segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Bastidores da TV, por Flávio Ricco.

Em relação ao momento vivido pela Record, que, contrariando sua linha de investimentos, deixou de lado o sonho de brigar pela liderança e hoje vê o segundo lugar ameaçado pelo SBT, a questão é aquela mesma já abordada neste espaço: a emissora não trabalha sua grade, mas o produto.

E é aí que mora o perigo.

A partir do instante em que a primeira “A Fazenda” passou a registrar bons índices, todas as atenções se voltaram para ela e os demais programas foram deixados de lado.

Um exemplo, as novelas, com edições de sábado canceladas e a ausência de investimentos. Logo elas, a grande esperança de se diminuir a diferença para a Globo.

Com todo esse foco no reality show, a Teledramaturgia, passou a andar para trás. Contratações de peso foram canceladas.

Além disso, a decepcionante segunda edição da “Fazenda” em nenhum instante conseguiu “alavancar” outros programas.

Ao contrário.

Hoje, a Record comemora 10 ou 11 pontos com as suas duas novelas. Pouco, principalmente para quem ambicionava o primeiro lugar.

Parece que a sua direção lê a grade como uma sorveteria de esquina. Se um sabor está vendendo muito, aposta-se apenas nele e se esquece o resto.

O problema é quando o sorvete preferido começa a azedar – caso de “A Fazenda” -, e o estrago atinge os demais sabores. Espanta a freguesia.

É o que está acontecendo.

Um detalhe

A televisão tem hoje três realities no ar. Todos praticamente no mesmo horário.

E não existe outro prognóstico senão esperar que o “Big Brother” vai passar por cima de todos.

Última saída

A Record vive um momento delicado. Os problemas piores começaram a aparecer quando a sua direção resolveu abrir mão dos verdadeiros profissionais de televisão ou trocá-los por pessoas que não estão preparadas para desempenhar tais funções.

Mais ou menos o que fez o SBT há 7 ou 8 anos atrás quando começou a sua derrocada.

Com exceção do comercial, todos os outros principais departamentos são dirigidos por pessoas que têm ligação com a igreja.

O que sempre se exige das peças de reposição é que possuam, no mínimo, a mesma qualidade.

Intocáveis

A estreia da nova programação do SBT, desconsiderando qualquer acidente de percurso, será no dia 1º de março.

Uma coisa é certa: tudo vai continuar como está nas noites das terças e sextas. Ninguém mexe no “Cine Espetacular” e “Tela de Sucessos”, respectivamente.

São as sessões de cinema cuidadas e programadas pelo próprio dono.

Questão comercial

Divulgação

Ainda não há na Bandeirantes uma decisão se o “Zero Bala”, da Daniella Cicarelli e Otávio Mesquita, terá segunda temporada.

Não se trata de uma questão artística, mas comercial.

Havendo patrocinadores que paguem a conta, vai em frente. Sem problemas.

Caso contrário…

Deu outro jeito

Já tem algum tempo que o Shop Tour não está mais nos pacotes da Net, embora continue com a sua programação em outras operadoras.

A partir disso, o dono da empresa e seu principal garoto propaganda, Luiz Galebe, passou a comprar horários em outras TVs, inclusive grandes redes.

Já está nas madrugadas do SBT e nos 5 canais da Sony.

Complicado

O projeto do filme “A Lei e o Crime”, baseado na série exibida pela Record, continua parado. Para se ter uma ideia, o autor Marcilio Moraes ainda não colocou assinatura no contrato.

A sua negociação, informa-se, “é mais complexa”, cercada de muitas exigências. Parece que a decisão vai sair nesta semana. Parece.

A Record tem grande interesse na sua realização.

Como se faz

Rhett Bachner, produtor executivo da empresa Mark Burnett, desembarca por aqui no dia 22 de fevereiro.

Ele ficará três semanas no país auxiliando a Rede TV! nos trabalhos do programa “No Tanque dos Tubarões”, que tem previsão de estreia para maio.

O executivo voltará em abril, já próximo do lançamento do reality.

A propósito

Os empresários Lucília Diniz, José Carlos Semenzato (Microlins) e Ricardo Bellino (sócio de Donald Trump) são nomes confirmados no reality “No Tanque dos Tubarões”.

A Rede TV! espera definir a participação de outros dois empresários ainda no decorrer desta semana.

Perfil

Fernando Rabelo/UOL

Escalada para viver uma das protagonistas de “Passione”, produção que substituirá “Viver a Vida”, na Globo, Carolina Dieckmann será Diana Rodrigues.

Moça de Catanduva, cidade do interior de São Paulo, que faz pós graduação em jornalismo na USP e acaba conhecendo, por meio de um trabalho de reportagem, o personagem Mauro Santarém, vivido por Rodrigo Lombardi.

Ele se apaixona por ela e os dois passam a namorar até que Gerson Gouveia (Marcello Antony), campeão de Stockcar, entra na história.

Esse triângulo romântico é um dos principais núcleos da novela.

Saindo

Devido ao trabalho na novela das sete da Globo, “Tempos Modernos”, em que interpreta Justine, Tuna Duek vai deixar o elenco do espetáculo “As Meninas”, em cartaz no Teatro Eva Herz, em São Paulo.

Será substituída por Patrícia Gaspar ou Clara Carvalho.

C’est fini

Por causa de um provável conflito com o “Pânico”, a Rede TV! ainda não confirma as presenças de Vesgo e Ceará no comando do game “O Último Passageiro”, formato adquirido junto à produtora Endemol, que será exibido aos domingos.

Outros nomes estão sendo avaliados para a apresentação.

***

Maria Fernanda Cândido, depois de “Dalva & Herivelto”, não tem nada acertado na TV Globo. Vai ficar na espera de um novo trabalho. Já para o cinema, ela já estuda vários convites.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger