terça-feira, 24 de março de 2009

Novelas, na dúvida, remake nelas!

Sabe aquela sensação de já ter visto aquela pessoa antes, de ter vivenciado determinada situação? Bom, se você estiver em frente à sua televisão essa sensação pode não ser mera impressão, pois os remakes da teledramaturgia brasileira não querem sair de moda por nada neste mundo.
Desde a primeira novela diária da televisão brasileira, 2-5499 Ocupado (1963), refilmada pela Record como Louca Paixão (1997), até a presente Paraíso, que teve sua primeira versão em 1982, muita história já foi contada - e re-contada.
Mulheres de Areia, Selva de Pedra, Sinhá Moça, O profeta, Pecado Capital, Irmãos Coragem, ufa! Calma que a lista é bem maior e, o futuro, ao remake pertence. Vamos relembrar algumas das principais novelas que, por terem sido um grande sucesso de audiência quando foram ao ar, mereceram o crédito da sobrevida pela direção das emissoras. Você provavelmente já viu alguma delas em algum lugar...

Paraíso (1982 e 2009)
Benedito Ruy Barbosa escreveu Paraíso em 1982. A novela, que na época foi protagonizada por Kadu Moliterno e Cristina Mullins, contava a história de amor entre Santinha e o Filho do Diabo. Quase 30 anos depois, o mesmo Benedito produz a novela novamente, exibida no mesmo horário, mas agora tendo como protagonistas os atores Eriberto Leão e Nathália Dill.

Sinhá Moça (1986 e 2006)
O remake de Sinhá Moça, em 2006, mostrou os rostinhos de Débora Falabella e Danton Mello pela primeira vez como protagonistas. Há 20 anos, contudo, foram Lucélia Santos e Marcos Paulo quem estrelaram o par romântico da novela. Benedito Ruy Barbosa, mais uma vez, é o criador.

Cabocla (1959, 1979 e 2004)
Cabocla foi ao ar não uma, nem duas, mas três vezes, para caboclo nenhum botar defeito! O romance de Ribeiro Couto teve três versões, primeiro na TV Rio, com Glauce Rocha e Sebastião Vasconcelos como Zuca e Luís Jerônimo, depois, com Glória Pires e Fábio Jr. e, por fim, teve Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira nos principais papéis.

O Profeta (1977 e 2006)
Esta novela foi grande sucesso da extinta TV Tupi. O Profeta, de Ivani Ribeiro, foi adaptada por Thelma Guedes e Duca Rachid, com a supervisão de Walcyr Carrasco. Contudo, o remake não foi extremamente fiel à história original, apresentando novos nomes, núcleos e personagens. Na versão caçula, Thiago Fragoso e Paola Oliveira formaram o par romântico da trama.

Pecado Capital (1975 e 1998)
"Dinheiro na mão é vendaval...", até o samba de Paulinho da Viola, tema de abertura da novela, foi revisitado - na caso, por Alexandre Pires. Pecado Capital foi escrita por Janete Clair e regravada por Glória Perez, mas com algumas mudanças. Francisco Cuoco, o Carlão da primeira versão, e seu par, interpretado por Bete Faria, deram vez a Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz. Cuoco, contudo, esteve também no remake.

Escrava Isaura (1976 e 2004)
Em 1976 foi ao ar, pela Rede Globo, a história da escrava maltratada por seu dono, Leôncio, vivido por Rubens de Falco. O sucesso marcou a carreira de Lucélia Santos, que viveu a escrava. Bem depois, em 2004, a Rede Record baseando-se no livro homônimo de Bernardo Guimarães e refilmou a história, tendo a atriz Bianca Rinaldi como Isaura e o ator Leopoldo Pacheco como Leôncio.

Selva de Pedra (1972 e 1986)
Nesta novela de Janete Clair, um imenso sucesso da teledramaturgia, Francisco Cuoco e Regina Duarte viveram os protagonistas em 1972. A regravação, em 1986, foi dirigida por Walter Avancini e trouxe às telas Tony Ramos e Fernanda Torres. Vale dizer que aqui a o remake também foi um grande sucesso.

Mulheres De Areia (1974 e 1993)
Tonho da Lua, papel de Gianfrancesco Guarnieri e, 1974, fazia esculturas nas areias da praia e, de quebra, era apaixonado pela doce Ruth, papel de Eva Wilma, irmã gêmea da malvada Raquel, claro, também Eva Wilma. Na segunda versão deste sucesso de Ivani Ribeiro, em 1993, Marcos Frota e Glória Pires são os substitutos.

Anjo Mau (1976 e 1997)
Em 1976 Cassiano Gabus Mendes esta obra que, 21 anos mais tarde, seria reescrita por Maria Adelaide Amaral. Anjo Mau contou a história de Nice, uma babá ambiciosa que queria subir na vida a qualquer custo. Na primeira versão Susana Vieira viveu a babá, que voltou à ativa com Glória Pires.

Irmãos Coragem (1970 e 1995)
Grande sucesso da Globo em 1970, o remake veio para celebrar os 30 anos da emissora. Mas seu retorno não teve a audiência e repercussão esperados. Originalmente escrito por Janete Clair, o remake de Irmãos Coragem foi adaptada por Dias Gomes e Marcílio Moraes. Em 70, os três irmãos foram Tarcísio Meira (João Coragem), Cláudio Cavalcanti (Jerônimo Coragem) e Cláudio Marzo (Eduardo Coragem). A volta trouxe os atores Marcos Palmeira, Ilya São Paulo e Marcos Winter.

A Viagem (1975 e 1994)
Na primeira versão foi Eva Wilma e, na segunda, Christiane Torloni ficou com o papel principal. O papel era de Dinah, que teve como par romântico, no papel de Otávio, Antônio Fagundes, o eterno galã que substituiu Altair Lima na versão primeira.

Éramos Seis (1967, 1977 e 1994)
Mais uma em dose tripla! As duas primeiras versões foram exibidas pela TV Tupi, e a terceira pelo SBT, onde foi surpreendente sucesso. O casal Lola e Júlio foi interpretado por Cleyde Yáconis e Sílvio Rocha, Nicete Bruno e Gianfrascesco Guarnieri e, por fim, Irene Ravache e Othon Bastos, respectivamente.

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger