domingo, 11 de outubro de 2009

Autora de “Cama de Gato” esclarece coincidência com “A Gata Comeu”

http://www.teledramaturgia.com.br/images/cama.jpghttp://www.teledramaturgia.com.br/images/comeu.jpg
Há, na própria Globo, quem tenha observado coincidências envolvendo o personagem de Ailton Graça, Tião, em “Cama de Gato”, com um outro, Oscar, de “A Gata Comeu”, de Ivani Ribeiro, exibida na mesma emissora entre abril e outubro de 1985. Tião é um malandro que finge ser doente e é sustentado pela ex-mulher, no caso, Camila Pitanga. O filho descobre a enganação e que ele não é doente coisa nenhuma.
O personagem Tião, interpretado por Ailton Graça na novela "Cama de Gato"

Em “A Gata Comeu”, Luís Carlos Arutin era o malandro Oscar e Dirce Migliaccio fazia sua mulher, Conceição, os dois atores já falecidos. A filha do casal, Ivete, Nina de Pádua, e quem descobre as sem-vergonhices do pai. A situação é a mesma, só que o casal de Ivani não era separado.

Esta coluna levou a questão para Thelma Guedes, que divide o texto da atual novela das 6 com Duca Rachid. Resposta da autora, com todas as letras:

“Este tipo de personagem, do marido malandro, que se encosta na mulher – no nosso caso, ex-mulher, é recorrente na (tele)dramaturgia. Podemos pesquisar e elencar um monte deles. Aliás, na vida real é ainda mais recorrente.

Uma das principais inspirações pra criarmos a personagem da Rose, foi uma pesquisa da série “Pnad 2007: “Primeiras Análises”, que aborda os temas população, família e gênero”.

A autora dá mais detalhes: “os resultados da pesquisa indicaram “exaustivas” jornadas de trabalho remunerado e não-remunerado para as mulheres.

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), responsável pelo estudo, aponta que a proporção de famílias chefiadas por mulheres passou de 24,9%, em 1997, para 33%, em 2007, o que representa um total de 19,5 milhões de famílias brasileiras em que a mulher é o principal responsável. No mesmo período, as famílias formadas por casais com filhos e chefiadas por mulheres também passaram de 600 mil para quase 3,3 milhões”.

E conclui: “Este personagem do marido encostado cabia muito bem na trama da Rose. E era mais uma dificuldade pra ela poder se relacionar com o Gustavo (Marcos Palmeira). E você vai ver que esta ‘gag’ do cara que se faz de doente não vai durar nada. O Tião é um aproveitador e passa a ser uma ameaça real pra Rose e Gustavo”.

Assunto colocado, assunto esclarecido.

O culpado

Foi Marcelo Rezende, hoje na Bandeirantes, o primeiro a colocar Geraldo Luiz na televisão aberta de rede.

Isso aconteceu quando ele estava na Rede TV! e apresentava o programa “Repórter Cidadão”.

Geraldo Luiz, na ocasião, ainda trabalhava no rádio de Americana, São Paulo.

Desafio

Wolf Maya, diretor de “Cinquentinha”, minissérie de Aguinaldo Silva que estreia em dezembro na Globo, tem pela frente o desafio de tentar convencer o telespectador que se trata de uma obra inédita.

O problema é que atores desse elenco são os mesmos de outras novelas da dupla. Fica com cheiro de reprise.

E isso preocupa a direção da emissora, uma vez que “Cinquentinha” é uma de suas principais apostas para dezembro.

Alívio

Vale até uma historinha de bastidor: quando Renata Sorrah comunicou oficialmente que não iria mais integrar o elenco de “Cinquentinha”, para priorizar o seu trabalho no cinema, houve até certa “comemoração” na Globo.

Tudo porque a reprise de “Senhora do Destino” alcançava índices surpreendentes.

E a ideia de outra dobradinha Sorrah-Suzana Vieira incomodava a direção da emissora. Essa, porém, foi possível evitar, mas porque a iniciativa de se afastar partiu da própria atriz.

Empenhada

A equipe de “Bom Dia Frankenstein”, novela que substituirá “Caras & Bocas”, não se cansa de elogiar o profissionalismo de Grazi Massafera.

Grazi, convidada para ser a vilã da história, é uma unanimidade na produção. Não é à toa que a atriz recebeu tantos elogios de Miguel Falabella, assim que terminaram as gravações de “Negócio da China”.

A propósito de Grazi Massafera, ela não abandonou o projeto de fazer cinema lá fora. Quer, antes, dominar o inglês.

Uma festa

Não é só a Bandeirantes, com Daniela Cicarelli, que vai apostar nos veículos automotores.


Record e SBT também preparam quadros que envolvem sorteios de carros e outros do gênero.

É aquela do Chacrinha: nada se cria…

Fora, jurássicos

Ana Hickmann torce para que a Record exiba filmes inéditos nas tardes de domingo.

As reprises estão atrapalhando a performance de audiência do “Tudo É Possível”.

C’est fini

Ex-integrante do grupo mexicano RBD, a cantora mexicana Anahí, agora em carreira solo, vai se apresentar no Brasil. Ela incluiu a cidade de São Paulo na turnê promocional do disco, já batizada de “Mi Delirio World Tour”. Anahí estará dia 3 de novembro no Arena HSBC.

Evidente que haverá uma corrida das emissoras de TV, mais precisamente Record e SBT, para gravar com a artista, que já foi estrela da novela “Rebelde”.

Então é isso. Amanhã tem mais. Tchau!

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger