segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Canal 1- A Globo ainda não é uma emissora - totalmente - do Brasil

http://www.guanabara.info/images/DuranteManutencao/NovaLogoGlobo.jpg
Há, sim, uma certa provocação quando a Globo é identificada como "emissora carioca". Mesmo com as suas raízes no Rio, e muito se orgulhe disto, já de algum tempo a sua direção vem trabalhando para que ela possa ser vista como uma televisão de todos os brasileiros.
E é assim que deve ser.

Mas ainda existem antigas distorções que até agora não foram convenientemente atacadas. Uma delas diz respeito às transmissões do futebol. Como se sabe, em todas as quartas-feiras ou domingos, as emissoras da rede se dividem para atender os interesses regionais. Nada mais justo. Acontece que a chamada "transmissão de rede"” ainda resiste em transmitir apenas aos jogos dos times do Rio de Janeiro, por mais importantes que sejam as partidas de outras praças.
Estima-se em algo próximo de 20 milhões de residências que utilizam antena parabólica em todo o país, atendendo a um público de mais de 50 milhões de pessoas.

Esses telespectadores, no Brasileiro atual, são sempre levados pela Globo a acompanhar o Fluminense, Botafogo e Flamengo, pouco importando as suas posições na tabela de classificação. Algo que também pode explicar por que o Flamengo continua com a maior torcida em todo o País.

Antes foi por causa do rádio, nos dias atuais, provavelmente pela sua exposição na TV.

São muitos os interesses no futebol que extrapolam as quatro linhas do gramado. Existem a venda de camisas e outros produtos, incluindo os patrocínios, que a vitrine proporcionada pela televisão ajuda a comercializar com mais facilidade.

Hoje, enxergando-se como uma emissora nacional, entende-se que o jogo da rede na Globo teria que ser sempre o mais importante da rodada. Nada diferente dele.
E não permanecer engessada a um critério que vigora desde os seus primórdios.

Detalhe
Apenas para completar o assunto inicial, convém esclarecer que não há medição de audiência nas parabólicas.

Portanto, este também é um aspecto que deve ser desconsiderado.

Olha que coisa
Foi tão desproporcional o resultado da Globo, com a exibição dos dois últimos capítulos de "Caminho das Índias" e em relação às principais competidoras, que por vários momentos a sua audiência foi quase 15 vezes maior que a da Record - segundo lugar no horário, e cerca de 20 vezes a do SBT - terceiro lugar.

E mais
Uma coisa tão maluca, que na sexta-feira a direção da Bandeirantes distribuiu um e-mail a todos os seus setores, determinando que os aparelhos de televisão existentes nas suas dependências não poderiam estar sintonizados em outras emissoras.

E tudo por causa do final da novela de Glória Perez.

Talento
Marcius Melhem, hoje, já está entre os principais nomes do humor na nossa tevê.

Finalmente alguém da escola do Chico, Tom e companhia bela.
Escreve e interpreta.

Alguma coisa também muito próxima do Miguel Falabella.
E, com uma vantagem: não tem pose de estrela.

Teatro
"A vida começa aos 60", nova peça do Aguinaldo Silva, terá Nívea Maria como protagonista. Ela dará início aos ensaios daqui a um mês, depois de um descanso da novela "Caminho das Índias".

Irene Ravache chegou a ser sondada para fazer a direção, mas não pode atender porque já tem compromisso pela frente - "Passione", a nova novela de Silvio de Abreu.

Cécil Thiré, chamado, já aceitou.

Primeiro jogo
Na quinta-feira, 15h50, a Rede TV! dará início aos trabalhos da "Uefa Europe League". Ao vivo e exclusivo na tevê aberta.

O jogo é Benfica, de Portugal, contra Bate Borisov, da Bielorrúsia.

Narração de Luís Alfredo, comentários de Edmundo e Bruno Prado, com apresentação de Flávia Noronha.

Disputa
A gravadora Sony, através de novo trabalho de Ana Carolina, voltou à liderança no País. “
"Nove", novo álbum da cantora, é o mais vendido atualmente.

Logo atrás, a Som Livre, braço fonográfico da Globo, com "Caminho das Índias - Internacional" e "Paraíso".

Como fica
A Bandeirantes pretende oficializar nos próximos dias as diversas mudanças na sua programação.

O "Dia Dia", edição manhã, deve ser reduzido. O quadro da cozinha com 30 minutos e o restante também diminuído, para permitir a entrada de, possivelmente, uma sessão de desenhos.

À tarde haverá uma outra edição do "Dia Dia", algo que atenda convenientemente à relação audiência/faturamento (merchandisings).

C´est fini

A Jovem Pan, no "Jornal de Serviços", semana passada, ouviu Tony Ramos, Glória Perez, Eliane Giardini e Antonio Calloni. Trabalho do Oliveira Andrade e José Armando Vanucci, repercutido por toda a imprensa.

Aliás, quem viu Tony Ramos, Lima Duarte e Laura Cardoso em cena, nos capítulos de quinta e sexta em “Caminho das Índias”, ficou com a certeza que em novela existe, sim, espaço para a melhor arte de representar.
E alguém poderia perguntar: o que os 3 têm em comum?
Resposta: todos começaram na escola da Tupi.

Equipe do SBT está viajando hoje para Macapá. Maíra Cardi e David Brasil gravam lá mais um "Trocando as bolas", quadro do "Domingo legal".

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger