Um levantamento do site “Huffington Post” reuniu 26 dos mais proeminentes estudiosos da política do país e suas previsões para a votação. Segundo 25 deles -incluindo David Plotz, editor da revista “Slate”, Charles Mahtesian, do site “Politico.com”, Arianna Huffington, Mark Halperin e George Stephanopoulos-, Obama vai vencer.
Loja do Harlem, bairro negro de Nova York, vende lembranças de Barack Obama na véspera da votação nos EUA. (Foto: AFP)
Além de acreditarem na vitória do democrata, quase todos os analistas reunidos pelo site dizem que ela vai ser esmagadora, com mais de 300 votos no Colégio Eleitoral, pelo menos 30 a mais do que o mínimo necessário para eleger o próximo presidente.
Apenas um deles, o editor da “Weekly Standard”, Fred Barnes, acredita de o republicano John McCain vai reverter as pesquisas e ser eleito o novo presidente A margem da vitória, entretanto, vai ser pequena, de 286 votos no Colégio Eleitoral contra 252 de Obama.
Pesquisas
Até o final da tarde da véspera do dia de votação, a vantagem de Obama em todas as pesquisas de intenção de voto era marcante. Segundo a média de pesquisas organizada pelo site Real Clear Politcs, se a eleição fosse nesta segunda-feira (3), o candidato democrata teria 7,4 pontos percentuais a mais de que John McCain.
Entre as pesquisas nacionais, as que prevêem a menor vantagem democrata são as da Diageo/Hotline e a de IBD/TIPP, que apontam 5 pontos percentuais de diferença. Algumas, como o instituto Gallup, chegam a dar vantagem de 11 pontos para Obama.
Considerando o formato eleitoral norte-americano, que escolhe o presidente em um Colégio Eleitoral, O Real Clear Politics aponta que Obama teria 338 votos no Colégio Eleitoral, 68 a mais que o mínimo necessário para vencer a eleição. Pelo menos 278 desses votos são apontados como garantidos, e os outros são de estados em que a vantagem de Obama é pequena para garantir sua vitória.
Imprevistos
Apesar da vantagem clara nas pesquisas e nas previsões de analistas, a campanha de Obama tenta evitar contar com a vitória antes da hora. Uma das principais preocupações é o efeito Bradley , segundo o qual o racismo pode influenciar as pesquisas de intenção de voto, induzindo ao erro das previsões.
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