia.

Podem colocar mil coisas ou quadros, no entanto, ele é sempre muito fiel ao caminho que o consagrou. Dá, certamente, uma olhadinha para o lado, mas, repito, não desvia o foco.

Oferecendo casas, quantias em dinheiro, promovendo reencontros, ele se diferencia dos demais investindo na emoção. Gugu Liberato sabe fazer. Justiça seja feita: ele aprendeu bem a fazer a lição de casa. E aprendeu com quem é considerado o melhor de todos, Silvio Santos, mas que hoje não vive seu melhor momento na televisão.

Ontem, a Record colocou um aparato sem igual à sua disposição. É provável que esse gás venha a diminuir nos próximos programas - afinal, são oito anos de contrato.

No domingo, pelo que se viu, as opções passam a ser a mais variadas. E isso é o que a televisão brasileira tem de interessante. Há tanta coisa ruim em vários horários, mas os seus responsáveis parecem que combinam em programar o que consideram os melhores produtos sempre para o mesmo dia e horário.

De qualquer forma, a competição aos domingos se acentuou de maneira bem considerável. Uma competição saudável. E o público sempre acaba ganhando com ela.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger