O que impede, então, que vivam esse amor? Pertencem a castas diferentes!
A sociedade indiana está dividida em castas, e ainda que essa forma de divisão esteja proibida por lei desde a independência, em 1947, ela continua vigorando nos costumes.
Segundo as Leis de Manu, quando Brahma criou a humanidade, agrupou os homens de acordo com a qualidade da energia que predomine neles, e que são basicamente três: o Sattva (força criativa) o Rajas (capacidade de ação) e o Tamas (inércia). Assim tiveram origem as 4 castas:
Os Brâmanes nasceram da boca de Brahma, e neles predomina o Sattva, em segundo lugar o Rajas e em terceiro o Tamas. São pessoas de muita clareza mental e grande capacidade intelectual (Sattva). Nesta categoria estão os sacerdotes, os mestres, os gurus, os professores, poetas, escritores, todos aqueles que trabalham com a mente.
Os Xatriyas são reis, governantes, guerreiros. Nasceram dos braços de Brahma, e neles predomina o Rajas, depois o Sattva e em terceiro lugar o Tamas. Nessas pessoas, a capacidade de ação (Rajas) está associada ao desejo de trabalhar pelo bem comum (Sattva), e por isso ninguém melhor do que eles para servir ao povo.
Os Vaishyas são os comerciantes , nasceram das coxas de Brahma. Neles predomina o Rajas, em segundo lugar o Tamas e terceiro o Sattva. Assim, são pessoas muito ativas (Rajas) mas pensam primeiro em si (Tamas), no lucro que podem obter.
Os Sudras, agricultores e trabalhadores braçais , nasceram dos pés de Brahma. Neles predomina o Tamas, em segundo lugar o Rajas e terceiro o Sattva. São pessoas com tendência à inércia (Tamas) , não gostam de pensar, precisam ser comandados.
E à parte, aqueles que não tem casta: os intocáveis, os dalits, como nosso BAHUAN, que não nasceram de Brahma, são a poeira sob os pés do Deus. Por isso, toca-los fisicamente, ou mesmo esbarrar em sua sombra, pode poluir uma pessoa de casta.
Tudo na vida de um indivíduo está predeterminado de acordo com a casta a que ele pertence:
sua profissão, seu vestuário, os hábitos alimentares. Cada casta tem suas próprias normas e não são permitidos casamentos mistos.
A quebra desses preceitos implica na expulsão da casta, o que é terrível, porque priva o indivíduo de todo direito social e o transforma num pária.
Estão vendo como é forte a impossibilidade para o amor de MAYA E BAHUAN?
0 comentários:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA SEMPRE MELHORARMOS. DEIXE SUA CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO. VOCÊ TAMBÉM PODE NOS ADICIONAR NO MSN: festa.show@hotmail.com! OBRIGADO.