segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Globo mantém audiência em 2009

http://audienciadatv.files.wordpress.com/2009/07/globo-logo2.png?w=256&h=255
Ricardo Feltrin
Colunista do UOL


A Record foi a que mais perdeu ibope, o SBT também sofreu com a fuga de telespectadores, mas a Globo também não pode se gabar de 2009. Na Grande São Paulo, das 7h à 0h, o ibope da Globo derrapou e deve fechar o ano com 0 de crescimento.

Como dezembro é historicamente um mês com menor índice de TV's ligadas (share), é praticamente impossível à TV Globo reverter os índices alcançados até novembro, data deste levantamento.

Em 2009, na Grande SP, a média da emissora está na casa dos 17,5 pontos, exatamente a mesma coisa obtida no ano passado.

Em vários meses, a oscilação foi mínima. Veja:

Janeiro - 16,9

Março - 16,8

Maio - 17,2

Outubro - 17,2

Novembro - 16,4

Cada ponto equivale a 60 mil domicílios sintonizados na Grande SP.

No chamado PNT (Painel Nacional de Televisão), o crescimento da Globo foi ínfimo, apenas 1% (de 19,3 em 2008, para 19,5 este ano).

Nova plataforma

Apesar dos números acima, cabe uma consideração. A Globo tem tido considerável sucesso em ibope de seus programas na internet. Ou seja, a emissora construiu uma plataforma sólida, eficiente e prática que também vem ganhando telespectadores.

Nunca se viu tantos gols da rodada, e outros programas da Globo na internet como em 2009. E aí, na internet, a emissora leva uma notável vantagem sobre suas concorrentes. A começar por seu conteúdo esportivo e jornalístico, ambos infinitamente superiores ao, por exemplo, da Record.

Já no caso do SBT, o afastamento completo da internet nos últimos anos precisa ser urgentemente revertido em grande investimento. Sob o risco de a emissora perder o novo bonde cibernético da história.

Domingo é a grande incógnita da TV em 2010

Ao avaliar os índices e curvas de audiência dos últimos meses, pode-se concluir que o dia em que haverá mais disputa por ibope no próximo ano é o domingo.

É o dia em que as emissoras mais se equiparam em médias de ibope, e em que ocorre maior variação entre os segundo e terceiro colocados.

É também o dia em que a Globo sofre a maior ameaça no horário da tarde e noite, quando sofre assédio da Record e do "Pânico na TV", da Rede TV. O domingo também é um dia em que o SBT tem condições de se manter na luta pela vice-liderança, já que tem atrações que têm se mostrado boas de briga, como Eliana e o próprio "Programa Silvio Santos".

1 comentários:

Lucas disse...

O Território de Ideias gostaria de firmar parceria com seu blog.

Caso haja interesse em firmar a troca de links, deixem um comentário em nosso blog.

http://territoriodeideias.blogspot.com/
lfelix@pop.com.br

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger