A novela “A Favorita” entrou em sua reta final e faltam apenas 35 capítulos para João Emanuel Carneiro colocar um ponto final na história de Flora, Donatela, Lara e Halley. As próximas noites prometem muitas emoções e suspense em torno da luta contra a personagem interpretada por Patrícia Pillar. João Emanuel Carneiro garante que já tem tudo encaminhado para desmascarar e punir a vilã no último capítulo e que será coerente com a sinopse apresentada inicialmente. Novela é uma obra aberta e a opinião do telespectador é fundamental na condução das tramas principal e paralelas, aceitação de personagem, assuntos abordados e encaminhamento dos relacionamentos.
Nesse sentido, João Emanuel Carneiro terá alguns desafios pela frente. O primeiro é em relação ao triângulo Lara, Halley e Cassiano. Com quem a mocinha deve ficar? Com o garoto bonito que aplicava pequenos golpes e se transformou por amor ou com o jovem músico sonhador cheio de ética e amigo de todos? O público está dividido entre Halley e Cassiano. Outra questão é sobre a amizade entre a lésbica Stela e Catarina, uma mulher que sofreu violência doméstica e se transformou depois que começou a trabalhar e conheceu a amiga. As pesquisas realizadas através do método discussão de grupo rejeitaram o relacionamento homossexual entre Stela e Catarina, sinalizando ao autor que, neste núcleo, o melhor era mudar sua idéia inicial.
Estas dúvidas nos levam a uma outra questão: até que ponto as novelas precisam mudar para agradar ao telespectador? É o caso de “Negócio da China”, que sofreu mudanças a partir da rejeição do público. O fato é que as pesquisas sempre existiram e apontaram caminhos, mas ultimamente os criadores da TV ficaram reféns de números e com medo de contrariar o telespectador. Mas será que já não está na hora de provocar e encerrar uma novela longe da união dos casais, violões mortos e …. viveram felizes para sempre?
Isto aqui é Brasil
Como entrou no ar bem mais tarde, o “SBT Realidade” acabou perdendo audiência nesta semana. O programa de Ana Paula Padrão colocou no ar a segunda reportagem sobre as belezas brasileiras e mostrou regiões que merecem ser visitadas. Durante este mês, o “SBT Realidade” exibirá uma série especial sobre pontos turísticos brasileiro.
Passarela da Record
Com a vitória de Vanessa Pereira do Espírito Santo, o “Beleza na Comunidade Brasil” marcou mais uma noite de especiais de fim de ano na Record. O programa manteve-se na vice-liderança e seguiu o esquema adotado pelo quadro exibido na revista eletrônica “Hoje em Dia”. O “Beleza na Comunidade Brasil” apostou na edição dinâmica, belas imagens e depoimentos das participantes, com destaque para as imagens realizadas quando as repórteres do programa visitaram as comunidades para a seleção das candidatas. Os números preliminares mostram que o especial atingiu 9 pontos de média e picos de 15.
|
A estréia de “Revelação” dividiu opiniões entre os telespectadores e executivos do SBT, principalmente em relação ao ritmo imposto pela edição. A cartilha da teledramaturgia nacional diz que o primeiro capítulo precisa apresentar os principais personagens, exibir cenas gravadas em outros países e indicar os romances e conflitos que serão abordados no decorrer da novela. E esse foi o grave erro de “Revelação”, seguiu à risca esta cartilha. A equipe da novela optou por uma colcha de retalhos, com fragmentos de diálogos que não davam ao telespectador uma noção clara do que será “Revelação”. Além disso, o SBT não cumpriu sua promessa e a novela começou tarde porque resolveram esperar o fim de “A Favorita” para iniciar “Pantanal” e só depois “Revelação”. Os dados preliminares mostram 10 pontos de média na estréia da novela de Íris Abravanel.
0 comentários:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.