sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A Favorita: Missão cumprida

http://ingridajala.files.wordpress.com/2008/08/73409post_foto.jpg

Já não é mais segredo para ninguém há um bom tempo que A Favorita é a novela da minha vida. Foi paixão a primeira vista. Logo nas chamadas, quanto o locutor questionava quem dizia a verdade, Flora ou Donatela, já senti que viria coisa boa.

Depois de confirmar essa primeira impressão, foi um prazer fora do comum remar contra a maré. Enquanto a imprensa se preocupava com detalhes pequenos, como “a pior estréia da Globo” ou “a pior média de uma novela das oito”, eu me preocupava com o conteúdo, com a genialidade incontestável de João Emanuel Carneiro, que é um verdadeiro presente para os telespectadores. É um resgate dos folhetins, uma esperança de que as telenovelas ainda têm futuro e que as historinhas “água com açúcar” estão com os dias contados.

Eu já havia passado por situação parecida anos atrás quando vesti a camisa de Essas Mulheres, da TV Record. Defendia o texto primoroso e poético de Marcílio Moraes e a mídia comentava a péssima audiência da atração. A impressão que dá é que não é necessário conferir o produto para analisá-lo. Se deu audiência é porque é bom, se não deu, é porque não vale a pena. E é tão mesquinho pensar por esse lado, ainda mais em um país como o Brasil, onde anos atrás o Programa do Ratinho era líder absoluto de audiência.

Hoje todos falam de A Favorita, todos a adoram. Lógico, depois de enfrentar o auge de Os Mutantes e mostrar a que veio, é fácil elogiar a trama. Carneiro fez muita gente engolir a seco o apelido de “A Rejeitada”, inclusive alardeado aos quatro ventos pelo concorrente Tiago Santiago, que se achava a última bolacha do pacote por ter atrapalhado a estréia de A Favorita.
Realmente atrapalhou a estréia e as semanas seguintes, contudo, após a revelação da verdadeira assassina, A Favorita foi somando mais e mais telespectadores interessados nos rumos das personagens, diferente do que dizia o concorrente, que, no auge de sua arrogância e prepotência, para não falar viajada na maionese, previra que, após a revelação - segundo ele foi antecipada por sua causa - os índices cairiam novamente.

Eis que ocorreu justamente o contrário. A Favorita saltou de 35 para 50 pontos e o nobre concorrente deixou de brigar de frente com a trama global com a mudança do horário de exibição de Os Mutantes. O que não adiantou, óbvio. Sua desgastada novela, que por sua insistência terá uma nova temporada para terminar de agonizar na frente do público, caiu de 24 para 9 pontos. Há dias não consegue atingir dois dígitos. A baixa audiência de Os Mutantes serve até como alívio para Glória Perez, que estréia segunda Caminho das Índias sem concorrência forte no horário.

É aquela velha questão: quem sabe fazer, faz, não fica falando que vai fazer. Foi o que ocorreu com João Emanuel, que, quietinho na dele, promoveu uma revolução na teledramaturgia. Claudia Raia e Patrícia Pillar viveram as personagens de suas vidas; Lilia Cabral e Jackson Antunes provaram mais uma vez todo o seu talento; Iran Malfitano e Deborah Secco formaram o núcleo cômico com a impagável dupla Orlandinho e Céu . Não dá pra não destacar também as atuações de Mariana Ximenez, Giulia Gam e Helena Ranaldi, além da grata surpresa que foi o jovem Miguel Rômulo.

Mas especial mesmo foi o núcleo formado pelo “elenco maduro” de A Favorita, esses sim foram de tirar o chapéu. Grandes interpretações ficaram por conta de: Genézio de Barros, Suzana Faini, Suely Franco, Ary Fontoura, Milton Gonçalves, Glória Menezes e, claro, Mauro Mendonça.
Só não deu para entender até hoje o grande destaque dado ao ator Carmo Dalla Vecchia. O personagem Zé Bob foi grande demais para a pouca atuação do ator. Pouca para não dizer nenhuma. Carmo foi o grande erro de João Emanuel, perdoável devido a grandeza de todo o resto.

Por Endrigo Annyston

0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.

 

Blog Revista Eletrônica- A TV mais perto de você Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger