domingo, 27 de dezembro de 2009

Tele História Especial

http://1.bp.blogspot.com/_dAodTFJbonc/SzembzFwYWI/AAAAAAAAAJA/6Cs_ymKrWqk/s400/tele+hist%C3%B3ria+especial.png
RÉVEILLON DO FAUSTÃO
Período de exibição: 31/12/1991 a 21/12/1996
Horário: 23h20; 21h35; 21h30; 23h05; 22h05

- Entre 1991 e 1996, nas noites de 31 de dezembro, exibiu-se o especial Réveillon do Faustão, comemorativo da virada do ano, que reproduzia a estrutura utilizada no programa Domingão do Faustão. Apresentado por Fausto Silva, o Réveillon teve diferentes diretores: Carlos Manga, Roberto Talma, Jorge Fernando e Maurício Tavares.

Réveillon do Faustão (1991)
- Dirigido por Maurício Tavares e Detto Costa, com direção geral de Carlos Manga e produção executiva de Anthony Ferreira, o especial foi exibido a partir das 23h20 do dia 31 de dezembro de 1991, e teve duas horas de duração.
- Esta primeira edição do Réveillon do Faustão promoveu uma grande festa no palco do Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, saudando a chegada de 1992. O apresentador Fausto Silva recebeu grandes nomes da música brasileira e do elenco da TV Globo, em clima de noite de gala, com cenários criados por Lia Renha.
- Em um imenso telão, formado por 54 aparelhos de televisão, foram exibidos alguns dos melhores momentos das novelas e dos programas apresentados pela Rede Globo naquele ano.
- Além de atores e comediantes, como Tony Ramos, Fernanda Montenegro, Reginaldo Faria e Renato Aragão, passaram pelo palco do programa grandes nomes do esporte, como a ginasta Luiza Parente, o velocista Robson Caetano, as jogadoras de basquete Paula e Hortência e o piloto Christian Fittipaldi.
- Entre as atrações musicais estavam a dupla Chitãozinho e Xororó e o cantor José Augusto.
- O especial apresentou também a reprise das melhores “videocassetadas” exibidas no Domingão do Faustão (1989).
- O destaque da festa foi a contagem regressiva anunciando a chegada do ano novo, feita pelas bailarinas do programa, que formaram no palco um imenso 1992.

Réveillon do Faustão (1992)
- Dirigido por Alexandre Lanes e José Lavigne, com direção geral de Roberto Talma e produção executiva de Carlos Augusto Cerqueira Leite, o especial foi exibido a partir das 21h35.
- Em sua segunda edição, o Réveillon do Faustão também foi apresentado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, e exibiu uma retrospectiva dos destaques da programação da Rede Globo, ao lado das tradicionais atrações do Domingão do Faustão, como as “videocassetadas”.
- Entre as novidades do ano estava o quadro Fala Brasil, que reproduzia depoimentos com os desejos do povo para o ano-novo. Além disso, o especial promoveu também o concurso garota molhada. Diante de um auditório com 200 pessoas, as candidatas foram julgadas pelos strippers que então participavam da novela De corpo e alma (1992) e pela turma do Casseta & Planeta, urgente! (1992).
- Entre as atrações musicais, além da dupla Chitãozinho e Xororó, estavam Deborah Blando, Fafá de Belém, Biquíni Cavadão e Fagner.
- Algumas celebridades foram convidadas para avaliarem o que foi sucesso em 1992. Entre elas estavam os atores Pedro Paulo Rangel, Dercy Gonçalves, Miguel Falabella e Tom Cavalcante, além do tenista Jaime Oncins e do judoca Rogério Sampaio, que relembraram a participação brasileira nas Olimpíadas de Barcelona. Fátima Bernardes, representando o jornalismo, comentou as notícias mais importantes de 1992.

Réveillon do Faustão (1993)
- Dirigida por Jorge Fernando, com direção artística de Aloysio Legey e produção de Angela Corrêa, a terceira edição do especial foi levada ao ar a partir das 21h35 do dia 31 de dezembro de 1993.
- A inspiração do cenógrafo José Cláudio Ferreira dos Santos veio da festa de entrega do Oscar: um cenário básico se revezava com outros cenários móveis, que apareciam a cada nova atração. A decoração principal destacava o clima tropical, com muito néon e luzes, além de coqueiros espalhados por todo o palco.
- O especial teve como pontos altos os depoimentos emocionantes do ator Marcos Frota e do sociólogo Hebert de Souza (Betinho), além de uma homenagem ao dramaturgo Cassiano Gabus Mendes, que falecera em agosto daquele ano.
- Descontraído, o apresentador Fausto Silva improvisou, com humor, uma radionovela sobre a história do ex-presidente Fernando Collor de Mello e seu tesoureiro, PC Farias. A sonoplastia ficou por conta do ator Lima Duarte, que relembrou o início de sua carreira no rádio.
- Entre as atrações musicais, destacaram-se Chitãozinho e Xororó, presentes desde a primeira edição do Réveillon, o conjunto Raça Negra, Cauby Peixoto, Elba Ramalho, Timbalada, Daniela Mercury e Jorge Ben Jor.
- Como nos anos anteriores, foram exibidos os grandes momentos do esporte e do jornalismo de 1993.
- Na última meia hora de programa, atores e atrizes da Globo confraternizaram no palco, tomando champanhe numa grande festa estilo black-tie. Participaram do especial Fabio Sabag, Adriana Esteves, Milton Gonçalves, Kadu Moliterno, Cissa Guimarães e Betty Faria, entre outros. Ao final, todos fizeram uma contagem regressiva, e brindaram sob uma chuva de bolas e confetes dourados.

Réveillon do Faustão (1994)
- Com direção de Alexandre Lannes e J.B. de Oliveira (Boninho), que também fez a direção geral, direção artística de Aloysio Legey e direção de produção de Mário Rogério Ambrósio, a edição de 1994 do especial foi exibida a partir das 21h30.
- O cenário de Mauro Monteiro teve bolas amarelas, mesas e cadeiras douradas. Além disso, no auditório, havia cerca de 250 modelos vestindo branco.
- A quarta edição do Réveillon do Faustão contou com a presença de atores como Regina Duarte, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Yoná Magalhães, Cláudio Cavalcanti, Vera Fischer, Cláudia Abreu e Diogo Vilela e depoimentos de personalidades, como Dercy Gonçalves.
- Entre as atrações musicais, passaram pelo palco do Réveillon Djavan, Daniela Mercury, Barão Vermelho e Chitãozinho e Xororó.
- A retrospectiva ficou por conta das chamadas sobre os 30 anos da TV Globo. Para relembrar os grandes momentos de 1994, foram exibidas cenas da minissérie Memorial de Maria Moura (1994) e uma reportagem especial sobre a despedida do jogador Zico no Japão, onde encerrou sua carreira.
- Uma comparação entre a primeira versão de Irmãos Coragem (1970) e o remake da novela, que começaria e ser exibido na primeira semana de 1995, também foi destaque naquele Réveillon.
- Participaram do programa, ainda, o então tetracampeão do mundo Zagallo, a campeã de basquete Hortência e as jogadoras de vôlei Ana Moser, Fernanda Venturini e Ana Paula. O jornalismo da emissora mereceu destaque, com um depoimento emocionante de Fátima Bernardes.
- A novidade do especial foi o quadro Painho, de Chico Anysio, além das sátiras e previsões realizadas pela equipe do Casseta & Planeta, urgente! (1992). Também foram exibidas algumas mensagens gravadas nas ruas com pessoas comuns.

Réveillon do Faustão (1995)
- Dirigida por Maurício Tavares e Paulo Assis, com direção de produção de Aluízio Augusto, a quinta edição do Réveillon do Faustão foi produzida pelo Núcleo Walter Lacet.
- Na quinta edição do Réveillon, o apresentador Fausto Silva voltou a receber atores do elenco da TV Globo e convidados especiais. Todavia, como aquele Réveillon caiu num domingo, dia de exibição do Domingão do Faustão, o especial noturno teve menor duração, cerca de uma hora: foram 45 minutos até a contagem regressiva e, após os flashes da queima de fogos na Praia de Copacabana, mais sete minutos de encerramento.
- Quase quatro mil bolas compunham o cenário criado por Federico Padilla, além de cerca de 1.200 balões coloridos, usados para criar a imagem de um imenso dragão, que ia de um lado ao outro do palco, decorando o teto. Na hora da virada, o ano de 1995, escrito em néon, transformou-se em 1996.
- O programa exibiu entrevistas gravadas com personalidades como a apresentadora Xuxa e o sociólogo Hebert de Souza (Betinho), intercaladas com imagens ao vivo da festa no Teatro Fênix.
- Mais uma vez, o povo também participou da festa. Em flashes gravados nas ruas, anônimos de diversas partes do país falaram sobre a dificuldade de cumprir certas promessas de fim de ano, como emagrecer e parar de beber cerveja.
- Pelo palco passaram ainda atores como Letícia Spiller, Marcello Novaes e Alessandra Negrini, além de diversas atrações musicais, como o grupo Mamonas Assassinas, o conjunto Raça Negra e a cantora Simone, acompanhada pela bateria da escola de samba Portela.

Réveillon do Faustão (1996)
- Com direção de Maurício Tavares, direção de produção de Pedro Paulo Couto, a sexta edição do especial foi produzida pelo Núcleo Aloysio Legey. Foi levada ao ar a partir das 22h05, com duas horas de duração.
- Gravado pela primeira vez nos estúdios do Projac, a versão de 1996 do Réveillon do Faustão inovou também no cenário, criado por Mauro Monteiro e Valéria Caldas: um transatlântico ancorado num porto caribenho, que ocupava os 800m2 do estúdio.
- O apresentador Fausto Silva recebeu seus convidados no convés do navio, vestido de comandante, acompanhado pelos músicos do programa e por 40 bailarinas vestidas de marinheiras. Cerca de 120 modelos participaram como figurantes, espalhadas pelo cenário. O figurino foi assinado por Chico Spinoza.
- Um painel formado por diversos aparelhos de TV – video-wall – montado no convés, anunciava os convidados com imagens de cenas marcantes de cada um.
- O programa de 1996 teve diversos números musicais, mensagens de otimismo de vários atores do elenco da emissora, além de recordar os grandes momentos dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de 1996.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger