quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Canal 1- Altos e baixos da novela ‘Caminho das Índias’

http://www.teledramaturgia.com.br/images/caminhoindias.jpg
Caminho das Índias tem só mais dois capítulos inéditos pela frente. A novela chega ao fim de maneira brilhante e injusto seria desmerecer suas qualidades.

Glória Perez foi, antes de tudo, corajosa em abordar temas até então inéditos ou deixados de lado pela televisão, entre eles a questão da saúde mental no personagem vivido pelo Bruno Gagliasso.

Aliás, maravilhosa a cena de Marjorie Stiano e Stênio Garcia, anteontem.

Merece o melhor dos reconhecimentos.

Só não foi bem na questão da violência. Sem voltar muito na história, ficando apenas nos capítulos exibidos nesses últimos dias, tivemos duas agressões a mulheres (Letícia Sabatella e Juliana Paes) praticadas por seus maridos ou amantes (Alexandre Borges e Rodrigo Lombardi), e numa delas citando a lei Maria da Penha, que deve estar sempre acima de tudo e ser tratada sem qualquer deturpação.

Não fosse isso, a autora deixa apenas para o final, alguma punição a um bando de desordeiros, pelos inúmeros e incontáveis atos de vandalismo cometidos ao longo de tantos capítulos.

Não pode ser assim.

Aprontam trocentas vezes e o castigo só aparece no fim. É uma coisa no mínimo desigual. Desproporcional. Diluída no meio de tudo o que acontece de bom - casamentos, batizados, premiações, beijinhos e fim de ressentimentos - e sempre muito comum no desfecho de toda novela.

Bate-rebate

*Silvio Santos não gravou ontem, no SBT. Ele mandou transferir os trabalhos para hoje.

*Isso cria, em todos os setores da Anhanguera, uma forte expectativa. É bem possível que ainda hoje sejam anunciadas novidades na programação.

*As mudanças na grade da Bandeirantes, principalmente na faixa da tarde, poderão ser anunciadas neste mês.

*Mas não na medida em que alguns de seus diretores desejavam.

*O que ninguém assegura é a permanência de Adriane Galisteu nas noites de sexta-feira.

*Tudo indica que ela deve mudar de dia. Terça ou quinta.

*O lançamento de uma nova edição do Dia Dia, por exemplo, deve ficar para janeiro ou fevereiro do ano que vem.

*Ontem, no Rio, a Globo gravou cenas em que a personagem de Alinne Moraes fica tetraplégica em Viver a Vida", próxima das nove.

É por aí
Nos últimos anos, o SBT praticamente ignorou a promoção de seus produtos em outros veículos. O departamento de marketing quase foi extinto. Coincidência ou não, com a saída de Gugu, parece que a direção da casa acordou para o fato de serem necessárias campanhas publicitárias de seus artistas e programações. O que se vê hoje em quase todas as revistas e jornais é um trabalho que nunca deveria ter sido interrompido. Uma avalanche de anúncios que promovem a emissora e seus contratados.

Olha o perigo
Aconteceu! Silvio Santos, em seus camarins do SBT, dia desses, criticou a Record. Até ele entende que a concorrente comete grande besteira ao mexer tanto na sua programação. A que ponto chegamos!

Questão do horário
Nada certo ainda, mas a novela comprada pela Band, TKM, provavelmente será exibida na faixa das 20h, onde está a Escolinha. Que não vai sair do ar. Mas pode virar semanal.

Três vezes Ratinho
Ratinho vive momento no mínimo curioso no SBT. Ele, como se sabe, encontrou dificuldades para voltar ao ar, no fim de seu atual contrato, que só vai até o fim deste ano. Mas para quem estava descartado e hoje aparece em três produtos diferentes - Programa do Ratinho, Nada Além da Verdade e até na novela Vende-se um Véu de Noiva -, pode-se considerar uma vitória.

Mas tem uma coisa
Ratinho está com a vida resolvida. E não é de hoje. Esta sua participação na novela não tem rigorosamente nada a ver. Primeiro que ele não é ator e isso é absolutamente imprescindível para quem é chamado a interpretar numa novela, seriado ou filme. Por último, está fazendo as vezes de um ator e tomando o lugar de alguém. Cadê o Sindicato? Participação especial ainda vá lá, mas fazer um papel não pode.

Dois lados
A Globo liga e informa que ainda não tem posição firmada se poderá ou não haver uma próxima edição de No Limite. Esta coluna, no entanto, baseada em informações de uma fonte digna do maior crédito, reafirma que essa possibilidade praticamente não existe. Os números da atual temporada desestimulam qualquer iniciativa nesse sentido. O contrato com a dona do formato vence em janeiro.

Passaporte
A próxima temporada de Malhação, na Globo, com início em novembro e comandada pelo autor Ricardo Hofstetter, vai apresentar muitas novidades no elenco. No entanto, quatro atores da atual fase, escrita por Patrícia Moretzsohn, irão continuar. Casos de Caio Castro, o Bruno; Johnny Massaro, o Fernandinho; Caroline Figueiredo, a Domingas; e Rafael Barja, o Caju.

Pausa merecida
Com vários projetos em andamento na Globo como ator e autor, Marcius Melhem não deve ficar muito tempo fora do ar. Encerrada sua participação em Caminho das Índias, ele viaja em férias para Portugal na segunda-feira. Na volta, discutirá novos trabalhos.

Novo recorde
Caminho das Índias, com Letícia Sabatella, alcançou novo recorde de audiência anteontem: 53 pontos de média e 76% de participação. Amanhã, a Globo exibe o último capítulo.

Aniversário
Tom Cavalcante passou todo o dia de ontem na Record, gravando programa comemorativo aos cinco anos do Show do Tom. Vai ao ar no dia 26.

C'est fini
Ao contrário da Globo, outros órgãos de imprensa, televisão, rádios e jornais, inclusive CBN e jornal do grupo na Capital, não tiveram dificuldades em acompanhar lançamento da reconstrução do templo da Renascer, segunda-feira, em São Paulo. Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!


0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger