sábado, 8 de agosto de 2009

Canal 1- A baixa audiência de "Bela a Feia" tem toda uma razão de ser

http://www.rederecord.com.br/programas/bela_a_feia/_imagens/logo.png
Ninguém pode dizer que não existem qualidades artísticas ou técnicas na nova novela da Record, "Bela a feia". Ao contrário. Está bem feita e, embora tenha uma história conhecida, reúne todas as condições de conquistar uma audiência muito melhor a que foi registrada em seus primeiros dias.

O problema é outro.

Montar uma grade de programação, guardadas as devidas proporções, é quase uma obra de engenharia. Tudo deve ser levado em conta.

A exibição da "Bela" acontece exatamente a partir das 8 e meia da noite, horário em que não há nenhuma troca de programas na concorrência. Ou seja, nada que possa gerar fluxo de audiência.

Há um público de novela, mulheres numa porcentagem maior, que deixa de ser atendido, a partir das 20h14, quando a Globo encerra a exibição de "Caras & Bocas". É por aí que a Record deveria entrar.

Prova disso é o que fez o SBT: na terça-feira passada, às 20h16, encerrou a apresentação da série "Eu, a Patroa e as Crianças" com 4 pontos, e entrou imediatamente com o "Esquadrão da Moda", que fez 7 de média. Sinal evidente que houve uma transferência de público. Mulheres na sua maioria, que não quiseram assistir ao "Jornal Nacional" e foram atrás de um programa feminino.

Qual o problema em exibir o "Jornal da Record" das 19h30 às 20h14? A considerar que o "Jornal da Band" está aí, sempre neste horário opcional há anos e dá média de 5 pontos. A Record poderia perfeitamente conseguir o dobro disso. Algo tão lógico e elementar.

Se isto acontecer, com toda certeza, a "Bela", sensibilizada, irá agradecer.

Crueldade

Televisão não é instituição de caridade. Nem é o que se deseja. Só que a capacidade profissional de ninguém pode ser medida pela sua idade. Ou porque tem pouco ou porque atingiu uma faixa mais avançada.

E lamentavelmente foi o que fizeram com o diretor Henrique Martins no SBT. Ele foi simplesmente descartado da emissora porque alguém entendeu que estava velho, desprezando -e da forma mais cruel- a sua excelente ficha de serviços prestados.

Henrique, talvez o responsável pela sua demissão não tenha conhecimento, praticamente carregou nas costas a Teledramaturgia do SBT por muitos anos. E, certamente também não sabe, que ele é até mais novo que o próprio dono da emissora.

Estivesse este alguém na Globo, por certo dispensaria os serviços de um Lima Duarte.

Lamentável que se dê poderes a gente que pensa e age desta forma.

Primeiros nomes

A Bandeirantes trabalha na montagem do programa "La Liga", mais uma produção em parceria com a argentina Cuatro Cabezas.

Eduardo Dusek e Marcelo D2 devem puxar a fila dos convidados.

No formato original, "La Liga" conta com quatro participantes, responsáveis pela reconstituição de um fato jornalístico. Eles têm a responsabilidade de contar, de maneira diferente, a mesma história.

Boa notícia

César Filho voltou na manhã de ontem ao Brasil, depois de 15 dias preparando um "SBT Repórter" em Las Vegas. Só no desembarque tomou conhecimento da contratação de Roberto Cabrini. Ficou muito feliz.

Os dois, inclusive, em outros tempos já trabalharam juntos. Entende que ele poderá ser muito útil independentemente do que venha a fazer. No "SBT Repórter" ou não.

Customização

Ricardo Scalamandré, executivo da Globo Internacional, aposta num projeto de produção que visa satisfazer o freguês -no seu caso, países de todos os cantos do mundo que possuem acordos com a emissora brasileira.

A ideia é investir numa linha de montagem adaptada aos produtos e processos das redes internacionais. Por exemplo: novelas mais curtas e com um número menor de personagens e locações.

Scalamandré tem conversado sobre este plano com profissionais da Globo. Se realizado em grande escala, poderá inclusive abrir um novo round com a mexicana Televisa e produtoras que já exploram o modelo. A novela "Da Cor do Pecado", vale informar, já chegou a ser vendida com uma duração menor -justamente para atender os critérios de um dos fregueses.

Próxima parada

Tudo pronto para a estreia -ao vivo- de Olga Bongiovanni na "TV Aparecida", dia 8 de setembro, das 19h15 às 21h00. A apresentadora é o novo reforço da emissora, que comemora quatro anos no ar.

Bongiovanni, como se sabe, já teve passagens por CNT, Bandeirantes e Rede TV!.

Um achado

A Globo acertou em cheio na escolha da Dani Monteiro como repórter de "No Limite". Tem todo o jeitão da coisa.

Aliás, foi no "Esporte Espetacular" -e também no SporTV-, apresentando matérias sempre radicais, que ela apareceu.

Está se saindo muito bem.

Futebol

A TV Cultura informa que fará a transmissão da Copa Paulista de Futebol deste ano. Começa hoje com a exibição, ao vivo, do jogo entre São Bernardo e Pão de Açúcar.

Como atrativo, o campeão tem vaga assegurada na Copa do Brasil no ano que vem.

É a volta da Cultura às "quatro linhas" depois de longa ausência.

Lado B

Antônio Calmon, autor de vários trabalhos já exibidos na Globo -entre eles "Três Irmãs"-, declara, através da assessoria da emissora, que não foi procurado pela direção da Record e não está negociando com ninguém.

"Estou em férias", avisa.

Não é o que consta nos interiores do Recnov. Por lá, o que se comenta, é que há sim interesse na contratação do Calmon e também do Carlos Lombardi.

Avaliando

O programa "Repórter Record", sem Roberto Cabrini -que foi para o SBT- e agora sob o comando de Marcos Hummel, tem novas alternativas de horário na grade da emissora: pode ser depois do "Programa do Gugu", aos domingos, ou na noite de segunda-feira.

Preparação

A Bandeirantes gravou vários pilotos da sua nova revista eletrônica, que vai estrear na segunda-feira, as 22h da noite, com Nadja Haddad.

Tem muita coisa parecida com o antigo "Tudo a ver", da Record. Mas vale.

Bobeira

No "Hoje em Dia" de ontem, a Record se mostrou totalmente parcial quanto aos resultados de "A Fazenda".

Pegou mal o que aconteceu no quadro, onde as mães dos participantes que estão "Na Roça" comentam o que está ocorrendo no programa.

Só que, em determinado momento, falou-se apenas da briga entre Dado e Carlinhos na noite anterior. Este último, que não tinha nada a ver com o quadro, foi duramente criticado pela Pepita Rodrigues, mãe do Dado.

Embora solicitado, não foi concedido nenhum direito de resposta aos representantes do participante Carlinhos.

Assim não é legal.

SUCESSO DE VENDAS

No aspecto comercial o reality “No Limite”, apresentado por Zeca Camargo (foto), foi sucesso instantâneo - vendeu tudo. Fez a alegria do comercial da Globo. Só a audiência ainda não é o que dele se espera

BATE-REBATE

* A Rede Record, Minas Gerais, agora tem Wagner Espanha como seu diretor comercial e de marketing.

 Amanhã, duas da tarde, na Rede TV!, o Programa “Auto Mais” apresenta uma reportagem sobre como agir em casos de incêndio.

 A Globo vai fazer uma intensa campanha de lançamento do novo programa da Fernanda Lima.

 Na quinta-feira, por sinal, ela passou o dia gravando externas no Rio.

 O elenco da nova novela das 7, da Globo, vai se reunir ainda este mês.

 Mas as gravações só devem começar entre outubro e novembro.

 A substituta de “Caras & Bocas”, como se sabe, por enquanto leva o título de “Bom dia Frankenstein”. Mas vai mudar.

 Curioso é que, em todas as oportunidades, Britto Junior não perde a ocasião de dizer que será o apresentador da “Fazenda 2”.

 Que se saiba, ninguém mais está questionando isso.

 Nem a Record.

C´est fini

Quem circula pelo Projac, não tem dúvida de que até hoje Gilberto Braga não esconde o descontentamento pelo fato de a Globo recusar o projeto de uma minissérie sobre a trajetória de Tom Jobim. Ele não engoliu.

A emissora até acenou com a possibilidade de um trabalho de curta duração, imediatamente recusado pelo autor. Ele só aceitará voltar ao assunto Jobim se oferecerem a possibilidade dele desenvolver um painel completo da vida do artista. Isto, segundo o Gilberto, é completamente impossível em cinco capítulos.

Já no campo das novelas, e com os parceiros Ricardo Linhares e Dennis Carvalho, tudo certo. Trabalho marcado para a sequência de "Passione", de Silvio de Abreu, no final de 2010.

É isso. Amanhã tem mais. Tchau!

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger