domingo, 31 de janeiro de 2010

Maria Adelaide Amaral fala da adaptação de "TiTiTi"


Autora de sete minisséries nos últimos dez anos (entre elas A Muralha, de 2000, A Casa das Sete Mulheres, em 2003, e a recente Dalva e Herivelto), Maria Adelaide Amaral se prepara para voltar às telenovelas da Globo. Sua última novela foi a adaptação de Anjo Mau, às 18h, há 14 anos. Ela retorna, a princípio logo após a Copa do Mundo, às 19h, com uma trama que mistura duas novelas de Cassiano Gabus Mendes (1929-1993): Plumas & Paetês (1980) e Ti Ti Ti (1985).
Os dois textos têm em comum o universo da moda. Maria Adelaide irá atualizá-los, introduzindo eventos atuais, como a São Paulo Fashion Week.
A autora concedeu a seguinte entrevista ao jornalista Daniel Castro:
Daniel Castro – Como será Ti Ti Ti? O que você vai mudar?
Maria Adelaide Amaral - Será um mix das tramas principais de duas novelas de Cassiano [Gabus Mendes]: Ti Ti Ti e Plumas & Paetês. De Ti Ti Ti, o entrecho cômico, a rivalidade entre os inimigos de infância André Spina e Ariclenes Almeida, que se tornam respectivamente os estilistas Jacques Leclair e Victor Valentim [no original, Reginaldo Faria e Luiz Gustavo]. De Plumas, o entrecho romântico e dramático: a história de Marcela [Elisabeth Savalla na primeira versão], jovem grávida e desamparada que sofre um acidente e vai parar na casa de uma rica família paulista, que supõe que ela está grávida do falecido herdeiro dessa família, o que dá margem a uma série de enganos e desencontros. Ambos os núcleos gravitam dentro do universo da moda, o que garante a unidade da história, e a grande mudança se deve à necessária atualização, já que o mundo da moda, hoje, não tem mais nenhuma identificação com o mundo da moda visto nas tramas originais, na década de 1980.
Daniel – Isso quer dizer que sai a alta costura e entra a moda underground, ou mais conceitual?
Maria Adelaide - Sim, mais conceitual, sobretudo porque alta costura no Brasil não existe.
Daniel– A afetação de Jacques Leclair será substituída por uma afetação mais explícita, mais assumidamente gay, com estilistas usando roupas e assessórios antes exclusivamente femininos?
Maria Adelaide - Pelo contrário. Victor Valentim será mais macho do que nunca e Jacques Leclair será menos afeminado. Pois o fato de serem dois heterossexuais num meio onde a maioria é de homossexuais exercerá grande fascínio nas personagens femininas da história.
Daniel - Você está se inspirando em alguns estilistas? Quais?
Maria Adelaide - Imagino que a moda de Jacques Leclair, que guarda no início da história muitos traços dos anos 1980, será um tipo de mistura de Karl Lagerfeld, Oscar de la Renta e um toque de Donna Karan. A moda de Victor Valentim terá uma exuberância próxima ao estilo de Christian Lacroix. Mas a identidade fashion de cada um será mesmo definida pela Marília Carneiro, que é a nossa figurinista.
Daniel – A novela vai retratar o universo da São Paulo Fashion Week? Você tem ido aos desfiles, está observando seus bastidores?
Maria Adelaide - Não pude ir à última SPFW, mas certamente irei à próxima. Naturalmente esse universo será retratado, sobretudo porque a novela se passa em São Paulo.
Daniel– Quem farão os papéis principais?
Maria Adelaide - Murilo Benício (Ariclenes), Claudia Raia (Jaqueline), Cristiane Torloni (Rebeca), Isis Valverde (Marcela), Caio Castro (Edgar). Ainda não está definido o ator para Jacques Leclair.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger