terça-feira, 29 de dezembro de 2009

TV Cultura faz retrospectiva do clima de 2009

No dia 8 de dezembro deste ano São Paulo parou. Uma chuva que há muito tempo não se via na cidade, em um único dia, destruiu casas e automóveis, interditou ruas e avenidas principais, alagou bairros periféricos, enfim, causou um imprevisível transtorno urbano. A repercussão deste caos é o ponto de partida do especial Linha do Tempo, da TV Cultura, que será exibido no dia 30/12 (quarta-feira), às 23h30, e que irá rever os principais assuntos climáticos discutidos ao longo do ano.
Chuva, seca, aquecimento global, camada de ozônio, instabilidade térmica no Brasil e no mundo, todos estes temas estruturam o roteiro da atração que, mais do que enumerar, busca a compreensão dos fatos. E quem dá voz às elucidações são os dois entrevistados: Pedro Leite da Silva Dias, climatologista da Universidade de São Paulo (USP), e Paulo Artaxo, físico e membro do Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC).
Eles explicam o porquê do excesso de chuvas em cidades como São Paulo e Santa Catarina, da seca no Amazonas, da relação climática entre lugares diferentes no planeta, da influência de eventos como o El Niño e o La Niña, dentre outros assuntos. Os profissionais também apontam como estará o clima nos próximos tempos. Questionado sobre a possibilidade de Santa Catarina ser novamente assolada por uma enchente, Artaxo pontua: “Pode sim… aliás, os fenômenos podem se intensificar tanto em frequência quanto em intensidade”.
Com direção de Alexandre Handfest e reportagem de Andresa Boni, Linha do Tempo se divide em três blocos, cada um deles dedicado a diferentes territórios do globo. O primeiro se volta à cidade de São Paulo e às regiões sul e sudeste do Brasil; o segundo, às regiões norte e nordeste; e o terceiro, ao resto do mundo. Imagens das manifestações climáticas ilustram o programa.
Para dialogar com as recentes discussões sobre o tema, o final do especial traz um breve resumo do COP-15, evento megalômano realizado em Copenhague, na Dinamarca, que discutiu, em âmbito planetário, a ameaça do aquecimento global e de outros agentes atmosféricos.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger