sábado, 22 de agosto de 2009

Especial: "Hoje em Dia" comemora hoje 4 anos no ar

http://blogs.jovempan.uol.com.br/parabolica/files/2009/08/hoje-em-dia.jpg

Inaugurando o segmento de revista eletrônica diária na televisão brasileira, o "Hoje em Dia" comemora hoje 4 anos de existência. A atração, atualmente comandada por Ana Hickmann, Celso Zucatelli, Cris Flores, Edu Guedes - e rotineiramente por Gianne Albertoni e Ticiane Pinheiro, estreou no dia 22 de agosto de 2005 com o objetivo de revitalizar as manhãs da Record que até então eram ocupadas por Claudete Troiano com o "Note e Anote"

Enquanto estava em fase de pré-produção, marcada também pela busca de apresentadores, a Record cogitou diversos nomes como os de Marcelo Rezende. O jornalista, que havia recém deixado o comando do extinto "Cidade Alerta", ocuparia o cargo que mais tarde foi designado para Britto Jr. e hoje é ocupado por Celso Zucatelli. Rezende chegou a gravar um piloto, do qual não gostou do resultado e acertou sua transferência para a RedeTV!, de onde se desligou oficialmente no ano passado. Ele alegou, com outras palavras, que a temática da revista eletrônica era muito distinta do que gostaria de apresentar.

Após a desistência de Marcelo Rezende, a Record recorreu ao jornalista Britto Jr, um dos principais repórteres do "SPTV - 1ª Edição". Britto recebeu uma ótima oferta da emissora de Edir Macedo e logo acertou sua transferência. Já a busca pelos outros dois apresentadores foi solucionada de forma caseira. Ana Hickmann e Edu Guedes tinham quadros no também extinto "Tudo a Ver" e foram convidados para a apresentação do novo matinal.


No dia 22 de agosto estreou o "Hoje em Dia" nas manhãs da Record sob a direção de Wanderley Villa Nova. O programa foi exibido de 09h15 até às 11h43 e obteve 4 pontos de média, marca levemente superior a que o "Note e Anote" costumava registrar. Pouco a pouco alterações foram feitas e a atração, voltada inicialmente para o público feminino, foi ganhando ares de revista eletrônica. O jornalismo ganhou espaço assim como games com prêmios em dinheiro e debates de temas do cotidiano.

No decorrer de 2005, 2006 e começo de 2007 o "Hoje em Dia" ganhou a simpatia do telespectador e viu seus índices de audiência crescerem. O programa passou a ter mais tempo com o fim do "Esporte Record" e em março de 2007 inaugurou um novo cenário. Maior espaço, quatro ambientes distintos que simulam uma residência e a chegada de Cris Flores deixaram o "Hoje em Dia" mais ágil e dinâmico para disputar pela liderança. No final do ano o "Hoje em Dia" passou a ser exibido também aos sábados. A troca de diretores, simbolizada pela saída de Villa Nova e pela entrada de Vildomar Batista, foi outro fator que contribuiu para esse crescimento.

Em 2008 o "Hoje em Dia" passou a contar com uma espécie de filial no Rio de Janeiro. Diariamente, Mariana Leão interage com os apresentadores de São Paulo e apresenta as últimas novidades do núcleo de novelas da Record, que é sediado na cidade maravilhosa.

Entre 2008 e 2009 o "Hoje em Dia" chegou por diversas ocasiões ao primeiro lugar no Ibope. Em 2008 a revista eletrônica chegou ao seu ápice em termos de audiência com a cobertura do caso Isabella Nardoni, com 14 pontos de média. A marca foi repetida novamente nesta semana, porém dessa vez com picos de 19 pontos, na quinta-feira (20). Nesse dia o humorista Carlinhos reencontrou sua mãe após 24 anos de separação. Para efeito de comparação, as novelas da Record no horário nobre dificilmente chegam a tal marca. Já na Globo, apenas após o "Vídeo Show" a emissora se aproxima dos 20 pontos.

Nesses 4 anos que se passaram, a família "Hoje em Dia" foi ficando maior. Além do trio formado por Ana, Britto e Edu, novos apresentadores integraram o programa mesmo que de forma esporádica. Entre esses nomes estão Ticiane Pinheiro, Celso Zucatelli, Mariana Leão e Gianne Albertoni. Eduardo Ribeiro, Adriana Reid, Celso Cavallini, Luciano Facciolli, Alexandre Frota e Patrícia Maldonado também chegaram a fazer parte da atração por algumas ocasiões.

A manhã deste domingo (23) poderá entrar para a história do "Hoje em Dia". A Record vai testar o desempenho do matinal nesse dia. Caso a experiência seja bem sucedida, o mesmo será efetivado, tornando-se assim a única atração da TV brasileira sem foco jornalístico a ser veiculada durante todos os dias da semana. Ainda não se sabe quais apresentadores serão escalados caso a edição dominical venha a ser confirmada, mas Amanda Françozo, recém chegada da Gazeta, é um dos nomes mais cotados.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger