quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Os "queridinhos" dos autores

alex Palarea
Autores de novelas reunidos no lançamento do livro "História da Teledramaturgia", . A maioria, como Manoel Carlos, Silvio de Abreu, Gilberto Braga, Glória Perez, Walcyr Carrasco e Carlos Lombardi, gosta de escalar os mesmos atores

Sempre que uma nova novela vai ao ar, fica a impressão de que você já viu parte daqueles rostos junto antes. É porque os autores não abrem mão de alguns nomes na hora de escalar o elenco. QUEM levantou quais são os “queridinhos”, aqueles que não podem faltar nas novelas de cada autor.

Veja quem Glória Perez, Carlos Lombardi, Gilberto Braga, Sílvio de Abreu e outros autores fazem questão de escalar na hora de montar o elenco:

GLÓRIA PEREZ
Claudio Andrade/Leo Lemos

“Caminho das Índias” tem vários atores que já trabalharam com Glória. Victor Fasano é o recordista: esteve em “Barriga de Aluguel” (1990), “De Corpo e Alma” (1992), "Explode Coração" (1995), "O Clone" (2001) e "América" (2005). Só não participou do remake de "Pecado Capital" (1998).

Neusa Borges começou a parceria com a autora em “Carmem” (1987, na Manchete), e de lá para cá trabalhou em De Corpo e Alma, O Clone e América. Stênio Garcia é chamado para o elenco desde De Corpo e Alma, e só foi ausência em América porque gravava o seriado “Carga Pesada”.

Vera Fischer e Mara Manzan entraram para o time das queridinhas em Pecado Capital. Totia Meirelles "bate cartão" desde O Clone, e Caco Ciocler vai para sua terceira novela com Glória (fez Pecado Capital e América).

Duas ausências que se percebe em “Caminhos” são de Eri Johnson (desde Barriga de AluguelGuilherme Karan, que tinha papel garantido de Explode Coração em diante, e já havia declarado certa vez só era chamado para as tramas de Glória.
presente em todas as tramas) e

Quando escreveu a minissérie “Hilda Furacão” (1998), a autora conseguiu contar com Eliane Giardini (que esteve em Explode Coração, O Clone, América e agora em Caminho), Mara Manzan, Stênio Garcia e Guilherme Karan.

CARLOS LOMBARDI
TV Globo/Agnews
O autor de sucessos como "Bebê a Bordo" (1988), "Quatro por Quatro" (1994) e "Uga-Uga" (2000) também não abre mão de seus “talismãs”. Betty Lago é presença garantida desde Quatro por Quatro, fazendo "Vira-Lata” (1996), Uga-Uga, a minissérie “O Quinto dos Infernos” (2002), "Kubanacan" (2003), "Pé na Jaca" (2006) e o seriado “Guerra e Paz” (2008).

Marcos Pasquim é o descamisado preferido de Lombardi. Está presente em todos os trabalhos depois que viveu Van Damme em Uga-Uga. Danielle Winits caiu nas graças do autor na mesma trama e de lá para cá só ficou de fora de “Pé na Jaca”.
Humberto Martins já foi o queridinho de Lombardi, presente no elenco de Quatro por Quatro a Pé na Jaca (onde fez uma participação especial). A carreira do ator, que atualmente está em Caminho das Índias, foi construída nas novelas de Lombardi e Glória Perez (marcou presença em Barriga de Aluguel, O Clone e América).

Lombardi tem também uma lista de ex-queridinhos. Françoise Furton integrava o elenco desde Bebê a Bordo (1988) (exceto em “Vira-Lata”) e Mário Gomes, a partir de "Perigosas Peruas" (1992). Mas o o último trabalho dos dois foi em Kubanacan.

Nair Bello, garantia de gargalhadas em uma química perfeita com o texto lombardiano, começou a parceria em Perigosas Peruas e só ficou de fora de Quatro por Quatro porque havia acabado de fazer “A Viagem”, de Ivani Ribeiro. Escalada para Pé na Jaca, Nair sofreu uma parada cardíaca e nem chegou a ir ao ar. Ela morreu em 17 de abril de 2007.

MIGUEL FALABELLA
 Divulgação / TV Globo

Em sua terceira novela, o autor também já tem a mania de chamar alguns atores. Zezeh Barbosa, Bia Nunnes e Maria Gladys são as preferidas de Miguel Falabella. O trio participou de "Salsa & Merengue" (1996), "A Lua Me Disse" (2005) e "Negócio da China".

ANTONIO CALMON
TV Globo/Agnews

Ana Rosa é a campeã de atuações em textos de Antônio Calmon. No ar em “Três Irmãs”, esteve em “Corpo Dourado” (1998), “Um Anjo Caiu do Céu” (2001), e “O Beijo do Vampiro” (2002). Só não participou de “Começar de Novo” (2004), porque já tinha ido para a Record. Kayky Brito e Luiz Gustavo não perdem uma novela de Calmon desde O Beijo do Vampiro.

JOÃO EMANUEL CARNEIRO
TV Globo/Agnews

"A Favorita" do autor é Taís Araújo. A atriz teve papel garantido em suas histórias anteriores – "Da Cor do Pecado" (2004) e "Cobras e Lagartos" (2006). Na lista de quem fez duas novelas de João Emanuel estão Carmo Dalla Vecchia, Elizângela, Iran Malfitano e Mariana XimenesCobras e A Favorita) e Cauã Reymond e Rosi Campos que, além da trama que terminou em 17 de janeiro, já tinham participado de Da Cor do Pecado. (

WALCYR CARRASCO
TV Globo/Agnews
O que Malvino Salvador, Flávia Alessandra, Priscila Fantin, Ana Lúcia Torre e Kayky Brito

Priscila começou a parceria com Walcyr em “Chocolate com Pimenta” (2003). Ana Lúcia Torre marcou presença em “O Cravo e a Rosa” (2000). Drica Moraes atuou em O Cravo, Chocolate e Alma Gêmea. E Elizabeth Savalla fez todas desde “A Padroeira (2001)
têm em comum? Todos trabalharam juntos em “Alma Gêmea” (2005) e “Sete Pecados” (2007).

Quando não está no ar nas tramas de Calmon, Kayky Brito aparece nas de Walcyr: Chocolate, Alma Gêmea e Sete Pecados. Ary Fontoura mal terminou “A Favorita” e já está escalado para “Caras e Bocas”, nova trama do autor (assim como Flávia, Malvino, Savalla e Ana Lúcia). Ary também estava em Chocolate e Sete Pecados.

MANOEL CARLOS
 Divulgação / TV Globo
José Mayer sempre vive um mulherengo nas histórias de Manoel Carlos; Júlia Almeida, filha do autor, e Umberto Magnani, o 'talismã'
José Mayer é figurinha fácil no Leblon toda vez que uma história de Manoel Carlos vai ao ar. Desde "História de Amor" (1995), o ator não perdeu uma trama escrita por Maneco. Regina Duarte é lembrada por ter vivido três Helenas do autor: em História, “Por Amor” (1997) e "Páginas da Vida" (2006).

Além de História e Páginas, Lília Cabral participou de "Laços de Família" (2000). Desde Laços, Walderez de Barros e Xuxa Lopes estão no elenco dos queridinhos, como se pode ver na reprise de “Mulheres Apaixonadas” (2003). A filha de Manoel Carlos, Júlia Almeida, só não fez “Páginas da Vida”.

Umberto Magnani é o recordista, estando em todas as tramas desde “Felicidade” (1991). O próprio autor disse certa vez que o considera um ‘talismã'.

AGUINALDO SILVA
 Divulgação / TV Globo
Os queridinhos de Aguinaldo Silva são Renata Sorrah, José Wilker, Susana Vieira, Bárbara Borges e Letícia Spiller. Os cinco estiveram em "Senhora do Destino" (2004) e "Duas Caras" (2007). Antes, Letícia fez "Suave Veneno" (1999), Bárbara, "Porto dos Milagres" (2001) e Susana, "Fera Ferida" (1993). Wilker também atuou em Fera Ferida e Suave Veneno. Já Renata foi vista em "Pedra Sobre Pedra" (1992) e "A Indomada" (1997)

Betty Faria alternou quatro novelas: "Tieta" (1989), A Indomada, Suave Veneno e Duas Caras.Flávia Alessandra integrou o elenco de A Indomada e Porto dos Milagres.
Antes de se destacar como a dançarina Alzira de Duas Caras,
GILBERTO BRAGA
 Divulgação / TV Globo
Fábio Assunção é presença obrigatória se a trama for desenvolvida por Gilberto Braga. Ele esteve em "Pátria Minha" (1994), a minissérie "Labirinto" (1998), "Força de um Desejo" (1999), "Celebridade" (2003) e "Paraíso Tropical" (2007).

Malu Mader, Claudia Abreu e Otávio Müller atuaram em Labirinto, Força e Celebridade. Otávio ainda participou de Paraíso Tropical. Isabela Garcia esteve em Labirinto, Celebridade e Paraíso Tropical.

SILVIO DE ABREU
TV Globo/Agnews
Tony Ramos e Alexandre Borges não podem faltar se a novela é escrita por Sílvio de Abreu. Desde "A Próxima Vítima" (1995), eles têm personagens garantidos. Voltando um pouco mais no tempo, Tony atuou em "Rainha da Sucata" (1990), assim como Claudia Raia e Glória Menezes.
Claudia e Glória estiveram em "Deus nos Acuda" (1992), A Próxima Vítima e "Torre de Babel" (1998). Claudia fez parceria com Sílvio ainda em "As Filhas da Mãe" (2001) e "Belíssima" (2005).
Edson Celulari esteve em Deus nos Acuda, Torre de Babel e As Filhas da Mãe.
BENEDITO RUY BARBOSA
TV Globo/ Agnews
Antônio Fagundes viveu uma série de personagens nas tramas de Benedito Ruy Barbosa. Foi o protagonista de "Renascer" (1993) e "O Rei do Gado" (1996), e teve papéis importantes em "Terra Nostra" (1999) e Esperança (2002). Sua última parceria foi na minissérie "Mad Maria" (2005). Oscar Magrini também tem quatro novelas de Benedito no currículo: O Rei do Gado, Esperança, e os remakes de Cabocla (2004) e Sinhá Moça (2006). Danton Mello marcou presença em Terra Nostra, Cabocla e Sinhá Moça.

1 comentários:

Unknown disse...

ATRIZ ELIZANGELA E TANIA ALVES ESTAO NO ELENCO DE VIVER A VIDA

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger