domingo, 19 de abril de 2009

NOVELAS EM FOCO.:.SELVA DE PEDRA

http://3.bp.blogspot.com/_wiBOSE0L0xw/SdjOFYObsYI/AAAAAAAADFQ/8OkjYLxxFCc/s400/novelas+em+foco.png

SELVA DE PEDRA.:.UM SUCESSO ARREBATADOR

Globo - 20h

de 12 de abril de 1972 a 23 de janeiro de 1973

243 capítulos

novela de Janete Clair

direção de Daniel Filho, Reynaldo Boury e Wálter Avancini

supervisão de Daniel Filho

Na cidade de Campos, interior do Rio de Janeiro, a jovem artista plástica Simone Marques é testemunha da briga entre Cristiano Vilhena, filho de um pobre pregador envangélico, e o playboy Gastão Neves, morto no incidente. Sabendo que Cristiano é inocente, Simone acoberta o rapaz, por quem acaba se apaixonando. Receoso de seu destino, Cristiano vai embora para o Rio de Janeiro trabalhar no estaleiro do tio rico, Aristides Vilhena, e Simone vai com ele vislumbrando um melhor futuro para a sua carreira artística. Os dois se casam e vão morar na Pensão Palácio, de propriedade da alegre Fanny, onde conhecem o malandro Miro, uma figura de caráter duvidoso.

Em contato com o universo do tio, Cristiano se vê envolvido com a charmosa Fernanda, uma das acionistas do estaleiro, e a noiva do seu primo Caio. Dividido entre a vida simples ao lado de Simone, e o poder e o dinheiro com Fernanda, Cristiano se deixa levar pelas artimanhas de Miro, que lhe propõe o fim de seu relacionamento com Simone, nem que isto tenha que custar a vida da moça. Fernanda, completamente apaixonada por Cristiano, deixa Caio para se casar com ele enquanto Miro planeja a morte de Simone, viabilizando assim o casamento de Cristiano, o que o tornaria um dos principais acionistas do estaleiro. Ao ser perseguida por Miro numa auto-estrada, Simone sofre um acidente e é dada como morta, enquanto Cristiano, sentindo-se responsável pela morte de sua mulher, não consegue se casar com Fernanda, abandonando-a no altar.

Humilhada, Fernanda enlouquece e jura vingança contra Cristiano, atrapalhando-o em seus negócios no estaleiro. E Simone, que sobreviveu ao acidente, faz uma viagem e retorna assumindo a identidade da irmã falecida, Rosana Reis, reconhecida como uma artista famosa. Numa festa, Cristiano reconhece em Rosana como sua mulher, mas ela o repudia por responsabiliza-lo pelo acidente.

Enquanto isso, o delegado Humberto está no encalço de Cristiano Vilhena, acusado da morte de Gastão Neves. Mas Simone é a única que pode inocentá-lo.

Um grande sucesso que atingiu números de audiência aparentemente impossíveis. Durante a exibição do capítulo 152 no dia 04/10/1972 - a noite em que Simone (Regina Duarte) era desmascarada - o índice de aparelhos sintonizados na novela chegou aos 100%. Não houve um único entrevistado do Ibope que revelasse estar assistindo a outro canal.

A novela foi reprisada em forma compacta (76 capítulos) entre 27 de agosto e 22 de novembro de 1975 em substituição a Roque Santeiro, impedida de ir ao ar por causa da Censura. Em 1986 ganhou um remake, com Fernanda Torres, Tony Ramos e Christiane Torloni nos papéis que foram de Regina Duarte, Francisco Cuoco e Dina Sfat.

Selva de Pedra era a sétima novela que Janete Clair escrevia sucessiva e ininterruptamente para a Rede Globo, tamanha era sua capacidade inventiva e dedicação ao trabalho.

O ponto de partida foi a notícia de que um tocador de bumbo numa praça do interior de Pernambuco foi ridicularizado por outro rapaz e o matou. Mas a trama central era inspirada no romance Uma Tragédia Americana de Theodore Dreiser, que já havia rendido duas versões cinematográficas: o filme, com o mesmo título do romance original, de Joseph Von Sternberg, em 1931, com Sylvia Sidney, Philips Holmes e Frances Dee; e o filme Um Lugar ao Sol, de George Stevens, em 1951, com Shelley Winters, Montgomery Clift e Elizabeth Taylor.

O país vivia a fase do "milagre brasileiro" e com prazer se reunia à frente da televisão para assistir a vitória do bem sobre o mal, como mostrou o último capítulo. Acontecia um milagre na vida de Cristiano e Simone (Francisco Cuoco e Regina Duarte). Eles voltavam a se entender como nos duros tempos, mas não eram mais os mesmos. Agora eles se amavam envolvidos pelo dinheiro ao sabor do sucesso pessoal. Era o milagre brasileiro mesmo!

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger