domingo, 7 de junho de 2009

Manoel Carlos fala sobre a novela "Viver a Vida"

http://especial.viveravida.globo.com/files/2046/2009/06/casais_em_jerusalem.jpg

Entre as gravações de uma e outra cena da próxima novela das oito da Globo, os atores Thiago Lacerda e Rodrigo Hilbert tiveram tempo de sobra para admirar a paisagem de uma das cidades mais antigas do mundo : Jerusalém. A cidade israelense é uma das escolhidas para compor o cenário internacional de "Viver a Vida", que vai ao ar em setembro, substituindo "Caminho das Índias".

Apesar do momento relativamente tranquilo em Israel, a polícia local destacou dois guardas da unidade de elite para acompanhar a equipe da Globo durante toda a semana de filmagens no país. Vestidos de cinza e armados com fuzis, os guardas observavam com curiosidade o vaivém de equipamentos e atores, enquanto procuravam afastar do grupo pessoas não autorizadas - em geral turistas e curiosos.

O esquema de segurança impressionou os atores. No intervalo das gravações no monte das Oliveiras, Lacerda abordou a reportagem para perguntar sobre como é a vida no país. "Jerusalém é segura ?"

Em entrevista a jornalistas locais, contudo, o ator disse que percebe o conflito como algo distante. Mais tarde, nas ruas da Cidade Velha de Jerusalém, ele e Hilbert conversaram com os policiais israelenses sobre atentados, o Exército e os riscos de viver no país. Os guardas queriam saber sobre futebol e sobre os atores: "Vocês são celebridades no Brasil ?"

Apesar de não parecer uma celebridade para os policiais, Lacerda foi reconhecido nas ruas da cidade. Fãs brasileiros e israelenses o abordaram para pedir fotos e comentar o personagem Jorge, vivido por ele em "Páginas da Vida" (2006), no ar desde maio no país.

A equipe de 24 pessoas, encabeçada pelo diretor Jayme Monjardim, chegou a Israel em meados de maio. Lacerda, Hilbert e as atrizes novatas Thianna Bialli e Natasha Haydt vieram depois. Monjardim já tinha visitado o país em fevereiro para escolher pessoalmente as locações -ruas e muralhas da Cidade Velha de Jerusalém, o Muro das Lamentações, o mercado livre da cidade, o monte das Oliveiras, a igreja do Santo Sepulcro e o mar Morto.

De acordo com Sharon Schaveet, a produtora local contratada pela Globo, Monjardim se emocionou ao visitar o museu do Holocausto, entre as gravações, e decidiu filmar no local. Embora o museu geralmente negue pedidos para filmagens ali, Schaveet conseguiu uma autorização especial.

As cenas foram gravadas no vale das Comunidades, que relembra os locais na Europa cuja população judaica foi dizimada no Holocausto, e na avenida dos Justos entre as Nações, que homenageia pessoas que salvaram judeus durante a Segunda Guerra Mundial - entre elas, dois brasileiros.

Na história de "Viver a Vida", Bruno (Lacerda) é um fotógrafo que viaja o mundo e vive das imagens que vende para revistas de turismo. Ele vai a Jerusalém visitar Felipe (Hilbert), que mora na cidade e namora Fanny (Thianna Bialli). Na mesma viagem, o fotógrafo vai até a Jordânia, onde conhece Helena (Taís Araújo) e Luciana (Alinne Morais). As duas são modelos internacionais que moram no Rio.

As gravações em Israel duraram uma semana, entre 21 e 28 de maio. Em seguida, a equipe viajou para a Jordânia, onde fica até o dia 18. Lá, entram no roteiro de "Viver a Vida" : Petra, Jerash, Amã e o deserto de Wadi Rum. Depois, a equipe segue para Paris.

A previsão é que o público brasileiro assista às cenas de Israel por volta do capítulo 20, mas a Globo não confirma com precisão quando elas devem ir ao ar. Segundo a assessoria de imprensa, a sequência dos capítulos ainda não está finalizada.

A trama tem direção de fotografia de Affonso Beato, que trabalhou com Monjardim na minissérie "Maysa" (2009) e com o cineasta espanhol Pedro Almodóvar em filmes como "Tudo sobre a Minha Mãe" (1999) e "Carne Trêmula" (1997).

Segundo Manoel Carlos, Globo incentiva autores a imaginar cenas em outros países
http://oglobo.globo.com/fotos/2007/03/02/02_MHG_maneco.jpg
http://oglobo.globo.com/fotos/2007/03/02/02_MHG_maneco.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRvVqWlaT3A7QRW7qEo0st-MJFkz0Hdi6GR0Z79dHtbyTRhgbH5PDjh1tElaj8PjvopfNH29iFDvmbdtwGP_E2mDVJwabnL7oM0OyAFBS8dYs-LcM5ngEkQ5WZxX0i5t50siXFU9aI_wMM/s320/Manoel+carlos1.jpg

Aos 76 anos - mais de 30 deles escrevendo novelas para a Globo - Manoel Carlos resolveu satisfazer duas vontades de uma vez. Ao montar a escalação de "Viver a Vida", próxima novela das oito da emissora, ele convidou a atriz Taís Araujo, 30, para ser a heroína Helena.

"Sempre quis ter uma Helena jovem e uma Helena negra. Resolvi me atender nas duas vontades, de uma única vez. E por admirar muito a Taís, sempre que cogitava fazer, era nela que me fixava.
Não pensei, em nenhum momento, em preconceito a combater, mas acredito que isso acabe colaborando para diminuir possíveis focos desse preconceito", conta o autor, em entrevista por e-mail à Folha.

Este é o canal habitual para falar com o dramaturgo - um recluso que diz detestar conversas por telefone.

Enquanto Manoel Carlos está em sua casa, no Leblon, no Rio, o diretor Jayme Monjardim filma na Jordânia cenas com Taís, Thiago Lacerda e Alinne Moraes. Esta última é uma modelo rival de Helena nas passarelas. Filha de José Mayer, ela vai se opor ao envolvimento amoroso da personagem dele com a da jovem Taís.

"Eu, por mim, não gravaria no exterior", afirma o autor, "mas é uma tradição das novelas da TV Globo, e a empresa incentiva para que se faça. Outro estímulo vem do público, que aprova. É a porção "National Geographic" das novelas".

O autor reclama da pecha de fazer novelas realistas, sempre ambientadas nos cenários cariocas, retratando a classe média. Ele diz que suas obras apenas falam "da vida comum". "É normal cometerem esse erro de avaliação com o que eu escrevo. Minhas novelas procuram ser verossímeis, o que é bem diferente de ser realista."

A trama de "Viver a Vida" também vai abordar temas polêmicos. Além do óbvio casamento entre pessoas de idades diferentes, haverá discussões sobre a "drunkorexia", doença em que mulheres deprimidas substituem a comida por bebidas alcoólicas. Esse deve ser o mote principal de Renata, a ser vivida por Barbara Paz.

A crise econômica mundial, tema constante da cobertura jornalística, também será recorrente na novela, a partir de uma equipe de reportagem que fará inserções a serem gravadas até no próprio dia de exibição da cena, para "esquentar" o noticiário fictício do enredo. A atriz Camila Morgado vai liderar esse núcleo.

Com tudo isso, Manoel Carlos busca criar identificação com o público atual, que tem migrado cada vez mais para a TV paga e outras mídias. Acha que tem conseguido: "Busco empatia com todas as classes, pois uma novela das oito atinge milhões de pessoas. E é a todas elas que eu me dirijo. Como tenho conseguido, em 11 ou 12 novelas, alcançar essas grandes audiências, não se pode dizer que eu procuro empatia somente com a classe média alta."

É saber se o autor de "Páginas da Vida" e "Mulheres Apaixonadas" conseguirá de novo.

12 comentários:

Unknown disse...

Amo o Maneco,sou fã de carteirinha dele.Fico ansiosa por suas novelas e já estou amando VIVER A VIDA.Adoro Búzios e sei que vai ser um grande sucesso,estou acompanhando o Diário de Bordo do diretor e sei que a novela vai ser ótima.Gostaria muito que ele colocasse outra vez alguem com o meu nome FLORA.Bjkas Maneco

Anônimo disse...

Adoro as suas novelas mais a Thaís não está sustentando o papel de Helena, que nós os telespectadores estamos acustumados, a novela está um dramalhão,A melhor parte se deu com o pessoal desencanado em Jerusalém, o nosso dia a dia, anda tão pesado, que o Thiago, Rodrigo, Thinna e Natasha, deveriam formar o grupo para dar um tom de leveza, outro aspecto foi a química dos personagens Thaís com o José Mayer, não rolou, o thiago não teve a meno química com a Helena, muito menos com a Helena, senti uma química muito forte do Thiago com a Natasha e o Hilbert com a Thianna, explora mais este lado mais leve, nós brasileiros estamos cansados de tanto drama, tem que ter drama, sim por fazer parte do nosso dia a dia, mais precisamos de amor leveza e química entre os casais,como os 4 que citei acima, Aventureiro não quer dizer que tem que beijar todo mundo, e sim curtir lugares, aventuras e essas pessoas que se julgam livres são aquelas que fogem do amor até que um dia rola a química.
Peço que aproveite a palavra chave que é o amor, que chega quanto mais vc foge dele e acho que a Globo deve dar abertura para esses atores novos, pois até agora quem segurou a novela foi o José Mayer e a Liliam Cabral, e o núcleo dos aventureiros embora o Thiago e o Rodrigo tenha muita experiência rolou uma química muito forte entro os 4 Thianna e Natasha, peço que dêem mais atenção a esse grupo, falo como um telespectadora que adora as novelas do Manuel Carlos, sugiro que façam uma mudança rápida, pois a Record vem com tudo na fazenda e justamente no horário da novela, está na hora da virada e surpresas.
Obrigada pela atenção, e espero que as providências sejam tomadas, não quero ver a Audiência da Globo cair e sim aumentar cada vez mais.

Anônimo disse...

Oi!! Acompanho a novela Viver a vida diariamente, e reparei que as cenas do Benê (com ou sem a Sandra) feitas no morro, tem uma resolução diferente do resto, parece filmagem de filme... Gostaria de saber qual mensagem o autor quer passar para os telespectadores.
Obrigada
- Rio de Janeiro

Carina Dorigo disse...

É impressionante a falta de sensibilidade e de amor do autor da novela. Só existe traição. Todas as histórias são baseadas em traições. Não é possível construir felicidade em cima de infelicidade dos outros. Não escuto nenhum comentário positivo dessa novela. As pessoas ainda acreditam em amor, respeito e sinceridade...Que o autor possa descobrir o verdadeiro sentido do amor e assim possa refletir e escrever histórias construtivas e não destrutivas.....

Anônimo disse...

nossa já to cheia de assistir a novela viver a vida,ela não sai do lugar helena apaixonada pelo Bruno mais casada com o marcos que todo dia vai a casa da dora,betina que enrola o carlos e nunca da em nada luciana apaixonada pelo miguel que também não da em e as constantes brigas de Jorge e miguel todo dia a mesma coisa vamos mudar esse cd que já ta chato.

Anônimo disse...

Olá. Meu nome é vera, moro em Portugal e adoro assistir ás novelas de Manuel Carlos. As novelas dele transmitem a realidade...eu me vejo nelas sempre......Um dia cheguei em casa muito cansada, problemas na empresa, etc.....quando eu tava deitando pensava imenso nos problemas, televisao estava ligada e ai eu vi um cena q nao saiu mais da minha cabeça, tava passando a cena em que a mae da renata falava para ela " minha filha dorme que amanha é um novo dia, com sol tudo fica mais facil". Senti que aquilo era para mim....Dormi muito bem naquela noite!!!!Querem melhor exemplo que esse???Obrigado Manuel Carlos...Adorava conhecer a sua pessoa. Pena não ter o seu email.....

Anônimo disse...

Espero que o romance de Helena e Bruno comece logo a se desenrolar, para evitar que fiquem juntos só no finalzinho da novela. Acho a quimica deles muito boa.

Anônimo disse...

Eu gostaria de mandar um e-mail para o Manoel Carlos... alguém tem o endereço dele?
Obrigada!
Daniela
danita.barros@gmail.com

Anônimo disse...

Oi, meu nome é Iara, moro em Natal-RN e adoro as novelas de Manoel. Porém, já algum tempo me encomoda o comportamento da personagem Rafaela de Viver a vida. Essa personagem é uma criança ou um diabinho? Acho muito "pesado" as falas que essa criança interpreta. Parece um adulto com sabedorias maldosas nas quais sempre tem intensões que uma criança da idade dela não teria a malícia exposta nesse grau colocada pelo autor. Acredito que esse comportamento não é adequado e que gera á vontade de outras crianças de comportarem da mesma forma (sem limites, sem educação, com vontade de vingança e sempre um olhar sinistro). Espero que possam "amenizar" esse comportamento, pois essa criança parece mais um adulto com índole ruim no corpo de uma criança. Um abraço.

Anônimo disse...

Oi Maneco, acho estranha a relação dos gemeos com os pais, por que homens tão bem sucedidos ainda moram com os pais? a mãe tem uma postura normal, como qualquer mãe esta sempre se intrometendo na vida dos filhos, mas eles convivendo como fossem adolescentes dependentes, acho estranho. BEIJOCAS.

Anônimo disse...

Eu acho que deveria mudar o perfil da paixão pra o Jorge olhar pra ela,esta história do homem bonzinho que muda a garota de programa é muito falsa,deveria colocar um vestido vermelho na Paixão da um up no cabelo com um salto enorme pra deixa o Jorge babando,ela parece mais um cachorro que caiu do caminhão de mudança,só vive chorando muda ela cara vai ser o máximo.

Anônimo disse...

Amei o beijo de helena e bruno, mas nao deviam ter mudado a musica que é tema deles. Fiquei ansiosa esperando e tocou outra, tb bonita, mas a primeira ja diz tudo...

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger