Walcyr Carrasco, autor de Caras & Bocas, da Globo, não está nem aí para as acusações de plágio que sofreu de Shirley Costa, autora do livro Rosáceo. Em entrevista, ele contou que está confiante na Justiça e o assunto não o incomoda.
Para quem não lembra, Shirley alega que Alma Gêmea, escrita pelo autor em 2005, era uma cópia de seu trabalho. O primeiro laudo pericial, da 5ª Vara Cível do Rio, confirmou o plágio e a Globo recorreu. O resultado da segunda perícia, porém, revelou o contrário. O perito Eduardo Coelho, professor de Literatura da UFRJ, disse que existem 185 pontos de 'similitude' (90% de semelhança entre as obras), mas explicou que não poder afirmar que seja plágio.
Walcyr Carrasco está confiante de que, mesmo tendo recorrido da segunda decisão, Shirley não será bem-sucedida em seus argumentos.
"O perito viu que não houve plágio. Ocorre que algumas pessoas, que não são profissionais da escrita, têm uma ideia e acreditam serem donas dela. Mas, na verdade, as ideias originais são poucas, especialmente em obras espiritualistas, nas quais o tema da reencarnação (tema de Almas Gêmeas) é recorrente", contou ele.
Apesar de se defender, o autor da Globo não faz pré-julgamentos de Shirley.
"Como não conheço a pessoa nem vou conhecer, não posso dizer se é oportunismo dela, ou se realmente existe uma crença no que diz. O perito mostrou que as estruturas semelhantes em nosso texto fazem parte da literatura universal. E, independemente do resultado, estou tranquilo. Sei que nunca plagiei ninguém e confio na Justiça", disse o autor.
1 comentários:
Já viu a resposta da autora Shirley Costa? Então veja a resposta da autora as falsas alegações de Walcir Carrasco!!! Ningue, se livrou de acusação de plágio!
http://ofuxico.terra.com.br/materia/noticia/2009/05/14/escritora-confia-que-ganhara-acao-por-plagio-contra-walcyr-carrasco-112343.htm
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.