GLOBO ESPORTE VOLTARÁ A TER EDIÇÃO PAULISTA
No final de 2007, o "Globo Esporte" definiu algumas mudanças importantes para o ano de seu trigésimo aniversário, entre elas a primeira dupla de apresentadores (Glenda Kozlowski e Tino Marcos) e o primeiro cenário físico, não mais virtual. Mas a principal mudança foi que, encerrando expediente de anos anteriores, o Estado de São Paulo passava a assistir a edição nacional gerada do Rio de Janeiro para todo o país, não mais tendo um jornal próprio. Só quem permanecia com edição 100% própria era Minas Gerais. Este que vos tecla foi o primeiro a dar esta informação. NADA SE CRIA...
Se fosse como nos anos anteriores, o eixo veria o mesmo jornal apenas nas duas últimas semanas do ano, com o esquema normal voltando em janeiro. Mas assim não foi e SP continuou vendo o mesmo "GE" do RJ, até a estréia do novo formato, no final de Março. De cara, uma característica perdeu-se: a regionalização do primeiro bloco, local em todo o Brasil. No "GE" da Glenda e do Tino, o primeiro bloco também era em formato nacional, mesmo que apenas paulistanos e cariocas o vissem. Os brasileiros fora destas duas praças perderam um catatau de notícias ao longo do ano.
Notou-se também a pauta transitar entre o nacionalismo que deve imperar em um jornal de rede nacional e pautas mais voltadas à audiência paulistana, mais contada para as redes por questões do mercado publicitário. Talvez Sampa não tenha aceitado isso muito bem, vide o "GE" perder audiência, cair para um dígito nos números e, além da velha briga com "Chaves" que a edição paulista sofria nos últimos anos, ganhar outro adversário para repartir esses pontos, mesmo que em menor potência: o "Balanço Geral", do Geraldo Luís ("balaaaançaaaa!!!!").
Desta feita, a informação que tenho agora - creio, novamente, que minha primeiramente - indica para uma volta à tática anterior: a partir de 12 de janeiro, o "Globo Esporte" volta a ter edição estadual para SP, devido à queda na audiência. O "GE" de SP deverá ter idéias novas, matérias novas, cenário novo, maior participação ao vivo dos repórteres e mais espaço pro esporte do interior paulista, praticamente abandonado pela rede este ano. Já definiu-se também o líder deste novo formato: o ótimo repórter Tiago Leifert, egresso há alguns meses do Sportv, que será o apresentador e editor-chefe da edição paulista.
Espera-se o quê, então, do "GE" de SP? Volta da audiência a um jornal que agora terá "a cara do paulista", sem nacionalização, justamente por competir num horário onde predominam atrações locais nas concorrentes, além do forte concorrente que atrai a criançada. Devem ter imaginado algo assim: "antes ficar complicado do que ruim". Ah: espero também que, na edição nacional gerada do RJ, o primeiro bloco volte a ser local também, focado nos times cariocas não destacados na rede e no esporte local, sem fatos nacionais que todo o Brasil perderá de acompanhar.(fonte NaTelinha)
O programa “Olha Você” (SBT) entrou no ar com fortes referências ao “Hoje em Dia” (Record) para conquistar o público feminino que gosta das revistas eletrônicas. Para o projeto foram escalados 4 apresentadores (2 homens e 2 mulheres), assim como acontece no programa fonte de inspiração. Mas o “Olha Você” não atingiu os índices desejados e com muita insistência do departamento comercial permaneceu no ar. Baseado nos levantamentos de audiência, Silvio Santos determinou mudanças em sua revista eletrônica: os apresentadores ficam separados, o jornalismo predominou a atração e a repórter que ficava na redação divide a bancada com o âncora. Agora, o “Olha Você” é um programa de informação e prestação de serviço, com vários repórteres, entrevistas especiais e assuntos amarrados e esse é o ponto positivo dessas reformas. Se no início, Alexandre Bacci, Claudete Troiano, Ellen Jabour e Francesco Tarallo atiravam para todos os lados, agora a pauta está focada e quem assiste tem mais informações úteis e menos blá-blá-blá no estúdio. Do “Hoje em Dia” a fonte de inspiração passou para o “Tudo a Ver”, aliás, o embrião do atual programa de Ana Hickman, Brito Júnior, Cris Flores e Edu Guedes.
E assim caminha a TV. Tudo é copiado, inspirado, transformado, reciclado, renovado. Mas será que deu certo?
O programa Domingo Legal, do SBT, fechou o ano com mais uma boa notícia! De acordo com dados do Ibope, a atração, apresentada por Gugu Liberato, marcou média de 12 pontos, contra 19 da primeira colocada e 11 da terceira.
Com estes números, o Domingo Legal, mais uma vez, manteve o segundo lugar isolado, na audiência das emissoras abertas.
Os índices são referentes ao Ibope, na Grande São Paulo. Vale lembrar, que cada ponto no Ibope representa cerca de 55,5 mil domicílios, na Grande São Paulo, dados que servem como referência para o mercado publicitário.
O FUXICO
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