segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Viver a Vida: Mais um 'sucesso' da TV Globo?

http://www.teledramaturgia.com.br/images/viveravida.jpg
Olá meus caros leitores. Eu sou Juliano Novais, e estou aqui em mais uma coluna crítica minha de última hora.

Estou em viagem no sul da Bahia, mas não deixo de escrever minha novela Desejo & Reparação e nem tão pouco de acompanhar, alguns capítulos que seja, da novela das 21h, “Viver a Vida”.

Hoje, segunda-feira, a novela escrita por Manoel Carlos, completa 85 capítulos de pura lerdeza. Não quero que aqueles que gostem da novela, se sintam ofendidos, já que essa é uma opinião geral diante de um público que não entende por qual motivo, leva uma trama a se enrolar tanto nos capítulos que vão se passando, como se não bastasse Caminho das Índias e suas dancinhas intermináveis.

Viver a Vida começou bem e surpreendendo. Afinal, 43 pontos de estréia, não é algo tão comum atualmente e principalmente, se levarmos em consideração que nas semanas seguintes, a novela conseguiu manter índices entre 32 e 39 pontos. Mas estava longe de se esperar algo tão arrastado como atualmente.

Já faz cerca de umas 5 semanas que sinto a audiência da novela lesada e decrescente. Com direito a 31 pontos nas quartas-feiras. Com o fim dos jogos, acreditei num avanço de audiência, que apenas favoreceu a semana retrasada, onde conseguiu números respectivos: 39 39 38 39 33 31, sucedidos de mais uma semana fracassada para Manoel Carlos. E dessa vez, foi o cúmulo do fracasso.

Desde “A Favorita” as novelas começaram, no início de suas tramas, a marcarem números amargos, chegando ao mínimo de 28 pontos em alguns sábados. “Caminho das Índias” também seguiu a reta, considerada para mim, o mínimo que uma novela das 21h poderia alcançar. Mas “Viver a Vida” conseguiu me surpreender e marcar 27 pontos. Claro, estamos perto do natal. Faz parte. Mas não deixa de ser deprimente isso, já que nem "Caminho das Índias" em seu início insuportável, conseguiu pelo menos 28 pontos em pleno carnaval. Interessante não?

Chega a ser irônico pensar que no início, muitas pessoas acreditavam no sucesso dessa novela. Inclusive eu, esperava pelo menos um leve aumento com relação à história de Glória Perez, mas também não duvidava do que seria mais uma novela perdendo pontos de audiência. Não sou fã das novelas de Manoel Carlos já que são muito paradas e por isso, sou suspeito de comentar o que estou fazendo. Mas é a realidade.
Falando nisso, onde está a tão radical reviravolta que o acidente de Luciana resultaria? A pressão que a Globo fez, sobre a notícia, resultou em na verdade, mais um drama familiar e nada mais do que isso. Parei para pensar que, essa falsa ilusão transmitida pela emissora sobre a novela, também seria o destino de “Passione”. Espero sinceramente que não, mas relacionando isso, ao que uma vez dizia-se nos bastidores da Globo que a novela de Silvio de Abreu, tinha uma das MELHORES SINOPSES, venha ser mais uma falsa esperança dos profissionais.

Minha esperança de um dia o horário nobre voltar aos 40 pontos, ainda vai para “Passione”, mas por enquanto, temos que aturar “Viver a Vida”. Talvez eu esteja enganado. Talvez ela se torne em um sucesso quando essa "reviravolta" finalmente chegar. Se é que existe. Porém na minha opinião, essa novela não chegará aos 40 de média geral e nem tão pouco empatar com Caminho das Índias (outro fracasso). Mas sim, fechar com 38,4 pontos. É o que eu espero. Talvez, tudo mude com o caso de Helena e Bruno. Talvez tudo mude com o caso de Dora e Marcos. Convenhamos que essa novela precisa mesmo seja de um vilão e não de crônicas familiares. No entanto, se terminar como novo fracasso, corre o risco de nem deixar saudades. E isso, é o pior: Não ter boa audiência, não ter qualidade e nem deixar uma marca como, bordões, que durem até um determinado tempo de lembrança. Mas a esperança é a última que morre. Não é mesmo?

Por Juliano Novais.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger