Cuidados essenciais antes de praticar exercícios ao ar livre
Praticar exercícios físicos ao ar livre traz inúmeras vantagens para o organismo e a mente. Mesmo assim, você precisa tomar alguns cuidados importantes para tirar total proveito que só as atividades físicas podem oferecer. Fique ligado nessas dicas:
Use roupas confortáveis, apropriadas à temperatura e ao tipo de atividade. Prefira cores claras. Fazer atividade física com agasalhos não significa uma maior gasto energético ou perda de gordura. Eles vão trazer mais desconforto. Não descuide também dos calçados – um tênis confortável é a melhor opção.
Antes de qualquer atividade, faça um aquecimento de 5 a 10 minutos.
Não esqueça também de alongar os músculos
Procure se hidratar a cada 20 minutos
Em dias de muito calor, procure se proteger dos raios solares. Boné, óculos escuros e protetor solar são indispensáveis. Não se preocupe com a queda de rendimento nesses dias. Isto é absolutamente normal.
Pra quem gosta de sair na balada...
Além de considerar as recomendações dos mais velhos, é importante tomar alguns cuidados para sair na noite.
Alimente-se bem antes de ir para a balada. Se você for dançar, coma alimentos energéticos, como as carnes e massas, e beba muita água.
Escolha a roupa mais bonita... e confortável. Nada que aperte muito ou prejudique a transpiração. Use também calçados confortáveis.
Exagere na água para prevenir a desidratação.
Se for transar, use camisinha.
Depois da festa, coma frutas e beba mais água. Descanse para aliviar as dores nas articulações. E, quando acordar, prefira alimentos leves como frutas e saladas.
Para sua segurança, se beber álcool, não dirija. Inclusive se estiver com sono. Não pegue carona com estranhos e tenha sempre em mãos sua identificação e um telefone para contato.
Contra o mau hálito
O Cravo da Índia combate a cárie porque acaba com a bactéria Streptococcus mutans, a principal responsável pelas cáries.
Por sua ação bactericida, o cravo também acaba com o mau cheiro da boca, provocado pelo acúmulo de microorganismos (mau hálito).
Ferva 1 copo de água e despeje sobre 1 Cravo da Índia.
Deixe em infusão, tampado, por aproximadamente 15 minutos.
Deixe esfriar e faça bochechos após escovar os dentes.
A salsinha e o hortelã (menta pipetita) também auxiliam no tratamento contra mau hálito.
O juá é extraído da árvore do juazeiro e as propriedades naturais de limpeza de sua espuma são usadas há muitos anos para limpar os dentes, que ficam protegidos, fortes e saudáveis.
Obesidade 'nem sempre faz mal à saúde'
Dois estudos publicados nesta segunda-feira pela revista especializada Archives of Internal Medicine afirmam que nem toda obesidade significa problemas de saúde, e que é possível ser obeso e saudável.
Segundo um dos estudos, liderado pelo médico Norbert Stefan, da Universidade de Tubingen, na Alemanha, é possível ser obeso mas não apresentar resistência à insulina nem sinais de arterioesclerose precoce - que sinalizariam problemas cardíacos e risco de diabetes do tipo 2.
No estudo, Stefan e sua equipe analizaram a gordura de 314 pessoas, divididas em quatro grupos: com peso normal, acima do peso (com índice de massa corporal até 29,9), obesos sensíveis à insulina e obesos resistentes à insulina.
Os cientistas mediram a gordura corporal, visceral, (em torno do abdômen) e subcutânea, com exames de ressonância magnética, e ainda mediram os níveis de gordura no fígado e nos músculos.
Eles concluíram que, enquanto a gordura abdominal é um forte indicativo de resistência à insulina (um dos sinais de risco da diabetes) nos pacientes de peso normal, ou acima do peso, ela não tem tanta importância para determinar os riscos dos pacientes obesos.
Enquanto que os dois grupos de obesos apresentavam semelhantes níveis de gordura abdominal, o grupo resistente à insulina apresentou níveis de gordura muscular e no fígado muito mais altos do que os obesos sensíveis à insulina, que não apresentam maiores riscos de saúde.
Saudáveis
Os cientistas concluíram ainda que entre os obesos sensíveis à insulina, o nível de sensibilidade era equivalente ao dos pacientes com peso normal. Os dois grupos apresentaram também equivalentes espessuras das paredes de suas artérias, afirmando que existe um fenótipo de obesidade benigna.
Stefan afirma que não defende a obesidade, mas sim um exame mais detalhado dos obesos, que meça a gordura no fígado e nos músculos, para identificar os riscos reais.
No outro estudo, a equipe liderada pela médica Rachel Wildman, do Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, estudou dados de 5.440 pacientes com fenótipos diferentes para medir até que ponto a gordura é fator determinante de problemas de saúde.
O estudo analisou dados coletados entre 1999 e 2004 de pessoas com peso normal, acima do peso e obesas, com e sem anomalias cardio-metabólicas (que incluem pressão alta, nível elevado de triglicerídeos e o chamado "bom colesterol").
Os resultados mostraram que 23,5% dos adultos de peso normal apresentavam anomalias, enquanto que 51,3% dos adultos acima do peso e 31,7% dos obesos eram saudáveis "metabolicamente".
Entre os fatores associados aos problemas de saúde dos adultos com peso normal, estavam a idade avançada, baixos níveis de atividade física e maior circunferência da cintura.
Os pacientes obesos e acima do peso que não apresentavam problemas metabólicos tendiam a ser mais jovens, de etnia negra, mas não hispânica, com altos níveis de atividade física e menor circunferência da cintura.
Segundo o estudo, o resultado mostra que há uma proporção considerável de adultos obesos e acima do peso considerados saudáveis, ao mesmo tempo em que uma considerável proporção de adultos de peso normal apresenta problemas de saúde normalmente ligados à obesidade.
A cientista afirma que "são necessários novos estudos sobre mecanismos comportamentais, hormonais, bioquímicos e genéticos que estão por trás dessas diferentes respostas metabólicas ao tamanho do corpo", e poderão, no futuro, ajudar na criação de métodos para identificar pacientes em risco.
0 comentários:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.