APÓS TER A SINOPSE DE PANTANAL REJEITADA PELA GLOBO, BENEDITO RUY BARBOSA, FOI PARA MANCHETE E PRODUZIU UMA NOVELA QUE ABALOU ATÉ A TODA PODEROSA, DEPOIS DO SUCESSO PANTANEIRO, BENEDITO, VOLTOU PARA GLOBO E RECEBEU O HORÁRIO NOBRE PARA ESCREVER A NOVELA DE MAIOR SUCESSO DA DÉCADA!
Renascer foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 8 de março a 13 de novembro de 1993, às 20 horas.
Renascer foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho e Mauro Mendonça Filho, e foi apresentada em 215 capítulos.
A saga de José Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se e casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula que perde a mãe no parto.
O fato faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana. Esta é neta do seu maior desafeto no passado, Belarmino, assassinado de forma misteriosa, onde as suspeitas recaem sobre o próprio Inocêncio.
Mas o Coronel, como é conhecido, tem um outro inimigo perigoso, Teodoro, seu vizinho, que trava uma luta pela posse de terras. Para piorar, João Pedro acaba casando-se com Sandra, filha de Teodoro.
elenco
- Antônio Fagundes .... Zé Inocêncio
- Adriana Esteves .... Mariana
- Marcos Palmeira .... João Pedro
- Tarcísio Filho .... Zé Bento
- Taumaturgo Ferreira .... Zé Venâncio
- Maria Luísa Mendonça .... Buba
- Marco Ricca .... Zé Augusto
- Luciana Braga .... Sandra
- Patrícia Pillar .... Eliana
- Herson Capri .... Teodoro
- Osmar Prado .... Tião Galinha
- Mara Carvalho .... Aurora
- Tereza Seiblitz .... Joaninha
- Jackson Costa .... Padre Lívio
- Chica Xavier .... Inácia
- Roberto Bonfim .... Diocleciano
- Regina Dourado .... Morena
- Kadu Moliterno .... Rafael
- Jackson Antunes .... Damião
- Isabel Fillardis .... Ritinha
- Luiz Carlos Arutin .... Rachid
- Eliane Giardini .... Iolanda(dona Patroa)
- Paloma Duarte .... Teca
- Oberdan Júnior .... Pitoco
- José de Abreu .... Egberto
- Jofre Soares .... Padre Santo
- Cecil Thiré .... Delegado Olavo
- Leila Lopes .... Professora Lu
Primeira fase
- Leonardo Vieira ... Zé Inocêncio
- Patrícia França .... Maria Santa
- José Wilker .... Belarmino
- Fernanda Montenegro .... Jacutinga
- Solange Couto .... Inácia
- Gésio Amadeu .... Jupará
- Cacá Carvalho .... Venâncio
- Ana Lúcia Torre .... Quitéria
- Leonardo Brício .... Diocleciano
- Nelson Xavier ... Noberto
- Betty Erthal ... Nena
- Foi a novela de maior audiência dos anos 90, marcando 60 pontos de média e 77 de picos. Estreiou com 56 pontos. Seu último capítulo, exibido em um sábado, registrou o altíssimo índice de 68 pontos e 77 de pico. O capítulo anterior, de sexta-feira, e, tradicionalmente o último, registrou 70 pontos de média e 77 de pico. É a última média de 70 pontos alcançada até agora.
- "Renascer" foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, entre 14 de agosto de 1995 e 1º de março de 1996, em 145 capítulos, as 14h20, com a ótima média de 27 pontos no Ibope. Índice considerado bastante satisfatório para o horário.
- Parte do último capítulo de Renascer foi ao ar no sábado, dia 13 de novembro de 1993, devido a exibição de um jogo de futebol. No domingo, dia 14 de novembro, o capítulo foi exibido na íntegra depois do Fantástico.
- Foi o maior sucesso de Benedito Ruy Barbosa.
- Teve título provisório de Bumba meu boi e Jequitibá Rei.
2 comentários:
Olá! Boa sinopse!
Seria possível algum leitor do blogue informar onde posso encontrar o roteiro ou o script completo de Renascer?
Obrigado!
amo essa novela.
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.