quinta-feira, 19 de março de 2009

Relembre as diversas Helenas das novelas de Manoel Carlos


Vem aí Taís Araújo, a primeira Helena negra de Manoel Carlos. A cor da pele pode ser, contudo, a única novidade da personagem. O enredo da nova novela ainda não foi divulgado, mas pela história das Helenas que já passaram pela TV é possível ter uma idéia. Relembre os diversos dramas sofridos pelas muitas Helenas que já protagonizaram novelas de Maneco na Rede Globo.


Lílian Lemmertz, em Baila comigo (1981): A primeira Helena era uma mulher sofredora. Ela deu à luz meninos gêmeos, mas não pôde criá-los ao lado do pai, Joaquim Gama, personagem de Raul Cortez. Entregou um deles para a adoção e criou o outro menino com o marido, o médico Plínio Miranda (Fernando Torres).

Maitê Proença, em Felicidade (1991): A Helena da vez era uma mulher que cuidava sozinha da filha Bia (Tatyane Goulart), de 7 anos. Helena tinha uma relação mal resolvida com o pai da menina, Álvaro (Tony Ramos), que acabou se casando com Débora, personagem possessiva vivida por Vivianne Pasmanter. Após suar muito, Helena conseguiu ser feliz ao lado da filha e do homem de sua vida.

Regina Duarte, em História de Amor (1995): Começa aqui a saga das Helenas vividas por Regina Duarte. Nesta novela, ela fez o papel de uma mãe sofredora que penou com a gravidez precoce da filha Joyce, vivida por Carla Marins, com problemas financeiros e um relacionamento difícil com Carlos (José Mayer). No fim, claro, tudo azul para mais uma Helena.

Regina Duarte, em Por Amor (1997): De novo Regina Duarte e dá-lhe sofrimento na vida desta Helena. Aqui, a filha na novela foi protagonizada pela filha de Regina na vida real, Gabriela Duarte, que viveu Eduarda. Mãe e filha engravidaram juntas e tiveram seus bebês no mesmo dia, mas o bebê de Eduarda nasceu morto e, para piorar, ela não poderia engravidar novamente. Para ajudar a filha, Helena trocou os bebês sem que ninguém soubesse. A mentira causou o fim do casamento de Helena com o maridão Atílio (Antonio Fagundes).

Vera Fischer, em Laços de Família (2000): Aqui Vera viveu uma Helena sedutora e bastante disputada pelos homens da novela. Primeiro veio a polêmica relação com um homem muito mais novo vivido por Reynaldo Gianecchini em sua estréia na TV. Mas eis que a filha de Helena, Camila, personagem de Carolina Dieckmann, se apaixona pelo namorado da mãe. O que fez Helena? Abre mão do galã em nome do amor materno, deixando o caminho livre para que a filha ficasse com o rapaz. Só que Camila tinha leucemia e Helena precisou entrar em ação novamente. Para tentar salvar a filha, ela engravida do pai de Camila, Pedro (José Mayer), para que o bebê pudesse doar a medula para a garota. Após muito, mas muito sofrimento mesmo, aparece Miguel (Tony Ramos) que a fez feliz para sempre.

Helena Ranaldi, em Presença de Anita (2001): Nesta minissérie escrita por Manoel Carlos, Helena Ranaldi viveu Lúcia Helena. Apesar do nome não ser só Helena dá para incluir na conta, não é mesmo? Mãe e esposa exemplar, Lúcia Helena descobre que seu marido, Nando, personagem de José Mayer, tinha um caso com a jovem Anita (Mel Lisboa). A história teve um final trágico e Lúcia Helena não teve a mesma sorte e o final feliz das outras Helenas. Coitadinha.

Christiane Torloni, em Mulheres Apaixonadas (2003): Essa Helena não teve filhos biológicos, mas criava o menino Lucas (Victor Hugo). Em nome da paixão, não teve dúvidas e mandou Téo (Tony Ramos) catar coquinho para poder reencontrar a grande paixão de sua vida, o médico e garanhão César, vivido por José Mayer. Diferente das demais Helenas, esta foi menos família e mais paixão.

Regina Duarte, em Páginas da Vida (2007): Olha a Regina Duarte aí outra vez. Pela terceira vez, ela encarna uma Helena de Manoel Carlos. Aqui, viveu uma médica independente e íntegra que não perdeu o rumo mesmo sendo traída pelo marido Greg, vivido por ele, José Mayer, claro! O tema social abordado é a Síndrome de Down e a sempre politicamente correta Helena adota uma criança com a doença, a pequenina Clara, vivida por Joana Mocarzel. No final, Helena também foi feliz no amor ao lado do médico Diogo (Marcos Paulo).

Tony Ramos X José Mayer
Esses são os dois atores preferidos pelas Helenas - ou obcecados por elas, como preferir. Ao todo, José Mayer formou par romântico com cinco Helenas, em História de Amor, Laços de Família, Presença de Anita, Mulheres Apaixonadas e Páginas da Vida. Tony vem logo atrás com três Helenas na conta, em Felicidade, Laços de Família e Mulheres Apaixonadas. E, em duas delas, Laços de Família e Mulheres Apaixonadas, Tony Ramos e José Mayer dividiram a mesma Helena. Vai gostar de Helena assim lá na televisão!

Mas afinal, por que o nome Helena?
A explicação é bem simples e até "prosaica" segundo o próprio autor: o nome aparece constantemente por conta da personagem da mitologia grega Helena de Tróia, a mulher "mais bela do mundo", que teria desencadeado a guerra de Tróia. Maneco adora Helena de Tróia desde a infância.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger