terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O banho Manoel Carlos em Viver a Vida

http://www.teledramaturgia.com.br/images/viveravida.jpg
Por Patrícia Kogut

Uma das cenas mais bonitas de “Viver a vida” até aqui foi a do banho de chuveiro de Luciana (Alinne Moraes) dado pela mãe, Tereza (Lilia Cabral). Foi uma daquelas mostras de vigor que Manoel Carlos dá quando cria um diálogo que surpreende, tão real, afirmando sua marca naturalista e seu talento para compreender e reproduzir perfeitamente as possibilidades de uma relação entre mãe e filha. Foi também a reunião de duas atrizes que têm um trabalho de altíssima qualidade e se entendem juntas muito bem.

A direção acertou, sem coreografar nada, como às vezes acontece em “Viver a vida”. Se houve marcações, elas não foram intervencionistas, permitiram que tudo de melhor que poderia aflorar ali fluisse. Deu certo. Na chuveirada, Maneco conseguiu dar a volta também no que parece uma impossibilidade: apresentar uma personagem tetraplégica sendo positiva sem cair no bobo alegre. Isso não é pouco. A tragédia de Luciana é pesada e o diálogo das duas não deixou este peso de lado.
“Perdi tudo o que aprendi a vida inteira”, disse ela à mãe, que responde com a frase-chave da conversa: “Luciana, você tem vocação para a felicidade, é como eu. Nós não sobrevivemos nas tristezas. E se a vida não está colaborando, você tem que arrumar um jeito de encontrar a felicidade. Olha esse momento aqui, não é um momento lindo? É sim. Porque você está melhorando”. O diálogo seguiu sem qualquer excesso, nem pieguice. Um feito, convenhamos, tudo é carregado: Luciana está inválida, apareceu nua, numa situação quase humilhante, infeliz etc. Além disso, a combinação de lágrimas com a água do chuveiro correndo tinha grandes chances de cair no drama lacrimoso.

1 comentários:

Anônimo disse...

BOA TARDE! CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ PATRÍCIA,POIS CENAS COMO ESSA ,COMO A DOS PASSEIOS QUE JUNTAS FAZEM PELA PRAIA ORA SE ESCONDENDO ,ORA APARECENDO....O BANHO DE MAR COM MIGUEL....SÓ ACHO QUE O MANOEL CARLOS DEVERIA MOSTRAR MAIS A DIFICULDADE QUE É CHEGAR A UMA PRAIA POR EXEMPLO, PARA UM DEFICIENTE FISÍCO....A LUCIANA JÁ APARECE NA AREIA E NÃO SE MOSTRA QUE SE NÃO HOUVER ALGUÉM COM DISPOSIÇÃO PARA CARREGAR A PESSOA COM DEFICIÊNCIA ,ELA NÃO CHEGA NEM NA AREIA....FALAO ISSO POIS TENHO UM FILHO DEFICIENTE COM DOZE ANOS E QUE ADORA PRAIA E CADA VEZ É MAIS DIFÍCIL LEVÁ-LO A PRAIA E QUANDO ELE VÊ ESSAS CENAS ELE COMENTA"....MAMÃE QUERIA TANTO IR A PRAIA...." É QUASE COMO UM SONHO...ALGO DISTANTE....E ACHO QUE A NOVELA CUMPRE ESSE PAPEL DE ESCLARECIMENTO E DIVULGAÇÃO...O QUE O MANOEL CARLOS FAZ MUITO BEM....E LOUROS DE GLÓRIA A INTERPRETAÇÃO DE ALINE MORAIS....SUA PLÁSTICA CORPORAL ESTÁ MARAVILHOSA E BRINDO POR SUA INTERPRETAÇÃO!ISABEL CRISTINA

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger